Iniciar sessão ou registar-se
  1. Que técnicas ajudam a mitigar os impactos sociais e ambientais do futuro clima e qual a resposta da permacultura às alterações climáticas?
    Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa – uma das Escolas do Colégio F3 – estudam estratégias de adaptação às alterações climáticas no âmbito do projeto BASE - Bottom-up Climate Adaptation Strategies towards a Sustainable Europe.

Assista à reportagem “Permacultura e as alterações climáticas “ no magazine Biosfera da RTP2:

https://vimeo.com/185930258
  2. Colocado por: Anonimo09092021Também me estou a iniciar na Permacultura, tenho cerca de 6500 m2 de terreno à volta da minha futura casa e estou já a começar a tratar deles. A minha capoeira ambulante, como vi aí atrás, está quase a arrancar!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:branco.valter

Boa!!!

E depois mete fotografias, que isso não enche a barriga, mas enche os olhos e a alma.
  3. Chegou a época da apanha da castanha.

A nova máquina em acção! Afinação e 1º teste.

https://youtu.be/NBfW-MGK9vg
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, rafaelisidoro, dedao, Anonimo09092021, clasus
  4. Colocado por: Anonimo09092021Ghost, qual é a melhor altura para plantar castanheiros? Alguns conselhos especiais para quem pouco percebe, ainda, disto?

A melhor altura será Janeiro - Fevereiro, embora possa plantar até Abril. Se o inverno for rigoroso (muita chuva) plante mais tarde sem o terreno estar saturado, e não plante com geada.

O castanheiro será das plantas mais difíceis de criar, nas plantações deste ano secaram mais de 70%...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
  5. Colocado por: Anonimo09092021Estou entre castanheiros e vidoeiros mas os castanheiros sempre dão castanhas...

Alguma distância mínima entre plantas? Cuidados nos primeiros meses/anos?

Tem de ver se está numa zona em que o castanheiro vá produzir, qual a sua altitude? Os castanheiros dão-se bem em muitos locais mas só produzem com certas condições!

Se for para produção eu aconselho o mínimo 7x7m, se área é pequena pode colocar menos espaçamento!

Faça um buraco largo para a terra ficar "fofa" e coloque o castanheiro no centro a cerca que 50cm de profundidade. Antes de cobrir totalmente o buraco coloque fertilizante (estrume) em redor sem tocar nas raízes!

No primeiro ano, se o verão for quente e sem precipitação, regue as plantas de vez em quando.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, Anonimo09092021
  6. Trator de galinhas parte 1:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021
      20171023_120320.jpg
      20171023_114502.jpg
  7. Colocado por: Anonimo09092021Estou entre castanheiros e vidoeiros mas os castanheiros sempre dão castanhas...
    Vidoeiro? É betula pendula?
    Colocado por: Anonimo09092021Não é produção mas sim "barreira corta-fogo" da parte noroeste do meu terreno que toca em dois terrenos não limpos...

Tentei plantar bétulas mas quando chegou o verão com 40º graus, não se aguentaram, gostava de receber dicas sobre como plantar essas árvores.
    Eu percebo porque quer plantar essas árvores. O que eu li é que elas criam uma manta morta que não deixam crescer matos (para quem diz que não tem dinheiro para limpar terrenos, mais valia plantar bétulas, é a arvore que mais rendimento dá na Finlândia e julgo que leva o mesmo tempo a crescer do que os pinheiros. São boas para plantar após incêndios e restauram a fertilidade dos solos). Só há uma coisa que me deixa na dúvida: A casca da betula americana é altamente inflamável, não sei como é a casca da Betula pendula (europeia).

E nunca ponderou esta árvore para barreira corta-fogo: Cupressus sempervirens var. horizontalis?
    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150901_ciprestes_misterio_incendio_rm
  8. A máquina já afinada em pleno com as belas castanhas no chão. :)

https://www.youtube.com/watch?v=hsBmVyz1d1Y
      20171024_131853-2656x1494.jpg
  9. Com uns taipais amarelos no tractor, vê-se logo que o homem é empreiteiro :-))
  10. Colocado por: PicaretaCom uns taipais amarelos no tractor, vê-se logo que o homem é empreiteiro :-))

LOL

Bem apanhado!! :))
    • ajcr
    • 30 outubro 2017 editado
    Bom dia,

Agradecia os vossos conselhos, se as laranjeiras necessitam da poda?
    Eu acho que está muito tapada e mal entra a luz no interior.
    Só uma árvore (meio) que está a dar furtos e as outras não.

Devo podar em Dezembro? Ou devo esperar em Abril?

Fotos

Estou a pensar de podar ( uma fila ) baixo do pinheiro, recomendam assim?

Foto
  11. Colocado por: ajcrEu acho que está muito tapada e mal entra a luz no interior.
    Só numa foto é que vejo copa densa, nas outras até estão muito arejadas. No Algarve acho que nunca vi uma laranjeira podada por dentro, no Alentejo já vi algumas. ( em matéria de laranjeiras cheira-me que os Algarvios sabem mais do assunto)

Colocado por: ajcrEstou a pensar de podar ( uma fila ) baixo do pinheiro, recomendam assim?
    Não percebo o que quer dizer. O que me parece é que as suas laranjeiras não tiveram poda de formação, ou seja não têm um pé definido.... não percebo muito de laranjeiras mas talvez possa ir fazendo aos poucos esse pé (não podando mais que 1/3 da copa de cada vez). Mas é melhor tentar saber com alguém que perceba mais desse assunto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
    • ktm333
    • 12 novembro 2017 editado
    Normalmente nós, nas laranjeiras, as que temos já são bastante grandes, costumamos cortar os ramos interiores para ela abrir , e crescer mais para os lados, sempre na primavera depois das geadas, a poda que você tem vindo a fazer parece-me mais a típica poda das oliveiras que se cortam os ramos das pontas e se deixam os mais interiores(pelo menos ali na zona que se colhe a oliveira sem recurso a varas, indo para cima dela...).
    Colocado por: ajcrEstou a pensar de podar ( uma fila ) baixo do pinheiro, recomendam assim?

Tendo em conta a envergadura atual do pinheiro, recomendo sim o desbaste da primeira "fila" de ramos em baixo, o mais rente possível e sem danificar a casca, como terá menos rama baixa terá tendencia a crescer mais. Se o quiser manter baixo e apenas para estética, também o pode deixar assim..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
      IMG_20170527_203044_HDR.jpg
  12. O que se pode plantar nesta altura?

Meti couves (lombarda, portuguesa e coração de boi) e alface (frisada e roxa).
  13. Eu este ano estou a fazer gazeta... enquanto não chover em condições nem penso em hortas.
  14. Eu tenho furo e na zona nunca costuma faltar água, pelo menos até ver que isto este ano...

Meti uns alhos, coentros, salsa, hortelã. Não tenho muita experiência na agricultura por isso é que estou a pedir umas dicas.

É normal as couves terem ficado desmaiadas de um dia para o outro? Depois quando pegarem arrebitam?
  15. Isso acontece em período de seca... muito calor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
  16. Miguel Fernandes , se tem agua e sol tem tudo para semear e plantar tudo ... coloque de tudo o que gosta e faça-o em espaço de tempo que depois na colheita não tenha tudo ao mesmo tempo ... toda a novidade transplantada vai abaixo com o sol e se for muito forte cuidado com a rega perto do pé , pode cozer a planta a não ser que seja uma rega gota a gota sempre ligada ... está na altura de semear cebola para plantar em Janeiro e Fevereiro ... as hortas ( melancias , aboboras , meloas etc etc ) é que são mais melindrosas com o frio , de resto é sempre a produzir .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: miguel.fernandes
  17. Sou da região centro e a minha horta fica numa zona baixa perto do Tejo. Por isso é comum cair gelo (o ano passado queimou-me 3 laranjeiras acabadas de pôr).

Queria pôr feijão verde rasteiro mas não sei se é altura... Não prefere o calor?

0.5404 seg. NEW