Iniciar sessão ou registar-se
    • LuB
    • 2 agosto 2017 editado
    LuB, antes que pense que eu sou algum guru da permacultura (eu nem tenho PDC nem nada), devo-lhe dizer, nos últimos anos aprendi imenso e mesmo assim não arranhei a superficie desse mundo.

Eu idem, aspas.

Tenho andado por esses foruns de permacultura, à procura de soluções.
    Faço compostagem, e tento fazer o que eles aconselham. Eu gostaria de seguir à risca tudo aquilo, mas ainda tenho muito que aprender.. Há imensas receitas, como essa da sopa de urtigas, detergente neutro, sopa de alhos, vinagre... O problema é que são fraquitos no combate e nem sempre acabam com as pragas..
    Quando aplico qq coisita como o "decis", ( o meu irmão aplica na horta dele, e diz que é pouco tóxico) fico logo com uma estranha sensação de "ter pecado", e digo comigo: Mais valia teres ido à praça,...

Há que ter paciência para as colheitas que se perdem, faz parte do jogo. E depois ainda há muita coisa que me escapa. Eu tenho constactado que algumas culturas são menos susceptíveis ao ataque da bicharada e ao míldio (fungos) que outras, pelo menos aqui no meu terreno. Assim, batatas, espinafre neozelandez, cebolas, curgetes, pepinos, alfaces, feijão verde, têm-se dado às mil maravilhas. É ir experimentando o que resulta e seguir por aí o mais possível.
    .
    • LuB
    • 2 agosto 2017 editado
    Também pode ser que o terreno seja "magro" e precise de uma terra mais "gorda". Experimente fazer compostagem de um modo simples: abrir umas cavidades aí de meio metro, no terreno - vários buracos - e enterrar as aparas das cascas de batata, de fruta e outras aparas de verduras (os talos de couve, por exemplo). Ao fim de algum tempo, um mês(?) ou mais, revolva a terra e misture com uma gadanha ou forquilha no próprio local, a ponto de envolver essa "estrumada" no terreno onde vai plantar ou semear os produtos.

Eu já faço muita compostagem: vai tudo quanto é aparas de relva , ervas daninhas, cinzas e desperdícios vegetais da cozinha para um monte, para decompor... Depois espalho na horta
    O terreno não é lá muito gordo, e retém pouca água, porque é um bocado arenoso. Mas, por outro lado, tenho fartura de água e o terreno é fácil de trabalhar....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  1. Olá Lub , faz rega ? Faz rega nos tomateiros ???
    • LuB
    • 2 agosto 2017 editado
    Olá Lub , faz rega ? Faz rega nos tomateiros ???

Faço, claro! O Rafael não os rega?
    Faço uma leira,, coloco a mangueira no topo e a água corre por ela abaixo.
    Não rego de aspersão, por causa das folhas que apanham logo uma moléstia (fungos).
    O ano passado cresceram bonitos mas para o fim estavam com as folhas murchas (amarelas acastanhadas) e aquilo foi água a mais.
  2. Colocado por: LuB
    Faço, claro! O Rafael não os rega?
    Faço uma leira,, coloco a mangueira no topo e a água corre por ela abaixo.
    Não rego de aspersão, por causa das folhas que apanham logo uma moléstia (fungos).
    O ano passado cresceram bonitos mas para o fim estavam com as folhas murchas (amarelas acastanhadas) e aquilo foi água a mais.
    ora bem , é isso mesmo ... O tomateiro é uma planta descomplicado ou super complicada ... A rega do tomateiro deve ser gota a gota e todo o dia , deve-se retirar a folhada junto ao solo pelo menos até 30 cm , acho que o seu problema é este ... O que acontece é que a planta fica sujeita a vapores causados pela temperatura elevada e pela rega ... Ou se tem a terra fria ou então não se tem rega ... Os sintomas são o oídio e a podridão dos tomates o maior problema é que alastra , o melhor é sulfatara com um sulfato do âmbito biológico e arrancar tudo o que tiver contaminado , outra coisa importante muita folhada de verão dificulta a criação de tomates e o seu desenvolvimento na zona do chão ...
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
  3. Colocado por: LuBO terreno não é lá muito gordo, e retém pouca água, porque é um bocado arenoso. Mas, por outro lado, tenho fartura de água e o terreno é fácil de trabalhar....

Exactamente por isso é que exige mais dedicação no amanho, uma vez que a água se esvai por ser tão arenoso. Temos o mesmo problema num quintal que sempre deu fraca seara. Neste momento não cuidamos dele, por razões alheias à nossa vontade, embora tencionemos vir a amanhá-lo quando a nossa moradia estiver habitável. Temos em mente mandá-lo lavrar, misturar umas duas, ou mais, carradas de terra "gorda" para melhorar a área de cultivo.
    Os terrenos argilosos são de difícil amanho, mas são mais produtivos e não carecem de tanta água. Temos dos dois, não amanhamos mas conhecemos-lhes as qualidades. Enquanto foram tratados pelos meus pais pareciam um verdadeiro jardim hortícola, de encher o olho! Por ser tão argiloso - ruim de amanhar à enxada - os meus pais nunca precisaram de regar os tomateiros. Aliás, era difícil já que não havia água, apesar de o terreno ser de barro.
    LuB, as cascas de ovos esmagadas, acrescentadas à compostagem, são um óptimo adubo natural;
    Bem, vemo-nos por aqui porque sigo com muito interesse os seus comentários, qualquer que seja o tópico.
    • LuB
    • 3 agosto 2017 editado
    .
    A rega do tomateiro deve ser gota a gota e todo o dia , deve-se retirar a folhada junto ao solo pelo menos até 30 cm , acho que o seu problema é este ..

Nunca me tinha lembrado disso, mas faz todo o sentido. As folhas começam realmente a apodrecer por baixo e aquilo alastra rapidamente.
    Calda bordalesa já fiz o ano passado. Acho que tb se pode comprar feita. Tenho de ir fazer um curso, senão não me vendem calda bordalesa, ja feita. Tenho de a fazer eu, colocando a cal viva num balde metálico, senão ao acrescentar a agua aquilo pega fogo no plástico. Depois é colocar a solução de sulfato de cobre, por cima.
    Uma trabalhera....

E, já agora como é que o Rafael se livra das brocas? Elas nem deixam o tomate amadurecer... Decis, não?
    Diz bem: O tomate é complicado...

O tomate de compra, é como o morango... Deve vir cá com uma carrada de agrotóxicos...
  4. O Lub tem que prevenir em vez de remediar , para limpar a terra de brocas ( roscas) na preparação do terreno coloque cal viva e Lavre a terra , espere pela chuva ou faça uma rega ... Aquilo mata a bixarada toda , agora pode usar a própria folha do tomateiro apanhe uma medida de folhas bem calcada e misture com metade de agua deixe em fusão por mais de 12 horas , normalmente mata as lagartas todas , se quer poupar trabalho compre turex ou dipel , é um insecticida biológico e mata tudo o que é da familia das lagartas em qualquer cultura , é este que uso o turex ... Quanto à podridão dos tomates há pouco a fazer , é eliminados todos ou passar a uma solução sistémica à base de folpec ... , outro truque plante tomates que dê para a freguesia toda ehehehehe de certeza que lhe vai escapar alguma coisa ...
    Concordam com este comentário: branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuB
  5. O Rafael deve estar todo contente, com o fim da seca, ou não...
    Com os alertas de mau tempo, espero que não lhe estrague as culturas.
    Afinal é só para duas ilhas!
    http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chuva-coloca-duas-ilhas-dos-acores-sob-aviso-amarelo
  6. Colocado por: 21papaleguasO Rafael deve estar todo contente, com o fim da seca, ou não...
    Com os alertas de mau tempo, espero que não lhe estrague as culturas.
    Afinal é só para duas ilhas!
    http://24.sapo.pt/atualidade/artigos/chuva-coloca-duas-ilhas-dos-acores-sob-aviso-amarelo
    contentissimo ehehehehe quase que chove na América lol
  7. Colocado por: rafaelisidoroquase que chove na América lol

Pode ser que o vento mude...
  8. Colocado por: 21papaleguas
    Pode ser que o vento mude...
    amanhã eles dão chuva para cá mas normalmente quando chove não é nada de tarelo ... A agua faz falta mesmo que seja para fazer prejuízo é preferível que venha ela ... Não tá fácil , mas também é verão né?? Eu como estou em modo férias vou aproveitantando o melhor dos dois lados lol abraço por aí !!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas
  9. Colocado por: rafaelisidoroEu como estou em modo férias vou aproveitantando o melhor dos dois lados lol abraço por aí !!

Boas férias, Rafael!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  10. Boas férias Rafael, eu ainda vou ter que aguentar umas semanas...
  11. Boas ferias Rafael!!!

A mim só me faltam umas horitas :) 5 mais precisamente :)
  12. Os meus pimentos
      20170805_124312.jpg
  13. Poxa pimentos com este peso é normal ? Pelas peças de arte ...
    • LuB
    • 7 agosto 2017 editado
    Poxa pimentos com este peso é normal ? Pelas peças de arte ...

Tb nunca vi.
    Anda ali truque.
    Aquilo não será a balança de brinquedo da filhota?
  14. Temos vários recordes lol por aqui , eu acredito no peso não imaginava é que acontecesse também nos pimentos ...
    • ktm333
    • 7 agosto 2017 editado
    Já tive pimentos idênticos, levaram bastante estrume(das cabras), e sempre bem regados, desde que sejam bem tratados produzem que é uma maravilha! Rafael, tinha dito que metia fotos dos tomateiros e da produção este ano mas com esta história do incêndio(ardeu tudo novamente, podem ler a história resumida no tópico dos incêndios..) não deu tempo para nada lol, tenha aqui mais umas fotos da horta para meter já a quase 1 mês mas o tempo tem sido escasso.

0.4133 seg. NEW