Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Uma rede ethernet como as que fazem parte de qualquer projeto ITED tem uma topologia em estrela. Isto significa que cada tomada de rede que tem em casa tem uma tomada correspondente no ATI.

    Para ter sinal de rede em cada uma dessas tomadas é mesmo necessário utilizar um switch (ou algo equiparado) como equipamento ativo e ligar cada uma dessas tomadas no ATI a cada uma das tomadas do switch.

    Portanto cada tomada RJ45 vai ligar a um ponto de rede no ATI (naquilo que se chama de "patch panel") e cada um desses pontos de rede vai ligar ao switch.

    Por isso, se o projeto ITED for bem pensado, o ATI deverá ter espaço suficiente para o router, uma vez que tendo o router aí é muito mais fácil fazer as ligações aos vários pontos de rede.

    Considere também a hipótese de ter mais do que um ponto de rede junto a cada tomada coaxial ("cabo de antena"). É que basta querer ter uma box do operador de telecomunicações e uma smart TV ligada por cabo para precisar de duas tomadas. E imagino que para além da ZAP, mais nenhuma zona será considerada desta forma.

    O que também sugiro é que o eletricista use tubagem de pelo menos 32mm de diâmetro. Pode parecer exagerado, mas dessa forma poderá sempre expandir o número de tomadas de rede em cada ponto, caso seja necessário (do ponto de vista estritamente legal isto não devia ser feito - fica à consideração de cada um rever o projeto ITED nesses casos).

    Dependendo do tamanho da casa, contemple um ponto a meio para colocar um access point. Isto é, contemple um ponto de rede (tomada RJ45) para poder ligar o AP diretamente ao router ou ao switch em vez de fazer repetição de sinal. Pode considerar um ponto de rede (e uma tomada elétrica) no tecto, por exemplo.

    Pode também contemplar tubagem até ao contador da luz / água, etc. O manual de ITED3 já sugere isso, para efeitos de telecontagem.

    E garanta também que o intercomunicador tem tubagem disponível até ao ATI, mesmo que indiretamente. Desse modo pode um dia optar por um sistema IP se preferir.

    E por falar nisso, sugiro garantir também uma tubagem generosa em diâmetro desde o ponto de concentração de tubagens de alarme e videovigilância e o ATI. O mais certo é que um dia queira interligar esses sistemas com a sua rede e se tiver uns tubos de 40 ou 50mm de diâmetro depois é mais fácil passar por aí os cabos necessários para esse efeito.

    Claro que para isto tudo as caixas normais de ATI podem não ser suficientes. Tudo depende da "ambição" que tem e do valor que dá a uma instalação ITED mais elaborada. Eu optei por um rack da Quiterios que quando o fui buscar à loja me pareceu gigantesco (é um Raquited de 19" e 17U), mas vou concentrar lá tudo o que diz respeito à rede: equipamentos ativos, servidor de ficheiros / multimedia, UPS para proteger esse equipamento, etc. Como está enquadrado num armário / roupeiro na entrada, nem se dá por ele até abrir o armário da zona técnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Zhora, RUIOLI
  2.  # 2

    o nortenho falou bem e subscrevo totalmente.

    quem diz que de 1 cabo faz duas tomadas de rede ja está a "inventar" porque se estamos a debater solucoes, temos que debater solucoes que fiquem bem de raiz, nao é comecar ja a fazer maroscas.

    se casa foi construida e so foi passado 1 cabo de rede do ATI para a sala e nos precisamos de transportar 2 sinais do entre a sala e o ATI, como so la temos 1 cabo de rede, podemos dividir o cabo a meio mas isso sao "desenrascanssos" que se fazem devido ás coisas nao terem sido pensadas inicialmente, portanto quem refere essa situacao a uma pessoa que está a construir de novo ja está a induzir a pessoa em erro.

    portanto nao venham cá discutir o que pode ou nao pode ser feito, se funciona ou nao funciona, discutam o que é correcto, eu quero ver dividirem o cabo e depois transportar uma ligacao gigabit ou um aparelho tele-alimentado num cabo dividido.

    se vais fazer as coisas de raiz, nem que passes 20 cabos de rede para uma divisao, se essa é a tua necessidade, passas os 20 e pronto, so nao te podes esquecer, por terminal (pc,disco externo,box,router) é um cabo para cada tomada e consequente porta no aparelho.

    resumindo se o operador de telecomunicacoes te fornece um aparelho com 4 portas de ligacao e tu tens 19 clientes para ligar por cabo, tens de arranjar um switch com 20 portas e ligar cada cabo a esse switch.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  3.  # 3

    No caso de ter tomadas RJ45 "insuficientes... pode-se sempre adicionar um switch. não é preciso ter n tomadas de rede em cada compartimento.... o que depois obriga a ter um ATI enorme....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  4.  # 4

    Em cada tomada Rj45 pode colocar um switch e multiplicar essa tomada por 5 ou 8 ou 16 o que necessitar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  5.  # 5

    sim mas construir ou remodelar uma casa e so passar um cabo de rede e depois ir enfiar switches em tudo o que é divisão é uma coisa muito mal feita, um atentado á redes estruturadas.
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  6.  # 6

    Não acho, estamos a falar de uma habitaçao , ir passar 2 ou 3 cabos para o mesmo local que poderá nunca vir a utilizar, ou passar para a sala 3 cabos e mais tres para um quarto e mais 3 para o outro, por causa de uma box , pc ou consola de jogos.

    Sendo uma habitaçao faz muito mais sentido colocar um switch pontualmente onde precisa.
    Concordam com este comentário: nunos7, ricat
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  7.  # 7

    uma coisa é pontualmente outra coisa é "em cada tomada pode colocar um switch" como referiste anteriormente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  8.  # 8

    Um switch = mais equipamento ativo = mais coisas penduradas nas tomadas elétricas = menos estética.

    Usar tubagem de 32mm não tem um custo assim tão acrescido quanto isso e dá espaço suficiente para no futuro passar mais cabo UTP para instalar tomadas adicionais.

    E se for previsto de raiz, existem tomadas duplas RJ45 que ocupam o mesmo espaço que uma tomada simples. É certo que o ATI tem de ter espaço para mais tomadas, mas a diferença de preço entre os módulos com mais capacidade não é assim tão grande quanto isso.

    E para quem quiser ir ao pormenor, ter o switch (ou vários) no ATI tem uma outra vantagem: é possível distribuir melhor a rede dessa forma. Por exemplo, em vez de usar um switch de 16 portas, pode usar 2 de 8 e ligar cada um deles a uma porta diferente do router.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  9.  # 9

    Bom, o nível de respostas que obtive foi muito bom!
    Vou refletir sobre a localização dos switches e depois falar com o eletricista para saber se é necessário fazer alteração ao projeto.
    Obrigado a todos pela ajuda, especialmente ao sercor, ao Nortenho e ao putefabio pelas descrições mais longas... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sercor
  10.  # 10

    É mais caro passar cabos ou ter switches?
    E os cabos não gastam energia eléctrica...

    Isso dos switches é muito bonito mas depois penduram uma BOX e uma PS4 a um desses "switches" (que muitas vezes chamam de switch mas não passam de "hubs") e queixam-se de latência!
    E se quiserem colocar umas câmaras? Pois é, o POE dava jeito, mas o switch já vai ser mais caro... (sim, eu conheço as câmaras por wifi; e sei que tb facilmente se conseguem "desligar"). Mas o cabo é o mesmo...

    Um switch numa divisão é uma boa solução de recurso; de raiz, é cablagem estruturada bem feita e na categoria certa.
    Concordam com este comentário: Diogo999, Nortenho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  11.  # 11

    Não estive a ler tudo mas pondere em deixa mais tomadas rj45 junto a TV (caso o router fique no ATI)
    para poder ligar por cabo:
    box operadora
    Box android
    consola
    telefone
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  12.  # 12

    Colocado por: ratodecasaÉ mais caro passar cabos ou ter switches?
    E os cabos não gastam energia eléctrica...

    Isso dos switches é muito bonito mas depois penduram uma BOX e uma PS4 a um desses "switches" (que muitas vezes chamam de switch mas não passam de "hubs") e queixam-se de latência!
    E se quiserem colocar umas câmaras? Pois é, o POE dava jeito, mas o switch já vai ser mais caro... (sim, eu conheço as câmaras por wifi; e sei que tb facilmente se conseguem "desligar"). Mas o cabo é o mesmo...

    Um switch numa divisão é uma boa solução derecurso; de raiz, é cablagem estruturada bem feita e na categoria certa.


    Relativamente ao POE, as câmaras IP ligam ao switch POE colocado no quadro ATI e posteriormente o NVR pode ser colocado em qualquer divisão da casa correto?
  13.  # 13

    Com uma cablagem estruturada em condições, sim.
  14.  # 14

    as pessoas têm que entender que quando se falam de redes estruturadas os switches sao remendos, as coisas bem planeadas, levam cabos, sejam eles 2 ou 20.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  15.  # 15

    Eu volto a dizer que se está na fase de construção, não custa nada passar mais tubo ou usar tubo de maior diâmetro agora e deixar espaço para no futuro passar mais cabo para tomadas RJ45 adicionais.
    E se tiver paredes de gesso cartonado acrescentar uma nova tomada ao lado de uma que já exista (se já não houver espaço para mais terminais RJ45) é tão fácil como fazer um furo de berbequim (e fazer figas para não apanhar um dos perfis metálicos do "pladur" :) ).

    Faça por ter todo o equipamento ativo dentro do bastidor / ATI. É muito mais prático e mais correto assim.
    Concordam com este comentário: ratodecasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
  16.  # 16

    Colocado por: Nortenho
    Faça por ter todo o equipamento ativo dentro do bastidor / ATI. É muito mais prático e mais correto assim.
    Concordam com este comentário:ratodecasa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Zhora


    Incluindo o gravador da videovigilancia e a central do alarme?
  17.  # 17

    A central de alarme diria que não é necessário, pois por norma estas centrais já têm uma caixa própria. No entanto não se esqueça de colocar tubagem a ligar a central de alarme ao ATI para o caso de querer interligar os equipamentos de rede com a central.

    O gravador de videovigilância é um bom exemplo para ficar o ATI, se o ATI for um bastidor (um ATI dito normal dificilmente terá espaço para um NVR). No meu caso instalei um tubo de 50mm desde a zona para onde confluem os tubos da videovigilância até ao bastidor, onde conto colocar o NVR.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Zhora
 
0.0226 seg. NEW