Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Numa instalação Ited quais são os fatores chave que devemos ter em conta? Existe algum tipo de extras ou cuidados que devemos ter? tanto a nível de funcionalidade como de localização de caixas e tomadas. Obrigado
    • r.v
    • 14 outubro 2016

     # 2

    Tem que respeitar o que esta no projeto.Se alteral depois tem que modificar o projeto , mas tem que ter autorização do projetista do ited
  2.  # 3

    Colocado por: r.vTem que respeitar o que esta no projeto.Se alteral depois tem que modificar o projeto , mas tem que ter autorização do projetista do ited

    Isso é Pacífico. Mas pode haver certos pormenores não incluídos no projeto que possa querer englobar de forma a melhorar a instalação.
  3.  # 4

    no que diz respeito a linha telefonica e so me vou pronunciar pelas ligacoes de pares simetricos que e' onde é instalado o servico meo, se tiveres a pensar ter meo entao isto é para ti:)
    geralmente os projectos de ited metem uma tomada RJ45 em todas as divisoes mas, se formos analisar o servico meo, chega uma linha telefonica ao ATI e segue a distribuicao para as tomadas
    o problema acontece quando tu metes o router na sala. ou seja ocupaste a ligacao do ATI a tomada da sala, e depois do router meo, saiem cabos para a boxe que metes na sala mas tambem tem de sair cabos para uma 2º box (caso optes por essa opcao), e aí ja nao tens tomadas para enviar o sinal de volta para tras (ATI) e de seguida para um dos quartos por exemplo.
    o que os instaladores fazem é desmancham os atis e como o cabo utp tem 4 pares, usam 1 para levar o sinal ate ao router e depois 2 pares para levar o sinal de volta da sala para o quarto, ou seja uma macacada do caraças onde as tomadas depois ficam do avesso e tudo muito feio e claro se as normas dizem que sao 4 pares, por algum motivo é.
    portanto o meu conselho é colocares pelo menos duas tomadas na sala ou em pontos estrategicos onde o sinal tem de chegar do ATI a tomada para ligar um router e por sua vez tera de alimentar outra divisao fazendo o caminho inverso.
    penso que isto tambem serve para os cabos coaxiais porque na NOS é igual, vai do ATI ao router e do router depois se quiseres alimentar mais boxes ja nao tens cabo.
    oturo exemplo para os aficionados dos jogos por exemplo, todos sabem que cabo é cabo e o wireless é uma porcaria e como tal, se fores colocar o router na sala e depois queres ligar um cabo do router a tomada do escritorio onde esta o computador, ja tens de ter o que referi acima.
    a explicacao é longa, alguma duvida diz, que poderei nao me ter explicado bem :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  4.  # 5

    ah e ja agora, aos electricistas e pessoal do ITED nao me venham cá dizer que o router é para ficar dentro do ATI (penso que sao as normas) porque depois fecham a porta do ATI e querem usar internet wireless do router no telefone,ipad,pc que está noutra divisao e vao-se queixar que nao apanha rede :)
  5.  # 6

    Colocado por: putefabioo problema acontece quando tu metes o router na sala


    Porque é que alguém, no seu juízo perfeito, quereria meter o router na sala? É bonito? É uma peça de design?

    Colocado por: putefabioah e ja agora, aos electricistas e pessoal do ITED nao me venham cá dizer que o router é para ficar dentro do ATI (penso que sao as normas) porque depois fecham a porta do ATI e querem usar internet wireless do router no telefone,ipad,pc que está noutra divisao e vao-se queixar que nao apanha rede :)


    O que deveria ser feito (e que não vejo NINGUÉM a fazer), é deixar, num ponto central da casa (na parede ou tecto), um local para instalar um access point wireless. É esse access point que dará rede wireless à casa e ficará lá sempre, num local priveligiado, quer tenha Meo, Nos ou CagadeiraNet.
    Concordam com este comentário: pardinha, eei35229, PhoenixPT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  6.  # 7

    Estou totalmente de acordo. Deveria ser um ponto central com tomada dupla de dados, dupla de energia e que seja no andar de cima pois o wifi tem mais facilidade em propagar para baixo do que para cima. Eu se fosse hoje tinha feito exactamente isso. O que tive de fazer foi fazer um buraco directo ao tudo da antena de TV (que não tenho instalada) e fazer a ligação ao router do operador numa mini prateleira que fiz. De seguida segue uma porta em bridge para o meu router principal e outra para uma box. Essas ligações são feitas no painel que vem no quadro ITED. O meu router principal está numa localização má em termos de propagação do sinal Wifi, tudo porque eu tenho de ter 3 pc's ligados via cabo. Caso tivesse em todos os pontos de Rede uma tomada dupla em vez de simples, tinha tudo basicamente resolvido.

    Abraço.
  7.  # 8

    é bonito o router na sala,é uma peca de design por isso é que existem router brancos e pretos para ir de acordo com a decoracao das varias casas.

    o que deve ser feito é uma coisa, o que é feito é outra, porque se tu fores um operador e chegares a casa da pessoa e dizeres assim : olhe, eu instalo aqui o servico, mas voce agora tem que gastar 50€ num ponto de acesso que é para isto funcionar como deve de ser e ficar bonito, tu mandas-me logo pa um sitio ou esperas um bocadinho?

    as coisas sao como sao, eu estou a dar a dica de 1001 casos que conheco em que a instalacao de ITED nao esta capacitada para receber os servicos e as ligacoes dos operadores nacionais.

    isto tem muito que se lhe diga, se tiveres uma casa de dois andares ja tens que instalar dois pontos centrais porque ha certos sitios que nao apanham wireless de um unico ponto de acessso

    voltando á questao inicial, metam mais que uma tomada de rede em certos pontos para conseguir levar e trazer o sinal de volta.
  8.  # 9

    Colocado por: putefabioe aí ja nao tens tomadas para enviar o sinal de volta para tras (ATI) e de seguida para um dos quartos por exemplo

    Não...isso é que tem.
    Por isso é que é obrigatória a ZAP.
  9.  # 10

    pronto dizes-me que ja é obrigatorio nas novas instalacoes de ited colocar em pelo menos uma divisao a tal ZAP que é a zona acesso privilegiada que são duas tomadas por tecnologia, ou seja, isso ja foi criado para acautelar a situacao que eu referi inicialmente, eu é que como nao sou instalador de ited nao sabia que as coisas ja tinham evoluido, ja aprendi algo :)
  10.  # 11

    Mas a ZAP, já existe faz tanto tempo... A ZAP, é dotada também da ligação em FO!!!!

    Mas já leram o Manual ITED 3!!? (2014)
    http://www.anacom.pt/download.jsp?contentId=1327353&fileId=1326853&channel=graphic
  11.  # 12

    São destas dicas que eu falo. Há sempre um ou outro pormenor a melhorar.
    Obrigado
  12.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasMas a ZAP, já existe faz tanto tempo... A ZAP, é dotada também da ligação em FO!!!!

    Mas já leram o Manual ITED 3!!? (2014)
    http://www.anacom.pt/download.jsp?contentId=1327353&fileId=1326853&channel=graphic

    No ITED 2 já existe essa ZAP?
  13.  # 14

    Colocado por: sergio_pintas
    No ITED 2 já existe essa ZAP?

    Projecto de 2011 e ja tenho a zap com 2 tomadas de fo.

    Para quem instala apenas as caixas ati, é conveniente ter uma cati, que serve de apoio ao ati. Sera onde serao ligados todos os aparelhos que nao cabem na ati. Essa cati tem que ter uma tomada eletrica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  14.  # 15

    Estou a ver o projeto e acho que está lá. É o que está a azul certo?
      ITED.JPG
  15.  # 16

    Se quiser colocar uma antena parabólica ou um outro serviço qualquer de uma operadora via satélite onde sai o cabo da parabólica?
    A parabólica é ligada ao ati, e daqui é que vai para onde estiver a box?
  16.  # 17

    Só mais uma pergunta o ati funciona como um switch? Ou seja ligo lá o modem e ele faz-me a distribuição para todas as divisões.
  17.  # 18

    Não é um switch ... é um patch panel

    Depois pode colocar o switch na CATI (pq na ATI nunca sobra espaço) e ligar do patch panel para o switch
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  18.  # 19

    Colocado por: shlakNão é um switch ... é um patch panel

    Depois pode colocar o switch na CATI (pq na ATI nunca sobra espaço) e ligar do patch panel para o switch

    ou seja, terei de comprar um switch com o mesmo número de saídas dos pontos de ligação, ou pelo menos com o número de saídas que necessitar para ligar os diferentes equipamentos.
    Concordam com este comentário: shlak
  19.  # 20

    sergio_pintas não confie em ninguém que saibam o que estão a fazer. As caixas ITED vêm mal concebidas de origem e tocou no ponto.
    De origem as caixas ITED veêm com 2 pontos de electricidade, significa você instala o ONT, o Router e fica sem mais ligações de electricidade.
    Ou seja compra uma caixa ITED com por exemplo 16 pontos de ligação, como o que eu instalei, e o Router dá sinal para 4. Ridiculo.
    Para fazer o projecto como deve ser deve ter em atenção alguns pontos fundamentais que a meu ver são:
    1 - Não confiar em quem diz que sinal de rede já não é necessário porque agora há wifi. Na maior parte dos locais o sinal wifi está em conflito com o wifi dos vizinhos, e mesmo com o wifi bem configurado, há pontos de maior dificil acesso, por exemplo na minha casa a a cozinha não tinha sinal wifi suficiente para o youtube. Portanto quantos mais pontos de rede melhor.
    2 - Tentar meter o router e a caixa ITED num local o mais central possivel (para o sinal wifi ter força suficiente em todas as divisoes, ou quando isso nao é possivel dar prioridade aos quartos e sala.
    3 - Na caixa ITED tem opção de pôr uma caixa vazia ao lado para meter os equipamentos, tal coisa facilita a vida mas tem de ver se a caixa ITED terá espaço suficiente. Eu tendo comprado a maior versão Efapel de 75cms de altura, é bastante apertada para todos os equipamentos. Consegui, mas tudo com medidas japonesas ao mm
    4 - Se a opção for instalar switch para ter ligação em todos os pontos de rede, na caixa ITED instalar 3ª tomada de electricidade, ou então numa caixa à parte onde fique previsto instalar o equipamento.
    5 - Atenção ao tipo de cabos rede que instala se meter uma caixa ITED de 12cms profundidade. Os cabos rede poderão ficar a fazer força na porta e partir os trincos que são normalmente de plástico. Nesse caso é aconselhável cabos de rede com angulo de 90º
    6 - Ter atenção ser quer ou não sinal parabólica. No meu caso fiz a sair do mesmo local mas independente da caixa ITED.

    Todo o ITED instalado pelo país é mal feito e não segue estes passos já vi muitos abortos como casas novas no Montijo a pedirem 200 mil euros, em que portas disfarçadas com acabamentos em madeira, ficarem entreabertas, pq os equipamentos para funcionarem tinham de ficar cá fora por falta de espaço
    Concordam com este comentário: shlak
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
 
0.0227 seg. NEW