Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: enf.magalhaesTambém vou ter uma clarabóia no closet e em todas as casas de banho.

E porque não um túnel de luz?
    Concordam com este comentário: callinas
  2.  # 182

Pensei nisso picareta . Mas acho que a clarabóia é capaz de dar mais luz e ficar mais engraçado visualmente . Que acha Picareta?
  3.  # 183

Colocado por: enf.magalhaesQue acha Picareta?

Acho que os túneis de luz, dão a mesma luz, tem menos problemas com condensações e permitem um melhor isolamento térmico.
    Concordam com este comentário: jfsmoreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: enf.magalhaes
  4.  # 184

O túnel de luz costuma dar mais intensidade à luz solar, em virtude dos espelhos que tem.
    O acabamento é como se fosse um downright.
    Veja no site da solatube pilirigido
    Ganha a nível de isolamento térmico

http://www.solatube.pt/produtos/brighten-up

A não ser que seja algo onde fique mesmo a calhar uma claraboia, se a ideia é haver luz, então o túnel luz é mais indicado. Anda na ordem dos 500 euros a unidade
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, C.CASTRO
    • emad
    • 9 novembro 2016

# 185

Colocado por: Anonimo09092021Mas, dos que já vi instalados, a impressão que fica é mais de um projetor led gigante do que de luz natural...

Colocado por: Zebota
    Tb acho que vai ser a solução, uma clarabóia

Se fosse hoje tinha poupado o dinheiro das 3 claraboias. É muito bonito ter luz natural, mas só estamos em casa na maior parte das vezes a noite ou ao fim do dia e nesta altura nao usufrui da luz natural. De manha quando o sol der forte vamos acordar logo.
    Nao precisa de claraboia no closet. Nao passa lá muito tempo.
    Apenas um conselho de coisas dispensaveis.
  5.  # 186

Não concordo emad, consigo.

Como se veste e se maquilha sem luz natural? Acredite que muito diferentemente do que com luz natural.
    Claro que não será o seu caso, mas maquilhando-nos numa casa de banho interior, por exemplo, faz com que tenhamos uma sensibilidade diferente e então carregamos mais do que o necessário na maquilhagem...as senhoras saberão isto.
    A nossa sensibilidade, ou percepção, de cores e intensidades varia de acordo com a luz que nos ilumina.
    Para mim, isto faz mais sentido ainda num closet, que é O lugar onde nos arranjamos e nos pomos bem.
  6.  # 187

Colocado por: Anonimo09092021Mas, dos que já vi instalados, a impressão que fica é mais de um projetor led gigante do que de luz natural...

Concordo. Acho preferível ao nível de iluminação natural uma clarabóia do que um tubo de luz.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 188

Estive a ver o vosso túnel de luz como solução.

Acredito que faça o efeito que o Anonimo09092021 refere, muito intenso quase "led-iesco" um pouco fantasmagórico no brilho.

Parece-me ok a claraboia mas para vos ser sincera, pensando nisto 2 vezes, um closet fechado todo ao redor com uma clarabóia ao de cima, para mim, que tenho uma pouco a sensação de enclausuramento/fobia neste tipo de espaços, preferia a janela.

Por exemplo o meu - Tenho duas clarabóias, uma num corredor pequeníssimo, e outra na casa de banho, onde também tenho janela (uma janela pequena).

A minha sugestão é que se faça ambas, porque colocando uma janela neste closet, será, considerando todo o espaço ocupado por armários, uma janela de pouca superfície, uma clarabóia iria complementar a dimensão pouco expressiva da janela, permitindo mais luz.

Qual a área do closet, vê-se na planta (eu não vejo mas vejo mal que se farta...) ?
  8.  # 189

Já estou a perceber porque não se pode fazer a janela ao lado do toucador (porque temos uns arrumos por trás..)
      closet2.png
  9.  # 190

O closet tem 12.75m2, já vi.

Se se tirar a reentrancia ao lado do toucador (a reentrancia â entrada dos seus arrumos, e fizer essa parede acabar à direito já consegue colocar uma janela no closet, sem prejuízo aos armários.
    Aproveita esse espaço ganho por ter retirado a reentrancia para dar espaço à janela.
    Espero que se preceba o que estou a dizer.
    Depois acrescenta ainda a claraboia, num sítio diferente claro de onde fica a janela, para distribuição da luz natural.

Outra coisa que estou a ver, os arrumos, a casa de banho da psicina e o balneário, também não têm luz natural ?
  10.  # 191

Colocado por: Zebotaentão e as casas com 3 ou 4 pisos ? Cave para o carro e arrumos, zona social no rc e quartos no 1 piso. Ja sao dois lanços de escadas. É essa a vivência? A vivência faz se na zona social e essa não podia ser melhor ! Os quartos são para dormir a única vivência que existe é com a esposa, não percebo essa da vivência

Nada como um pequeno elevador para essas situações para se usufruir da moradia mesmo quando se for mais velhote.

Imagens de 3 pisos - Cave, piso 1 e piso 2 de uma moradia a construir em Cascais

www.gabineteop.com
      piso-1.JPG
      piso_0.JPG
      piso+1.JPG
  11.  # 192

Se se tirar a reentrancia ao lado do toucador (a reentrancia â entrada dos seus arrumos, e fizer essa parede acabar à direito já consegue colocar uma janela no closet, sem prejuízo aos armários.
    Aproveita esse espaço ganho por ter retirado a reentrancia para dar espaço à janela.

Assim, com janela (mais pequena comparativamente às restantes no corredor da casa, dadas as limitações do closet) e clarabóia na zona do toucador.
      closet3.png
  12.  # 193

Ok . Mas continuo a achar que esteticamente uma clarabóia fica melhor
  13.  # 194

Olá OP,

Como podemos criar acesso à cozinha para que não tenha que se dar aquela volta toda à sala para ir para a cozinha?

Só se pode recorrer a ter uma nova porta ?
  14.  # 195

Open plan sala de estar, jantar e cozinha já começa a chatear.

Mas está-me a vir ao pensamento aquelas cozinhas com entrada mas sem porta..

Então poderia ser assim:
    Porta no corredor.
    Aberta para a sala de estar, sem a porta de correr.

Mas não sei se isso não me satura um pouco já também..
    A pensar.
  15.  # 196

Colocado por: CMartinSó se pode recorrer a ter uma nova porta ?

Essa porta poderia ficar disfarçada como sendo um painel de correr ficando acessível directamente da zona de circulação não marcando esse acesso. Poderia ser uma transição de um revestimento exterior no interior também.

www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  16.  # 197

Obrigada OP, sim o painel de correr (espécie porta oculta, é o que estou a imaginar).

O que significa "Poderia ser uma transição de um revestimento exterior no interior também ?
    É manter-se os materiais iguais da porta para os armàrios?
  17.  # 198

Colocado por: CMartinO que significa "Poderia ser uma transição de um revestimento exterior no interior também ?
    É manter-se os materiais iguais da porta para os armàrios?

Imagine que no exterior ( que ainda não vimos ) tinha um revestimento de madeira ou fenólico por exemplo, poderia muito bem ter esse mesmo revestimento no interior na zona de passagem para a cozinha, trazendo o exterior para o interior ficando o mesmo oculto.
    Essa é uma situação que estamos a fazer por exemplo numa moradia no concelho de Almada em que o revestimento exterior em fenólico irá ter um prolongamento interior numa parede do hall para esconder uma porta do quarto do R/C.

www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  18.  # 199

Obrigada OP.
    Acho que percebo, mas não estou a conseguir visualizar.(E daí talvez esteja a achar que poderà ser um pouco excessivo na necessidade de ocultação, seria levar ao extremo).
    Vou pesquisar para conseguir formar uma opinião melhor.

Era bom o zebota partilhar o exterior, quando o tiver talvez considere fazê-lo.
  19.  # 200

Colocado por: m.arq

Aqueles pauzinhos a protegerem as escadas deviam ser aumentados em 3 ou 4 ...
    Cmps!

E a porta de entrada mudar o sentido.
    Cmps!

0.0508 seg. NEW