Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: Ana Peixa
    Sou da zona de Penafiel, obrigada

Então na volta ainda foi a minha Bisavó que lhe tratou alguma maleita.
    A minha Bisavó era tão conhecida como o Pinto o Endireita daqui de Lousada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 202

Colocado por: Ana Peixa

Sim é o primeiro, mas fico preocupada porque se ele imbirrar que não quer comer e eu não o obrigar ele não come. Mais tarde lá vem a fome

Eu em pequeno também era assim, mas na altura a minha mãe depressa me fazia ganhar apetite 😁 Hoje é mais ao contrário, era preciso que me batessem para parar de comer 🤣🤣🤣
  3.  # 203

Colocado por: Ana PeixaMais tarde lá vem a fome

Desde que não o deixe baixar o peso significativamente, passar um pouco de fome ajuda a que se conciencialize de que afinal se calahr tem que comer algumas coisas qua acha que não gosta.
    Por outro lado se ele sentir a sua preocupação vai usar isso como chantagem
  4.  # 204

Colocado por: zedasilva
    Só ajuda se o paciente acreditar nisso.
    Não tem qualquer outro efeito que não o sugestivo
    Não deixa contudo de ser um aspeto muito importante da nossa cultura e que quer queramos quer não, mesmo aos mais séticos acabou por influenciar de uma forma ou outra

Eu tinha uma vizinha que ela era indireita e sabia rezas também para tudo e ela sabia tratar pés torcidos, mãos, tendões, cortar o bixo, sabia de tudo. Uma vez estalei o pé e foi ela que me viu e disse como eu tinha que fazer e ainda me lembro o que se faz nesses casos
  5.  # 205

Desde que não o deixe baixar o peso significativamente, passar um pouco de fome ajuda a que se conciencialize de que afinal se calahr tem que comer algumas coisas qua acha que não gosta.

E meter um cadeado no frigorifico...
    Concordam com este comentário: zedasilva
  6.  # 206

Colocado por: Vítor Magalhães
    Então na volta ainda foi a minha Bisavó que lhe tratou alguma maleita.
    A minha Bisavó era tão conhecida como o Pinto o Endireita daqui de Lousada.

Até que podia ser mas não, a senhora que falo chama se senhora Henriqueta ainda é viva mas já tem os seus problemas e idade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vítor Magalhães
  7.  # 207

Colocado por: Ana PeixaEu tinha uma vizinha que ela era indireita

Muitos destes endireitas tinham algum conhecimento empírico de anatomia e de plantas medicinais.
    Nem tudo era charlatão.
    Aliás a grande maioria destas pessoas acreditavam mesmo naquilo que faziam
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 208

Eu em pequeno também era assim, mas na altura a minha mãe depressa me fazia ganhar apetite 😁 Hoje é mais ao contrário, era preciso que me batessem para parar de comer 🤣🤣🤣

É muito complicado quem tem filhos que não queiram comer, todos os dias é uma cruz
  9.  # 209

Pois, Henriqueta foi o nome que a minha Bisavó escolheu para a minha mãe, veja lá. A minha Bisavó faleceu no final dos anos 80, tinha salvo erro 92 ou 93 anos e bebia sempre o seu copinho de vinho às refeições.
  10.  # 210

Sim é verdade, o meu pai sempre dizia deixa o estar que quando lhe der a fome ele come mas ele já tem 7 anos e tem que aprender que tem que comer as vezes coisas que não se gosta muito. Mas muitas vezes é a birra deve ser como você disse da idade
  11.  # 211

Colocado por: Ana PeixaÉ muito complicado quem tem filhos que não queiram comer, todos os dias é uma cruz

Sendo o 1º é natural a sua preocupação.
    No 2º já é capaz de o deixar sem comer 3 dias
    No 3º só o obriga a comer quando ele começar a revirar os olhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Peixa
  12.  # 212

Colocado por: Ana PeixaMas muitas vezes é a birra deve ser como você disse da idade

Tenha calma que isso passa-lhe. Lá para os 25 ou 26 anos.
    É por norma a idade em que você decide mudar as fechaduras das portas de entrada e não lhe dá chaves.
  13.  # 213

E meter um cadeado no frigorifico...
    Concordam com este comentário:zedasilva

Ele não tem o costume disso, ele primeiro pergunta me se pode ou vem me pedir que quer comer
  14.  # 214

Colocado por: Vítor MagalhãesPois, Henriqueta foi o nome que a minha Bisavó escolheu para a minha mãe, veja lá. A minha Bisavó faleceu no final dos anos 80, tinha salvo erro 92 ou 93 anos e bebia sempre o seu copinho de vinho às refeições.

Dizem que um copinho não faz mal mas que faz bem
  15.  # 215

Eu também era esquisito até aos 18 anos em que fui estudar para longe e lá tive de me desenrascar e aprender a cozinhar 😂

Mas tb verdade seja dita que outros iguais a mim em vez de se desenrascarem era comer fora e comprar comida congelada para só ter de colocar no forno.
  16.  # 216

Sendo o 1º é natural a sua preocupação.
    No 2º já é capaz de o deixar sem comer 3 dias
    No 3º só o obriga a comer quando ele começar a revirar os olhos

Quando lá chegar vou ver 😅 obrigada
  17.  # 217

Colocado por: lpetingaEu também era esquisito até aos 18 anos em que fui estudar para longe e lá tive de me desenrascar e aprender a cozinhar 😂

Mas tb verdade seja dita que outros iguais a mim em vez de se desenrascarem era comer fora e comprar comida congelada para só ter de colocar no forno.

É sempre bom saber cozinhar alguma coisa que assim estão sempre desenrascados é da maneira que até perdem um bocado as esquisitices
  18.  # 218

Ana.
    Nem de propósito…
    A minha família é de Penafiel. E…
    A minha esposa é nutricionista clínica (não de emagrecimento).
    Não são mézinhas… temos dois pirralhos mais novos que o seu!
    Se quiser passe por aqui nfhs.pt
    Dê-lhe um toque se quiser falar até… talvez possa ajudar.
    Abr.
  19.  # 219

Muitos destes endireitas tinham algum conhecimento empírico de anatomia e de plantas medicinais.
    Nem tudo era charlatão.
    Aliás a grande maioria destas pessoas acreditavam mesmo naquilo que faziam

É verdade, a minha vizinha nunca levou dinheiro por nada. Sempre cuidou de mim e do meu irmão porque andávamos sempre a fazer das nossas e de vez em quando lá iamos a ela
  20.  # 220

0.0472 seg. NEW