Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva,

    Estou a pensar deitar abaixo uma parede que liga a cozinha a sala e a parede que liga o corredor a sala, aumentando consideravelmente o tamanho da sala e aumentando a luz natural. No entanto, tenho algumas dúvidas se é uma boa opção. O que me preocupa mais é o facto de ficar com a casa de banho ligada directa a sala, o que não é muito agradável.

    No desenho anexo, podem ver marcado a vermelho a extensão das paredes que pretendo deitar abaixo.

    Agradecia comentários e ideias de como melhorar a disposição do apartamento com alguma urgência por favor.
      planta_t3 (2).jpg
  2.  # 2

    E porque é que não deita abaixo apenas a parte que dá para a sala ? (não considerando a parede do corredor)
  3.  # 3

    a minha proposta.. sem saber bem o que quer fazer em relação à zona de preparação de alimentos/ cozinha?!


    EDIT: Esse corredor interior (.. tem esta disposição/ configuração por qualquer razão especial?.. ou é mesmo um mau projecto?!
      prop_1.jpg
  4.  # 4

    Parece óbvio, tanto mais que convem ficar com o hall, a porta para a sala é que podia ser qq mais centrada e eliminaria a porta que dá do hall para a cozinha o que possibilitaria na cozinha aproveitar essa parede.
    O resto do apartamento tambem precisa de algumas correcções pontuais, tais como os corredores e o acesso ao ultimo quarto.
  5.  # 5

    Considerando que deixa de ter Hall, situação que começa a ser muito habitual em novas construções, e supondo que tem outro(s) WC's disponiveis, não vejo mal em ter a WC Social na Sala. De qualquer forma, tem sempre a hipotese de por um painel de vidro, com uns 70 80 cm de largura(até ao tecto, ou não), no lugar da parede. Fica com muita luz no hall que deixa de existir, mas continua a existir uma 'separação' das zonas.

    nasei_27, para esse tipo de intervenção precisou de pedir autorização ao Municipio?
  6.  # 6

    Nao entendo a ideia de ligar o corredor com a sala, eu partia so na zona da cozinha e assim conseguia um 2 em 1...sala + cozinha e ao mesmo tempo sala separada do corredor/hall...

    Outra coisa...essa divisão não vai ficar demasiadamente grande?
  7.  # 7

    Colocado por: Sramimi... não vejo mal em ter a WC Social na Sala.
    Hehehe! Estou mesmo a ver, numa sala apinhada de convidados, e alguns, lá ao canto, a fazerem fila para ir à casa de banho.
  8.  # 8

    Colocado por: marco1O resto do apartamento tambem precisa de algumas correcções pontuais, tais como os corredores e o acesso ao ultimo quarto.
    É verdade. O acesso ao último quarto é anedótico!
  9.  # 9

    Viva,

    Obrigado pela ajuda e pelas ideias.

    Relativamente ao Sramimi, não pedi qualquer autorização ao Município. Penso que não preciso de pedir, mas tb não tenho a certeza.

    O problema de ter o WC ligado directo à sala é que li algures que existe um regimento qualquer que diz que não é possível.

    A ideia ao deitar abaixo a parede do hall, era maximizar o espaço, e porque essa parede fica meia sem graça sozinha na sala. Fica melhor um armário a separar as duas áreas.

    Por outro lado faz-me alguma confusão a ideia de não ter acesso directo a cozinha, ao deixar o hall e ao fechar a parede da cozinha, tenho obrigatoriamente
    de entrar na sala para ir a cozinha.

    A ideia do Pedro Barradas, tem um problema que é a parede que separa a cozinha da sala, que fica tb meia isolada e sozinha na sala sem qualquer ligação a nada. Cortando bastante as vistas e a ideia de espaços abertos.

    Já agora em termos legais, é necessário pedir alguma autorização para fazer esta alteração. Existe alguma implicação se quiser vender o apartamento mais tarde?????


    Obrigado pela ajuda
  10.  # 10

    nasei_27

    isso é o que lhe parece, agora acredite que já andamos nisto há algum tempo e olhe que são soluções já muito experimentadas.

    Em qq das soluções olhe que ter de alguma forma uma configuração de hall é o melhor, pois tambem não é por ele fazer parte da sala que vai acrescentar muito mais.
    E qual é o problema de entrando na sala virar logo á direita para a cozinha, eliminando aquela porta tão desnecessária e ganhando ai bancada para a cozinha.?
  11.  # 11

    nãsêi_27,
    Nasei, digo, No seu desenho não consegui ver onde param os pilares.
    Até pode ser que estejam todos nas fachadas (vãos de 7,20m...), mas sabendo como se constroem muitas moradias eu estaria à espera de encontrar um pilar (literalmente) em CADA esquina.
  12.  # 12

    Marco1, é capaz de ter razão. Efectivamente manter essa parede do hall, não deve retirar muito da sala e é mais pratica. O que se refere quando diz a porta mais centrada ???? A porta fica mais longe da cozinha?

    Luís, por incrível que possa parecer não tem mesmo nenhuma viga, já estive a ver isso. Tb estranhei, mas é mesmo assim.

    Mais uma vez em termos legais é necessário solicitar alguma licença?

    Por fim, acham que é uma boa ideia ou mais vale deixar como esta a cozinha e a sala???
  13.  # 13

    á partida terá que apenas comunicar aos vizinhos.

    Como é evidente se quer e pode gastar algum dinheiro, essa casa assim não está nada bem.

    a porta ou passagem mais centrada vai por "mais longe" a cozinha ai uns 50 cm, onde está o problema?

    mas como lhe digo peça um estudo a um bom profissional do sector e estabeleça um tecto máximo para si sobre o que quer gastar e delicie-se com as propostas que podem tornar esse apartamento muito mais agradável.
  14.  # 14

    Viva,

    Alterei o desenho de acordo com as opiniões expressas, qual a vossa opinião p.f. agora.

    Cpts
      planta_t3 (2)2.jpg
  15.  # 15

    é mais isso, sim, não precisa é de ter a bancada que dá para a sala tão recuada, pode prolongá-la mais um pouco em direcção á porta que dá para o hall
  16.  # 16

    Parece-me bem.. desde que a laje do tecto não caia....
    quantos anos tem a construção?
    é estranho não exisitr estrutura aparente....
  17.  # 17

    pois era interessante saber onde "anda" a estrutura.
  18.  # 18

    Pedro,

    O prédio tem 20 anos, este é um 3º andar e é o ultimo andar. Segundo os vizinhos a construção é excelente, não tendo qualquer sinais de paredes estaladas ou cedência de vigas. Decidi comprar este apartamento porque foi bastante barato e achei um bom negocio.

    Na casa de banho mais pequena, que é de serviço estou a pensar colocar no canto direito um base de chuveiro, mas tenho algum receio que seja muito pequena para isso.

    Todas tijoleiras estão a ser retiradas, de igual modo, a canalização esta a ser alterada para PEX. As paredes exteriores devem ficar com pladur e isolamento. As ligações electricas e o quadro eléctrico vão ser refeitos de novo.
  19.  # 19

    A pedido do FD, a razão da urgência tem a ver com o facto de ter um homem a destruir a parede ainda hoje e quero ter a certeza que não me vou arrepender, embora acho que já vou tarde de mais com a parede do hall :(

    Parece que vou ter gastar dinheiro a dobrar, primeiro para deitar abaixo, depois para levantar :(
  20.  # 20

    eheheh, e o projecto feito online eehehhe

    Como já lhe disse já que vai mexer, tudo isso pode ser bem melhorado e sem grandes complicações, realmente a casa tem algum potencial. Repare que só aquele 2º hall que distribui para os quartos , tem area para outro tipo de arranjo e até permitir aumentar a casa de banho da entrada.
 
0.0230 seg. NEW