Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

As flores são açucenas , são de toca e estão junto da parede para terem humidade suficiente ... Os agriões de agua são como as alfaces e espinafres já fazem parte da terra e nascem por si ... Os feijões há muito que cultivamos o anã , produz bem compensados com mais terreno dá menos trabalho ... Também o de comer verde optamos há muito por colocar o anã uma semente francesa muito boa e produz bastante ... Às vezes paro e penso um pouco e realmente esta terra é um espetáculo a produzir ... A Maria tem razão esta terra é um louvar a Deus ... Obrigado .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  2.  # 2

Colocado por: rafaelisidoroAs flores são açucenas , são de toca e estão junto da parede para terem humidade suficiente ...

Agora que me diz, reparei melhor e, de facto, são realmente açucenas, embora parecidas com as coroas. De uma beleza singela, mas adoçam a alma!
    Quem nos dera ter assim agriões de geração espontânea! Quando era menina lembro-me de os colher nos regatos de águas cristalinas, que corriam valeta abaixo no tempo das chuvas, ali até a Abril. Infelizmente hoje ainda se vêm por aqui e por ali, mas já não se podem colher devido às escorrências das fossas. Lamentavelmente!
  3.  # 3

Ontem fui à horta para mondar o cebolo que já estava a precisar. Aproveitei e passei pela loja onde por norma compro o que preciso para a horta e fui ver se eles tinham alfaces porque as minhas estão a acabar. Pedi alface roxa porque é aquela que eu tenho mais sucesso, gosto do sabor e da textura, mas infelizmente não tinham. Como eles fecham ao fim-de-semana, o que eles tinham era as sobras e que estavam com um aspecto deplorável por falta de rega. O resultado final foi por 60 centimos trouxe 12 pés de alface normal, e mais outros tantos de feijão verde. Cheguei e coloquei logo tudo em água para hidratar as meninas enquanto ocupava-me do cebolo. Quando acabei fui ver como estavam e surpresa... a água tinha sido toda chupada. Coloquei mais água e fui trabalhar um pedaço de chão. No final ficaram todas juntas, até porque não se dão mal. Agora é esperar se a falta de água não as afectou.
  4.  # 4

Nós por cá usamos os dois tipos de feijão, os rasteiros normalmente usamos um chamados "carrega a burra", devido à elevada produção. Agriões, quando era mais novo costumava ir a pesca para uma barragem la perto e não sei como quando a barragem baixava o nível pela altura da pascoa, chegava a encher uma saca de agriões, uns comíamos outros dava-mos, depois os talos e algumas raízes coloquei numa "barroca" que temos no terreno, acontece que foram ficando alguns e foram deitando semente e agora vamos comendo de vez em quando umas sopas desses agriões.
    Colocado por: branco.valterNo final ficaram todas juntas, até porque não se dão mal. Agora é esperar se a falta de água não as afectou.

Não sei se costuma fazer, mas por esta altura, costumamos meter uma sombra nas novas plantações para não ficarem queimadas do sol forte que temos agora, para alem de não secar tanto a terra, normalmente usa-se fetos, mas erva serve...
  5.  # 5

Reparei que falam muito no agrião de agua na agua , por cá este agrião de agua só conhece terra inclusive existe um agrião de terra mas confesso mil x o de agua na terra !!! A grande vantagem de fazer-mos a sementeira ou a planta nascer por si ao ar livre é que a planta vem vacinada ehebeheh não tem nada a ver ... Não compro plantios excepto alguns mais exóticos mas tenho pouca sorte com as plantas , ainda à dias trouxe 3 pimenteiras são raras cá , comprei-as a nascer e pedi para as colocarem ao ar livre e sem adubos , foi colocar na terra e já estão a crescer e a ficarem lindas , vamos ver o que é que aquilo vai dar a carollina reaper lol
  6.  # 6

7.  # 7

Percebi este ano que os meus bichos não gostam de abóboras (folhas e rama).
    Tenho galinhas, gansos, cabras anãs e ovelhas onde apareceram abóboras nascediças.
    Não faço ideia porquê, nenhum bicho lhes toca.
  8.  # 8

Hoje tá um belo dia para dormir !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: benignolopes
      IMG_20170615_095658.jpg
      IMG_20170615_095647.jpg
      IMG_20170615_095637.jpg
      IMG_20170615_095729.jpg
      IMG_20170615_095715.jpg
      IMG_20170615_095705.jpg
      IMG_20170615_095810.jpg
      IMG_20170615_095735.jpg
      IMG_20170615_0957292.jpg
  9.  # 9

Ontem fui à horta para ver como estavam as coisas. Depois de ouvir a minha mãe a dizer pela 15ª vez que havia um batateiro que estava seco e que devia apanhar, mesmo sabendo que ainda era cedo demais fui apanhar. O batateiro em questão era um daqueles que semeei na palha, por isso eram batatas que eu já tinha dado como perdidas, porque eram uma simples experiência.

Afastei um pouco a palha e agarrei a base da batateira e tirei tudo para fora. Saiu facilmente, não sou a planta, como a raiz e grande parte das batatas. As batatas estão branquinhas, limpas e grandes. Parecia algo tirado de um anuncio de televisão para quem não percebe nada de agricultura. O meu pai que estava a dar a mão à minha filha ficou parvo a olhar para aquilo. Fiquei de tal maneira animado que deu-me uma vontade de apanhar aquilo tudo.

Não sei se tomei a decisão certa, já que como escrevi acima, só pensava em tirar a batata dali daqui a umas duas semanas. Comecei a apanhar de tudo, umas eram muito pequenas e viam-se que ainda não tinham desenvolvido, outras estavam enormes e via-se que já estavam boas para serem apanhadas. O pior foi na quarta batateira que apanhei... ou tentei, porque a mão entrou por ali a dentro e só parou já uns bons centímetros abaixo do chão. Afastei a palha para perceber o que tinha acontecido e vi um buraco no chão. Na verdade quanto mais eu tirava, mais buracos eu via. Para além disso vi muita batata comida, umas há algum tempo, outras recentemente.

Penso que entre os buracos das toupeiras e os ataques dos ratos, perdi grande parte da produção. Tirei ao todo uns 5 quilos de batata, por isso trabalhar para aquecer.

Nas próximas semanas vou tirar a restante batata.
  10.  # 10

Instalação de nova bomba e painéis para ter mais água disponível para a rega.

Pena o Anonimo06082021 não passar por aqui para dar a opinião acerca da qualidade da bomba... :)
      20170621_120305.jpg
      20170621_160330.jpg
  11.  # 11

Vista geral do souto. Os castanheiros estão bonitos nesta altura!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, 21papaleguas, branco.valter
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
      20170621_143511.jpg
  12.  # 12

A visão do Professor Gonçalo Ribeiro Telles para melhor ordenar o território deste País!
  13.  # 13

14.  # 14

Rafael, cada dia me surpreende mais: é mesmo por amor à arte! Veja-se o brio com que colocaram os tutores nos tomateiros. Canas aí não faltam, já percebi.
    Por cá usamos a colocação das canas nos feijoeiros - "feijões da trepa", porque estes deitam guias que trepam cana acima e, em anos de fartura, é um louvar a Deus com cachos e cachos de feijões verdes.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  15.  # 15

16.  # 16

E as canas vão crescer muito lol o que não falta é tomates naquela terra ...
    Concordam com este comentário: branco.valter
      IMG_20170622_140729.jpg
      IMG_20170622_140713.jpg
      IMG_20170622_140705.jpg
      IMG_20170622_140806.jpg
      IMG_20170622_140757.jpg
      IMG_20170622_140736.jpg
      IMG_20170622_140936.jpg
      IMG_20170622_140907.jpg
      IMG_20170622_140847.jpg
      IMG_20170622_141139.jpg
      IMG_20170622_141045.jpg
      IMG_20170622_140951.jpg
      IMG_20170622_141142.jpg
  17.  # 17

e o meu prejuízo nas cebolas ehehehhehhe apesar de dar vontade de chorar á coisas que servem de lição ... para o sabado eu mostro as cebolas ...
  18.  # 18

Rafael, nessa terra tudo é de boa produção, não há dúvida! Por exemplo o vosso aboboral está espantosamente bem desenvolvido. As abóboras são das que se chamam (na minha terra) abóbora(s)-menina? Daquelas cor de cenoura quando já estão maduras? Há uma outra espécie, mais ou menos parecida que se dá pelo nome de abóbora manteiga.
    Aquela plantação (sementeira?) entre o tomatal e o feijoal pertencem a um meloal em crescimento? E a árvore de pequena estatura é uma anoneira? Por mim nunca encontro palavras suficientes para lhe expressar a minha alegria (direi mais... a minha tranquilidade) cada vez que tenho o prazer de contemplar tão maravilhosas imagens. Como lhe agradeço a satisfação de poder observar retratos da vida de um agricultor bem sucedido! É bom, de verdade!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  19.  # 19

Dona Maria , não tem abóboras nestas fotos , tem meloas , pepinos e courgete ... De resto como quase sempre não falha em nada .
  20.  # 20

Colocado por: rafaelisidoroe o meu prejuízo nas cebolas ehehehhehhe apesar de dar vontade de chorar á coisas que servem de lição ... para o sabado eu mostro as cebolas ...

Então? Chegaste a metê-las ao sol? Os meus pais dizem-me que o tempo nos Açores não está como cá.

0.4660 seg. NEW