Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a iniciar as obras de reconversão profunda de uma moradia que adquiri. Uma das duvidas mais urgentes a esclarecer é: como aquecer a casa no inverno?
    Por isso gostaria de ouvir opiniões ou sugestões.

    As minhas condições principais:
    A/C não é uma das soluções preferíveis pela família...
    PIso radiante está fora do orçamento...
    No apartamento alugado onde vivemos de momento temos radiadores e caldeira a GN que vamos levar connosco porque é equipamento nosso, mas na localização da moradia não temos GN. Pretendía manter os radiadores mas....como aquecer a água?
    Vamos concentrar e$forço$ no isolamento da casa.
    Moradia no Minho sul....

    Obrigado
  2.  # 2

    Nao sei a sua situação, mas lembre se AC faz quente e frio...
  3.  # 3

    Colocado por: Belhinholocalização da moradia não temos GN. Pretendía manter os radiadores mas....como aquecer a água?

    Neste momento, ou Lenha ou Pellets depende do orçamento disponivel e da comodidade que pretende.
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • pjf
    • 8 setembro 2016

     # 4

    Colocado por: BelhinhoPretendía manter os radiadores mas....como aquecer a água?
    Eu optei por uma caldeira a pallets só para aquecimento de radiadores,em termos de valores foi a opçao mais barata que encontrei, pelo menos não vou ter de me preocupar com lenha.
  4.  # 5

    Se já tem radiadores instalados opte por caldeira a pellets caso pretenda uma solução mais comuda, embora seja mais dispendiosa que a lenha, a lenha é uma solução boa para quem pretende dispender de menos dinheiro; quer na aquisição do equipamento (caldeira ou recuperador) ou na aquisição do combustível, de salientar que a lenha da muito trabalho e não tem arranque nem paragem a horas defenidas pelo utilizador.
    Concordam com este comentário: santosvieira
  5.  # 6

    Eu concordo com o C. Lobo
    Opte por caldeira a lenha ou pellets a alimentar um deposito de inércia de volume bastante razoavel, que vai ver que consegue obter bons rendimentos.
  6.  # 7

    Se gostar de ver a chama a melhor solução é um bom recuperador ligado num depósito de inércia com aproveitamento solar térmico e ligado com radiadores, simples barato e eficiente.

    Ps: o depósito de inércia pode ser misto e fazer também as AQS.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesSe gostar de ver a chama a melhor solução é um bom recuperador ligado num depósito de inércia com aproveitamento solar térmico e ligado com radiadores, simples barato e eficiente.

    Ps: o depósito de inércia pode ser misto e fazer também as AQS


    Jorge, sem duvida que sim.
    Mas repare no seguinte. Uma vez que estamos a falar de AQC por radiadores, sera que um recuperador de calor ligado escassas horas no fim do dia, é suficiente para aquecer o volume de inércia para garantir que durante o dia a temperatura não baixe consideravelmente? Neste caso, as caldeiras acabam por não ser mais eficazes, pois debitam mais potência?
  8.  # 9

    O que conta é a potencia util mas encontra se facilmente recuperadores com 25kw a30kw sendo mais wue suficiente, mas claro que tem que existir gestão electrica e mecanica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  9.  # 10

    Colocado por: pjfEu optei por uma caldeira a pallets só para aquecimento de radiadores,em termos de valores foi a opçao mais barata que encontrei, pelo menos não vou ter de me preocupar com lenha.


    Mas tem outro equipamento para aquecer as AQS?
  10.  # 11

    Colocado por: C. LoboSe já tem radiadores instalados opte por caldeira a pellets caso pretenda uma solução mais comuda, embora seja mais dispendiosa que a lenha, a lenha é uma solução boa para quem pretende dispender de menos dinheiro; quer na aquisição do equipamento (caldeira ou recuperador) ou na aquisição do combustível, de salientar que a lenha da muito trabalho e não tem arranque nem paragem a horas defenidas pelo utilizador.
    Concordam com este comentário:santosvieira


    Ainda não tenho os radiadores instalados..a decisão que tenho que tomar é qual das "pré-instalações" fazer...
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealvesSe gostar de ver a chama a melhor solução é um bom recuperador ligado num depósito de inércia com aproveitamento solar térmico e ligado com radiadores, simples barato e eficiente.

    Ps: o depósito de inércia pode ser misto e fazer também as AQS.


    E este recuperador de calor pode ser instalado na sala com os outros normais que conhecemos?
  12.  # 13

    Colocado por: BelhinhoE este recuperador de calor pode ser instalado na sala com os outros normais que conhecemos?

    Pode
    • pjf
    • 8 setembro 2016

     # 14

    Colocado por: BelhinhoMas tem outro equipamento para aquecer as AQS?
    Tenho um esquentador a gaz , como não é para uso diário enquanto funcionar não o vou trocar.
  13.  # 15

    Colocado por: Belhinho

    E este recuperador de calor pode ser instalado na sala com os outros normais que conhecemos?
    sim como por exemplo este instalado em...........Belinho perto de Esposende.
    Concordam com este comentário: joaobt24
      IMG_20160504_182238.jpg
  14.  # 16

    Eu aconselho caldeira a pellets, mas com limpeza totalmente automática tanto dos permutadores como do queimador e terá "totalmente" descansada.

    Também tem a opção da caldeira a lenha que também é eficaz, não tem é a comodidade da caldeira a pellets, e já sabe o importante independentemente do equipamento é ser de uma marca que assegure a manutenção etc...

    A caldeira a pellets também pode fazer as AQS durante o verão de forma automática.
    • pjf
    • 9 setembro 2016

     # 17

    Colocado por: jorgealvessim como por exemplo este instalado em...........Belinho perto de Esposende.
    Concordam com este comentário:joaobt24
    Esta opçao fica mais cara que a caldeira a pallets ou não?
  15.  # 18

    Colocado por: pjfEsta opçao fica mais cara que a caldeira a pallets ou não?
    não
    • box
    • 9 setembro 2016

     # 19

    Caro JorgeAlves recebeu a mensagem que lhe enviei?
  16.  # 20

    Colocado por: jorgealvesSe gostar de ver a chama a melhor solução é um bom recuperador ligado num depósito de inércia com aproveitamento solar térmico e ligado com radiadores, simples barato e eficiente.

    Ps: o depósito de inércia pode ser misto e fazer também as AQS.
    Concordam com este comentário:Skinkx


    E pode aproveitar a caldeira actual, reconvertê-la par GPL e deixá-la a funcionar em apoio ao tal depósito de inércia misto c/ produção instantânea de AQS. Se há água quente a caldeira não trabalha, se houver água quente ou apenas morna, a caldeira apenas fornece o restante. E assim tem sempre climatização por biomassa e disponibilidade de AQS garantida, sem ser um investimento desproporcionado.
 
0.0192 seg. NEW