Iniciar sessão ou registar-se
  1. Então não... hehehe
  2. Porque hoje é sábado do sr santo Cristo a ideia era tirar 2 regos de batata a cada porque o meu irmão está doente , fui eu e o meu velho para a terra e ao fim de 2 regos tirados um a cada um e estava-mos admirados , foi a nossa melhor produção de batata até hoje , em média a daifla veio entre 15 a 25 batatas por coveta ... Bem grada linda e nunca tínhamos visto nada igual , bem bom que ficamos por um rego a cada , foi uma tarde toda para tirar , juntar e arrumar ... Começamos à uma e acabamos as sete ... Tou todo dolorido um pouco mais de 300kg numa media de 1000kg por uma saca de semente de 20kg , foi brutal !!!!
  3. Quando chega a colheita e vemos o que a natureza e a nossa mão deu... É muito gratificante..
    Umas belas batatas
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  4. Colocado por: rafaelisidoroDois regos e estamos felizes

    Caro amigo Rafael, palavras para quê? É um deslumbre olhar essa produção, fruto do vosso trabalho e numa terra - parafraseando Jorge Ben Jor, "abençoada por Deus e bonita por natureza". Sois extraordinários, de facto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  5. Hoje:





  6. Colocado por: branco.valterHoje:





    estas alfaces são todas iguais as minhas , muito saborasas ... Isso tá tudo seco aí ?
  7. É o normal por aqui. Vem o calor o chão "fecha" e fica com uma crosta. Felizmente por baixo dessa crosta há ainda terra humida, porque choveu à pouco tempo. Hoje esteve muito calor e amanhã vai ser ainda pior. Felizmente hoje adiantei muito serviço.
  8. Colocado por: branco.valterÉ o normal por aqui. Vem o calor o chão "fecha" e fica com uma crosta. Felizmente por baixo dessa crosta há ainda terra humida, porque choveu à pouco tempo. Hoje esteve muito calor e amanhã vai ser ainda pior. Felizmente hoje adiantei muito serviço.


    Já pensou em colocar matéria orgânica estabilizada? Composto orgânico. Ajudava-o a reter água e alterava a textura da terra tornando-a mais "macia" fazendo com que as crostas fossem menores/inexistentes...

    Para além da mais valia da introdução de matéria orgânica.
  9. Colocado por: PedroBorga

    Já pensou em colocar matéria orgânica estabilizada? Composto orgânico. Ajudava-o a reter água e alterava a textura da terra tornando-a mais "macia" fazendo com que as crostas fossem menores/inexistentes...

    Para além da mais valia da introdução de matéria orgânica.
    e qual é a base deste composto , eu pergunto porque por aqui consigo isso com aparas gradas de madeira ... ?
  10. Colocado por: rafaelisidoroe qual é a base deste composto , eu pergunto porque por aqui consigo isso com aparas gradas de madeira ... ?


    Resíduos orgânicos, tais como restos de comida, estrumes e resíduos de jardinagem...

    link aqui
  11. Colocado por: PedroBorga

    Já pensou em colocar matéria orgânica estabilizada? Composto orgânico. Ajudava-o a reter água e alterava a textura da terra tornando-a mais "macia" fazendo com que as crostas fossem menores/inexistentes...

    Para além da mais valia da introdução de matéria orgânica.


    Eu faço isso há anos...coloco desde composto do meu compostor, passando por restos de comida, madeira e até substrato para agricultura biológica.
  12. Como é que têm estado as vossas plantações com o Míldio? Juro que estou à 2 semanas para colocar fotos da horta, mas este fim de semana vou lá outra vez, coloco depois as novas..
    Rafael, quando da plantação das batatas como é que costuma fazer, corta a batata, separando os grelos tendo assim mais semente com menos batatas ou mete as batatas inteiras?
  13. Colocado por: ktm333Como é que têm estado as vossas plantações com o Míldio? Juro que estou à 2 semanas para colocar fotos da horta, mas este fim de semana vou lá outra vez, coloco depois as novas..
    Rafael, quando da plantação das batatas como é que costuma fazer, corta a batata, separando os grelos tendo assim mais semente com menos batatas ou mete as batatas inteiras?
    depende do calibre , quando compro semente pequena vai inteira só compro calibre pequeno , a grada é partida com grelo para as duas peças e colocadas ao sol durante um dia e quando se semear o corte fica sempre para baixo . quanto ao míldio eu passei de um pano verdejante a um monte de talos em 5 dias lol bem bom que estava na altura ... Amanha vou agarrar em força nela .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ktm333
  14. Colocado por: rafaelisidorodepende do calibre , quando compro semente pequena vai inteira só compro calibre pequeno , a grada é partida com grelo para as duas peças e colocadas ao sol durante um dia e quando se semear o corte fica sempre para baixo . quanto ao míldio eu passei de um pano verdejante a um monte de talos em 5 dias lol bem bom que estava na altura ... Amanha vou agarrar em força nela .

    Nós normalmente desde o momento que a batata tenha 2 grelos divide-se, terra não falta.. Eu até agora tive sorte, mas da última vez que lá estive foi numa altura que choveu muito e logo a seguir veio um calor desgraçado sulfatei logo com milraz(é o único "químico" que usamos) até agora não tive problema, mas ainda falta algum tempo até as tirar...
  15. Já eu...nada. no ano passado ainda coloquei, mas desde que surgiram os cursos... vão mas é chular outro!
  16. Colocado por: branco.valterJá eu...nada. no ano passado ainda coloquei, mas desde que surgiram os cursos... vão mas é chular outro!
    por acaso já te informaste sobre o teu pai ? Alem do mais isto tá super mal feito , acaba mesmo por ser algo ilegal , eu já postei aqui o que está na lei as próprias marcas é que estão a fazer um jogo sujo mas enfim ...
  17. Colocado por: rafaelisidoroe qual é a base deste composto , eu pergunto porque por aqui consigo isso com aparas gradas de madeira ... ?


    E faz muito bem. Para o produto que referi apenas difere na escala de produção/compostagem. =)
  18. Não resisto a perguntar aos meus amigos agricultores: quantos de vocês plantam a chamada "filha do saco"?
    Eu explico: " batata do saco" é a batata de semente original que se compra directamente à cooperativa, ou em outros lugares.
    "Filha" é a segunda geração. Isto é: a batata que arrancardes este ano, é "filha" da semente original que plantastes este ano, certo?

    Nos meus tempos de agricultora, no tempo em que me era exigido que acompanhasse os nossos pais na lavoura, comprava-se a chamada "batata do saco", que mais não era do que a semente original, importada - à volta de uma arroba, porque um saco de 30kg era muito caro e, então, divia-se com outro agricultor - que se plantava com o objectivo de ter semente, para consumo e venda, no ano seguinte. Era a última a plantar e, depis de arrancada, guardava-se no espaço mais escuro do celeiro, coberta de cal em pó, tapada com fetos bravos e rama de eucalipto. Como "filha do saco"ali ficava até à próxima plantação para, depois de arrancada, servir para consumo caseiro e venda. Era um procedimento cíclico em que só consumíamos e vendíamos as "filhas do saco", com repetição do referido ciclo todos os anos.

    Outro pormenor: os "olhos" (grelos) mais grossos, da batata de semente, eram todos aproveitados, dessem três ou mais talhadas. Naquele tempo era "obrigatório" retalhar a batata até onde fosse possível!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
  19. Eu costumo a colocar as filhas , as netas e as vezes as primas afastadas ... Mudo de terreno a partir da segunda geração para não dar calo , costumo a trocar de semente com colegas meus , por vezes vou guardando a minha à lua e ao ar fresco ... Outras vezes fica mesmo na garagem e quando tem grelos vai para a terra .
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  20. Hoje tirei um dia de férias para ir tirar batatas ... Vejam só como ficou um pano verde lindo em 5 dias , é na penulltima foto ... O resto dispensa apresentação ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
      IMG_20170525_131833.jpg
      IMG_20170525_131850.jpg
      IMG_20170525_131921.jpg
      IMG_20170525_131753.jpg
      IMG_20170525_131804.jpg
      IMG_20170525_131816.jpg
      IMG_20170525_131707.jpg
      IMG_20170525_131730.jpg
      IMG_20170525_093338.jpg
      IMG_20170525_1317302.jpg
 
0.1804 seg. NEW