Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,
    sei que estamos a passar um verão de calor descomunal mas num último andar imaginem o sofrimento que está a ser.
    Por este motivo, lembrei-me de pôr aqui a seguinte questão:
    Não podendo eu mexer no telhado, por morar num prédio, que posso eu fazer a nível do interior da minha casa (teto/janelas/estores) para melhorar o excessivo calor no verão e o frio no inverno?
    É um prédio do início da década de 90 pelo que não tem aparelhos de ar condicionado, nem estores térmicos ou janelas de vidro duplo.
    Aconselhem-me por favor.
    Obrigada
  2.  # 2

Se tiver acesso ao sótão, caso tenha sótão, pode colocar algumas placas de roofmate no chão da laje. (O roofmate são placas de esferovite de alta densidade).
    Sempre diminui o quociente térmico do telhado. Não é uma técnica invasiva, não são precisas grandes obras, é só pousar as placas no chão e com certeza que o condomínio não se vai opor. Tem é de pagar as placas, mas não fica muito oneroso.
    Relativamente aos estores, os actuais em alumínio têm por dentro algum polistereno, esferovite, que ajuda também a diminuir o quociente térmico, mas são mais caros que os de pvc.
    Relativamente á substituição das janelas por janelas de vidro duplo, também ajuda, mas podem ter custos um pouco elevados.
    Há quem faça, caixilharia dupla, mas desconheço a eficiência deste método. Pode tb alterar a estética do edifício e ter implicações por parte do condomínio.
    Pode sempre optar pela compra de um aparelho de ar condicionado, pessoalmente detesto, mas é uma opção a considerar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: helderdls
    • eu
    • 6 setembro 2016

# 3

Sinceramente, neste cenário, acho que a única solução que realmente fará uma grande diferença é instalar ar condicionado.
  3.  # 4

pode meter um tecto falso com isolamento em lã mineral
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  4.  # 5

Colocado por: xana_maga75Boa tarde,
    sei que estamos a passar um verão de calor descomunal mas num último andar imaginem o sofrimento que está a ser.
    Por este motivo, lembrei-me de pôr aqui a seguinte questão:
    Não podendo eu mexer no telhado, por morar num prédio, que posso eu fazer a nível do interior da minha casa (teto/janelas/estores) para melhorar o excessivo calor no verão e o frio no inverno?
    É um prédio do início da década de 90 pelo que não tem aparelhos de ar condicionado, nem estores térmicos ou janelas de vidro duplo.
    Aconselhem-me por favor.
    Obrigada

E não pode por que razão?...

Em bom rigor, pode, desde que, para o efeito obtenha o requerido vencimento exigido na lei, ou seja, uma deliberação condominial obtida por uma dupla maioria qualificada, a saber, a maioria dos condóminos (de todos, a universalidade dos consortes e não dos presentes em plenário - ou seja, metade mais um) e 2/3 dos votos correspondentes ao capital investido (67 ou 667 conforme se delibere em % ou ‰).

Agora, a questão que se coloca é, que tipo de intervenção pretende efectuar no telhado ou porventura no sótão...

Partilhando a experiência havida no meu prédio, os vizinhos do último andar exterior optaram pela colocação de aparelhos de ar condicionado, colocados por trás da platibanda, porém, se não a houver, pode sempre obrar na forma mais discreta possível. Suscitado o pedido em sede de assembleia plenária, ninguém manifestou qualquer oposição.
  5.  # 6

boa tarde, estou a reutilizar este topico pois tenho uma questao ligeiramente parecida.
    Estou prestes a iniciar obras num ultimo andar de predio com pavimento em tabua corrida e tectos em madeira revestidos a gesso. infelizmente o tecto está todo partido e terá de ser demolido e construído um novo.
    Por cima do tecto antigo (que actualmente tem buracos) avistam-se as vigas de madeira e as telhas sem qualquer isolamento.

Que tipo de isolamentos é que posso colocar aqui?
    em principio será para colocar entre o tecto antigo depois de limpo e o tecto novo em gesso cartonado colocado por baixo do antigo.
  6.  # 7

O isolamento que colocar vai ser pousado sobre o seu tecto novo. Quanto ao telhado, se estiver bom e não meter água, está OK.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

Colocado por: ClioIIO isolamento que colocar vai ser pousado sobre o seu tecto novo. Quanto ao telhado, se estiver bom e não meter água, está OK.

Penso que sim que será colocado sobre o tecto novo. mas a reparação dos tectos ainda nao começou pelo que pode ser aplicada qualquer solução.

Sim. O telhado está bom! foi reparado recentemente!

0.0080 seg. NEW