Colocado por: ghost12
A época da apanha só agora está a começar, mas pelo que se consegue perceber, a produção estará na média ou acima um pouco. Ao contrário do que se possa pensar, calor do verão e ausência de chuva beneficiam a produção de castanha nas zonas mais altas.
Colocado por: ghost12Eu estou mesmo no centro na maior mancha contínua de castanheiros da Europa! :) E o cultivo é levado bem a sério, já que o fruto é pago bem caro no produtor.ha montes mas ninguém os trata com intuito de ganhar dinheiro , na povoação no conselho mais lindo da ilha dizem eles os castanheiros estão na beira das lombas ... Perto da minha casa tem uma quinta cheia de castanheiros , isso da-se cá em qualquer lado , humidade não falta , o da minha vizinha tem mais de 200 anos uma copa enorme e um tronco que faz favor ... Mas quem faz Bida disso é a terceira .
Estive em São Miguel este ano e não vi nenhum castanheiro, a partir de que altitude eles se são aí?
Colocado por: rafaelisidoroha montes mas ninguém os trata com intuito de ganhar dinheiro , na povoação no conselho mais lindo da ilha dizem eles os castanheiros estão na beira das lombas ... Perto da minha casa tem uma quinta cheia de castanheiros , isso da-se cá em qualquer lado , humidade não falta , o da minha vizinha tem mais de 200 anos uma copa enorme e um tronco que faz favor ... Mas quem faz Bida disso é a terceira .
Colocado por: ghost12já se apanha castanhas à semanas , isso por cá produz de tudo lol
Então passaram-me despercebidos! Em que época do ano eles dão as castanhas.
Aqui no continente, ao baixar dos 500m de altitude existem muito poucos castanheiros e os que existem nem sequer dão castanhas! :)
Colocado por: ghost12
Então passaram-me despercebidos! Em que época do ano eles dão as castanhas.
Aqui no continente, ao baixar dos 500m de altitude existem muito poucos castanheiros e os que existem nem sequer dão castanhas! :)
Colocado por: branco.valterNão digas nada, o vento tudo levou...nem vendo , mas o meu pai disse-me que dada a seca deste ano aquilo não tinha produzido nada de tarelo , acho que já postei esta arvore bem carregadinha aqui noutra altura ... ora se calhar a tal falta dos 500 mt de altitude, mas cá são bem abaixo disso este nem deve chegar aos 100mt ou se ultrapassar é muito pouco .
Colocado por: rafaelisidoronem vendo , mas o meu pai disse-me que dada a seca deste ano aquilo não tinha produzido nada de tarelo , acho que já postei esta arvore bem carregadinha aqui noutra altura ... ora se calhar a tal falta dos 500 mt de altitude, mas cá são bem abaixo disso este nem deve chegar aos 100mt ou se ultrapassar é muito pouco .
Colocado por: ghost12não faço a minima ideia castanheiros não é para mim e em são Miguel é uma cultura sem a menor importancia , basicamente quem tem uma arvore come castanhas e pouco mais ... Aquela arvore costuma a dar castanhas boas , 90% da produção fica no chão. ... Já a ilha da terceira produz muita castanha e faz vendas à tonelada ainda esta semana apareceu num canal nacional uma entrevista sobre isso ...
Realmente aí nas ilhas até poderá ser diferente, até porque as condições meteorológicas são muito diferentes. Sabe dizer-me que variedade de castanheiro é essa, ou será mesmo bravo?
Aqui na minha região este ano, como o inverno e a primavera foram muito chuvosos, a maior parte das plantas deu-se bem com a seca do verão, principalmente as mais velhas, que têm as raízes mais profundas. Para dar uma ideia, muitos galhos partiram com o peso das castanhas e alguns simplesmente partiram a meio tal é a carga! As plantas mais jovens (menos de 20 anos) sofreram bem mais com a seca do verão já que as raízes não são tão profundas.
A variedade dominante é a Judia, que apenas produz entre os 650m até aos 900m de altitude. As plantas desta variedade fazem "shut-down", ou seja, deixam de trabalhar e fecham a folha a partir dos ~30ºC, mas a estas altitudes, mesmo em períodos bem quentes não há assim tantos dias que passem dessa temperatura,e este foi um verão bem quente. É por isso que nas zonas mais baixas não há castanheiros! :)