Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Meu estimado, permita-me duas sugestões:

Para a cozinha: Triturador de resíduos sólidos - Investimento entre 150 e os 200€...
    http://www.mmcmanutencao.com.br/imagensHidraulica/piaCimaDizeres.jpg

Para a garagem: Ecopontos caseiros - Investimento entre os 9 e os 25€ a unidade...
    http://www.kozziplast.com/zArchives/Photos/P-25/background41.png?width=510&height=400&crop=auto
    Concordam com este comentário: reginamar
  2.  # 22

Colocado por: happy hippyMeu estimado, permita-me duas sugestões:

Para a cozinha:Triturador de resíduos sólidos - Investimento entre 150 e os 200€...
    //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.g.height&&c<=b.g.width)}a&&(b.a.push(e),b.c[e]=!0)}p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});function r(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.i&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(t())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);u=a;if(d){c=b.h;b=b.j;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(v){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}}function t(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("data-pagespeed-url-hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].o&&a.height>=b[e].m)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b}var u="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return u});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/45416/2/desafio-para-os-entendidos-/','eMkCkvev5V',true,false,'8y4fc2HXTws'); //]]>http://www.mmcmanutencao.com.br/imagensHidraulica/piaCimaDizeres.jpg

Para a garagem:Ecopontos caseiros - Investimento entre os 9 e os 25€ a unidade...
    http://www.kozziplast.com/zArchives/Photos/P-25/background41.png?width=510&height=400&crop=auto
    e uma variante...e nao é mà. ..
  3.  # 23

Colocado por: Anonimo16062021Tanta mariquice para nada..compre um porco que o gajo tritura tudo,e no final o bicho ainda lhe dá uns salpicões e uns presuntos de volta:-))
    e o.. porco..come plásticos e papel também. ..ou é hibrido.este come de tudo....
    Depois ainda precisa de veterinário vacinas. ...lugar ...sem vizinhos de preferencia ui etc...
  4.  # 24

Esses trituradores de lixo são nefastos para as ETAR, se todos utilizarem ;(....lixo organico é no lixo domestico indiferenciado ( se não conseguirem ter um centro de compostagem caseiro - para quem tem jardim/ hota), os outros lixos é fazer a respectiva separação e reciclagem.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, Bricoleiro, Obras em casa
    • epfm
    • 5 setembro 2016

# 25

A ideia inicial realmente é o centro de descompostagem caseiro...que ficaria obrigatoriamente no quintal/jardim....vi uns que se dizem portáteis e automáticos mas duvido da fiabilidade daquilo....e quando me referia a lixo estava a falar dos desperdícios , porque o outro lixo (recicláveis ) normalmente não deitam cheiro...sendo aldeia não temos propriamente caixote do lixo nem recolha porta a porta..
  5.  # 26

Colocado por: epfm (...) sendo aldeia não temos propriamente caixote do lixo nem recolha porta a porta..

De facto é uma triste realidade: até a sede de concelho não incentiva à separação dos lixos domésticos. Apresenta apenas um contentor para reciclar vidro. Tudo o resto vai para contentores indiferenciados sem falar naqueles outros que comportam tudo, e que são levados pelo município para lixeiras a céu aberto, sem qualquer preocupação ambiental.
  6.  # 27

Mesmo a nível de compostagem, Portugal está a milhas da Europa central. É pena.
    Aqui no Porto, mais precisamente em Ermesinde, a Lipor faz cursos de compostagem e ainda oferece um compostor.
  7.  # 28

Colocado por: miguelgEm casa tenho um balde de lixo embutido na bancada com tampa.
    É bastante pratico estar a preparar a comida e ter logo acesso ao lixo, as coisas que possam cheirar mais são colocadas em sacos pequenos e atados e o lixo é retirado diariamente.
    Desta forma é suficiente para não ter cheiros desagradáveis e ao mesmo tempo ser bastante prático

Também eu, é o máximo. 30 litros está mais que bom.
    •  
      mhpinto
    • 9 setembro 2016 editado

# 29

Ainda não tinha pensado seriamente neste assunto, valeu este tópico para isso.

Essa ideia de uma conduta para o exterior já a tinha namorado, mas vejo-lhe mais desvantagens que vantagens.

Mas agrada-me a hipótese de não ter sequer caixote do lixo dentro da cozinha ou, tendo, a usá-lo o mínimo possível. Já hoje em dia meto sempre um recipiente (lavável na MLL) em cima da bancada de trabalho quando estou a cozinhar, apesar de ter o caixote a 1 m. Quando acabo despejo tudo de uma vez. Por isso tanto dá ter o caixote na cozinha ou mais longe.

Portanto, para o meu caso (moradia térrea) estou inclinado para a seguinte solução em duas vertentes:
    1 - Fazer a compostagem de resíduos orgânicos, lá no fundo do quintal. Para além de ser ecologicamente simpático não terei de gastar um tusto em fertilizantes.
    2- Quanto aos outros tipos de lixo, instalar um miniecoponto, provavelmente semi-artesanal (algo como uns baldes de plástico dentro de um contentor em madeira), no exterior da casa, junto à porta-janela da cozinha.

Vantagem extra: lixo fora de casa, menos fatores de atração para bichezas dentro de casa.

Off-topic:
    Como se defendeu aqui a necessidade de separar (não lhe chamem reciclar, por favor) o lixo faço notar que a opção por um miniecoponto e não por um balde para tudo o que não seja orgânico será mais por uma questão de educar os meus filhos, pois já fui mais defensor dessa separação.
    Passo a explicar: no início, se não separássemos nós o lixo, não era rentável fazer essa separação posteriormente, pois os clientes para matéria-prima reciclada eram escassos. Agora que os investimentos já foram feitos e o mercado da reciclagem já está cimentado, acredito profundamente que a separação do lixo, mais que o meio ambiente, favorece essencialmente os empresários do sector. Se deixássemos nós de o fazer, acredito que ainda assim o negócio se manteria rentável, esses empresários seriam era obrigados a contratar mais mão-de-obra e/ou a instalar mais equipamento para fazerem eles próprios a triagem do lixo e isso baixaria as margens de lucro, que suspeito serão no presente muito interessantes.
    Ora acreditando nisto recuso-me a gastar um cêntimo nessa separação. Eu antes usava os sacos de supermercado para a fazer. Recuso-me, e considero um contrasenso ecológico, a comprar sacos para irem diretamente para o lixo. Assim sendo, uso agora aqueles sacos fininhos que vêm com a fruta e legumes. Como não tenho nenhum ecoponto mesmo ao pé de casa, tenho de andar com o lixo no carro, e com esses sacos fininhos o risco de derrames é muito grande e depois quero ver quem é que me paga a limpeza do carro. Isto já para não pensar que muitas vezes tenho de me desviar do meu caminho para ir ao ecoponto, e lá se vão uns mililitros de combustível que acho que não tenho nada que gastar para o lucro de outros.
    Conclusão: se calho a ter sacos decentes em casa e até vou passar de carro por um ecoponto quando estão cheios, vai o lixo para o ecoponto. Se não, vai tudo para o contentor mais próximo. Se querem que eu separe o lixo pois então no mínimo que esses senhores empresários me forneçam os sacos.
  8.  # 30

Colocado por: Pedro BarradasEsses trituradores de lixo são nefastos para as ETAR, se todos utilizarem ;(....lixo organico é no lixo domestico indiferenciado ( se não conseguirem ter um centro de compostagem caseiro - para quem tem jardim/ hota), os outros lixos é fazer a respectiva separação e reciclagem.
    Concordam com este comentário:maria rodrigues,Bricoleiro,Obras em casa

Aqui dizem o contrário: http://ecologic-iberica.com/ indicando as vantagens

Num sitio dos brazucas já dizem o contrário

Muito sinceramente, á prós e contras, mas eu prefiro um triturador a ter o lixo vários dias em sacos debaixo da banca e levar com o cheiro de cada vez que os abro. Mas atenção eu não uso triturador porque temos a sorte de termos um terreno anexo ao nosso logradouro onde podemos cultivar umas novidades, por isso uso a compostagem fazendo uma pilha. Tudo o que é orgânico meto numa caçarola e quando tratamos da loiça, depositamos o lixo.

Os detergentes são bem piores, uns autênticos venenos e toda a gente usa-os á fartazana, quanto + barato melhor (e + mal faz) vi isso num documentário, e não se passa nada.
  9.  # 31

Todos devemos fazer um pouco mais pelo ambiente, mesmo que isso traga mais ou menos lucro a alguns "abutres" desta sociedade.

Off topic - Não seria melhor canalizar essa insatisfação por exemplo contra uma grande empresa portuguesa que nos suga até ao tutano, e que se recusa a pagar impostos no valor de 100M€ e com a fortuna que paga aos grandes escritórios de advogados para não o fazer?
  10.  # 32

Colocado por: reginamarAqui dizem o contrário:

LOL .... são os vendedores, estava à espera que dissessem o quê?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 33

Colocado por: reginamarAqui dizem o contrário:http://ecologic-iberica.com/indicando asvantagens

Claro.. são vendedores de trituradores, quer opinião menos tendenciosa!!!?
  12.  # 34

Picareta e Pedro, concordo com vocês! E eu não disse que eles tinham razão, até apresentei o contra. Se fizesse uma pesquisa mais a fundo se calhar até encontrava mais argumento a favor e contra.

Os vendedores de carros eletricos também dizem que eles são ecológicos, mas quando chegarem ao fim da vida, quantas das peças e materiais são ecológicos?

Proibiram as sacas dos supermercados porquê mesmo? É engraçado como o governo conseguiu que só se falasse disso, até se fez um prós e contras na rtp1, tudo areia para os n/olhos para esconder mais um impostosinho verde nos combustíveis, porque de mais essa taxa, de mais esse aumento na fatura ninguém fala.

E atenção, eu sou das que defende que todas as embalagens plásticas, todas sem exceções deviam pagar uma taxa para obrigar os fabricantes a recorrer a outros materiais. As sacas são prejudicais? Podem ser, e tudo o resto? As bolachas vêm embaladas em packs de 4, cada um com a sua embalagem e os 4 noutra. Os refrigerantes vêm garrafas plasticas embaladas outro plástico. Vejam as vossas compras e confirmem a quantidade de plásticos não reclicaveis. Mas as pobres sacas dos supermercados é que tem as costas largas.

Mas falando de coisas sérias. Acham muito descabido uma banca com duas pias. Numa tem-se o triturador com uma ligação para o exterior, saindo num depósito que pode ser aproveitado para a compostagem e a outra seria para a loiça, etc...
  13.  # 35

Colocado por: reginamarNuma tem-se o triturador

Quanto a isso só tenho a dizer que uma das imagens muito vistas em filmes e séries norte-americanas, onde esses trituradores são mais habituais, é ver o pessoal a desatascá-los.
  14.  # 36

Colocado por: reginamarPicareta e Pedro, concordo com vocês! E eu não disse que eles tinham razão, até apresentei o contra. Se fizesse uma pesquisa mais a fundo se calhar até encontrava mais argumento a favor e contra.

Os vendedores de carros eletricos também dizem que eles são ecológicos, mas quando chegarem ao fim da vida, quantas das peças e materiais são ecológicos?

Proibiram as sacas dos supermercados porquê mesmo? É engraçado como o governo conseguiu que só se falasse disso, até se fez um prós e contras na rtp1, tudo areia para os n/olhos para esconder mais um impostosinho verde nos combustíveis, porque de mais essa taxa, de mais esse aumento na fatura ninguém fala.

E atenção, eu sou das que defende que todas as embalagens plásticas, todas sem exceções deviam pagar uma taxa para obrigar os fabricantes a recorrer a outros materiais. As sacas são prejudicais? Podem ser, e tudo o resto? As bolachas vêm embaladas em packs de 4, cada um com a sua embalagem e os 4 noutra. Os refrigerantes vêm garrafas plasticas embaladas outro plástico. Vejam as vossas compras e confirmem a quantidade de plásticos não reclicaveis. Mas as pobres sacas dos supermercados é que tem as costas largas.

Mas falando de coisas sérias. Acham muito descabido uma banca com duas pias. Numa tem-se o triturador com uma ligação para o exterior, saindo num depósito que pode ser aproveitado para a compostagem e a outra seria para a loiça, etc...
    isto mais cedo ou mais tarde vai se chegar a um acordo entre todos fabricantes de seja que for ...vai se fazer um produto e vai produzido por todos sem excepção par que por ex se todos carros fosem eguais na avia ssim tantos desperdicio de material se todas garafas fose de vidro e de mesmo tamanho tabmbém na havia tanto disperdicio e ha mais exemplos -olha uniao dos caregadores de tlm agora com um caregador podes caregar varios modelos de tlm antes tinha que ter 4-5 u para cada tlm...ao noso nivel isso nao e nada mas ao nivel global ...ui imaginem a nosa civilizaçao deste ponto de vista neste seculo.... depois imagina como vamaos ser de aqui em 100 anos agora imagina uma civilizaçao egual ao nosa mas com 2000 anos a frente......nao sei quantos pecebem o que quero dizer....

0.0244 seg. NEW