Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pedi a instalação de fibra Rural para o meu cunhado e a Vodafone disse que já tinha sido feito um pedido anteriormente para aquela morada em Dezembro de 2015, por esse motivo e uma vez que não houve disponibilidade técnica por parte da Vodafone, até esta data, seria recompensado, ficando a pagar 24.90 em vez de 28.90 e ainda ofereciam a box para uma velocidade de 200MB.
    Quem é que não aceitaria um contrato destes.
    A dois dias veio uma equipa técnica constituída por 2 elementos, fizeram a instalação, mas o problema é que hoje peguei num velocímetro e medi a velocidade e anda pelos 52MB em média.
    Disseram-me que era um smart router daqueles que a Vodafone faz agora publicidade, mas vou ver ao router e tem um papel branco a tapar as letras só fica a vista as letras VA 5220 é um router de cor preta.
    No guia de intervenção tem nas potências opticas escrito o seguinte:

    1550nm - não tem nada escrito
    1490nm - (menos)22.1
    1310nm + (mais) 1.3
    Porque não tenho os 200MB?
    posso queixar-me?
    os 25 euros no videoclube é para qualquer categoria de filmes?
    Para subscrever mais canais basta, carregar OK no comando da Tv, há como bloquear esta opção, para não se ter surpresas no fim do mês?
    nas gravações automáticas da Vodafone quando se está a ver há como passar os intervalos a frente?
  2.  # 2

    Para medir a largura de banda, numa ligação de 200 Mb/s, atraves de um "velocimetro de internet" e obter uma leitura mais ou menos eficaz deve ligar-se diretamente ao router por cabo, e o PC que esta a usar tem que ter uma placa de rede Gigabit.

    A "velocidade" medida é sempre limitada pelo troço mais lento e é díficil de obter 200 Mb/s reais por wireless.

    Por outro lado ter 52 ou 200Mb/s é igual ao litro em termos práticos para a maior parte dos utilizadores.
  3.  # 3

    Eu troco já esses 52Mb/s pelos meus 1.7Mb/s...sim 1,7
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro, fernandoFerreira
  4.  # 4

    Com certeza estará a testar por wireless, tente ligar por cabo.

    Fibra rural:
      net.JPG
  5.  # 5

    De que estão a falar quando se referem a fibra rural? Existe algum regime especial para subscrição de serviços de banda larga em zonas ditas rurais, ou não tem nada a ver com isso?
  6.  # 6

    Há alguns anos existiu um projecto co-financiado pela união europeia para levar a fibra para zonas mais remotas onde nenhum operador se interessaria por fibrar.

    Aqui no norte foi a DST que ficou a cargo de fazer e gerir a rede, passa em 44 concelhos, mas a fibra não chega a todas as aldeias...

    http://www.norte.dstelecom.pt/rede/mapa-da-rede/

    Agora a DST aluga a rede às operadoras. Aqui está a operar a Vodafone e vai entrar também a NOS.

    Já se fala numa segunda fase do projecto, que iria expandir a rede para outros concelhos.
    Concordam com este comentário: damned
  7.  # 7

    Colocado por: inquilinoptDe que estão a falar quando se referem a fibra rural? Existe algum regime especial para subscrição de serviços de banda larga em zonas ditas rurais, ou não tem nada a ver com isso?


    http://www.umic.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=3516&Itemid=

    São redes que foram construídas e subsidiadas por fundos europeus para zonas rurais que tipicamente não iriam ser alvo de interesse para os operadores construírem redes próprias devido a serem povoamentos com "pouca gente" por m2.

    Assim a rede é construída pelos fundos e pode ser operada por mais que um operador, seja vodafone seja outro qualquer que mostre interesse.

    Cada uma destas redes tem uma entidade (privada) responsável pela gestão da rede, ex: DST Telecom, Viatel... houve concurso, quem ganhou ficou com a construção e gestão das redes.
  8.  # 8

    OK, muito obrigado pelo esclarecimento.
    Não consigo ver esse mapa com grande detalhe... Sabem dizer-me qual é a cobertura dessa rede nas freguesias mais a sul de Vila Verde, nomeadamente Prado ou Lage?
  9.  # 9

  10.  # 10

    Humm, creio que esse mapa não está atualizado... Já o tinha consultado e apesar de a zona onde resido atualmente (em Braga) ter cobertura, não surge assinalada no mapa.
  11.  # 11

    É o melhor que se arranja. É feito com informações que qualquer pessoa coloca lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: inquilinopt
    • espt
    • 2 setembro 2016

     # 12

    A mim parce-me que mediu via wireless e com um equipamento com placa rede "antiga"; Um equipamento com AC 5GHz faz 1Gbps ou mais atualmente ;)
  12.  # 13

    Para quem é de Braga e querem mais detalhes desloquem-se a DST aí em Braga eu já lá fui e são tipos simpáticos.
    Vou partilhar informação porque estou solidário com quem tem um mega e menos.
    Eu pessoalmente na minha casa há 10 anos e alguns meses atrás a única internet que havia disponível era a vulgarmente chamada internet discada por impulso telefónico a 56kb´s por segundo na melhor das hipóteses, chegando a pagar por mês mais de 500 euros, depois veio o ADSL a 256KB, até aos actuais 24MB, que na minha habitação por ficar a mais de 7km de cabo da central tinha menos de um mega de velocidade.
    Quem estava habituado a menos de um mega com quebras constantes e a ter de pagar a parte 15.32 euros pela assinatura da limha a PT (por causa das zonas C) foi uma alegria, mas uma pessoa quer sempre mais.
    Até 2020 todos os recantos de Portugal tem de ter 30MB de velocidade minima, nem que dê prejuízo.
    Não é necessário que todas as operadoras invistam nestes locais porque estes locais são divididos entre elas, umas investem num local e outras noutro sobre a supervisão da anacom.
    Esses 30MB são mínimos no norte acredito que na realidade seja maior na maior parte das aldeias, porque as mini- centrais (não sei o nome técnico) são poucas e o comprimento de cabo é muito e mesmo em fibra também a quebras.
    A vulgarmente chamada fibra rural é diferente da das cidades e e instalada nos postes da EDP onde já existem, onde não existem a DST (no caso do norte) põe postes.
    O acordo entre a DST e a EDP permite que ambas possam partilhar os seus postes.
    Se tem uma casa isolada que não tem eletricidade e só precisa de um ramal da aldeia mais próxima, se passar lá os postes da DST o seu investimento é menor.
    Em alguns locais embora se possa utilizar mais velocidade eles não querem e limitam-na, porque nas regras do concurso que foi lançado no qual a DST ganhou para o Norte tem de garantir nos sítios onde passa a fibra (sítios que foram a concurso) 30MB de velocidade e a parte não coberta pela fibra tem até 2020 para ter uma velocidade minima de 30MB, nem que seja só disponibilizada por um único operador, esta velocidade pode aumentar se aumentar a velocidade maxima nos locais do mesmo concelho onde passou a fibra.
    Quer isto dizer se a fibra rural no teu concelho cobre 50% desse concelho e a fibra rural não chegou a tua terra, até 2020 tens de ter 30MB de velocidade, seja ela por que operadora for.

    Quem investiu foi os fundos comunitários, o estado, as camaras municipais e a DST (no norte)
    Depois fez um contrato aberto a todas as operadoras interessadas que lhe paga um X por cada cliente que se liga a rede.
    os fundos, o estado e as camaras municipais não recebem nada pelo investimento, só a DST.
    Penso que como foi ela que instalou o lucro dá para o investimento, na pratica não investiu nada e durante 20 anos tira os lucros, depois fica para o estado, mas até lá já deve ficar absoleta.
    Como isto dá dinheiro a DST concorreu num novo projecto a fundos comunitários e em centenas de candidaturas foram aprovadas se não estou em erro 14 candidaturas, para Portugal foi a única aprovada.
    Esta candidatura prevê a construção de torres de telecomunicações, tipo as das redes moveis, mas abertas a todos os operadores interessados com internet de alta velocidade.
    Isto vai permitir que onde dá prejuízo as operadoras construírem tores ou manter as delas, paguem a DST um X por cada cliente que se ligar e abre as portas aos operadores como a uso, ctt, etc que dependem actualmente da rede dos 3 grandes
  13.  # 14

    eu na minha casa tenho cerca de 300kbps... e nao ha mais dê por onde der.

    são as "vantagens" de viver no campo.

    por outro lado a tv por satelite tem funcionado a 100%.
  14.  # 15

    No seguimento que diz o amigo José1982.
    Um supervisor da NOS passou cá em casa e esteve a explicar exactamente isso que referiste e mais quem alugou à DST a infra-estrutura durante 4 anos foi a NOS, por exemplo a Vodafone cá na minha zona tem assinalado fibra, mas só fornece junto a onde tem a caixa de distribuição (acordo entre NOs-Vodafone), já a NOS leva de poste em poste até uma distância de 500 metros.
    Se não digo a verdade...foi o que me foi transmitido, mas como referi o que foi dito ao amigo José1982 , foi me dito a mim com este acrescimo que relatei.
  15.  # 16

    A NOS vai dentro de pouco tempo começar tambem a instalar na rede da DST, tem a vantagem de se poder ver tv sem box, em alguns foruns diz-se que numa rede partilhada por vários operadores isto é impossivil, mas a NOS diz que é possivel.
    Quanto ao amigo valtares ter 300kb´s existe a hipotese de ter 20MB por satélite através de uma rede Espanhola.
    Há anos atrás esta opção era pouco viavel pela velocidade ser muito baixa e os equipamentos custarem 1500 euros neste momento existe uma empresa que oferece o equipamento em regime de aluguer, não tem fidelização e os preços são acessiveis.
    A instalação depois da antena regulada é muito fácil, mas como tem meo e o satelite é o mesmo tem a vida facilitada, não precisa de instalar outra antena e pode ficar com os serviços meo tal como tem agora, basta que quando receber o equipamento ponha de lado o prato e o suporte em L da antena, pega no suporte de LNB duplo que vem na caixa e substitui pelo suporte da meo, para poder ficar com o LNB da meo e o da internet, depois passa o cabo pela casa, faz a ligação ao router e tem a instalação feita.
    Para quem tiver na sua zona instaladores Meo refilões que começem a reclamar por ter outros serviços na antena da meo vão ao olx e por pouco dinheiro compram uma antena meo (quem tem serviços NOS compra NOS) instalam num sitio da casa onde não se veja a outra, quem não tem medidor de sinal não vai conseguir ou dificilmente consegue fazer a regulação, mas telefona para as avarias e dá os dados da dos serviços Meo e eles arranjam como sendo a outra.
    Atenção que no momento da regulação tem de estar ligada a uma box e a uma tv e o LNB ser da meo (ou NOS).
    Quando ligarem para as avarias a tv deve estar desligada, pois eles se estiver ligada sabem que não há avaria.
    Depois quando a equipa tecnica for embora mete o LNB da operadora de internet, aproveita o cabo ou mete outra e faz a instalação para o router.
    Quem já fez a instalação e configuração do serviço em adsl não terá problemas, nesta instalação.
  16.  # 17

    Qual é essa empresa de internet por satélite? Eu conheço uma que em Espanha e França tem preços super bons, no entanto em Portugal, o representante duplicou o preço com pacotes reles apartir de 19,90 euros.
    Em relação a TV por cabo sem box, na fibra rural tal não é possível em nenhum operador, a nao ser que a Nos tenha "inventado " algo brilhante.
  17.  # 18

  18.  # 19

    19.90 é para 6mb/s e não 20
  19.  # 20

    Segundo informação dada pela meo 90% da população tem internet 3G com velocidades reais minimas de 2MB, as restantes zonas tem cobertura parcial.
    exceptuam-se zonas onde não exista rede.
    Existem muitos casos em que numa parte da casa têm 2G e noutra parte 3G.
    A maioria dos telemoveis de hoje tem essa informação, se tiverem 3G no telemovél é porque naquel local existe cobertura 3G.
 
0.0208 seg. NEW