Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde, sou novo no forum e encontrei-o por acaso a fazer pesquisa sobre casa. Pois tenciono para o ano começar um projeto e por isso ando a sondar por alto o que é preciso.
    Queria só vossa opinião sobre onde se pode poupar na construção de uma casa, ou melhor onde, ou melhor onde se pode controlar melhor os gastos e em que tipo de coisas se gasta com mais ou menos necessidade nos materiais de construção, caixilharia, acabamentos, canalização, sistema eléctrico, etc... que tipo de coisas são mesmo necessárias e que outras que até são dispendiosas e acabam por ser um pouco fúteis. Gostava de ter uma ideia clara sobre isso para evitar "derrapagens orçamentais". Deixem a vossa opinião.

Cumprimentos
  2.  # 2

se quiser poupar, vai ter que gastar dinheiro, num bom projecto de execução e num bom caderno de encargos, o que gasta a mais à cabeça, vai-lhe permitir poupar depois no desenrolar da obra.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Mk Pt, jorgferr, nunogouveia, Obras em casa, Hedcosta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ManuelSilva
  3.  # 3

Olhe eu vou cortar de 175 m2 de construção para 123 m2. Só este corte espero que sejam pelo menos 30 000 euros. Mas pronto a minha casa vai ser de pobre
  4.  # 4

Aproveite bem a exposição solar e não poupe nos isolamentos.
    Concordam com este comentário: eu, jorgferr
  5.  # 5

Aproveite a topografia do terreno e não poupe em bons técnicos
    Concordam com este comentário: Mk Pt, jorgferr, 21papaleguas
  6.  # 6

Colocado por: pauloagsantos... bom projecto de execução e num bom caderno de encargos,...
    Nem mais. Concordo em absoluto.

No caderno de encargos:
    Há partes de construção em que vale a pena gastar para ter melhor qualidade: isolamentos e impermeabilizações (começando pelas sapatas de fundação, passando pelas janelas, e acabando na cobertura)

No projecto de arquitectura:
    Fico sempre com a impressão que há uma certa zona do país com um problema de casas de banho (chegam a ter 6 casas de banho para 2 ou 3 pessoas).
    Alguns arquitectos abusam nos "corredores" (excesso de zonas de circulação).
    Outro gasto fútil costuma ser a piscina. São raros os que lhe dão uma utilização que justifique os custos de construção, de manutenção e de IMI (e devem conhecer poucos que frequentem tanto piscinas como eu).

Se ainda não tem terreno, lembre-se que há 3 critérios que orientam todos os investimentos imobiliários: Localização, Localização e Localização.
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 7

Colocado por: Luis K. W.utro gasto fútil costuma ser a piscina. São raros os que lhe dão uma utilização que justifique os custos de construção, de manutenção e de IMI

O uso de uma piscina não tem de justificar ou não os custos.
    Quem pode ter e quer ter, acho bem que tenha, porque se apenas lhe dão uso um par de vezes, não importa, porque dessas vezes de certeza que a gozaram e lhes ficarão na memória... são coisas, tais como há quem diga que não vale a pena gastar dinheiro a passear, porque afinal é tudo igual e se qurem ver paisagens podem ver na TV... mas na realidade não é assim

Agora, quem não pode ter nem quer ter, acho bem que não se ponha em aventuras só para parecer bonito!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, scorpionlabel, ManuelSilva
  8.  # 8

Colocado por: jfsmoreiraO uso de uma piscina não tem de justificar ou não os custos.

Não posso discordar mais.
    Gasta dinheiro a construir, em manutenção, em impostos, para recordar alguns dias de utilização.
    Com a agravante de no futuro, ou manda arrasar, ou vive constantemente com lago verde no jardim a criar sapos e rãs.
    Concordam com este comentário: eu, maria rodrigues
  9.  # 9

A construção da piscina não precisa de justificaçao. É apenas porque sim! O dono quer e pode paga -la.
    Agora esse facto num tópico "onde poupar" é que não faz sentido.
    Andava ai um topico sobre o que é dispensável e o que é obrigatorio numa casa...
    Concordam com este comentário: jfsmoreira, Bricoleiro
  10.  # 10

Colocado por: Luis K. W.Nem mais. Concordo em absoluto.

No caderno de encargos:
    Há partes de construção em que vale a pena gastar para ter melhor qualidade: isolamentos e impermeabilizações (começando pelas sapatas de fundação, passando pelas janelas, e acabando na cobertura)

No projecto de arquitectura:
    Fico sempre com a impressão que há uma certa zona do país com um problema de casas de banho (chegam a ter 6 casas de banho para 2 ou 3 pessoas).
    Alguns arquitectos abusam nos "corredores" (excesso de zonas de circulação).
    Outro gasto fútil costuma ser a piscina. São raros os que lhe dão uma utilização que justifique os custos de construção, de manutenção e de IMI (e devem conhecer poucos que frequentem tanto piscinas como eu).

Se ainda não tem terreno, lembre-se que há 3 critérios que orientam todos os investimentos imobiliários: Localização, Localização e Localização.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjf
  11.  # 11

Colocado por: ManuelSilvaBoa tarde, sou novo no forum e encontrei-o por acaso a fazer pesquisa sobre casa. Pois tenciono para o ano começar um projeto e por isso ando a sondar por alto o que é preciso.

Se chegou agora, mande encerrar o tópico e pesquise no forum que já cá estudo. Tudo o que aqui disserem, será repetição do que já está escrito.
  12.  # 12

Concordo plenamente consigo, corredores em excesso são área que se paga de uma forma muito inútil.

Por falar em casas de banho, uma duvida minha acerca das canalizações. Casa de banho, lavandaria, cozinha, são a áreas da casa canalizadas certo? Então este compartimentos quanto mais próximos melhor, pois poupa-se em metros de canalização. isto faz sentido, ou nem por isso?
  13.  # 13

Colocado por: ManuelSilvaEntão este compartimentos quanto mais próximos melhor, pois poupa-se em metros de canalização. isto faz sentido, ou nem por isso?

Quanto ao metros de tubo, o que poupa são trocos, o problema é o que gasta depois em água quente !!
    Concordam com este comentário: Obras em casa
    • eu
    • 18 outubro 2016 editado

# 14

Colocado por: ManuelSilvaEntão este compartimentos quanto mais próximos melhor, pois poupa-se em metros de canalização. isto faz sentido, ou nem por isso?

Sim, se não sacrificar nada com essa mudança, porque o que vai poupar são amendoins.

Algumas sugestões de poupança: área de construção baixa, apenas 2 WCs se possível, torneiras baratas em vez de torneiras xpto, chão em mosaico barato, cozinha IKEA ou equivalente em preço, louças WC baratas,

Onde não poupar: projeto, isolamento térmico, impermeabilizações, janelas.
  14.  # 15

Colocado por: Picareta
    Quanto ao metros de tubo, o que poupa são trocos, o problema é o que gasta depois em água quente !!

Pode explicar melhor isso?
    • clasus
    • 18 outubro 2016 editado

# 16

Colocado por: ManuelSilva
    1. Pode explicar melhor isso?

A água quente demora mais a chegar às torneiras porque a mesma tem que percorrer uma distância maior.
    • eu
    • 18 outubro 2016

# 17

Colocado por: ManuelSilvaPode explicar melhor isso?

Como a água quente vai precisar de percorrer uma distância maior, vai desperdiçar água...
  15.  # 18

Colocado por: clasusDemora mais a chegar a água quente a uma torneira porque a mesma tem que percorrer uma distância maior.

...e enquanto não chega, está a ir para o esgoto.
  16.  # 19

ultima duvida para fechar esta discussão. por norma quantos metros é que a casa deve estar afastada dos terrenos do lado e da estrada?
  17.  # 20

Colocado por: ManuelSilvaultima duvida para fechar esta discussão. por norma quantos metros é que a casa deve estar afastada dos terrenos do lado e da estrada?

Depende do PDM ou loteamento.

0.0236 seg. NEW