Colocado por: ghost12Desculpem, mas num muro de contençãoem consolao lado em tracção é o lado do terreno! Logo maior armadura aí.
Colocado por: DMIsto vai longo...
Eh pá! O aço fica do lado das tracções, a meu ver não se justifica aço igual em ambas as faces de um muro de suporte, em consola e/ou apoiado na laje.
Se se tratar de uma parede, aí o aço deve ser simétrico mas não entendo porque analisas um muro de suporte como parede, Riscos!
Colocado por: SkinkxAlguém já usou as velhinhas tabelas de Montoya? (há anos que não falava nelas... LOL)
Eu ainda me lembro, nas cadeiras de betão armado, de usar as tabelas para dimensionar muros ou lajes de betão armado, dava para ambas as situações. As tabelas tinham várias condições de apoio e através delas, se bem me lembro, chegávamos aos momentos actuantes e reacções nos apoios.
O dimensionamento dum muro é em tudo similar ao dimensionamento de uma laje, a modelação da estrutura e as cargas actuantes é que são diferentes.
E no que toca à obra do Callinas, para considerar aquilo um muro em consola, ainda falta perceber se o muro vai ou não receber uma laje em cima, porque se receber, metade do que já aqui foi dito e escrito pode não se verificar na prática...
Colocado por: riscosgranero, de grana? sim sr....
Colocado por: tozepalmaaposto que a foto é de um magnata qualquer israelita...
Colocado por: zedasilva
É pá, o que é que faz a minha foto na net?
Colocado por: zedasilvaSerá que sou só eu que tenho implicância com a porcaria das chapinhas?
Colocado por: loverscoutum bracinho que passe ali assim distraido que essas chapinhas passam a laminazinhas! =D