Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostaria de saber quanto me poderá custar uma moradia com chave na mão, materiais de valor intermédio, na zona de Santarém. Moradia em banda c/ 2 pisos + cave (área de construção 185m²).
    • jafn
    • 18 setembro 2016 editado

     # 2

    Boas, na ordem dos 170mil/180mil + IVA. mais coisa menos coisa
    185,00 m2 área bruta + 92,50m2 de cave
  2.  # 3

    650€ o m², certo???, mas a valor da construção da da cave não é igual ao resto da moradia.
    De qualquer forma o que tenho ouvido é que o preço da construção actualmente ronda 450 a 500€ o m².

    Agradecido pela resposta jafn
  3.  # 4

    Colocado por: Charnecoo que tenho ouvido é que o preço da construção actualmente ronda 450 a 500€ o m²

    Também pergunto!
    Colocado por: Anonimo09092021Tem ouvido onde, se posso perguntar?
  4.  # 5

    aqui no forum...... ha uns quantos que dizem que conseguem ate por menos de 500 eur....e que so nao metem fotos e informação porque tem medo de por as coisas na net......

    =)
  5.  # 6

    Olá a todos. Sou novo aqui no fórum e como tantos outros estou a tentar descobrir/aprender um pouco mais sobre a construção de uma moradia. Escolhi este tópico porque tal como o Charneco, pretendo construir uma moradia geminada, mas no concelho de Odivelas. Tenho perguntado a alguns construtores e a tantos outros curiosos, quanto poderá custar a construção, e a verdade é que todos me dizem que dependerá muito do tipo de material a utilizar e da área de construção pretendida. A mim parece-me bastante normal não se conseguir determinar um valor a algo que não se sabe bem o que é. Contudo, acho que seria uma grande mais valia para todos tentar perceber os preços praticados, nomeadamente mão de obra.

    Alguém consegue indicar um preço mínimo/máximo que esteja a ser praticado neste momento?
  6.  # 7

    Colocado por: chapaAlguém consegue indicar um preço mínimo/máximo que esteja a ser praticado neste momento?

    Não sendo perito, do (muito) que tenho lido aqui pelo fórum a minha conclusão é:
    - Se for muito mas mesmo muito controlado (ou seja, se nunca mas nunca se deixar levar pelo "já agora..." ou o "também só são mais 100 ou 200€") e apenas quiser algo que se adapte às suas reais necessidades (não confundir com vontades), então talvez (friso o talvez pois depende de muita coisa) consiga fazer alguma coisa por 500-600€ mais IVA. Isto será o mínimo.
    - Se quer fazer a casa dos seus sonhos e/ou quer tudo do último grito ou quase em termos de isolamentos, climatização, tecnologia, equipamentos, acabamentos, etc, aponte para os 1000-1200€/m2 + IVA, se bem que aí "o céu é o limite".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: chapa
  7.  # 8

    Colocado por: mhpintoNão sendo perito, do (muito) que tenho lido aqui pelo fórum a minha conclusão é:
    - Se for muitomas mesmo muitocontrolado (ou seja, se nunca mas nunca se deixar levar pelo "já agora..." ou o "também só são mais 100 ou 200€") e apenas quiseralgo que se adapte às suas reais necessidades(não confundir com vontades), então talvez (friso o talvez pois depende de muita coisa) consiga fazer alguma coisa por 500-600€ mais IVA. Isto será o mínimo.
    - Se quer fazer a casa dos seus sonhos e/ou quer tudo do último grito ou quase em termos de isolamentos, climatização, tecnologia, equipamentos, acabamentos, etc, aponte para os 1000-1200€/m2 + IVA, se bem que aí "o céu é o limite".

    Falta um pormenor muito importante: A mão de obra. Um pedreiro a trabalhar sem seguros, alvarás, higiene e segurança no trabalho pode ficar a 8€/h. Um pedreiro a trabalhar por conta de uma empresa com toda a documentação necessária para exercer a actividade, custa o dobro. Na totalidade de uma obra é muito dinheiro. Relativamente aos equipamentos idem, custos com higiene e segurança idem.
    •  
      mhpinto
    • 20 setembro 2016 editado

     # 9

    Colocado por: PicaretaFalta um pormenor muito importante: A mão de obra. Um pedreiro a trabalhar sem seguros, alvarás, higiene e segurança no trabalho pode ficar a 8€/h. Um pedreiro a trabalhar por conta de uma empresa com toda a documentação necessária para exercer a actividade, custa o dobro. Na totalidade de uma obra é muito dinheiro. Relativamente aos equipamentos idem, custos com higiene e segurança idem.

    Exato. Esse é um dos aspetos cobertos pela ressalva:
    Colocado por: mhpinto(friso o talvez pois depende de muita coisa)
  8.  # 10

    Só não percebo uma coisa, o porquê de uma moradia em banda...

    Esses lotes normalmente são minúsculos e pouco espaço exterior irá sobrar.
    Normalmente estão as moradias todas encostadas, logo os defeitos dos apartamentos também se verificam e com o agravante que normalmente têm sempre escadas!

    Não consigo ver a mais valia de uma moradia em banda...
    Concordam com este comentário: Supporter, mhpinto
  9.  # 11

    Também concordo, se bem que há moradias em banda que têm muito espaço exterior na parte traseira e, sendo assim, já preferia uma moradia em banda um apartamento. Também não posso falar muito, tenho uma geminada, a vantagem é que gemina do lado norte.

    Ás vezes a razão é mais a carteira que outra coisa.
    Concordam com este comentário: chapa
  10.  # 12

    Colocado por: tozepalmaSó não percebo uma coisa, o porquê de uma moradia em banda...

    Esses lotes normalmente são minúsculos e pouco espaço exterior irá sobrar.
    Normalmente estão as moradias todas encostadas, logo os defeitos dos apartamentos também se verificam e com o agravante que normalmente têm sempre escadas!

    Não consigo ver a mais valia de uma moradia em banda...

    Concordo em 80%.
    Não em 100% pois ainda que muitos defeitos dos apartamentos muitas vezes se notem também nas moradias em banda (barulho propagado pelas paredes, pouco estacionamento exterior, falta de privacidade, etc) ainda assim são bastante minimizados: não há (à partida) condomínio, pelo que o proprietário tem muito maior liberdade para fazer da sua casa o que quiser; não há vizinhos em cima e em baixo, que é de onde vem a maior parte do barulho; é mais difícil ter problemas em casa (tipo infiltrações) originados na casa do vizinhos, etc.

    Eu vejo as moradias em banda como um meio-termo esquisito entre uma vivenda isolada e um apartamento, com a desvantagem de que o preço já não é assim tão meio-termo, pendendo para o lado da vivenda isolada. Mas ainda assim é uma forma mais em conta de ter uma vivenda.

    Para mim isso nunca foi opção sequer, principalmente, como diz, pelo escasso espaço exterior. Mas tal como há quem prefira um apartamento a uma moradia, natural será que haja quem goste/não se importe de viver numa moradia em banda.
    Concordam com este comentário: Jpires76
  11.  # 13

    Só sei que um bom apartamento, bom quintal ou bom terraço acaba por ter as vantagens de uma moradia em banda.
    As desvantagens da moradia em banda são muitas, mesmo os problemas dos apartamentos, infiltrações, etc também pode acontecer nas vivendas...
    Claro que cada caso é um caso...
  12.  # 14

    Nestes comentários sobre moradias em banda e geminadas, convém distinguir entre moradias em propriedade horizontal construídas na mesma estrutura, e moradias totalmente independentes, construídas em lotes independentes. É que uma coisa não tem nada ver com a outra.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  13.  # 15

    Em propriedade horizontal está metido quase num condomínio e se a estrutura tiver problemas...

    Admito que se forem lotes independentes, o dono esteja mais a vontade para resolver problemas.
    Continua a levar com vizinhos colados lateralmente e a ter pouca liberdade de espaço exterior.

    Às vezes a opção pode vir num bom negócio de uma vivenda... pode compensar em relação a apartamentos.
  14.  # 16

    Colocado por: tozepalmaContinua a levar com vizinhos colados lateralmente e a ter pouca liberdade de espaço exterior.

    Com as estruturas independentes não existe passagem nenhuma de sons de percussão (os piores), quanto aos sons aéreos, se bem isolados não se ouve rigorosamente nada.
  15.  # 17

    Estas desvantagens que apontam para as moradias em banda são muito relativas... existem muitos loteamentos em que as moradias estão fisicamente separadas umas das outras (com um "corredor" de 20cm convenientemente tapado), pelo que os ruídos, infiltrações, etc, de umas moradias para as outras são praticamente nulos.
    Noutros casos as moradias podem estar "encostadas" às moradias vizinhas de forma a minimizar o contacto das zonas de repouso com zonas típicas de ruído.

    Há depois a mais valia do espaço exterior... é verdade que muitas moradias em banda têm um espaço muito limitado, mas isso não é a verdade em todos os casos. E se pensarmos nas moradias de gaveto, ainda menos relevante é esta questão.

    Já falaram também no facto de não haver condomínio e de cada fração ser completamente independente das outras (basta ler as inúmeras confusões e picuinhices que se geram em assuntos relacionados com gestão de condomínio para abominar viver num apartamento vs moradia em banda).

    E há também aquela que é para mim uma das maiores vantagens de uma moradia em banda quando comparada com um apartamento: ter uma garagem por baixo ou ao lado da zona de habitação, com o espaço para arrumações que isso permite, poder entrar em casa diretamente da garagem, é impagável.

    E do que tenho visto, as moradias em banda quando comparadas com apartamentos de áreas generosas e acabamentos semelhantes acabam por não ser assim tão mais caros quanto isso... por isso se calhar dá que pensar se uma moradia não merece um investimento de mais 30k ou 40k.

    A grande vantagem que vejo num apartamento é mesmo o facto de não ser necessário andar a subir e a descer escadas entre a zona de quartos e a zona de sala de estar/cozinha (nas moradias com pelo menos 2 pisos). Para quem pensa na vida a longo prazo numa moradia em banda, isso pode ser relevante para a 3ª idade.
  16.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Falta um pormenor muito importante: A mão de obra. Um pedreiro a trabalhar sem seguros, alvarás, higiene e segurança no trabalho pode ficar a 8€/h. Um pedreiro a trabalhar por conta de uma empresa com toda a documentação necessária para exercer a actividade, custa o dobro. Na totalidade de uma obra é muito dinheiro. Relativamente aos equipamentos idem, custos com higiene e segurança idem.


    Ou seja, consigo construir algo entre os 500€-600€/m2, mas para tal tenho que me contentar com o mais básico dos materiais, incluindo aqueles que são utilizados no isolamento, certo? Neste valor de 500€-600€/m2 está incluindo o valor da mão de obra?

    Nos dias de hoje, ainda se faz obras com estas condições? sem seguros, sem alvarás? Das respostas que vou obtendo às minhas dúvidas, todas as pessoas me dizem que hoje em dia é tudo muito diferente e que já não se constrói como antigamente, ou seja, sem alvarás, sem seguros, etc...

    Estive a fazer umas contas rápidas e realmente é muito dinheiro em mão de obra. Utilizando o valor de 16€/h e assumindo um prazo de construção de aproximadamente 12 meses (260 dias úteis), cheguei a conclusão que cada homem na obra me custará 33.280€ !!! (16€*8h*260dias). Por favor, corrijam-me se estiver enganado.
  17.  # 19

    Colocado por: SupporterTambém concordo, se bem que há moradias em banda que têm muito espaço exterior na parte traseira e, sendo assim, já preferia uma moradia em banda um apartamento. Também não posso falar muito, tenho uma geminada, a vantagem é que gemina do lado norte.

    Ás vezes a razão é mais a carteira que outra coisa.
    Concordam com este comentário:chapa


    A primeira opção na escolha do terreno/lote sempre foi para a construção de uma moradia isolada. Contudo, e depois de muita procura, cheguei a conclusão que era inviável a compra de um terreno nessas condições (€€€€€€). Então decidi pela compra de um lote em que fosse possível construir uma moradia geminada. Infelizmente, o dinheiro é limitado e daí a minha questão sobre o custo da construção.
  18.  # 20

    Olhe eu tenho aqui pedreiros que levam 6€ sem ferramentas e 8€ com ferramentas... i têm caixa tudo em dia... dai a minha questão tenho 40.000 em mao d obra da parte do pedreiro agora ando na duvida se aceito se contrato um destes tanto o trabalho de um como do outro são muito bons

    Agora pode sair mais caro como não eis a questão
    Concordam com este comentário: coveiro
 
0.0228 seg. NEW