Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: tostexEstás a comparar energias renováveis com electricidade, é óbvio que não é comparável. A BC faz o apoio, embora com um COP generoso, e seria comparável à resistência eléctrica que presumo ter um COP de 1.

Claro que não é diretamente comparável. Mas dei uma ideia da rentabilidade de cada um. Com o Energie, temos água quente à vontade e praticamente nem se nota na conta final da EDP a pagar. Com o Saunier Duval, água quente só com sol. Ligando a resistência electrica, a fatura da luz dispara.
    Para mim qual é o melhor? Parece-me óbvio. Mas cada um é livre de escolher aquele que prefere. Só isto.
  2.  # 2

Há uma questão pertinente que gostaria colocar ao fórum no âmbito da solução da Energie em relação a outras marcas/soluções.

O que é mais eficiente: Evaporadores passivos (paineis da solução Eco) ou bombas de calor (solução Aquapura e restantes marcas)?
    Para o efeito falo apenas da parte de aquecimento, em qualquer situação de temperatura exterior.

A questão prende-se com as etiquetas de eficiência, já que temos soluções Daikin em Classe A+++ sempre com evaporador com ventilação forçada e a solução ECO da Energie tem apenas Classe A...

Outra situação que não costumo ver comentada são os horários de consumo e de aquecimento. Não faz muito sentido ter um sistema solar quando os gastos são à noite e o sistema vai imediatamente repor a temperatura no reservatório, nesse caso com os sistemas de apoio... assim o EDP vais esfregar as mãos!

Obrigado pelos comentários
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
    • eu
    • 15 junho 2016

# 3

Colocado por: RRamosSubsA questão prende-se com as etiquetas de eficiência, já que temos soluções Daikin em Classe A+++ sempre com evaporador com ventilação forçada e a solução ECO da Energie tem apenas Classe A...

Que surpresa... ;)
  3.  # 4

Colocado por: RRamosSubsNão faz muito sentido ter um sistema solar quando os gastos são à noite e o sistema vai imediatamente repor a temperatura no reservatório
    não percebi, pode desenvolver?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRamosSubs
  4.  # 5

Colocado por: RRamosSubsA questão prende-se com as etiquetas de eficiência, já que temos soluções Daikin em Classe A+++ sempre com evaporador com ventilação forçada e a solução ECO da Energie tem apenas Classe A
    esta a fazer confusão entre soluções diferentes para usos diferentes pois a Daikin com A+++ é em aquecimento ambiente com piso radiante hidraulico e não em AQS, pois em AQS somente é A+.
  5.  # 6

Colocado por: RRamosSubsEvaporadores passivos (paineis da solução Eco) ou bombas de calor (solução Aquapura e restantes marcas)?
    Para o efeito falo apenas da parte de aquecimento, em qualquer situação de temperatura exterior.
    são rigorosamente iguais na performance, o que dita a diferença não tem nada a ver com o sistema evaporativo escolhido.
  6.  # 7

Colocado por: RRamosSubsOutra situação que não costumo ver comentada são os horários de consumo e de aquecimento. Não faz muito sentido ter um sistema solar quando os gastos são à noite e o sistema vai imediatamente repor a temperatura no reservatório, nesse caso com os sistemas de apoio... assim o EDP vais esfregar as mãos!
    Pelo que percebo está a considerar um sistema solar com apoio por resistência eléctrica. Neste caso tem duas hipóteses:

1) Se os hábitos de consumo são à noite deve instalar um relógio na resistência eléctrica para esta não funcionar durante a noite.
    2) Pode sempre alterar os hábitos de consumo para de manhã (há quem goste, há quem não goste).

Note-se que as bombas de calor quando fazem AQS também possuem melhor rendimento durante o dia do que à noite. Estas idealmente também deveriam ser programadas para trabalhar principalmente durante o dia, ou mais uma vez alterar os hábitos de consumo para de manhã.
    Concordam com este comentário: RRamosSubs
  7.  # 8

Colocado por: ANdiesel

Lá estão vocês com estas afirmações... Por acaso é você que tem os dois? Por acaso você é dono da minha opinião e das minhas preferências?
    Tenho os dois sistemas e posso comparar o rendimento dos dois. Claro que são sistemas diferentes, mas é isso que alguém estava a perguntar.
    O Energie funciona sozinho e sem ajudas. Na fatura da luz tem uma incidência tão baixa que nem sei quantificar. Ponto final parágrafo.
    O sistema solar (Saunier Duval) quando chega o inverno (dias de chuva) não abastece a água quente. Claro que se ligar a resistência já tem água quente (mas qual é a dúvida?). Mas aquecer água com a resistência elétrica é impensável ( pelo menos pra mim). Ponto final parágrafo, tenho dito.
    Sem falácias!!

O Energie funciona sozinho e sem ajudas? então é desligá-lo da corrente e ver o que é que ele faz... :-)

Não é o sistema Energie que tem uma resistência eléctrica interna que vem ligada de fábrica?
  8.  # 9

Colocado por: jorgealvesnão percebi, pode desenvolver?

Bom dia,
    O Nuno Nunes já foi de encontro à questão.
    Se queremos tirar partido do Sol e possuímos um sistema que se active sempre que a temperatura da água baixa no reservatório, havendo consumo à noite, o que irá o sistema fazer? (Seja solar puro com resistência de Bkp ou o Eco Energie com placas em que melhora a eficiência ao sol)
    É aqui que está a questão, pois não vejo isto discutido nos foruns e depois não se tira o rendimento esperado dos sistemas solares (com as devidas reservas de estar a considerar o EcoTermo como sistema solar).

Quando se fala de um COP 6, será esta a condição para que seja satisfeito este valor tão alto?
  9.  # 10

Colocado por: jorgealvessão rigorosamente iguais na performance, o que dita a diferença não tem nada a ver com o sistema evaporativo escolhido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RRamosSubs

Ok, neste caso havendo a possibilidade de exposição solar directa, deverá aumentar um pouco o rendimento do sistema, não? Os sistemas ventilados não têm esta possibilidade e é aqui que posso ver alguma vantagem, mas mais uma vez Classe A vs Classe A+ (Obrigado pela correcção Jorge) em AQS
  10.  # 11

Colocado por: Skinkx

O Energie funciona sozinho e sem ajudas? então é desligá-lo da corrente e ver o que é que ele faz... :-)

Não é o sistema Energie que tem uma resistência eléctrica interna que vem ligada de fábrica?

Está ligado à corrente para bombear o líquido que passa nos painéis e regressa ao depósito para aquecer a água. A resistência elétrica do meu sistema está desligada (tem essa opção). Nesta situação o consumo elétrico é mínimo e em 2 anos (verão e inverno) nunca me faltou água quente: mesmo com 4 banhos seguidos (depósito de 300L).
  11.  # 12

Colocado por: RRamosSubsOs sistemas ventilados não têm esta possibilidade e é aqui que posso ver alguma vantagem,
    nos sistemas ventilados acontece a mesma coisa, a temp ambiente é superior durante o dia e têm mais rendimento.
  12.  # 13

Colocado por: RRamosSubsSe queremos tirar partido do Sol e possuímos um sistema que se active sempre que a temperatura da água baixa no reservatório, havendo consumo à noite,
    está a fazer uma enorme confusão pois nenhum destes sistemas são instantâneos, o depósito acumula de dia para poder gastar a noite.
  13.  # 14

Colocado por: jorgealvesestá a fazer uma enorme confusão pois nenhum destes sistemas são instantâneos, o depósito acumula de dia para poder gastar a noite.

Penso que a situação que foi levantada é que no caso de não existir nenhum sistema de controle sobre o funcionamento do sistema de apoio (assumindo resistência eléctrica) ao se efectuar o consumo ao final do dia a resistência vai aquecer a água durante a noite diminuindo drasticamente o rendimento do sistema solar.
    Infelizmente é uma situação que se vê com muita frequência.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, RRamosSubs
  14.  # 15

Obrigado a todos pelos comentários.

O objectivo final é a escolha consciente do melhor sistema para AQS, sem estar polarizado por marcas ou ideologias. Pretendo tirar o máximo partido possível do sol, sendo que tenho noção que uma bomba de calor é muito mais eficiente que uma resistência eléctrica. Pondero mesmo adquirir dois sistemas para se complementarem, e aumentar a eficiência.
    Um sistema puramente solar de alto volume tipo 500l e um sistema com bomba de calor para de baixo volume 150 ou 200l para servir de backup. A ideia é alimentar o pequeno com o grande e a rede com o pequeno. Assim, depois dos banhos, caso seja necessário mais agua quente, o sistema pequeno que funciona como backup vai ser mais rápido a disponibilizar AQS, logo reduzindo os custos de electricidade. (Somos 5 lá em casa!)
    Alguma re-circulação poderá ser introduzida entre os tanques para possibilitar AQS 100% solar quando for possível.
    Mais ou menos isto:
    ..........Agua Fria --> Sistema solar puro 500l --> sistema Bkp/aux Termodinâmico 150l --> AQS disponível
    .............................î -----------<-------<------ Recirculação para aquecer sistema bkp ---<---<-----i

Sistema solar sempre "ligado"
    Sistema termodinâmico liga se necessário depois 4 da tarde até às 6 da manhã.
    Re-circulação liga se Temp Solar > Temp Bkp

Em dias especiais de maior consumo podemos ligar tudo para garantir sempre disponibilidade com 650l com AQS solar ou Termodinâmico.

O tanque pequeno é pequeno para minimizar o consumo de energia eléctrica quando o sistema eléctrico é necessário.
    Com o tempo, o sistema pode ser ajustado para optimizar os custos
  15.  # 16

Lá se vão os "lucros" quando tiver que fazer manutenções e reparar avarias de dois sistemas de AQS.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • argo
    • 16 junho 2016

# 17

650 litros para 5 pessoas acho um abuso! Mas até acho ser um bom sistema com apenas um senão, tem que estar bem optimizado para o uso da casa começando pelo volume.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  16.  # 18

Colocado por: Nuno NunesPenso que a situação que foi levantada é que no caso de não existir nenhum sistema de controle sobre o funcionamento do sistema de apoio (assumindo resistência eléctrica) ao se efectuar o consumo ao final do dia a resistência vai aquecer a água durante a noite diminuindo drasticamente o rendimento do sistema solar.
    Infelizmente é uma situação que se vê com muita frequência.
    nada que um relogio não resolva, aliás obrigatorio pela legislação actual,

sempre instalei controladores horários nas resistências.
  17.  # 19

Colocado por: RRamosSubsSistema solar sempre "ligado"
    Sistema termodinâmico liga se necessário depois 4 da tarde até às 6 da manhã.
    Re-circulação liga se Temp Solar > Temp Bkp

Em dias especiais de maior consumo podemos ligar tudo para garantir sempre disponibilidade com 650l com AQS solar ou Termodinâmico.
    mais simples é colocar uma bomba de calor com ligação solar térmica incorporada,
    tem soluções destas desde a gama mais baixa até a nova Altherma ECH2O com ligação em drainback ou pressurizado.
  18.  # 20

É possível termos a ECH20 com apoio de painéis solares drainback?!

E com tubos de vácuo há possibilidade?!

0.0229 seg. NEW