Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

Colocado por: RCFSerão responsabilizados, sem grandes dificuldades.

Depende!
    Lembrem-se que o CS e o DF se tiverem dois dedos de testa safam-se bem.
    Não perguntem como, pois isso seria dar aos colegas irresponsáveis trunfos para se puderem safar, no dia em que uma obra deles der mer...
  2.  # 602

Colocado por: zedasilvaMas sempre que entra um trabalhador novo em obra, este não o pode fazer sem a aprovação do DO. Neste caso, essa aprovação é feita pelo CS.

A listagem do pessoal que trabalha na obra fica registada em algum lado? Se não, então, imagine que o empreiteiro chama mais um ou dois gajos só para uns 2 dias e não comunica. O CS, digo eu, não têm que lá andar todos os dias e por isso, não tem conhecimento de tal facto e acontece um acidente com um desses homens. O DO vai ser chamado à responsabilidade porquê? E o CS?
  3.  # 603

Colocado por: clasusA listagem do pessoal que trabalha na obra fica registada em algum lado?

Tem que estar disponível na obra.
    É um dos primeiros documentos que a ACT pede.

Colocado por: clasusimagine que o empreiteiro chama mais um ou dois gajos só para uns 2 dias e não comunica

Se o CS provar que verificou e validou a listagem inicial, a responsabilidade é só do empreiteiro.
    • RCF
    • 13 abril 2018

# 604

Colocado por: zedasilvaDepende!
    Lembrem-se que o CS e o DF se tiverem dois dedos de testa safam-se bem.

Depende!
    Safar-se-ão bem se o DO, o seu advogado, a ACT e o Juiz do Tribunal, também não tiverem dois dedos de testa...
    Se todos tiverem dois dedos de testa, salva-se quem tiver razão...
  4.  # 605

Colocado por: RCFSe todos tiverem dois dedos de testa, salva-se quem tiver razão...

Por norma safa-se quem tiver a melhor defesa.
    Quase sempre não é quem tem mais razão.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 606

Colocado por: zedasilva
    Por norma safa-se quem tiver mais dinheiro.
    Quase sempre não é quem tem mais razão.

Corrigido
    Concordam com este comentário: zedasilva
    • LeaR
    • 16 abril 2018 editado

# 607

Ora bem, amanhã é dia de visita à obra com alguém do gabinete do DF.

O que me foi dito:

Eu: Nas imagens em que estão ilustradas as sapatas, as mesmas não deviam ter à volta uma tela ou qualquer coisa que impedisse o contacto directo com a terra e portanto humidades? Essas humidades não irão subir pelos pilares criando focos de humidade ou condensação?

Gabinete: O betão a utilizar em fundações deve ser da classe de exposição XC2 (pode verificar-se nas guias que acompanham a carga da empresa que fornece o betão pronto), caso contrário teria de ter uma tela à volta e por baixo também ou ser pintado com “Flintkote”.
    Ainda assim, a obra tem um desvão sanitário, pelo que, como se tem verificado em casos semelhantes, mesmo que a humidade suba pelos pilares os fenómenos de condensação dão-se na parte do pilar dentro do desvão sanitário.
    Para cortar a ascensão da humidade, para a betonagem dos pilares e vigas até ao rés-do-chão, encomendar betão com aditivo hidrófugo (betão da classe XC2).

Opiniões?
    • LeaR
    • 16 abril 2018

# 608

Ninguém?
  6.  # 609

Colocado por: LearodPara cortar a ascensão da humidade, para a betonagem dos pilares e vigas até ao rés-do-chão, encomendar betão com aditivo hidrófugo (betão da classe XC2).

Eu não confio.
    Hidrófugo não é mais que um produto que diminui "os espaços" vazios do betão.
    Diminui, não os anula. Por tal, eu prefiro sempre cortar o mal pela raiz com soluções mais práticas, baratas e com provas dadas
    Concordam com este comentário: Marcopom, two-rok
  7.  # 610

Learod, eu tenho isto preconizado:

2- ESTRUTURA – BETÃO ARMADO
    2.1 Fornecimento e colocação de betão de limpeza (com dosagem mínima de 170kg/m3) em sapatas isoladas, escadas, sapatas de muro de suporte e lintéis de fundação, a colocar sobre o terreno previamente regularizado, compactado e sob elementos de betão armado, para ficar com 10cm de espessura.
    2.2 Fornecimento e colocação de betão armado da classe C25/30 (B30), classe de exposição XC2, S500 em sapatas isoladas, escadas, sapatas de muro de suporte e lintéis de fundação, incluindo armaduras cofragem e descofragem , vibração mecânica, adição de produto hidrofugante tipo “Plastocrete 05 da sika” ou equivalente conforme as peças descritas e desenhadas do projeto em:
    -Sapatas
    -Pilares
    -Vigas
    - Lages maciças

IMPERMEABILIZAÇÕES

– Fornecimento e aplicação de camada simples de tela asfáltica da “IMPERALUM” APP30, de forma a encamisar todos os elementos de fundação....

Creio que seria esta uma solução mais adequada... Mas os entendidos que expliquem, existem outros factores como a localização e exposição da obra a factores corrosivos etc...

Edit...
  8.  # 611

Colocado por: MarcopomLearod, eu tenho isto preconizado:

2- ESTRUTURA – BETÃO ARMADO
    2.1 Fornecimento e colocação de betão de limpeza (com dosagem mínima de 170kg/m3) em sapatas isoladas, escadas, sapatas de muro de suporte e lintéis de fundação, a colocar sobre o terreno previamente regularizado, compactado e sob elementos de betão armado, para ficar com 10cm de espessura.
    2.2 Fornecimento e colocação de betão armado da classe C25/30 (B30), classe de exposição XC2, S500 em sapatas isoladas, escadas, sapatas de muro de suporte e lintéis de fundação, incluindo armaduras cofragem e descofragem , vibração mecânica, adição de produto hidrofugante tipo “Plastocrete 05 da sika” ou equivalente conforme as peças descritas e desenhadas do projeto em:
    -Sapatas
    -Pilares
    -Vigas
    - Lages maciças

IMPERMEABILIZAÇÕES

– Fornecimento e aplicação de camada simples de tela asfáltica da “IMPERALUM” APP30, de forma a encamisar todos os elementos de fundação....

Creio que seria esta uma solução mais adequada... Mas os entendidos que expliquem, existem outros factores como a localização e exposição da obra a factores corrosivos etc...

Edit...

Aumente a tela para 40 e garanta que é de armadura de py.
    Concordam com este comentário: ricardo33020
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
    • LeaR
    • 16 abril 2018

# 612

Colocado por: zedasilva
    Eu não confio.
    Hidrófugo não é mais que um produto que diminui "os espaços" vazios do betão.
    Diminui, não os anula. Por tal, eu prefiro sempre cortar o mal pela raiz com soluções mais práticas, baratas e com provas dadas
    Concordam com este comentário:Marcopom

Sendo que uma delas (depois de não ter revestido as sapatas) será encher o desvão com brita... Há outras? Vou indagar sobre preços... Quanto ao betão de classe XC2, não me fica mais caro, nem mais barato, é o que está previsto aplicar e só tenho de confirmar com as guias.
  9.  # 613

Tipo isto?

Vou falar a ver.. 👍
  10.  # 614

Colocado por: Learodsó tenho de confirmar com as guias.

Valem o que valem.
    Especialmente no que toca à junção de aditivos, como não é fácil perceber a olho nu se estão lá ou não ...
  11.  # 615

Colocado por: MarcopomTipo isto?

Vou falar a ver.. 👍

Não:

Da Imperalum polyster 40
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
    • LeaR
    • 25 abril 2018 editado

# 616

Bem, esteve parada a semana passada e esta. Vamos ver se a chuva dá tréguas e finalmente se consegue trabalhar sem se sair de lá a pesar o dobro.

Entretanto, fiz umas fotos aéreas da obra e do terreno, que irei fazendo ao longo do tempo, acompnahando a obra.

E a envolvência, vista (mais ou menos) que temos:

Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok, enf.magalhaes, Pedro_Rof
  12.  # 617

Fotografia aérea. Altíssimo nível. :D

Boa continuação. Pena as sapatas não terem sido impermeabilizadas, mas siga para bingo.
    Concordam com este comentário: zedasilva, skypt
  13.  # 618

Grande ideia das fotos aéreas. Top
    Concordam com este comentário: Marcopom
  14.  # 619

Learod, essa vista da ultima foto é virada a sul?
  15.  # 620

Colocado por: joao2Learod, essa vista da ultima foto é virada a sul?
    Sudeste, porquê?

0.2166 seg. NEW