Colocado por: Hugo S.Total de área: 240,0m2
Colocado por: Picareta
Tenha atenção que isto é a área útil, e o pessoal quando fala por aqui em preços por m2, refere-se sempre à área bruta, e isso pode rebentar com as suas previsões de custos.
240m2 de área útil serão cerca de 280m2 de área de construção.
Colocado por: Pedro Barradasa cave depende muito das condições do terreno...
Colocado por: Pedro BarradasMas já tem terreno?
a cave depende muito das condições do terreno...
Colocado por: RCF
Para além disso, para mim, se puder evitar cave, evitaria. Isto é, se puder construir num piso térreo ou superior o que equaciona para a cave, colocava de parte a cave.
Até por experiências partilhadas aqui no fórum, será a zona com maior risco de infiltrações e onde é mais difícil intervir para as debelar.
Colocado por: tozepalmaHugo S. Piso térreo será sempre mais pacífico e com menos desperdício de área.
Se não tem terreno, procure lotes, eu diria que de 500m2 para cima e já faz uma coisa como deve ser...
Além disso arrume bem ideias do que quer, áreas, nº de quartos, cave e/ou garagem, sótão para arrumações, etc...
Colocado por: riscosSe quiser um lote de 500m2 para moradia isolada até 260m2, em loteamento no alto das vinhas, entre sesimbra e azeitão diga, vendo quase dado;)
Colocado por: tozepalmaAfinal em que zona quer construir? :)
Colocado por: Pedro BarradasO mais barato de construir é num terreno "plano"...com boas condições geotecnicas, boa exposição solar, boa vizinhança, com bons acessos e num local compativel com a vida quotidiana do futuro dono de obra. e claor com um dono de obra pragmático ( do projecto até ao final da obra - nem todos o conseguem).. senão lá se vão as boas intenções ;)
Colocado por: Hugo S.Pois, eu tb prefiro R/C e 1º, mas se a área em R/C+1º for mais cara do que a área em cave, ou se o conjunto Terreno+área for mais cara, tenho de considerar outras soluções.
Colocado por: RCF
Percebo. Mas, como se costuma dizer, o barato, às vezes, sai caro.
Pelo que por aqui tenho lido, o preço m2 de cave é mais barato que o preço m2 de um piso superior. Se calhar, também, porque é um piso que não leva portas nem janelas para o exterior - mas se isso reduz o custo, também reduz o conforto.
Vários pisos, em oposição a um único piso, implicam escadas, que por sua vez implicam área (talvez 10m2 por piso) e respetivo custo. Uma infiltração/humidade numa cave, quer pelo que tenho lido aqui pelo fórum, quer por um caso que conheço pessoalmente, é uma situação extremamente difícil de resolver e não são situações raras ou, pelo menos, tão raras como infiltrações e humidades em pisos superiores.
Mas, é isso mesmo, é ponderar, pesar prós e contras e olhar ao caso concreto das oportunidades de negócio que lhe surgirem.
Boa sorte.
Colocado por: Gabinete OPCaso encontre um terreno plano que lhe agrade provavelmente a melhor opção seria os 2 pisos e garagem à superfície. Se o terreno tiver bastante desnível ( algo comum na zona ) então poderá aproveitar esse desnível para a cave ( confirmando que a mesma é possível de ser feita nesse terreno ).
O Pedro Barradas mencionou uma situação importante e que são as condições geotécnicas do terreno. Pode acontecer por exemplo que o terreno tenha muita rocha o que irá fazer com que, a haver escavação, a mesma se torne onerosa. Pode tentar informar-se junto dos vizinhos à volta se aquando da construção das casas deles encontraram muita rocha ou não. Uns clientes nossos do concelho de Odivelas já sabiam que o solo era bastante rochoso pois quando foram feitas as obras de urbanização da zona encontraram muita rocha.
Colocado por: Hugo S.Não tenho. Exactamente por não ter é que ainda estou a ponderar estas questões. Se me disserem, para essas áreas sairá sempre mais barato uma cave do que aumentar área de R/C, eu procurarei um terreno que tenha essas caracteristicas. Se me disserem que é o contrário, irei procurar um terreno maior que me permita mais área de implantação. se me disserem que é igual, procurarei um que tenha boas vistas! :) Tudo em aberto. Questões base para avançar para a aquisição de terreno.
Colocado por: mhpinto
Na zona que pretende tem assim tão grande facilidade de encontrar terrenos para venda com viabilidade de construção? E em caso afirmativo cabem todos no seu orçamento?
Falo pela minha experiência: o terreno que acabei por comprar está longe daquilo que eu idealizei, mas foi o melhor que consegui encontrar vendo todos os factores que tive em conta em termos de localização e preço. Basicamente, ou era aquele ou era adiar o ter uma moradia mais uns anos.
Não sendo ideal, o terreno ditou muito das minhas opções em termos de divisões e áreas. Claro está que havia algumas coisas que logo à partida eu sabia que teriam obrigatoriamente de ser integradas, mas querer logo à partida ter tantos detalhes definidos sem sequer ter terreno parece-me desperdício de esforço.
Colocado por: tozepalmaVeja a sua carreira e o que ha disponível... Hoje em dia ha boas alternativas nos usados ou imoveis do banco...