Colocado por: RCFSerão responsabilizados, sem grandes dificuldades.
Colocado por: zedasilvaMas sempre que entra um trabalhador novo em obra, este não o pode fazer sem a aprovação do DO. Neste caso, essa aprovação é feita pelo CS.
Colocado por: clasusA listagem do pessoal que trabalha na obra fica registada em algum lado?
Colocado por: clasusimagine que o empreiteiro chama mais um ou dois gajos só para uns 2 dias e não comunica
Colocado por: zedasilvaDepende!
Lembrem-se que o CS e o DF se tiverem dois dedos de testa safam-se bem.
Colocado por: RCFSe todos tiverem dois dedos de testa, salva-se quem tiver razão...
Colocado por: zedasilva
Por norma safa-se quem tiver mais dinheiro.
Quase sempre não é quem tem mais razão.
Eu: Nas imagens em que estão ilustradas as sapatas, as mesmas não deviam ter à volta uma tela ou qualquer coisa que impedisse o contacto directo com a terra e portanto humidades? Essas humidades não irão subir pelos pilares criando focos de humidade ou condensação?
Gabinete: O betão a utilizar em fundações deve ser da classe de exposição XC2 (pode verificar-se nas guias que acompanham a carga da empresa que fornece o betão pronto), caso contrário teria de ter uma tela à volta e por baixo também ou ser pintado com “Flintkote”.
Ainda assim, a obra tem um desvão sanitário, pelo que, como se tem verificado em casos semelhantes, mesmo que a humidade suba pelos pilares os fenómenos de condensação dão-se na parte do pilar dentro do desvão sanitário.
Para cortar a ascensão da humidade, para a betonagem dos pilares e vigas até ao rés-do-chão, encomendar betão com aditivo hidrófugo (betão da classe XC2).
Colocado por: LearodPara cortar a ascensão da humidade, para a betonagem dos pilares e vigas até ao rés-do-chão, encomendar betão com aditivo hidrófugo (betão da classe XC2).
Colocado por: MarcopomLearod, eu tenho isto preconizado:
2- ESTRUTURA – BETÃO ARMADO
2.1 Fornecimento e colocação de betão de limpeza (com dosagem mínima de 170kg/m3) em sapatas isoladas, escadas, sapatas de muro de suporte e lintéis de fundação, a colocar sobre o terreno previamente regularizado, compactado e sob elementos de betão armado, para ficar com 10cm de espessura.
2.2 Fornecimento e colocação de betão armado da classe C25/30 (B30), classe de exposição XC2, S500 em sapatas isoladas, escadas, sapatas de muro de suporte e lintéis de fundação, incluindo armaduras cofragem e descofragem , vibração mecânica, adição de produto hidrofugante tipo “Plastocrete 05 da sika” ou equivalente conforme as peças descritas e desenhadas do projeto em:
-Sapatas
-Pilares
-Vigas
- Lages maciças
IMPERMEABILIZAÇÕES
– Fornecimento e aplicação de camada simples de tela asfáltica da “IMPERALUM” APP30, de forma a encamisar todos os elementos de fundação....
Creio que seria esta uma solução mais adequada... Mas os entendidos que expliquem, existem outros factores como a localização e exposição da obra a factores corrosivos etc...
Edit...
Colocado por: zedasilva
Eu não confio.
Hidrófugo não é mais que um produto que diminui "os espaços" vazios do betão.
Diminui, não os anula. Por tal, eu prefiro sempre cortar o mal pela raiz com soluções mais práticas, baratas e com provas dadas
Colocado por: Learodsó tenho de confirmar com as guias.
Colocado por: MarcopomTipo isto?
Vou falar a ver.. 👍