Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: LearodSerá o director de fiscalização de obra?

Você não sabe quem é o DF?
    Sabe quem é que está a assumir a Coordenação de segurança da obra?
    Foi feita a comunicação prévia da abertura do estaleiro?
    Alguém fez o controlo da documentação do empreiteiro?
  2.  # 562

Não sabe quem é o DF?!!!
    Aí vem o
    Concordam com este comentário: two-rok
      sarrafo fórum2.JPG
    • LeaR
    • 12 abril 2018 editado

# 563

Sei, mas ele esta semana só podia sexta-feira e eu não estou nesse dia, saio em trabalho. Assim hoje irei com outra pessoa do gabinete, e terça-feira já iremos os 2.

quanto à questão de eu ventilar mecanicamente o desvão, acham que poderia resultar? 4 ventiladores, e ia ligando algumas vezes no inverno.
  3.  # 564

Colocado por: Learodele esta semana não pode e vem outra pessoa do gabinete.

Desde que tenha competência técnica, não vejo problemas.
    Atenção que o registo dessa visita no livro de obra só pode ser feito pelo DT verdadeiro.
    • LeaR
    • 12 abril 2018

# 565

zedasilva, editei o meu post... obrigado.
  4.  # 566

Ao nível das suas responsabilidades em matéria de HST. Está tudo acautelado?
  5.  # 567

Colocado por: Learodquanto à questão de eu ventilar mecanicamente o desvão, acham que poderia resultar?

Como depois não tem forma de verificar, é sempre um risco.
    Eu preferia encher aquilo com tout venant e 20 cm de brita. Sempre é uma derrapagem menor
    • LeaR
    • 12 abril 2018

# 568

tout venant por baixo, com que altura? e o resto com brita até ao topo? não deixava nada para circulação de ar?
  6.  # 569

Colocado por: Learodtout venant por baixo, com que altura?

Pintura asfáltica nas laterais interiores de vigas e pilares.
    Tela pitonada a proteger a pintura asfaltica
    Uns tubos a fazer drenagem por gravidade para um local externo ao interior
    Tout ventat até cerca de 20cm do piso térreo.
    20cm de gravilha para evitar a ascensão de humidades
    Piso térreo
  7.  # 570

Ao nível das suas responsabilidades em matéria de HST. Está tudo acautelado?

zedasilva, excelente questão!
    Quando iniciei o meu projeto, parti como "o gajo que vai por as lecas ao sol para pagar a casa". Porém, afinal somos o DO.
    Enquanto DO quais são as minhas responsabilidades? Eu parto do principio que ao contratar uma empresa/empreiteiro, a "obra" e tudo o que se lá passa é da responsabilidade deles... mas pelos visto, sendo o "DO" o responsável máximo serei eu, é isso?
  8.  # 571

Eu irei fazer desvao sanitário com 1.1m, como o terreno tem algum declive irá ter acesso.
    Será feito assim:
    -Escavação (saibro)
    -Camada fina de areia compactada
    -filme plástico
    -betao de limpeza (8cm)
    Depois arrancam as sapatas, serão isoladas com tela asfáltica por baixo e laterais.
    Espero que a ventilação natural seja suficiente...

Learod, uma vez que já está feito agora é minimizar, veja esse pormenor das armaduras, acho que o seu empreiteiro leva as coisas de uma forma um pouco "despreocupada"...
    Boa sorte e reze para vir sol... 😁
    • emad
    • 12 abril 2018

# 572

Colocado por: MarcopomEu irei fazer desvao sanitário com 1.1m, como o terreno tem algum declive irá ter acesso.
    Será feito assim:
    -Escavação (saibro)
    -filme plástico
    -betao de limpeza (8cm)
    Depois arrancam as sapatas, serão isoladas com tela asfáltica por baixo e laterais.
    Espero que a ventilação natural seja suficiente...

Learod, uma vez que já está feito agora é minimizar, veja esse pormenor das armaduras, acho que o seu empreiteiro leva as coisas de uma forma um pouco "despreocupada"...
    Boa sorte e reze para vir sol... 😁

Se fosse hoje tinha aproveitado o desvao para colocar o ac multisplit que alimentara as maquinas interiores dos futuros acs. Toda a pré-instalaçao seria de baixo para cima e nao de cima para baixo.
    Outra coisa que vazia para ajudar a ventilaçao natural era colocar um tubo a mais pelo desvao por cada extractor do wcs. Cada vez que ligassemos os extractores dos wcs forçava a circulaçao do ar no desvao. Mais um multisplit a trabalhar tinha uma VMC a trabalhar improvisada.
    Apenas uma ideia. Nao sei se funcionaria na pratica. Mas os entendidos que se pronunciem.
    O meu desvao para ja nao tem qualquer condensao. Esperemos que continue assim.
  9.  # 573

Colocado por: emad
    Se fosse hoje tinha aproveitado o desvao para colocar o ac multisplit que alimentara as maquinas interiores dos futuros acs. Toda a pré-instalaçao seria de baixo para cima e nao de cima para baixo.
    Outra coisa que vazia para ajudar a ventilaçao natural era colocar um tubo a mais pelo desvao por cada extractor do wcs. Cada vez que ligassemos os extractores dos wcs forçava a circulaçao do ar no desvao. Mais um multisplit a trabalhar tinha uma VMC a trabalhar improvisada.
    Apenas uma ideia. Nao sei se funcionaria na pratica. Mas os entendidos que se pronunciem.
    O meu desvao para ja nao tem qualquer condensao. Esperemos que continue assim.

Toda a canalização água/esgotos irá andar suspensa na lage...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sposilva
    • emad
    • 12 abril 2018

# 574

Colocado por: Marcopom
    Toda a canalização água/esgotos irá andar suspensa na lage...

No meu caso tambem.
    Apenas acrescentava esta minha sugestão. Se eu pudesse voltar atrás era o que eu fazia.
  10.  # 575

Colocado por: emadSe fosse hoje tinha aproveitado o desvao para colocar o ac multisplit que alimentara as maquinas interiores dos futuros acs. Toda a pré-instalaçao seria de baixo para cima e nao de cima para baixo.

Porquê Emad? tem vantagens em ser de baixo para cima? infiltrações? e o Barulho n ia ser maior dentro de casa? e o ambiente húmido do desvão não seria prejudicial às máquinas?
    • emad
    • 12 abril 2018

# 576

Colocado por: NTORION

Porquê Emad? tem vantagens em ser de baixo para cima? infiltrações? e o Barulho n ia ser maior dentro de casa? e o ambiente húmido do desvão não seria prejudicial às máquinas?

Evitava ter a maquina na cobertura.
    O barulho nao sei se se ouvia. A humidade nao sei se poderia estragar a maquina. A maquina ao calor e gelo na cobertura nao sei se e pior ou melhor.
    Apenas uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NTORION
  11.  # 577

Colocado por: ratodecasaEnquanto DO quais são as minhas responsabilidades?

Mais que muitas 
    Burocráticas e processuais que compete ao DF acautelar.
    Ao nível da HST que compete ao CS acautelar.
    Exemplo de uma burocrática.
    Em alguns municípios, logo a seguir à piquetagem e montagem de cangalhos, é necessário pedir que à fiscalização da câmara venha validar a implantação.
    O mesmo acontece antes de encher a laje do piso térreo, é necessário que eles validem a cota de soleira.
    Isto é uma responsabilidade do empreiteiro na pessoa do DT. Em alguns municípios, basta um telefonema, eles vêm á obra, confirmam que está tudo certo e podemos continuar com os trabalhos.
    Agora imaginemos que nem o empreiteiro nem o DT pediram essa fiscalização, avançam com os trabalhos. O DO, neste caso na pessoa do DF, não acautelou que esta responsabilidade da Entidade executante foi cumprida.
    Há um erro na implantação da obra. O fiscal da câmara passa na obra já na fase de alvenarias e deteta esse erro. Faz a devida comunicação e o DO é intimado a corrigir o erro. Esse erro implica a demolição de uma parte da construção.
    Quem é que está com o menino nos braços?

Um exemplo de uma responsabilidade ao nível da HST
    Nenhum trabalhador pode entrar em obra sem estar coberto por um seguro de acidentes pessoais e sem possuir Ficha de aptidão médica.
    Garantir isto é uma responsabilidade da EE (entidade executante)
    Confirmar isso, é uma responsabilidade do DO, neste caso na pessoa do CS.
    Agora imaginemos que o DO nem sabe o que é que é isso do CS.
    A EE tem em obra um operário a recibos verdes, sem seguro e sem FAM. Esse operário estava a cortam um ferro com a rebarbadora e espetou uma limalha no olho. Aquela porcaria infeta e ele fica com problemas de visão. Decide ir com a EE para tribunal porque é um grande marreta. Em tribunal, o DO é corresponsável por aquela situação porque permitiu que houvesse um trabalhador em obra sem seguro.

Duas simples situações que podem pôr o DO em muito maus lenções e que seriam evitadas se ele tivesse acautelado as suas responsabilidades.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, ratodecasa
  12.  # 578

Colocado por: MarcopomEu irei fazer desvao sanitário com 1.1m, como o terreno tem algum declive irá ter acesso.
    Será feito assim:
    -Escavação (saibro)
    -filme plástico
    -betao de limpeza (8cm)
    Depois arrancam as sapatas, serão isoladas com tela asfáltica por baixo e laterais

Eu poupava no saibro na camada de areia fina e no plástico e fazia um betão de limpeza direto no terreno mas ocupando toda a área de implantação da obra (tipo a obra do ptuga)
    Nas sapatas substituía a tela safaltica do fundo por tela pitonada. È mais barata e não corre tantos riscos de ser ferida com a montagem de armaduras.
  13.  # 579

Assim sendo, normalmente (suspeito eu)

DF (fiscalização da obra) - gabinete arquitectura/especialidades
    DT (director tecnico da obra) - empreiteiro
    HST - empreiteiro/empresa de HST contratada por eles.

Será assim zedasilva? Ainda não comecei a pensar sequer em arquitecto, mas julgo que é assim pelo que tenho visto aqui por conhecidos.
  14.  # 580

Zedasilva, muito obrigado pelo esclarecimento.
    se ele tivesse acautelado as suas responsabilidades

Contratação de uma entidade fiscalizadora que garanta tb o papel de CS, certo?

0.1762 seg. NEW