Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,

Estou praticamente decidido a construir a minha Moradia. Depois de ver muitas disponíveis já construídas, e alguns projectos já feitos, não consigo encontrar o que quero e como quero. dado este ponto, estou inclinado em procurar ajuda (já comecei o processo) e irei avançar em breve para a identificação do terreno, contratação de equipa de projecto, etc...

Mas tenho algumas dúvidas existenciais que gostaria da vossa ajuda par clarificar. Em primeiro lugar a história, para se enquadrarem com os requisitos e entenderem os espaços que irei detalhar a seguir.

Somos dois adultos, com um filho em comum e que de outro casamento temos mais 3 crianças connosco em alguns fins de semana, e períodos específicos. Para além desse ponto, pretendemos desenvolver uma actividade de fotografia (ter um estúdio) na moradia.
    Posto isto, em termos de áreas tenho pensado nestas duas soluções (dado que na zona que pretendo construir muitos terrenos não permitem Cave).
    Cenário 1:
    1º Andar
    Suite 22
    WC Suite 8
    Closet 6
    Quarto 1 15
    Quarto 2 15
    WC Apoio 7
    Hall/Paredes 7,3 (10%)

R/C
    Sala 35
    Escritório 15
    Cozinha 18
    WC 5
    Hall/Paredes 7,3 (10%)

Cave
    Garagem 35
    Arrumos 8
    WC 5
    Estúdio 25
    Hall/Paredes 7,3 (10%)
    Total de área: 240,0m2

Cenário 2:

1º Andar
    Suite 22
    WC Suite 8
    Closet 6
    Quarto 1 15
    Quarto 2 15
    WC Apoio 7
    Hall/Paredes 7,3 (10%)

R/C
    Sala 35
    Suite 25
    WC Suite 8
    Cozinha 18
    WC 5
    Hall/Paredes 9,1 (10%)

Garagem 35 (lateral ao R/C)

Total de área: 215,4m2

Como devem ter reparo, aproveitei no segundo cenário o quarto/escritório, e transformei-o em suite, de forma a ter uma zona independente onde poderia receber os clientes, sem que eles andem pelo resto da casa. A ideia seria a garagem estar encostada a essa parede da moradia, e ter duas portas. Uma para o interior da moradia e outra para essa divisão.

Que me podem dizer? Penso errado, não existem dados suficientes para opinar?

Obviamente que tudo isto será discutido a tempo e horas com quem me irá fazer o projecto, mas quero ter algumas ideias para discutir. Quero optimizar ao máximo e ter poucos desperdícios de áreas para optimizar custos.

Construir Cave de 80m2 será mais caro do que construir 20m2 mais no R/C e 35 em garagem?

Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

Colocado por: Hugo S.Total de área: 240,0m2

Tenha atenção que isto é a área útil, e o pessoal quando fala por aqui em preços por m2, refere-se sempre à área bruta, e isso pode rebentar com as suas previsões de custos.

240m2 de área útil serão cerca de 280m2 de área de construção.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Mk Pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo S.
  3.  # 3

Colocado por: Picareta
    Tenha atenção que isto é a área útil, e o pessoal quando fala por aqui em preços por m2, refere-se sempre à área bruta, e isso pode rebentar com as suas previsões de custos.

240m2 de área útil serão cerca de 280m2 de área de construção.

Essa foi a minha dificuldade quando calculei ali os átrios/paredes ... assumi 10%, mas quando o fiz achei logo que era pouco, mas are ali que eu queria incluir essa diferença. De qq forma, tanto em termos de orçamento, como em áreas posso sempre ajustar ambos um pouco para compensar essa diferença.

Obrigado pela nota útil!
  4.  # 4

Mas já tem terreno?

a cave depende muito das condições do terreno...
    • RCF
    • 14 outubro 2016

# 5

Colocado por: Pedro Barradasa cave depende muito das condições do terreno...

Para além disso, para mim, se puder evitar cave, evitaria. Isto é, se puder construir num piso térreo ou superior o que equaciona para a cave, colocava de parte a cave.
    Até por experiências partilhadas aqui no fórum, será a zona com maior risco de infiltrações e onde é mais difícil intervir para as debelar.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    •  
      Hugo S.
    • 14 outubro 2016 editado

# 6

Colocado por: Pedro BarradasMas já tem terreno?

a cave depende muito das condições do terreno...

Olá Pedro,

Não tenho. Exactamente por não ter é que ainda estou a ponderar estas questões. Se me disserem, para essas áreas sairá sempre mais barato uma cave do que aumentar área de R/C, eu procurarei um terreno que tenha essas caracteristicas. Se me disserem que é o contrário, irei procurar um terreno maior que me permita mais área de implantação. se me disserem que é igual, procurarei um que tenha boas vistas! :) Tudo em aberto. Questões base para avançar para a aquisição de terreno.

Obrigado
  5.  # 7

Hugo S. Piso térreo será sempre mais pacífico e com menos desperdício de área.
    Se não tem terreno, procure lotes, eu diria que de 500m2 para cima e já faz uma coisa como deve ser...

Além disso arrume bem ideias do que quer, áreas, nº de quartos, cave e/ou garagem, sótão para arrumações, etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 8

Se quiser um lote de 500m2 para moradia isolada até 260m2, em loteamento no alto das vinhas, entre sesimbra e azeitão diga, vendo quase dado;)
  7.  # 9

Afinal em que zona quer construir? :)
  8.  # 10

O mais barato de construir é num terreno "plano"...com boas condições geotecnicas, boa exposição solar, boa vizinhança, com bons acessos e num local compativel com a vida quotidiana do futuro dono de obra. e claor com um dono de obra pragmático ( do projecto até ao final da obra - nem todos o conseguem).. senão lá se vão as boas intenções ;)
  9.  # 11

Colocado por: RCF

Para além disso, para mim, se puder evitar cave, evitaria. Isto é, se puder construir num piso térreo ou superior o que equaciona para a cave, colocava de parte a cave.
    Até por experiências partilhadas aqui no fórum, será a zona com maior risco de infiltrações e onde é mais difícil intervir para as debelar.

Pois, eu tb prefiro R/C e 1º, mas se a área em R/C+1º for mais cara do que a área em cave, ou se o conjunto Terreno+área for mais cara, tenho de considerar outras soluções.
    •  
      Hugo S.
    • 14 outubro 2016 editado

# 12

Colocado por: tozepalmaHugo S. Piso térreo será sempre mais pacífico e com menos desperdício de área.
    Se não tem terreno, procure lotes, eu diria que de 500m2 para cima e já faz uma coisa como deve ser...

Além disso arrume bem ideias do que quer, áreas, nº de quartos, cave e/ou garagem, sótão para arrumações, etc...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Totalmente térrea não quero. Em primeiro lugar a Maria não gosta (chega este ponto, não chega?). Em segundo lugar prefiro optimizar o espaço com dois pisos. Já vivi em Apartamento, em Moradia, e prefiro 2 andares.

É exactamente isso que quero fazer, arrumar bem as ideias em termos de áreas e divisões, antes de procurar o terreno. Pois não pretendo ficar com 500m2 de terreno sem nada (não tenho vocação para agricultura), nem quero ficar metido num caixote com um roseiral apenas ...

Daí, estar a fazer estas pergunta, mesmo antes de ir à caça do terreno.

Colocado por: riscosSe quiser um lote de 500m2 para moradia isolada até 260m2, em loteamento no alto das vinhas, entre sesimbra e azeitão diga, vendo quase dado;)

Obrigado pela oferta, mas quero ficar do outro lado :)

Colocado por: tozepalmaAfinal em que zona quer construir? :)

Zona de Odivelas. O mais perto possível do eixo IC17. Já lá vivo actualmente e gosto, é prático para a minha vida profissional e particular, e fica perto de tudo. Existem vários terrenos nestas zonas, com vistas bem interessantes.
    Colocado por: Pedro BarradasO mais barato de construir é num terreno "plano"...com boas condições geotecnicas, boa exposição solar, boa vizinhança, com bons acessos e num local compativel com a vida quotidiana do futuro dono de obra. e claor com um dono de obra pragmático ( do projecto até ao final da obra - nem todos o conseguem).. senão lá se vão as boas intenções ;)

Concordo. Daí que a "zona" está delimitada pelo que disse em cima, faltando apenas clarificar as áreas finais, principalemnte para definir se faço R/C + 1º Andar, ou se faço Cave + R/C + 1º Andar, tendo em conta as especificidades que já indiquei.
    • RCF
    • 14 outubro 2016

# 13

Colocado por: Hugo S.Pois, eu tb prefiro R/C e 1º, mas se a área em R/C+1º for mais cara do que a área em cave, ou se o conjunto Terreno+área for mais cara, tenho de considerar outras soluções.

Percebo. Mas, como se costuma dizer, o barato, às vezes, sai caro.
    Pelo que por aqui tenho lido, o preço m2 de cave é mais barato que o preço m2 de um piso superior. Se calhar, também, porque é um piso que não leva portas nem janelas para o exterior - mas se isso reduz o custo, também reduz o conforto.
    Vários pisos, em oposição a um único piso, implicam escadas, que por sua vez implicam área (talvez 10m2 por piso) e respetivo custo. Uma infiltração/humidade numa cave, quer pelo que tenho lido aqui pelo fórum, quer por um caso que conheço pessoalmente, é uma situação extremamente difícil de resolver e não são situações raras ou, pelo menos, tão raras como infiltrações e humidades em pisos superiores.
    Mas, é isso mesmo, é ponderar, pesar prós e contras e olhar ao caso concreto das oportunidades de negócio que lhe surgirem.
    Boa sorte.
  10.  # 14

Caso encontre um terreno plano que lhe agrade provavelmente a melhor opção seria os 2 pisos e garagem à superfície. Se o terreno tiver bastante desnível ( algo comum na zona ) então poderá aproveitar esse desnível para a cave ( confirmando que a mesma é possível de ser feita nesse terreno ).
    O Pedro Barradas mencionou uma situação importante e que são as condições geotécnicas do terreno. Pode acontecer por exemplo que o terreno tenha muita rocha o que irá fazer com que, a haver escavação, a mesma se torne onerosa. Pode tentar informar-se junto dos vizinhos à volta se aquando da construção das casas deles encontraram muita rocha ou não. Uns clientes nossos do concelho de Odivelas já sabiam que o solo era bastante rochoso pois quando foram feitas as obras de urbanização da zona encontraram muita rocha.

www.gabineteop.com
  11.  # 15

Colocado por: RCF

Percebo. Mas, como se costuma dizer, o barato, às vezes, sai caro.
    Pelo que por aqui tenho lido, o preço m2 de cave é mais barato que o preço m2 de um piso superior. Se calhar, também, porque é um piso que não leva portas nem janelas para o exterior - mas se isso reduz o custo, também reduz o conforto.
    Vários pisos, em oposição a um único piso, implicam escadas, que por sua vez implicam área (talvez 10m2 por piso) e respetivo custo. Uma infiltração/humidade numa cave, quer pelo que tenho lido aqui pelo fórum, quer por um caso que conheço pessoalmente, é uma situação extremamente difícil de resolver e não são situações raras ou, pelo menos, tão raras como infiltrações e humidades em pisos superiores.
    Mas, é isso mesmo, é ponderar, pesar prós e contras e olhar ao caso concreto das oportunidades de negócio que lhe surgirem.
    Boa sorte.

Para mim é claro que não existe solução totalmente perfeita, principalmente para quem não tem fundos suficientes para contrariar todas e quaisquer situações menos positivas. Mas o que tenho de fazer é antever os vários cenários, e escolher qual o que melhor responde ao que pretendo considerando o que pretende e posso gastar. Se o fizer de consciência e informado, sofrerei muito menos depois.

Como disse já vivi em Moradia, já tive uma sala de estar com quase 50m2 ... e já aprendi que área a mais só serve para gastar dinheiro. Já tive um jardim nas traseiras e na lateral da casa, sem acesso fácil e lógico, e por isso sei o que não quero de forma alguma. Já vivi em apartamentos no centro de lisboa com quarto de 11m2 ... pequeno demais. Estou hoje bem mais preparado para saber o que quero e o que não quero do que antes.
  12.  # 16

Colocado por: Gabinete OPCaso encontre um terreno plano que lhe agrade provavelmente a melhor opção seria os 2 pisos e garagem à superfície. Se o terreno tiver bastante desnível ( algo comum na zona ) então poderá aproveitar esse desnível para a cave ( confirmando que a mesma é possível de ser feita nesse terreno ).
    O Pedro Barradas mencionou uma situação importante e que são as condições geotécnicas do terreno. Pode acontecer por exemplo que o terreno tenha muita rocha o que irá fazer com que, a haver escavação, a mesma se torne onerosa. Pode tentar informar-se junto dos vizinhos à volta se aquando da construção das casas deles encontraram muita rocha ou não. Uns clientes nossos do concelho de Odivelas já sabiam que o solo era bastante rochoso pois quando foram feitas as obras de urbanização da zona encontraram muita rocha.

Interessante. espero conseguir junto dos possíveis vizinhos entender isso ... mas parece-me que vai ser um tiro no escuro ... hmmmm
  13.  # 17

À partida, se o terreno for relativamente plano, será mais económico contruir um anexo no piso térreo, e consegue uma relação mais directa com a casa e com o terreno, dado que ficam ao mesmo nível.
    Só faria cave se o terreno o exigisse mesmo. Se encontrar uma grande oportunidade em que os outros factores sejam favoráveis (vistas, acessos, exposição solar, natureza do solo) pode ser uma alternativa a considerar.
    Caso contrário, é capaz de ser melhor evitar a cave, e respectivos problemas de escavações adicionais (possibilidade de existência de pedra no subsolo), de impermeabilização e escoamento de águas, limitação na abertura de vãos, mais um piso para subir/descer, existência de rampas de acesso automóvel com impacto relevante no terreno, etc...

Um volume adicional de garagem/estídio pode sempre ajudar a confinar um pátio interior no terreno dando-lhe mais privacidade.

Quanto a áreas brutas conte pelo menos 20% a mais para além as áreas úteis . Depois depende do aproveitamento que conseguir nas circulações...

Gaste tempo na escolha do terreno, porque é uma escolha que pode influir bastante no futuro processo. Neste momento há valores muito dispares no mercado e vale a pena gastar algum tempo a procurar uma boa oportunidade.
  14.  # 18

Colocado por: Hugo S.Não tenho. Exactamente por não ter é que ainda estou a ponderar estas questões. Se me disserem, para essas áreas sairá sempre mais barato uma cave do que aumentar área de R/C, eu procurarei um terreno que tenha essas caracteristicas. Se me disserem que é o contrário, irei procurar um terreno maior que me permita mais área de implantação. se me disserem que é igual, procurarei um que tenha boas vistas! :) Tudo em aberto. Questões base para avançar para a aquisição de terreno.

Na zona que pretende tem assim tão grande facilidade de encontrar terrenos para venda com viabilidade de construção? E em caso afirmativo cabem todos no seu orçamento?

Falo pela minha experiência: o terreno que acabei por comprar está longe daquilo que eu idealizei, mas foi o melhor que consegui encontrar vendo todos os factores que tive em conta em termos de localização e preço. Basicamente, ou era aquele ou era adiar o ter uma moradia mais uns anos.
    Não sendo ideal, o terreno ditou muito das minhas opções em termos de divisões e áreas. Claro está que havia algumas coisas que logo à partida eu sabia que teriam obrigatoriamente de ser integradas, mas querer logo à partida ter tantos detalhes definidos sem sequer ter terreno parece-me desperdício de esforço.
  15.  # 19

Veja a sua carreira e o que ha disponível... Hoje em dia ha boas alternativas nos usados ou imoveis do banco...
  16.  # 20

Colocado por: mhpinto
    Na zona que pretende tem assim tão grande facilidade de encontrar terrenos para venda com viabilidade de construção? E em caso afirmativo cabem todos no seu orçamento?

Falo pela minha experiência: o terreno que acabei por comprar está longe daquilo que eu idealizei, mas foi o melhor que consegui encontrar vendo todos os factores que tive em conta em termos de localização e preço. Basicamente, ou era aquele ou era adiar o ter uma moradia mais uns anos.
    Não sendo ideal, o terreno ditou muito das minhas opções em termos de divisões e áreas. Claro está que havia algumas coisas que logo à partida eu sabia que teriam obrigatoriamente de ser integradas, mas querer logo à partida ter tantos detalhes definidos sem sequer ter terreno parece-me desperdício de esforço.

Sim, existem muitos terrenos na zona de que falo. Famões, Caneças, Amoreira, etc... tem imensos terrenos à venda, alguns já loteados, alguns com projecto aprovado, etc...
    Os preços, são os desta zona. Não encontro terrenos de 500m2 por tuta e meia. Os terrenos que vejo andam à volta dos 80k€ e existem vários, com diversas configurações, alguns que permitem cave, outros não. Uns com área de implantação de 90m2, outro de 150m2.

Não entendo quais são os tantos detalhes definidos de que fala ... dizer que quero ter 4 quartos, 3 WCs, sendo que um deles será para ser utilizado profissionalmente, e ter presente quais as dimensões que considero razoáveis para viver, são muitos detalhes? Eu tenho de ter uma idea de quanto e o que quero construir, ou vou comprar um terreno e depois só lá meto uma V2 ... precisando de uma V4? Ou compro 1000m2 para depois ficar com 700m2 de terreno abandonado? SE quiser ficar numa situação que não é a ideal, então fico no meu T3 nas Colinas. Tem boa vista, bons acabamentos, etc. Se considero mudar, será para ter algo mais que a actual não me dá, e isso é mais espaço e uma configuração que me permita ter o meu estúdio.

Não acho sinceramente que tenha nas mãos excesso de detalhes para esta fase, acho que devo ter o mínimo de informação, para comprar o terreno que quero para construir o que quero dentro das minhas possibilidades. Eu sei que não vou encontrar ouro! Mas quero encontrar algo bem parecido com isso, pois se já vou na 4ª casa, tendo pasado por apartamentos e moradias, acho que chegou a hora de perder 6 meses à procura de um terreno se assim for preciso, mas comprar algo com um futuro maior do que 5 anos.

Colocado por: tozepalmaVeja a sua carreira e o que ha disponível... Hoje em dia ha boas alternativas nos usados ou imoveis do banco...

A minha carreira? Presumo que quer dizer percurso entre a habitação actual e o posto de Trabalho? É isso que tenho feito. Comecei a procurar apartamentos, e moradias ... e não encontrei nada que se assemelhe ao que pretendo.

Relembro que existe uma necessidade de ter uma divisão para fazer um estúdio que tenha de alguma forma uma separação da minha área de habitação.

0.0193 seg. NEW