Tendo feito o meu relvado ha quase 3 anos.... a melhor altura para plantar foi mesmo a meio de Março. Chovia de vez em quando, algum sol, temperaturas perto dos 20º, 20º e pouco. À noite algum frio, mas nada que nao se tolere. E o verão ainda pela frente... Diga-se de passagem que terminei de plantar em Abril / Maio.
As guias obtêm-se de jardins publicos, aqui e ali ou dado por vizinhos, etc. Também pensei em comprar, mas assim que vi onde obter, achei desnecessário e era caro.
Leva algum tempo até fechar dependendo do numero de guias plantadas (2 anos, por vezes mais) e pode nao crescer muito em altura logo de início. Mas assim que fecha, vale a pena. Quando se planta, algumas morrem, outras vivem. É normal. Se a folha se mantiver verde apos uns dias, é porque sobreviveu.
No meu caso, quando já estava muito proximo de fechar totalmente, decidi espalhar por cima do escalracho a semente combinada (festuca, poa, lolium) e ele mantem-se verde no inverno e no verão, hibernando a variedade que menos se adapta à estação. Conheço varios relvados de escalracho que estao amarelados por agora devido ao frio e falta de calor. O meu está verde !