Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: marco1fora com as varandas e os terraços são um cancro.
    é tudo mitos e fruto de experiências pontuais mal sucedidas tanto num caso, como noutro se as coisas forem bem feitas e com os materiais adequados, ambas as soluções garantem a impermeabilização.
    e sim o picareta tem razão em relação á neve que é diferente da chuva pois acumula-se e faz peso na cobertura, tanto que em países em que neva muito as coberturas planas chegam a ter sistemas que derretem a neve por forma a não acumular.

Não é tudo mitos... vamos lá a ver, sem entrar em guerras de telhados contra terraços, um telhado com uma caleira interior não é uma solução tão imune a problemas como um telhado com caleira exterior, por isso há que ter sempre em linha de conta quais os danos potenciais de uma má execução.
  2.  # 62

Colocado por: BricoleiroO que é que água tem a ver com a gravidade?

Tem tudo a ver, por isso é que as coberturas planas não são PLANAS, ..... são inclinadas, que é para a gravidade poder trabalhar ;-))
  3.  # 63

Colocado por: Picareta
    Tem tudo a ver, por isso é que as coberturas planas não são PLANAS, ..... são inclinadas, que é para a gravidade poder trabalhar ;-))

Quanto? 1%? Não tem servido de muito para evitar infiltrações.
  4.  # 64

Colocado por: Skinkx

Não é tudo mitos... vamos lá a ver, sem entrar em guerras de telhados contra terraços, um telhado com uma caleira interior não é uma solução tão imune a problemas como um telhado com caleira exterior, por isso há que ter sempre em linha de conta quais os danos potenciais de uma má execução.

Mas esquecem-se que o isolamento não dura sempre, ao contrário das telhas que duram uma vida sem problemas. E quando aquilo mesmo bem feito atinge a altura de começar a danificar ninguém se preocupa, depois há infiltrações. Exige manutenção prévia.
  5.  # 65

Colocado por: Bricoleiroao contrário das telhas que duram uma vida sem problemas.
    As telhas também não duram sempre.
    As que removi na semana passada na Praia das Maçãs não chegavam inteiras ao contentor (desfaziam-se em pó antes de lá chegar).

Depois há a questão da estrutura do telhado: Se for em madeira é uma coisa (vai dar chatice); Se for em vigotas é outra (essa sim, é para toda a vida); Se for como o das fotografias em cima, depende (até pode voar com as telhas!). :-)

Há de me chamar para eu VER um telhado a resistir a um ventinho de 200km/hora.

E não. Eu não tenho uma empresa de impermeabilizações :-)
    Tenho é más experiências com telhados (feitos por outros), e boas experiências com coberturas impermeabilizadas feitas pela minha empresa (*a maior parte* delas até cobertas com telhas!) - às vezes com recurso a subempreiteiros mais especializados.
  6.  # 66

Colocado por: Luis K. W.Há de me chamar para eu VER um telhado a resistir a um ventinho de 200km/hora.

Se tivesse a sua casa ao lado da minha já tinha visto.
  7.  # 67

Colocado por: Bricoleiro

Se tivesse a sua casa ao lado da minha já tinha visto.

Já tinha dito mais atrás, não acredito que um telhado resista a ventos de 200km/h.

Só poderia afirmar que o seu telhado resistiu a esses ventos se tivesse um anemómetro para medir a velocidade.
  8.  # 68

Colocado por: carlosj39Creio ainda que a principal razão dos telhados voarem é pelo facto das pessoas se descuidarem e permitirem correntes de ar. Um alçapao de sotão aberto num dia ventoso mais uma janelinha mal fechada é como o código postal dos telhados voadores...

Os telhados a ganharem asas creio que é mais por aqui, como disse o forista carlosj39 atrás.
  9.  # 69

Colocado por: ghost12Já tinha dito mais atrás, não acredito que um telhado resista a ventos de 200km/h.

Não acredita porque não quer, foi noticiado em todo o lado na altura.
    Claro que houve muitos telhados a irem embora e telhas partidas (os mal feitos).
  10.  # 70

ghost12 sabe o que é estores a fazerem balão a baterem nos vidros das janelas com a pressão do vento? Nessa noite eu ia morrendo de susto. Pensava que era o fim do Mundo.
    Na manhã seguinte tinha bocados partidos (no meu quintal na relva) de publicidade do logotipo de uma empresa que fica a 2 kms da minha casa, sim a 2 kms.
  11.  # 71

Colocado por: BricoleiroCLARO QUE houve muitos telhados a irem embora e telhas partidas (os mal feitos)

CLARO QUE houve...

E eu também posso dizer que SÓ as coberturas "planas" cujas impermeabilições foram mal feitas metem água! :-)
    A tela asfáltica da cobertura plana do meu prédio, aparentemente, não foi (mal feita). Colocada em 1982, continua lá, exposta ao frio e ao sol.

O problema é que há MUITÍSSIMOS telhados (sem outra impermeabilização sem ser as telhas), pelo que há MUITOS telhados "mal-feitos".
    E de cada vez que há UM ventinho desses há uma SÉRIE de telhados "mal-feitos" que vai pelos ares.
    E CADA UMA das telhas que é arrancada de um telhado é uma arma letal...

Recapitulando: eu não me importo que os telhados tenham telhas desde que
    1. as telhas estejam coladas/aparafusadas/amarradas/etc.
    2. exista um (outro) sistema de impermeabilização e de isolamento (mais a sério) na cobertura.
  12.  # 72

Colocado por: Bricoleiroghost12 sabe o que é estores a fazerem balão a baterem nos vidros das janelas com a pressão do vento? Nessa noite eu ia morrendo de susto. Pensava que era o fim do Mundo.
    Na manhã seguinte tinha bocados partidos (no meu quintal na relva) de publicidade do logotipo de uma empresa que fica a 2 kms da minha casa, sim a 2 kms.

Isso eu sei perfeitamente, e não é necessário chegar aos 200km/h nem perto disso.

O que você não sabe, com certeza, é o que o são ventos de 200km/h...
  13.  # 73

Informação oficial disponibilizada no site do IPMA:

"Situação de Tempo Severo na Região Oeste
    2009-12-28 (IM)

Na madrugada do dia 23 de Dezembro de 2009, a região do Oeste de Portugal Continental foi atravessada por uma depressão muito cavada, tendo sido registado um valor mínimo da pressão ao nível médio do mar de 969.4 hPa às 04:20 horas locais na estação do Cabo Carvoeiro.

De acordo com uma análise preliminar, no presente episódio e considerando a rede de estações do IM (cuja distância média entre estações é inferior a 30 km), verificou-se que foi também na mesma estação que se registaram os valores mais elevados da intensidade do vento. Em particular, o vento médio atingiu cerca de 90 km/h às 4:40 e a rajada 140 km/h às 4:50 de dia 23.

O cavamento da depressão, ou seja, a diminuição da pressão no seu centro, foi muito acentuado, em particular no momento da passagem sobre o território. Uma análise preliminar permite estimar um cavamento de cerca de 20 hPa num período de 24 horas, o que à latitude de Portugal Continental permite classificar este evento como um episódio extremo.

O presente episódio é semelhante a outros que ocorreram em Portugal Continental no passado, como são exemplos os temporais de 5 a 6 de Novembro de 1997 no Alentejo e de 6 a 7 de Dezembro de 2000 no litoral Norte e Centro.

É importante clarificar que este fenómeno não se enquadra na classe de ciclones tropicais, cuja natureza é distinta da do fenómeno actual. Por exemplo, é de notar, que um ciclone tropical de categoria 1 apresenta vento médio superior a cerca de 120 km/h, valor que não foi registado em nenhuma das estações da rede do IM. "
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  14.  # 74

Colocado por: Luis K. W.E eu também posso dizer que SÓ as coberturas "planas" cujas impermeabilições foram mal feitas metem água! :-)

Luis, e eu não disse o contrário, disse que mesmo bem feitas exigem verificação e manutenção periódica.
    Agora, que há muita cobertura com impermeabilização mal feita há e infiltrações por causa disso e da ausência de manutenção.
    Um telhado é sempre um telhado, mesmo mal isolado não mete água, pode é voar nestes casos raros e casuais.
  15.  # 75

Colocado por: ghost1204:20 horas locais na estação do Cabo Carvoeiro.

LOL

Cabo Carvoeiro? Lá não houve danos de registo :)
    Os Danos a sério foram em Santa Cruz. Desapareceram árvores centenárias e o parque de campismo foi no ca.......!
  16.  # 76

Colocado por: Bricoleiro

LOL

Cabo Carvoeiro? Lá não houve danos de registo :)
    Os Danos a sério foram em Santa Cruz. Desapareceram árvores centenárias e o parque de campismo foi no ca.......!

Ok. E nessa zona os telhados ficaram intactos? Aí é que quero chegar! :)
  17.  # 77

Mas pronto desculpem o off topic.
    A minha opinião é que os telhados são melhores que as coberturas planas, no sentido de durabilidade e eficácia.
    Não é por poder haver um temporal de x em x tempo que vamos julgar os materiais por essas casualidades.
    Também pode haver um terramoto (tremor de terra) e a cobertura rachar e a casa cair etc etc...
  18.  # 78

Colocado por: BricoleiroMas pronto desculpem o off topic.
    A minha opinião é que os telhados são melhores que as coberturas planas, no sentido de durabilidade e eficácia.
    Não é por poder haver um temporal de x em x tempo que vamos julgar os materiais por essas casualidades.
    Também pode haver um terramoto (tremor de terra) e a cobertura rachar e a casa cair etc etc...

Eu tenho a mesma opinião.

Estando eu numa zona muito ventosa, existem poucos problemas nos telhados e a maior parte das infiltrações devem-se a uma telha partida ou um remate de chaminé mal feito, por exemplo, sendo fácil descobrir o problema.
    Já numa cobertura com telas, na maior parte dos casos, é muito difícil dar com o problema já que por vezes a zona onde entra água não coincide com o local onde a infiltração está visível, o que leva a que simplesmente toda a impermeabilização seja substituída.

Por aqui cada vez se vê mais terraços descobertos a levarem coberturas de chapa "sandwich" porque os proprietários se cansam de gastar dinheiro em impermeabilizações que duram dois ou três anos.
    Concordam com este comentário: carlosj39, Bricoleiro, Skinkx
  19.  # 79

Colocado por: ghost12

Ok. E nessa zona os telhados ficaram intactos? Aí é que quero chegar! :)

Já tinha dito que não.
    Não vendo telhas nem ganho comissão das cerâmicas! E também não ganho nada em dizer mal de coberturas... :)
    É uma opinião baseada na realidade que conheço.

Colocado por: BricoleiroClaro que houve muitos telhados a irem embora e telhas partidas (os mal feitos).
  20.  # 80

Creio que se se fizesse um inquerito (sondagem) daquelee verdadeiros e não encomendados por nenhuma parte interessada ( neste caso por empresa fabricante de telhas ou de coberturas planas) , exceptunando na região do Algarve, pouco chuvosa, 60 por cento ou mais de proprietários de casas em Portugal com coberturas planas se pudessem trocar teriam antes colocado telhas...

Colocado por: ghost12

Eu tenho a mesma opinião.

Estando eu numa zona muito ventosa, existem poucos problemas nos telhados e a maior parte das infiltrações devem-se a uma telha partida ou um remate de chaminé mal feito, por exemplo, sendo fácil descobrir o problema.
    Já numa cobertura com telas, na maior parte dos casos, é muito difícil dar com o problema já que por vezes a zona onde entra água não coincide com o local onde a infiltração está visível, o que leva a que simplesmente toda a impermeabilização seja substituída.

Por aqui cada vez se vê mais terraços descobertos a levarem coberturas de chapa "sandwich" porque os proprietários se cansam de gastar dinheiro em impermeabilizações que duram dois ou três anos.
    Concordam com este comentário:carlosj39,Bricoleiro
    Concordam com este comentário: Bricoleiro

0.0293 seg. NEW