Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Castanheiros lá na zona(da aldeia porque em Lisboa..lol) conheci apenas o troço de um bem grande, mas ouço dizer que havia bastantes mas desde os incêndios acabaram todos.. Atualmente nem ve-los! Cogumelos não me meto nisso pq n os sei distinguir, mas "tortulhos"( Os famosos de Castelo Branco) todos os anos apanho bastantes, é preciso é conhecer..
  2.  # 2

Colocado por: ghost12

A época da apanha só agora está a começar, mas pelo que se consegue perceber, a produção estará na média ou acima um pouco. Ao contrário do que se possa pensar, calor do verão e ausência de chuva beneficiam a produção de castanha nas zonas mais altas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:maria rodrigues

Posso dizer-lhe que o kg da castanha está a ser pago a 2,50€ ao produtor, para ser transformado, embalado e distribuído não me parece caro os 5€.
  3.  # 3

Colocado por: ghost12Eu estou mesmo no centro na maior mancha contínua de castanheiros da Europa! :) E o cultivo é levado bem a sério, já que o fruto é pago bem caro no produtor.

Estive em São Miguel este ano e não vi nenhum castanheiro, a partir de que altitude eles se são aí?
    ha montes mas ninguém os trata com intuito de ganhar dinheiro , na povoação no conselho mais lindo da ilha dizem eles os castanheiros estão na beira das lombas ... Perto da minha casa tem uma quinta cheia de castanheiros , isso da-se cá em qualquer lado , humidade não falta , o da minha vizinha tem mais de 200 anos uma copa enorme e um tronco que faz favor ... Mas quem faz Bida disso é a terceira .
  4.  # 4

Colocado por: rafaelisidoroha montes mas ninguém os trata com intuito de ganhar dinheiro , na povoação no conselho mais lindo da ilha dizem eles os castanheiros estão na beira das lombas ... Perto da minha casa tem uma quinta cheia de castanheiros , isso da-se cá em qualquer lado , humidade não falta , o da minha vizinha tem mais de 200 anos uma copa enorme e um tronco que faz favor ... Mas quem faz Bida disso é a terceira .

Então passaram-me despercebidos! Em que época do ano eles dão as castanhas.

Aqui no continente, ao baixar dos 500m de altitude existem muito poucos castanheiros e os que existem nem sequer dão castanhas! :)
  5.  # 5

Aqui no continente, ao baixar dos 500m de altitude existem muito poucos castanheiros e os que existem nem sequer dão castanhas! :)
    já se apanha castanhas à semanas , isso por cá produz de tudo lol
  6.  # 6

Exacto, aqui na minha zona dizem que não se dá. O interessante é que eu lembro-me de ir apanhar castanhas com a minha avó a um grande castanheiro que ficava na Tapada. Como houve um incêndio de grandes proporções à uns anos, é provável que o mesmo tenha ido à vida...
  7.  # 7

Olha o que te falei , fica mesmo ao lado da casa dos meus pais , falando com ele disse-me que este ano não produziu nada devido a seca , mas reparei que não tinha uma única castanha em cima de si ... Foi o vento ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ghost12
      IMG_20161028_141647.jpg
      IMG_20161028_141826.jpg
      IMG_20161028_141840.jpg
      IMG_20161028_141906.jpg
      IMG_20161028_141913.jpg
  8.  # 8

Não digas nada, o vento tudo levou...
  9.  # 9

Colocado por: branco.valterNão digas nada, o vento tudo levou...
    nem vendo , mas o meu pai disse-me que dada a seca deste ano aquilo não tinha produzido nada de tarelo , acho que já postei esta arvore bem carregadinha aqui noutra altura ... ora se calhar a tal falta dos 500 mt de altitude, mas cá são bem abaixo disso este nem deve chegar aos 100mt ou se ultrapassar é muito pouco .
  10.  # 10

Colocado por: rafaelisidoronem vendo , mas o meu pai disse-me que dada a seca deste ano aquilo não tinha produzido nada de tarelo , acho que já postei esta arvore bem carregadinha aqui noutra altura ... ora se calhar a tal falta dos 500 mt de altitude, mas cá são bem abaixo disso este nem deve chegar aos 100mt ou se ultrapassar é muito pouco .

Realmente aí nas ilhas até poderá ser diferente, até porque as condições meteorológicas são muito diferentes. Sabe dizer-me que variedade de castanheiro é essa, ou será mesmo bravo?

Aqui na minha região este ano, como o inverno e a primavera foram muito chuvosos, a maior parte das plantas deu-se bem com a seca do verão, principalmente as mais velhas, que têm as raízes mais profundas. Para dar uma ideia, muitos galhos partiram com o peso das castanhas e alguns simplesmente partiram a meio tal é a carga! As plantas mais jovens (menos de 20 anos) sofreram bem mais com a seca do verão já que as raízes não são tão profundas.

A variedade dominante é a Judia, que apenas produz entre os 650m até aos 900m de altitude. As plantas desta variedade fazem "shut-down", ou seja, deixam de trabalhar e fecham a folha a partir dos ~30ºC, mas a estas altitudes, mesmo em períodos bem quentes não há assim tantos dias que passem dessa temperatura,e este foi um verão bem quente. É por isso que nas zonas mais baixas não há castanheiros! :)
  11.  # 11

Uma foto de há 12 anos atrás.

Tudo o que se vê em verde são castanheiros.

Dá para ver a casa dos meus pais!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
      Paisagens08.JPG
  12.  # 12

Realmente aí nas ilhas até poderá ser diferente, até porque as condições meteorológicas são muito diferentes. Sabe dizer-me que variedade de castanheiro é essa, ou será mesmo bravo?

Aqui na minha região este ano, como o inverno e a primavera foram muito chuvosos, a maior parte das plantas deu-se bem com a seca do verão, principalmente as mais velhas, que têm as raízes mais profundas. Para dar uma ideia, muitos galhos partiram com o peso das castanhas e alguns simplesmente partiram a meio tal é a carga! As plantas mais jovens (menos de 20 anos) sofreram bem mais com a seca do verão já que as raízes não são tão profundas.

A variedade dominante é a Judia, que apenas produz entre os 650m até aos 900m de altitude. As plantas desta variedade fazem "shut-down", ou seja, deixam de trabalhar e fecham a folha a partir dos ~30ºC, mas a estas altitudes, mesmo em períodos bem quentes não há assim tantos dias que passem dessa temperatura,e este foi um verão bem quente. É por isso que nas zonas mais baixas não há castanheiros! :)
    não faço a minima ideia castanheiros não é para mim e em são Miguel é uma cultura sem a menor importancia , basicamente quem tem uma arvore come castanhas e pouco mais ... Aquela arvore costuma a dar castanhas boas , 90% da produção fica no chão. ... Já a ilha da terceira produz muita castanha e faz vendas à tonelada ainda esta semana apareceu num canal nacional uma entrevista sobre isso ...
  13.  # 13

Olha a nova
      IMG_20161029_153844.jpg
      IMG_20161029_154047.jpg
      IMG_20161029_154114.jpg
      IMG_20161029_154057.jpg
      IMG_20161029_153849.jpg
      IMG_20161029_154008.jpg
    • ktm333
    • 6 novembro 2016 editado

# 14

Before the Flood - Full Movie
    https://www.youtube.com/watch?v=90CkXVF-Q8M
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  14.  # 15

Valter, tens se ir à tapada militar, logo à entrada há uma data deles e depois lá mais para dentro também ainda há uns poucos. Estive para lá ir apanhar umas hoje
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
    • Toino
    • 7 novembro 2016 editado

# 16

Boas

A Esposa plantou umas sementes que lhe deram e não consegue (nem eu) identificar a planta.
    Podem ajudar!!
      PB020989.jpg
      PB020990.jpg
  15.  # 17

parecem anonas , corações negros , eram tipo ovo achatadas meias ovais pretas ????? as goiabeiras também são parecidas , mas ás tantas não é nada disso lol boa sorte .
  16.  # 18

tens ideia de ter sido isto .
      anonas.jpg
      plantio de anona.jpg
  17.  # 19

as de goiaba é essas .
      semente-goiaba-vermelha_1.jpg
      plantio de goiaba.jpg
  18.  # 20

Ontem de manhã.
      2016-11-07 10.12.58.jpg
      2016-11-07 10.13.10.jpg