Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: Schlüter-Portugaldobra a tela para o paramento vertical, depois encosta as terras.

Ou seja, dobra a tela de baixo para cima? E nem é colada ou coisa que o valha? É que assim parece mais um local de recolher água...
  2.  # 542

Colocado por: zedasilvaA lona de fato atenua um bocado, contudo aquilo continua com uma grande massa de ar.
    O ideal é retirar essa massa de ar
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues

Zedasilva, caso ainda tenha paciência, eu percebo a questão da massa de ar, e que ao retirar essa massa de ar se retira toda a água que circula com ela. Mas no caso do terreno ter tendência a acumular água, ao reduzir a ventilação, como é que controla a humidade ascendente pelas fundações?
  3.  # 543

Brevemente vou começar a minha moradia, e fiquei curioso com a discussão do isolamento das sapatas.

De projecto tenho isto como estrutura:

Podem-me ajudar a perceber o que está a falhar?
      sapatas.jpg
  4.  # 544

Colocado por: ricardo33020Qual o tamanho da brita que aconselha para tapar o desvão?!

Entre 2 e 3
    Em vãos de mais volume, podemos ter uma primeira camada de tout venant e despois no final 20 cm de brita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ricardo33020
  5.  # 545

Colocado por: mfa17riram-se um bocado da solução com a tela por baixo das sapatas, para eles é gastar dinheiro à toa, porque quando levar o betão vai esmagar a tela pitonada..

Esta é a prova que a competência profissional nem sempre está associada a um canudo.
    1º a tela não esmaga
    2º Mesmo que esmagasse continua a fazer a sua função, barreia à humidade.
    Concordam com este comentário: r.v
  6.  # 546

Colocado por: NTORIONOu seja, dobra a tela de baixo para cima?

Não.
    Nas laterais leva "um saco" de tela independente da tela do fundo da sapata.

Colocado por: NTORIONÉ que assim parece mais um local de recolher água...

Os pitons da tela servem para isso mesmo, para drenar alguma humidade que mesmo assim ainda ande por ali.
    No fundo da sapata devem existir tubos de drenagem para encaminhar essa humidade para fora da zona de implantação da habitação
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  7.  # 547

Colocado por: NTORIONno caso do terreno ter tendência a acumular água, ao reduzir a ventilação, como é que controla a humidade ascendente pelas fundações?

Drenagem, muita drenagem.
    Por isso é que defendo que devem ser feita uma sondagem ao terreno antes de se iniciar os projetos.
    Uma drenagem bem pensada de raiz custa 100 ou 200€ e resolve uma catrefada de problemas
    Concordam com este comentário: C. Lobo, two-rok, Brunoms
  8.  # 548

Colocado por: NTORIONno caso do terreno ter tendência a acumular água, ao reduzir a ventilação, como é que controla a humidade ascendente pelas fundações?

Drenagem, muita drenagem.
    Por isso é que defendo que devem ser feita uma sondagem ao terreno antes de se iniciar os projetos.
    Uma drenagem bem pensada de raiz custa 100 ou 200€ e resolve uma catrefada de problemas
  9.  # 549

Colocado por: NTORION

Ou seja, dobra a tela de baixo para cima? E nem é colada ou coisa que o valha? É que assim parece mais um local de recolher água...

Primeira questão: impermeabilizar. Com lâmina asfáltica ou com emulsão tipo Filipe Couto

(Pode ver este vídeo de um cliente meu):
    https://youtu.be/DIIG4iI8PGw

Depois a tela sobe e une à tela do encosto de terras.

Desta forma garante que não há contacto.
    • LeaR
    • 11 abril 2018

# 550

Ora bem, vamos lá ver se é isto que me pediram.

Do pilar assinalado com 1:

Corresponde ao p25 e ao pórtico 19, parece-me...

que tem este pormenor (julgo ser o que pediram)

Mas ponho ainda estes:

a) Aproveito para fazer 2 questões, enchendo de brita (tamanho 2 a 3), e vendo o tamanho, para que preços irá?
    b) se meter vários extractores, 1 ou 2 em cada, e 4 locais diferentes para ajudar a ventilar?
    • r.v
    • 11 abril 2018

# 551

Eu costumo fazer assim, betao de limpesa,confragem das sapatas e vigas de fundacao,tela asfaltica no fundo colada nas juntas e depois o ferro.
  10.  # 552

Colocado por: zedasilva
    Não.
    Nas laterais leva "um saco" de tela independente da tela do fundo da sapata.

Os pitons da tela servem para isso mesmo, para drenar alguma humidade que mesmo assim ainda ande por ali.
    No fundo da sapata devem existir tubos de drenagem para encaminhar essa humidade para fora da zona de implantação da habitação
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NTORION

Alguma foto/imagem com um exemplo disso?

Nessa lógica o tubo de dreno deve ficar sempre no fundo da sapata, ali entre betão de limpeza e inicio da sapata?
  11.  # 553

Colocado por: LearodOra bem, vamos lá ver se é isto que me pediram.

Learod
    No projeto, os ferros superiores e inferiores dessa viga dobram 25 cm para cima, para fazer uma espécie de gancho
    Em obra isso não foi acautelado, para além de faltarem ali uns estribos junto ao pilar.
    Acredito que o DT nem saiba que a obra já começou mas, o DF não deveria ter permitido isto
      betão.JPG
  12.  # 554

Colocado por: r.vtela asfaltica no fundo colada nas juntas e depois o ferro.

É uma boa solução, mas requer algum cuidado na colocação das armaduras para não ferir a tela asfáltica.
  13.  # 555

Colocado por: mfa17Alguma foto/imagem com um exemplo disso?

Creio que por aqui há algumas
    https://forumdacasa.com/discussion/53555/1/boas-praticas-fundacoes/

Colocado por: mfa17Nessa lógica o tubo de dreno deve ficar sempre no fundo da sapata

Sempre, é por isso que eu defendo um desaterro integral da zona das fundações
    https://forumdacasa.com/discussion/51523/1/mhouse/
    https://forumdacasa.com/discussion/45775/2/diario-de-uma-aventura-construcao-de-moradia/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna, JotaP, mfa17
    • LeaR
    • 11 abril 2018

# 556

Colocado por: zedasilva
    Learod
    No projeto, os ferros superiores e inferiores dessa viga dobram 25 cm para cima, para fazer uma espécie de gancho
    Em obra isso não foi acautelado, para além de faltarem ali uns estribos junto ao pilar.
    Acredito que o DT nem saiba que a obra já começou mas, o DF não deveria ter permitido isto
      betão.JPG

O DT sabe que a obra começou, e estou à espera dele há uma semana para visitar a mesma. Amanhã vou passar pelo gabinete dele para lá ir comigo e ver isso mesmo. Obrigado pelas dicas!
    • LeaR
    • 11 abril 2018

# 557

Quanto a encher isso de brita, em quanto acham que ficaria?

251.65m2 a preencher para uma média de 70cms, daria cerca de (252*0.70) 177m3 de brita. Isso fica a que preço?
  14.  # 558

Brita 2 (12/20) 5,20€/Tonelada + iva

Falta converter para m3
  15.  # 559

Colocado por: LearodO DT sabe que a obra começou, e estou à espera dele há uma semana para visitar a mesma.

O DT é da responsabilidade do empreiteiro, você não tem qualquer autoridade para exigir que visite a obra

Colocado por: LearodAmanhã vou passar pelo gabinete dele para lá ir comigo e ver isso mesmo.

A menos que ele seja o autor do projeto de estruturas, não tem autoridade para dizer que aquilo pode ficar assim.
    Se alguém assumir aquilo assim, peça para fazer registo disso no livro de obra. Ou seja, alguém que assuma no livro de obra que aquilo está bem.
    • LeaR
    • 11 abril 2018 editado

# 560

Ora, fiz confusão.

Amanhã irei à obra com alguém do gabinete que elaborou o projecto de estabilidade, para dar uma olhada. Será o director de fiscalização de obra? Pertence ao gabinete que realizou os projectos.

0.2000 seg. NEW