Colocado por: riscosJá agora e desculpe a franqueza, apesar do seu projeto estar muito fraquinho e não ter o pormenor de arranque dos pilares na sapata, o empreiteiro deveria saber que junto ao arranque os estribos devem estar espaçados a metade do afastamento que tem marcado no quadro de pilares, diga ao empreiteiro para os primeiros 60cm colocar mais um estribo entre cada um dos que já estão colocados
Colocado por: ghost12Agora garantidamente que as vigas das fotos não teem 40 cm de largura! Se fosse para apostar, eu diria que o ferro tem 70cm de largura. :)
Colocado por: zedasilvaAqui está mais um pequeno pormaior onde os empreiteiros não sabem rentabilizar o trabalho
Colocado por: PandRMas acha mesmo que vão usar uma grua?
Colocado por: PandRVão levantando aos poucos e vão colocando os espaçadores.
Colocado por: riscosPandr você é que sabe, faz como quiser a obra é sua, basta olhar para as plantas do projeto. o muro tem sapata com 1.20m de largura e 35 cm de altura, com cesto fechado de ferro 12 afastado a 15, basta olhar para as plantas tem lá delineado a linha das sapatas.
Colocado por: riscosO ensoleiramento tem malha ferro 10afastado a 15 inferior.
Colocado por: riscosComo deve ser feito: armadura da sapata do muro realizado conforme diz o projeto, depois os ferros do ensoleiramento é que vão ligar com os da sapata.
Colocado por: riscosA conclusão é que o empreiteiro não sabe como deve fazer e fiscalização não existe, acompanhamento na obra não existe!!
Esse projeto está tipo...sem comentários!
Colocado por: riscos1º faz-se a armadura da sapata como está no projeto depois sim o ensoleiramento...não ao contrario, o que o projeto tem é uma sapata de muro não é um reforço no ensoleiramento.
Colocado por: PandRriscos, apesar de muito considerar a sua opinião, efetivamente o pomenor de arranque dos pilares na sapata sim está desenhado. Acho que já tinha mostrado esse pormenor. Segue a imagem. Quando ao acrescentar mais um estribo nos primeiros 60cm, se não está no projeto porquê acrescentar?
Colocado por: Picareta
Claro, estou farto de ver isso e não vejo mal nenhum, o pessoal ali para os lados do zédasilva é que ainda não descobriu esta técnica.
Exacto, mas levantam com a grua.
Colocado por: ghost12Que se faz isso até acredito, mas não consigo perceber a lógica...
É porque deve ser mais rápido. Eu não sei se é ou não, mas já vi gajos que eu considero bastante inteligentes a usar essa técnica.
Colocado por: ghost12Será mais rápido colocar os espaçadores nesta fase.
Eu estava a falar em lajes maciças e em ensoleiramentos !!