Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      mhpinto
    • 17 outubro 2016 editado

# 21

Colocado por: Hugo S.dizer que quero ter 4 quartos, 3 WCs, sendo que um deles será para ser utilizado profissionalmente, e ter presente quais as dimensões que considero razoáveis para viver, são muitos detalhes?

Não são detalhes a mais, em absoluto.
    Mas o problema não são os detalhes. O problema, e peço desculpa se me expressei mal, é que transparece daquilo que escreve que está demasiado preocupado com eses detalhes e não tanto com questões bem mais prementes nesta fase.

Se isso serve ou é demais ninguém lhe consegue dizer pois é altamente subjetivo e, acima de tudo, depende do seu orçamento, que não partilhou connosco. Alguns dirão que é suficiente, outros pensarão que é pouco, vendo que com que frequência tem 6 pessoas a dormir em casa, outros acharão que é um desperdício ter mais que uma divisão que estarão longe de ser usadas numa base diária.

Nesta fase, eu diria que, partindo daquilo que idealizou, deveria concentrar-se em ver que terrenos consegue encontrar que permitam uma área de implantação mínima de mais ou menos 100 m2, se der para fazer cave, ou de 150 m2 se não der. Se ficar indeciso entre um ou dois então acho que terá mais hipóteses de a malta do fórum lhe ser mais útil.

Mas isto só depois de ver se encontra algo assim que esteja dentro do seu orçamento, que garantidamente permita construção, cujos custos para os ramais de acesso a água, luz e gás lhe pareçam comportáveis, que não envolva terraplanagens, rebentamento de rochas e/ou construção de muros de sustentação de terras que lhe rebentem o orçamento, que tenha uma boa exposição solar, uma vista aceitável, que tenha uma vizinhança decente, que esteja numa zona que lhe interesse em termos de acessos e transportes, proximidade a escolas, comércio e serviços, etc, etc.

Ou seja, nesta fase, no meu entender, são estes os detalhes com que deveria estar mais preocupado. Se for tão criterioso como eu é provável que não lhe cheguem 6 meses para encontrar um terreno a seu gosto. Pode até chegar à conclusão - e do que escreve parece haver uma boa probabilidade de isso acontecer - que não encontra nada que valha para já a mudança e que melhor será o mercado evoluir mais uns tempos.

Em jeito de conclusão, deixo-lhe a pergunta: se por acaso encontrar um terreno em tudo ideal para si mas que não dá para os "cenários" que delineou (basta que tenha uma área de implantação abaixo dos 90 m2, por exemplo) é por isso que não o compra? Ou compra na mesma e depois fala com um arquiteto para lhe arranjar um "cenário" que encaixe no terreno?

Colocado por: Hugo S.A minha carreira? Presumo que quer dizer percurso entre a habitação actual e o posto de Trabalho

Acho que quer dizer "carteira"
  1.  # 22

Colocado por: mhpinto
    Se isso serve ou é demais ninguém lhe consegue dizer pois é altamente subjetivo e, acima de tudo, depende do seu orçamento, que não partilhou connosco. Alguns dirão que é suficiente, outros pensarão que é pouco, vendo que com que frequência tem 6 pessoas a dormir em casa, outros acharão que é um desperdício ter mais que uma divisão que estarão longe de ser usadas numa base diária.

Mas o que estou a pedir ao fórum não é se o número de quartos é o correcto. A essência da minha questão era mais na cave vs área de implantação. O Número de quartos, como deve imaginar, eu já a tenho decidido de acordo com as necessidades que tenho. Um quarto para mim e para a Maria, 2 quartos para cada par de crianças, e um para o meu negócio, é sempre o mínimo necessário.

Nesta fase, eu diria que, partindo daquilo que idealizou, deveria concentrar-se em ver que terrenos consegue encontrar que permitam uma área de implantação mínima de mais ou menos 100 m2, se der para fazer cave, ou de 150 m2 se não der. Se ficar indeciso entre um ou dois então acho que terá mais hipóteses de a malta do fórum lhe ser mais útil.

Era exactamente isto que procurava saber. 100m2 com cave, vs 150m2 sem cave. Qual a solução mais vantajosa em termos de custos. Uma cave de 100m2 valerá o mesmo que uma área de implantação Piso 0 de 50m2? Acho uma pergunta pertinente para fazer quando não temos terreno. É uma pergunta que já não deve ser feita quando o terreno já estiver comprado.

Mas isto só depois de ver se encontra algo assim que esteja dentro do seu orçamento, que garantidamente permita construção, cujos custos para os ramais de acesso a água, luz e gás lhe pareçam comportáveis, que não envolva terraplanagens, rebentamento de rochas e/ou construção de muros de sustentação de terras que lhe rebentem o orçamento, que tenha uma boa exposição solar, uma vista aceitável, que tenha uma vizinhança decente, que esteja numa zona que lhe interesse em termos de acessos e transportes, proximidade a escolas, comércio e serviços, etc, etc.

Mas essas características são obviamente as procuradas, mas como deve entender, perguntar no fórum se a vizinhança de um terreno é melhor ou pior que outro .. talvez seja uma questão mais subjectiva e que depende mais de gosto do que de técnica. SE a vizinhança é boa ou má, eu consigo ver sozinho tão bem como alguém relacionado com a construção.

O que refere são aspectos obviamente bem mais interessantes do que se a área da cave é melhor ou pior do que a área em Piso 0, mas são para mim questões que eu colocarei em perspectiva depois de entender se o terreno deve ser plano, e se deve ter pelo menos 150m2 de implantação. Por exemplo, em conversa privada já me disseram que para uma área de implantação de 100m2, considerando afastamentos de muros, acessos para garagem, etc... para ter espaço para uma piscina (no futuro) deveria considerar terrenos com pelo menos 400m2.

Isto não quer dizer que vá comprar um terreno com 400m2, mas pelo menos sei que se tiver entre dois terrenos, com todas as carcteristicas que pretendo, e um tiver 300m2 e outro 400m2, poderei ter em consideração a possibilidade de piscina (caso entre na carteira). prefito ter etes dados todos na mão, antes do que comprar um e depois meter a mão na cabeça quando alguém me disser que Piscina ... neste? Naaa ... se tivesse sido o do lado!!!!

Ou seja, nesta fase, no meu entender, são estes os detalhes com que deveria estar mais preocupado. Se for tão criterioso como eu é provável que não lhe cheguem 6 meses para encontrar um terreno a seu gosto. Pode até chegar à conclusão - e do que escreve parece haver uma boa probabilidade de isso acontecer - que não encontra nada que valha para já a mudança e que melhor será o mercado evoluir mais uns tempos.

Exactamente! Por isso prefiro ter todos os detalhes em mão e apenas avançar quando tiver a certeza ...

Em jeito de conclusão, deixo-lhe a pergunta: se por acaso encontrar um terreno em tudo ideal para si mas que não dá para os "cenários" que delineou (basta que tenha uma área de implantação abaixo dos 90 m2, por exemplo) é por isso que não o compra? Ou compra na mesma e depois fala com um arquitecto para lhe arranjar um "cenário" que encaixe no terreno?

Depende. Se estivermos a falar de ajustar as áreas de alguma forma que permita terem o que pretendo, sim avanço e confio no arquitecto para desenhar algo que compense de certa forma o tamanho mais reduzido do mesmo. Mas se estivermos a falar de uma alteração de fundo ... Prefiro esperar e encontrar outro!

Se reparar no meu primeiro Post, falo de áreas por piso à volta de 75m2, mais 20% de "desperdicio" dá 90m2. Se encontrar um terreno com 85m2, se calhar no primeiro piso deixo cair o closet, e no piso 0, reduzo na cozinha e na sala. Mas se encontrar um de 75m2 ... se calhar passo e espero pelo próximo.
  2.  # 23

Hugo,

Ser térrea ou não terá de ser uma harmonia entre vários fatores, a envolvente tem muito a dizer, a casa deverá ficar harmoniosamente implantada, deve também ter haver com a relação com as vistas, a cota do terreno relativamente ao arruamento, a area disponível de implantação etc etc..

Deve depois conjugar tudo isso com os vossos gostos e o vosso modo de usar a casa, já que vai construir em vez de comprar, a casa deve ser feita à vossa imagem e responder de modo prático às vossas exigências e claro ter uma estética que vos agrade.

Não é uma questão fácil nem de resposta imediata no forum, mas se fosse não era interessante a nossa profissão.

Quanto aos custos, mais uma vez varia de uma data e fatores, mas uma casa de 1º piso não é necessariamente mais cara.

Boa sorte
    nuno costa

www.doisarquitectos.com

0.0137 seg. NEW