Colocado por: Hugo S.dizer que quero ter 4 quartos, 3 WCs, sendo que um deles será para ser utilizado profissionalmente, e ter presente quais as dimensões que considero razoáveis para viver, são muitos detalhes?
Colocado por: Hugo S.A minha carreira? Presumo que quer dizer percurso entre a habitação actual e o posto de Trabalho
Colocado por: mhpinto
Se isso serve ou é demais ninguém lhe consegue dizer pois é altamente subjetivo e, acima de tudo, depende do seu orçamento, que não partilhou connosco. Alguns dirão que é suficiente, outros pensarão que é pouco, vendo que com que frequência tem 6 pessoas a dormir em casa, outros acharão que é um desperdício ter mais que uma divisão que estarão longe de ser usadas numa base diária.
Nesta fase, eu diria que, partindo daquilo que idealizou, deveria concentrar-se em ver que terrenos consegue encontrar que permitam uma área de implantação mínima de mais ou menos 100 m2, se der para fazer cave, ou de 150 m2 se não der. Se ficar indeciso entre um ou dois então acho que terá mais hipóteses de a malta do fórum lhe ser mais útil.
Mas isto só depois de ver se encontra algo assim que esteja dentro do seu orçamento, que garantidamente permita construção, cujos custos para os ramais de acesso a água, luz e gás lhe pareçam comportáveis, que não envolva terraplanagens, rebentamento de rochas e/ou construção de muros de sustentação de terras que lhe rebentem o orçamento, que tenha uma boa exposição solar, uma vista aceitável, que tenha uma vizinhança decente, que esteja numa zona que lhe interesse em termos de acessos e transportes, proximidade a escolas, comércio e serviços, etc, etc.
Ou seja, nesta fase, no meu entender, são estes os detalhes com que deveria estar mais preocupado. Se for tão criterioso como eu é provável que não lhe cheguem 6 meses para encontrar um terreno a seu gosto. Pode até chegar à conclusão - e do que escreve parece haver uma boa probabilidade de isso acontecer - que não encontra nada que valha para já a mudança e que melhor será o mercado evoluir mais uns tempos.
Em jeito de conclusão, deixo-lhe a pergunta: se por acaso encontrar um terreno em tudo ideal para si mas que não dá para os "cenários" que delineou (basta que tenha uma área de implantação abaixo dos 90 m2, por exemplo) é por isso que não o compra? Ou compra na mesma e depois fala com um arquitecto para lhe arranjar um "cenário" que encaixe no terreno?