Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por aqui está tudo seco. De tal maneira que eu já devia ter começado a preparar o chão e até agora nada. Só quando começar a chover é que farei algo. Antes disso seria trabalhara para aquecer.
  2.  # 2

Aqui já se apanha a azeitona... 1mes mais cedo que o normal. Toda pequena quase.
  3.  # 3

Estamos a ficar com um clima todo diferente para o nosso lado ... Vai dar asneira isso .
    • ajcr
    • 6 outubro 2017

# 4

Colocado por: maria rodriguesSalvo melhor opinião o transplante de árvores deve fazer-se entre finais de Dezembro e todo o mês de Janeiro,

Obrigado pela informação.

Já fiz o buraco para a laranjeira.
    Tenho posto uma vez até agora o estrume da vaca + água no buraco até chegar a altura da transplantação.

Recomendam que faça assim, uma vez por mês, estrume da vaca no buraco?

O estrume de cães também ajuda?
  4.  # 5

Colocado por: ajcrO estrume de cães também ajuda?

Calculo que não, mas adubo orgânico (compostagem) calculo que sim! Portanto, aparas de legumes, cascas de batata, cascas de ovos ( um óptimo fertilizante ), folhas caídas das árvores - cuidado com estas últimas, que não estejam contaminadas -, colocados na dita cova e cobertos com terra, farão uma boa compostagem, tenho a certeza. De vez em quando regar o buraco com uns bons borrifos de água, para ajudar a fermentar o composto, e terá uma estrumada como deve ser. Sempre salvo melhor opinião.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ajcr
  5.  # 6

Colocado por: ghost12Este é o souto do vizinho... Até mete dó!

Lamentável! É por isso que alguém, meu conhecido, dizia que a agricultura era um meio de empobrecer alegremente. E dificilmente se consegue contratualizar um seguro de colheitas. A mãe natureza nem sempre é pródiga em vantagens! Também faz das suas, talvez como vingança contra a mão do Homem...
    • Itsme
    • 6 outubro 2017 editado

# 7

,
    folhas caídas das árvores - cuidado com estas últimas, que não estejam contaminadas -,

Ora aí está um problema da compostagem... Sobretudo para quem quer fazer agricultura biológica.
    As folhas velhas da horta, e partes podres das plantas, que tenham míldio ou outras pragas, se forem colocadas na pilha da compostagem vão dar sarilhos na colheita seguinte.
    • ktm333
    • 6 outubro 2017 editado

# 8

Colocado por: maria rodriguesLamentável! É por isso que alguém, meu conhecido, dizia que a agricultura era um meio de empobrecer alegremente.

Quem o faz como forma de enriquecer, ou tem uma boa estratégia, muito dinheiro para investir e muita sorte ou esta desgraçado.. Aqui por casa a unica coisa que se vai vendendo são queijos e azeite, os queijos(as cabras) dão mais prejuízo que lucro(são só um "passatempo"), o azeite em certa parte é o que vai dando, mas em anos como o ano passado que não houve produção as pessoas vivem do que, do ar? Ainda tive ideias de me tornar jovem agricultor, mas desisti....
  6.  # 9

Ainda tive ideias de me tornar jovem agricultor, mas desisti....

Creio que para se ter algum sucesso tem de se começar por estudar bem o mercado. Há coisas que ainda são lucrativas, porque vendem...
    Eu se fosse jovem e desejasse dedicar-me à agricultura, era isso que faria: Começava por fazer um estudo de viabilidade, e provavelmente acabaria a cultivar flores (orquÍdeas ou samambaias) ou a criar pássaros exóticos ( papagaios, araras....).

De resto concordo que a actividade agrícola, praticada como "actividade económica", pode tornar-se muito decepcionante, por causa dos imprevistos do clima, pragas, etc.
  7.  # 10

Isso a pensar assim daqui a dias não temos nada para comer ehehehehehe , o facto é que com calma tudo dá dinheiro ... O que dá mais trabalho rende mais o que dá menos rende menos , o importante é fazer chegar um produto bom ao consumidor a um preço justo ... O certo na minha terra quem vive das terras não quer outra coisa , não se pode comparar geograficamente com o continente mas tudo tens os seus contras .
  8.  # 11

Colocado por: F.zenhaa actividade agrícola, praticada como "actividade económica", pode tornar-se muito decepcionante, por causa dos imprevistos do clima, pragas, etc.

O problema, e se calhar pior que o clima e as pragas, são mesmo as pessoas. São muito poucas as pessoas que vão aos mercados comprar os legumes, frutas, etc. aos produtores e as que vão, muitas vezes dizem que as coisas estão caras. No entanto, se compararmos o mesmo produto do mercado e de uma superfície comercial, ele está bastante mais caro na segunda mas as pessoas compram à mesma. O que raio é que se passa? Faz algum sentido? Por outro lado, por norma, os produtos que são vendidos num mercado são apanhados no dia anterior o que não acontece com outros, o que faz com que sejam mais frescos.
  9.  # 12

Sempre disse e continuo a dizer, os agricultores são uns nabos. Se quiserem ganhar dinheiro com pouco esforço, tem que produzir menos e não mais. Tem que por a população a passar fome. Organizem-se estabeleçam quotas de produção, destruam o que ultrapassar essas quotas e viverão como reis. Façam uma OPEP da agricultura.
  10.  # 13

Colocado por: AmorinSe quiserem ganhar dinheiro com pouco esforço, tem que produzir menos e não mais

Os supermercados continuam a importar produtos e os nossos agricultores ficariam ainda pior. Se o governo aplicasse uma taxa adicional a produtos que existindo cá fossem importados, se calhar isto mudava. Apesar de não ser a mesma coisa, reparem no exemplo da taxa sobre os refrigerantes com açúcar..... Já fez com que muita gente deixasse de os consumir.
  11.  # 14

Colocado por: AmorinSempre disse e continuo a dizer, os agricultores são uns nabos. Se quiserem ganhar dinheiro com pouco esforço, tem que produzir menos e não mais. Tem que por a população a passar fome. Organizem-se estabeleçam quotas de produção, destruam o que ultrapassar essas quotas e viverão como reis. Façam uma OPEP da agricultura.

Pois sim, hoje em dia a maior parte dos cereais vêm do estrangeiro, não há qualquer barreira alfandegária com os impostos inerentes para barrar os produtos estrangeiros, sabendo isso acha mesmo que o seu plano funcionaria?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SVM
  12.  # 15

Colocado por Amorim
    Sempre disse e continuo a dizer, os agricultores são uns nabos. Se quiserem ganhar dinheiro com pouco esforço, tem que produzir menos e não mais. Tem que por a população a passar fome. Organizem-se estabeleçam quotas de produção, destruam o que ultrapassar essas quotas e viverão como reis. Façam uma OPEP da agricultura.

Pode fazer todas as "OPEP" cá dentro do País que elas só servirão para empatar. Então o menino não sabe que pertencemos a uma grande OPEP que é a UE (União Europeia). Ela tem agora 28 estados onde a circulação de bens é livre. Se os agricultores portugueses diminuírem a produção, o que vai acontecer é que passamos a comer tudo vindo de Espanha, e de outros países da Europa. Os outros países da Europa agradecem que produzamos pouquinho, e ainda nos acusam de sermos preguiçosos.
    Quando entramos para a UE, falou-se muito nas consequências do tratado. Uma delas era a ruína da nossa agricultura. Mas os agricultores, na sua maioria, não perceberam o aviso dos economistas, e só se aperceberam do que lhes tinha saído na rifa, quando os preços dos produtos agrícolas caíram, e começaram a ter dificuldade em vender o que produziam.
    Aqui no meu concelho faliram muitos.
  13.  # 16

Colocado por: F.zenhaPode fazer todas as "OPEP" cá dentro do País que elas só servirão para empatar.
    Quem é que falou em agricultores portugueses ? O problema dos agricultores não é português, é francês é holandês, é italiano... Eles tem é que abrir a pestana e por a população a pagar o seu trabalho como deve ser, não é pagar-lhes esmolas.
  14.  # 17

Quem é que falou em agricultores portugueses ? O problema dos agricultores não é português, é francês é holandês, é italiano... Eles tem é que abrir a pestana e por a população a pagar o seu trabalho como deve ser, não é pagar-lhes esmolas.

Percebo o seu raciocínio, só que não acredito que funcionasse.
    O espírito da UE é precisamente o contrário disso.... A concorrência, com livre circulação de pessoas e bens.
    Não estou a ver os agricultores de todos os países da união Europeia a alinharem numa greve comum, ou qualquer outra coisa consertada, que os defendesse a todos, até porque os interesses são muito diferentes.

Embora haja pequenos proprietários a produzir, a maioria dos que nos invadem os mercados, com produtos agrícolas, são grandes proprietários, por exemplo, daqui da vizinha Espanha. Não são de forma alguma pobres, e não os vejo a entrar num acordo para garantirem preços mais altos. Eles concorrem entre si, concorrem com os pequenos produtores autóctones, e até com produtores de outros continentes. A globalização hoje é uma realidade, e se os preços subissem na Europa, uma grande parte dos produtos viriam de outros continentes, como acontece com os automóveis, ou os texteis, ou o calçado.
    Ora, se a indústria automóvel da Europa subisse os preços... Vinham os carros Japoneses e falia tudo...
  15.  # 18

Lol pagar como deve ser !? Eu que produzo para mim acho algo exorbitante já o que praticam por aí lol isso com uma opea era para fechar as portas às hortaliças !!!
  16.  # 19

As minhas batatinhas doces !!!
      IMG_20171007_121535.jpg
      IMG_20171007_112218.jpg
      IMG_20171007_112209.jpg
      IMG_20171007_121554.jpg
      IMG_20171007_112225.jpg
      IMG_20171007_1122252.jpg
  17.  # 20

Vamos lá começar , as minhas carolinas e as scorpions , nabos e cenouras ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      IMG_20171007_121303.jpg
      IMG_20171007_121234.jpg
      IMG_20171007_121218.jpg
      IMG_20171007_121639.jpg
      IMG_20171007_121632.jpg
      IMG_20171007_121321.jpg
      IMG_20171007_121437.jpg

0.8771 seg. NEW