Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!

Aqui vai o novo esboço da nossa futura casa.

Este fórum tem sido muito útil para tirar dúvidas, agora somos nós a partilhar um pouco do nosso projecto, agradecemos as vossas opiniões.

Até já...

Hmacedo
  2.  # 2

Esboço mais limpo, em anexo.
  3.  # 3

.
      planta_forum_dim.jpg
  4.  # 4

Olà hmacedo,
    A mim parece-me bem.
    Faz-me inclusivamente lembrar a planta que coloquei hà pouco tempo no tópico do BTG. Não sei se viu ? Esta.
      059e4ad931d4d77f3887636b8d52a2fe2.jpg
  5.  # 5

Colocado por: CMartinOlà hmacedo,
    A mim parece-me bem.
    Faz-me inclusivamente lembrar a planta que coloquei hà pouco tempo no tópico do BTG. Não sei se viu ? Esta.
      059e4ad931d4d77f3887636b8d52a2fe2.jpg

Olá,
    Por acaso não tinha visto, o que é o BTG?

Obrigado pela opinião.
    Abraço
  6.  # 6

É o BTGMBN, um user, e este é o seu tópico.

https://forumdacasa.com/discussion/45144/1/primeiros-esbocos-da-minha-futura-casa-comentarios-e-opinioes/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hmacedo
  7.  # 7

BTG é um user como o Hmacedo.

Quanto à planta, talvez sugeria colocar algumas portas de correr em WC e da cozinha para a sala.esta porta poderia estar sempre aberta, dando na mesma a ideia de openspace mas, caso quisesse esconder barulhos ou desarrumação, daria para fechar.

Com tanta área, acho que poderia fazer um hall de entrada que não fosse dar diretamente para a sala, mas isto e a cozinha (sem ser em openspace) são coisas que eu prefiro.
  8.  # 8

.
  9.  # 9

1-porque é que a parede ao fundo da garagem não é direita?

2-a zona de refeições não deveria de estar mais perto da cozinha?i

3-nao preferia aumentar ligeiramente (1 ou 2 metros quadrados) os quartos mais pequenos e roubar esse espaço no salão?

4-os roupeiros de todos os quartos acho que são pequenos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 10

1. Sim, podemos corrigir.

2. Foi uma de forma de minimizar area na largura da casa e ter janelas para o logradouro.

3. A analisar.

4. Ok

Obrigado

Colocado por: PandR1-porque é que a parede ao fundo da garagem não é direita?

2-a zona de refeições não deveria de estar mais perto da cozinha?i

3-nao preferia aumentar ligeiramente (1 ou 2 metros quadrados) os quartos mais pequenos e roubar esse espaço no salão?

4-os roupeiros de todos os quartos acho que são pequenos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  11.  # 11

para onde é o Norte?
  12.  # 12

Boa noite,

Agora com a indicação do Norte.

Obrigado
      planta_forum_dim2.jpg
  13.  # 13

não gosto da colocação da lareira, gosto principalmente da ideia de moradia térrea :), como vai ser a cobertura? plana?
  14.  # 14

Assim de repente, tirava uma das porta de acesso à garagem/ cozinha e reformulava essa ante-câmara. Metia somente uma porta corta-fogo.
    Na zona de refeições retira aquela porta que acede ao hall interior. Nessa Is de serviço, como é OBVIO. remover a sanita de frente da porta!!!!
    A planta é simples e mal resolvida/ optimizada, sem alma e com muito descuido na sua elaboração...

As porta interiores, não sei porque estão com 75cm de largura.. não pode tem de prever portas com 80cm, que permita a passagem minima de 77cm de largura útil. e aporta de aceso principal.. deveria ser no minimo de 90cm...

As IS, estão no geral muito mal amanhadas...

a TV sobre a lareira vai ficar alta demais... não é muito ergonomico para quem ficará sentado no sofá. experimente mobilar os espaços.

A lareira numa posição central na casa tem maior eficiencia energética.... Assim vai estar a aquecer a aprede exterior/ perder radiação.
    Boa sorte e espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário: Hmacedo
  15.  # 15

Colocado por: riscosnão gosto da colocação da lareira, gosto principalmente da ideia de moradia térrea :), como vai ser a cobertura? plana?

Boa tarde Riscos,

A cobertura será tradicional, bem como o restante exterior da casa.
  16.  # 16

Colocado por: Pedro BarradasAssim de repente, tirava uma das porta de acesso à garagem/ cozinha e reformulava essa ante-câmara. Metia somente uma porta corta-fogo.
    Na zona de refeições retira aquela porta que acede ao hall interior. Nessa Is de serviço, como é OBVIO. remover a sanita de frente da porta!!!!
    A planta é simples e mal resolvida/ optimizada, sem alma e com muito descuido na sua elaboração...

As porta interiores, não sei porque estão com 75cm de largura.. não pode tem de prever portas com 80cm, que permita a passagem minima de 77cm de largura útil. e aporta de aceso principal.. deveria ser no minimo de 90cm...

As IS, estão no geral muito mal amanhadas...

a TV sobre a lareira vai ficar alta demais... não é muito ergonomico para quem ficará sentado no sofá. experimente mobilar os espaços.

A lareira numa posição central na casa tem maior eficiencia energética.... Assim vai estar a aquecer a aprede exterior/ perder radiação.
    Boa sorte e espero ter ajudado.
    Concordam com este comentário:Hmacedo

Olá Pedro Barradas,

Antes de mais obrigado pelos comentários.

Com a vossa ajuda fizemos alguns ajustes, podem comentar, por favor?

No acesso da garagem à cozinha pensávamos que seria necessário uma antecâmara, ou seja, não pode haver acesso directo da garagem para a cozinha. Pode ser substituída por uma porta corta-fogo?

As portas já estavam com as medidas que referiu, as interiores têm 80cm e as exteriores 90cm.

Obrigado e Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aroeira
      planta_forum_3.jpg
  17.  # 17

É o Hmacedo que está a fazer o projecto?
  18.  # 18

Colocado por: Hmacedo
    [...]

No acesso da garagem à cozinha pensávamos que seria necessário uma antecâmara, ou seja, não pode haver acesso directo da garagem para a cozinha. Pode ser substituída por uma porta corta-fogo?

[...]

Isto que referiu corresponde a alguma regra de construção?
  19.  # 19

Colocado por: PicaretaÉ o Hmacedo que está a fazer o projecto?

Precisamente, o que estava a sugerir quando coloquei a planta do tópico do BTGMBN. São demasiado parecidas a meu ver, para ser meramente coincidência, e o que me faz crer que HMacedo está a fazer, para já pelo menos, os primeiros esboços da sua casa. E eu estava a ver se o HMacedo se "descosia" :o)

De qualquer forma, não tem mal nenhum, como sabem, eu sou a favor dos rabiscos dos DO para as primeiras impressões..
    Concordam com este comentário: Hmacedo
    • ik
    • 11 setembro 2016

# 20

Colocado por: CMartin

Precisamente, o que estava a sugerir quando coloquei a planta do tópico do BTGMBN. São demasiado parecidas a meu ver, para ser meramente coincidência, e o que me faz crer que HMacedo está a fazer, para já pelo menos, os primeiros esboços da sua casa. E eu estava a ver se o HMacedo se "descosia" :o)

De qualquer forma, não tem mal nenhum, como sabem, eu sou a favor dos rabiscos dos DO para as primeiras impressões..

Também sou a favor dos "rabiscos" mas a primeira planta está muito má

Se são obrigados a contratar um arquitecto porque não lhe deixam esse trabalho para ele? Vão dizendo o que querem e o arquitecto vai fazendo o boneco

Se isto fosse um arquitecto a fazer dizia logo para mudar de arquitecto

0.0170 seg. NEW