Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde pessoal,

Em 1º lugar, dizer que não estou dentro do ramo da construção, mas tenho vindo a informar-me acerca de alguns assuntos.
    Adquiri um terreno com 550m2 e estou a pensar construir uma casa terrea com aproximadamente 150m2.
    O que acham das seguintes dimensões, estará a faltar-me alguma coisa para acrescentar aos m2?

Sala de Estar: 20m2
    Sala de Jantar: 20m2
    Cozinha: 15m2
    Lavandaria: 6m2
    Quarto com closet: 18m2
    Quarto normal: 12m2
    Escritório: 12m2
    WC comum aos 2 quartos: 8m2
    WC social: 5m2
    Hall entrada e Hall circulação: 8m2 + 5m2
  2.  # 2

Na minha opinião como utilizador, considero que as áreas são normais/razoáveis, tirando a cozinha que com os móveis deve ficar apertada.
    Não refere despensa. Já pensou onde vai arrumar todos os consumíveis, etc?
    O closet no quarto também tem de ficar muito bem arrumado, para ficar uma coisa em condições.

Edit. Com closet deve ficar também apertado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria João Silva
  3.  # 3

Não sei se os 150 chegam para isso, mas é mais ou menos isso.
    Veja terreno e fale com um profissional para o ajudar a enquadrar isso...
  4.  # 4

a
  5.  # 5

Colocado por: tozepalmaNão sei se os 150 chegam para isso, mas é mais ou menos isso.
    Veja terreno e fale com um profissional para o ajudar a enquadrar isso...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maria João Silva

Obrigada pela ajuda, acrescentando já a despensa e aumentado o quarto com closet, a soma de tudo isto dá 140m2. O que faltará acrescentar nos metros quadrados? Quando contacto com arquitetos para a realização de projeto, o que me dizem é "150m2, então será uma coisa pequena", acham que se trata de uma casa pequena? Eu pensei que estas dimensões seriam bem suficientes.

Sala de Estar: 20m2
    Sala de Jantar: 20m2
    Cozinha: 20m2
    Despensa: 5m2
    Lavandaria: 5m2
    Quarto com closet: 20m2
    Escritório: 12m2
    WC social: 5m2
    Hall entrada e Hall circulação: 8m2 + 5m2
    • tnjp
    • 24 outubro 2016

# 6

Obrigada pela ajuda, acrescentando já a despensa e aumentado o quarto com closet, a soma de tudo isto dá 140m2. O que faltará acrescentar nos metros quadrados? Quando contacto com arquitetos para a realização de projeto, o que me dizem é "150m2, então será uma coisa pequena", acham que se trata de uma casa pequena? Eu pensei que estas dimensões seriam bem suficientes.

Depende dos critérios de cada um. Veja se é suficiente para si e isso é o mais importante! Muita gente vai dizer que é pequena, mas o que interessa é se é suficiente para si! A minha terá 132m2, ainda mais pequena que a sua, mas é mais que suficiente para mim.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 7

Boa tarde,

As áreas que menciona são razoáveis e, como disse o tnjp, se para si são suficientes é o que interessa.
    Contudo, não se esqueça que está a falar da área útil dos compartimentos. A área bruta de construção andará próximo dos 180 m2.

Cumprimentos,

Pedro Pontes Pimenta de Almeida, Arquitecto
    email: [email protected]
  7.  # 8

Pois, areas uteis. Brutas ponha mais 30% em cima. Hoje em dia pelo menos as paredes exteriores ainda fazem muita diferença na área da casa.
    Não srbesqueça que absua carteira vai pagar a área bruta, não a útil.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  8.  # 9

Boa noite Maria João. Em que distrito ficará a sua moradia?
  9.  # 10

Colocado por: nunogouveiaBoa noite Maria João. Em que distrito ficará a sua moradia?

A avaliar pelo título desta discussão: será Guimarães...distrito de Braga!
    Concordam com este comentário: Obras em casa, Maria João Silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  10.  # 11

Colocado por: BelhinhoGuimarães

Pode ser a casa da família Guimarães...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunogouveia
  11.  # 12

Porquê uma sala se jantar? É que na prática vai ser uma divisão muito pouco utilizada e que vai custar dinheiro que poderia ser utilizado de uma forma mais lógica. Eu tenho uma sala de estar e jantar com menos do que a soma dessas duas divisões que pretende construir e estou bastante satisfeito. Pense no dinheiro que iria poupar ou usar para outros fins.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 13

A minha sala tem 50m2 (sala comum) e faço lá todas as refeições diariamente.
  13.  # 14

Colocado por: 21papaleguasA minha sala tem 50m2 (sala comum) e faço lá todas as refeições diariamente.

Ok, são estilos de vida diferentes, eu como na cozinha, mas há quem coma na sala de jantar. São opções e cada um faz as suas. No caso do 21papaleguas faz sentido fazer-se essa divisão, no meu caso não. Agora é a Maria João Silva que tem que ver o que faz sentido de acordo com os seus hábitos.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  14.  # 15

Eu juntei a sala de jantar à cozinha, e ao lado sala de estar mas com ligação
  15.  # 16

Colocado por: branco.valterOk, são estilos de vida diferentes, eu como na cozinha, mas há quem coma na sala de jantar.

O branco.valter tem sala comum, pelo que percebi num comentário anterior.
    Quantas vezes a utiliza a mobília de jantar por ano?
    Acredito que esteja mobilada, que esteja limpa, que a tenha de aquecer ou arrefecer, que tenha um x m2 de área em que não pode ter mais nada a não a mobília, mais iluminação, etc.
    Já fez as contas a quanto gasta ou gastou nisto tudo?
    Essa é a principal razão porque fiz uma cozinha pequena e de comer sempre na sala.
    Concordam com este comentário: Obras em casa
  16.  # 17

Colocado por: 21papaleguas
    O branco.valter tem sala comum, pelo que percebi num comentário anterior.
    Quantas vezes a utiliza a mobília de jantar por ano?
    Acredito que esteja mobilada, que esteja limpa, que a tenha de aquecer ou arrefecer, que tenha um x m2 de área em que não pode ter mais nada a não a mobília, mais iluminação, etc.
    Já fez as contas a quanto gasta ou gastou nisto tudo?
    Essa é a principal razão porque fiz uma cozinha pequena e de comer sempre na sala.

Exacto tenho um sala em que ao pé da janela tenho o sofá e a TV e mais perto da cozinha tenho a mesa extensível que uso quando há almoçarada. Também perto da mesa tenho um roupeiro que fica ao lado da porta, onde guardo os casacos, etc. No final fiquei com uma sala multiusos, onde há um canto para tudo. Apesar de ser um apartamento e por isso não ter sido uma opção nossa, no futuro se construir a minha casita, penso que continuaremos a usar este sistema. Penso que para o estilo de vida que temos é o mais racional.
      Sem Título.png
  17.  # 18

E não lhe faz confusão, ter gasto dinheiro a construir, mobilar, climatizar, manter, etc, e só utilizar quando há almoçarada?
    Concordam com este comentário: Obras em casa, mhpinto
  18.  # 19

Colocado por: 21papaleguasE não lhe faz confusão, ter gasto dinheiro a construir, mobilar, climatizar, manter, etc, e só utilizar quando há almoçarada?

Não, porque a cozinha é usada todos os dias, é a que mais facilmente é limpa, enquanto que a sala é mais difícil, demora mais tempo. Muito sinceramente não estou a ver-me a comer todos os dias na sala. Aquela mesa é usada para aí de dois em dois meses. penso que até ficamos com as divisões com dimensões mais harmoniosas, eu detesto cozinhas muito grandes ou muito pequenas.

Para mim uma moradia devia ser assim:

Sala de Estar e de jantar: 32m2
    Cozinha: 15m2
    Despensa: 5m2
    Quarto com closet: 20m2
    Escritório: 8m2
    Hall entrada e Hall circulação: 8m2
    Telheiro: 8 m2

Não estou a contar com a garagem.
  19.  # 20

De acordo.
    Eu não estou a tentar impor nada, apenas dizer a minha vivência e a forma como uso as divisões na minha casa.
    Cada um sabe de si e o que é bom para mim, pode não ser para outros.
    Concordam com este comentário: branco.valter

0.0218 seg. NEW