Colocado por: tostexEstás a comparar energias renováveis com electricidade, é óbvio que não é comparável. A BC faz o apoio, embora com um COP generoso, e seria comparável à resistência eléctrica que presumo ter um COP de 1.
Colocado por: RRamosSubsA questão prende-se com as etiquetas de eficiência, já que temos soluções Daikin em Classe A+++ sempre com evaporador com ventilação forçada e a solução ECO da Energie tem apenas Classe A...
Colocado por: RRamosSubsNão faz muito sentido ter um sistema solar quando os gastos são à noite e o sistema vai imediatamente repor a temperatura no reservatórionão percebi, pode desenvolver?
Colocado por: RRamosSubsA questão prende-se com as etiquetas de eficiência, já que temos soluções Daikin em Classe A+++ sempre com evaporador com ventilação forçada e a solução ECO da Energie tem apenas Classe Aesta a fazer confusão entre soluções diferentes para usos diferentes pois a Daikin com A+++ é em aquecimento ambiente com piso radiante hidraulico e não em AQS, pois em AQS somente é A+.
Colocado por: RRamosSubsEvaporadores passivos (paineis da solução Eco) ou bombas de calor (solução Aquapura e restantes marcas)?são rigorosamente iguais na performance, o que dita a diferença não tem nada a ver com o sistema evaporativo escolhido.
Para o efeito falo apenas da parte de aquecimento, em qualquer situação de temperatura exterior.
Colocado por: RRamosSubsOutra situação que não costumo ver comentada são os horários de consumo e de aquecimento. Não faz muito sentido ter um sistema solar quando os gastos são à noite e o sistema vai imediatamente repor a temperatura no reservatório, nesse caso com os sistemas de apoio... assim o EDP vais esfregar as mãos!Pelo que percebo está a considerar um sistema solar com apoio por resistência eléctrica. Neste caso tem duas hipóteses:
Colocado por: ANdiesel
Lá estão vocês com estas afirmações... Por acaso é você que tem os dois? Por acaso você é dono da minha opinião e das minhas preferências?
Tenho os dois sistemas e posso comparar o rendimento dos dois. Claro que são sistemas diferentes, mas é isso que alguém estava a perguntar.
O Energie funciona sozinho e sem ajudas. Na fatura da luz tem uma incidência tão baixa que nem sei quantificar. Ponto final parágrafo.
O sistema solar (Saunier Duval) quando chega o inverno (dias de chuva) não abastece a água quente. Claro que se ligar a resistência já tem água quente (mas qual é a dúvida?). Mas aquecer água com a resistência elétrica é impensável ( pelo menos pra mim). Ponto final parágrafo, tenho dito.
Sem falácias!!
Colocado por: jorgealvesnão percebi, pode desenvolver?
Colocado por: jorgealvessão rigorosamente iguais na performance, o que dita a diferença não tem nada a ver com o sistema evaporativo escolhido.
Colocado por: Skinkx
O Energie funciona sozinho e sem ajudas? então é desligá-lo da corrente e ver o que é que ele faz... :-)
Não é o sistema Energie que tem uma resistência eléctrica interna que vem ligada de fábrica?
Colocado por: RRamosSubsOs sistemas ventilados não têm esta possibilidade e é aqui que posso ver alguma vantagem,nos sistemas ventilados acontece a mesma coisa, a temp ambiente é superior durante o dia e têm mais rendimento.
Colocado por: RRamosSubsSe queremos tirar partido do Sol e possuímos um sistema que se active sempre que a temperatura da água baixa no reservatório, havendo consumo à noite,está a fazer uma enorme confusão pois nenhum destes sistemas são instantâneos, o depósito acumula de dia para poder gastar a noite.
Colocado por: jorgealvesestá a fazer uma enorme confusão pois nenhum destes sistemas são instantâneos, o depósito acumula de dia para poder gastar a noite.
Colocado por: Nuno NunesPenso que a situação que foi levantada é que no caso de não existir nenhum sistema de controle sobre o funcionamento do sistema de apoio (assumindo resistência eléctrica) ao se efectuar o consumo ao final do dia a resistência vai aquecer a água durante a noite diminuindo drasticamente o rendimento do sistema solar.nada que um relogio não resolva, aliás obrigatorio pela legislação actual,
Infelizmente é uma situação que se vê com muita frequência.
Colocado por: RRamosSubsSistema solar sempre "ligado"mais simples é colocar uma bomba de calor com ligação solar térmica incorporada,
Sistema termodinâmico liga se necessário depois 4 da tarde até às 6 da manhã.
Re-circulação liga se Temp Solar > Temp Bkp
Em dias especiais de maior consumo podemos ligar tudo para garantir sempre disponibilidade com 650l com AQS solar ou Termodinâmico.