Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

    Colocado por: Pedro Barradas

    Tenho muitas casa que projectei SEM porta de entrada formal!!!, são montes, são casas dentro de propriedades rurais... , recebe-se as visitas directamente pelas zonas sociais. O formalismo fica ao portão/ limite de propriedade ;) Mas no entanto tem mesmo de haver uma porta de serviço ;)
    Concordam com este comentário:nelson__ricardo

    no meu caso será da garagem para dentro de casa pois não se consegue ir a pé a nenhum lado, para as visitas podem entrar directo para cozinha/sala de jantar ou para a sala de estar. estou mas é com uma duvida se coloco nessas portas soleira baixa com fechadura e maniplu de abrir por fora e por dentro nas duas ou só em uma,
  2.  # 122

    Se conseguir criar melhores condições de acessibilidade em pelo menos uma delas, deve fazê-lo.
    Concordam com este comentário: nelson__ricardo
  3.  # 123

    estava a pensar colocar na cozinha e nas sala de estar ser como nos quartos só por centro e sem fechadura pois esta será a que será menos aberta.
    e posso ter isso e ser na mesma oxilobatente ou para ter isso tenho de tirar o oxilobatente
    será a cortizo cor60
  4.  # 124

    Discuta esses pormenores com o seu fornecedor dos caixilhos. ( é daquelas coisas, que no mapa de vãos em fase de licenciamento está definido em conjugação com os requistos da termica e acústica...... mas não vai para a Câmara - pequenos "pormaiores"...)
  5.  # 125

    pois mas esse mapa é assim
    5X 2,30X3m nos quais 2m fixos e 1 porta oxilobatente mais nada :)
    já disse ao eng do empreiteiro que queria fechadura em pelo menos 1 porta mas foi ter que ver isso. pois na altura disseram-me que as soleira em pedra nessa zona tinham de ser mais baixas.
    a caixelharia está para breve e vou ter de discutir isso com eles mas queria pelo menos uma com soleira baixa.~
    o termico foi só para o papel pois não tem pes nem cabeça e paguei 400€ por aquilo
  6.  # 126

    o termico não tens pés nem cabeça?

    O que prevê e o que pretende fazer?
  7.  # 127

    primeira foi feito para um restauro o % de renovação de ar estava errada. no projeto termico colocaram vidros simples U 2,5 colocaram caldeira a gaz nao sei onde foram buscar pois nem gas tenho e por aí fora
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 128

    Liguei o pc para ver melhor as plantas da casa do zebota. Fazer o tal zoom que foi referido.

    Ultrapassada que está a tal questão das distâncias - em parte porque já foi muitíssimo debatida, noutra parte porque acho, aqui também, que pode ser uma não questão dependendo de outros factores (que não sejam as Marias a quererem coisas enquanto deitadas nas camas, e as pernas que nos podem doer, e assim, embora sejam sim todas possibilidades na nossa vida real...), eu gostaria de passar agora para as outras questões também - os melhoramentos aqui e acolá, que a meu ver podiam ser considerados pelo zebota se assim achar, ou seja não ficarmos fixados na questão corredor e distancia para podermos passar daí para as restantes..e chegar a algum tipo de conclusão no todo.
      zebota3.png
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 129

    zebota, e quem quiser, ajudar-me a ler as plantas porque não sou técnica (nem engenheiro nem arquitecto), agradeço.

    Comecemos pelo hall.
    Acho que face ao restante da casa, uma vez que temos imensa arrumação, mas que no hall faz sempre falta também (sapatos, chaves, e tal..), e no entendimento que é um armário que temos à nossa direita de quem entra, eu faria-o mais estreito. Apenas para dar maior amplitude para quem passa do hall para o corredor, e também esbater um pouco a sensação comboio do hall, maior amplitude visual eu acho que ajuda aqui a criar um efeito menos "corrido" (do corredor que é realmente um pouco austero).

    Também não me parece completamente descabido tirar-se o armário, e optar por um móvel solto de pequenas dimensões, para arrumação dessas coisitas, e um móvel permitiria por exemplo colocar uma decoração de interiores mais leve nesse espaço e menos confinada (daria para brincar um pouco mais, sem estar tão presa ao existente fixo (o armário)..).
  8.  # 130

    A triologia, ou lá o que se chama mas gosta deste termo, sala de jantar, sala de estar + cozinha dá-me vontade de fazer algo diferente do que o que aqui está na planta.

    Especialmente a cozinha fechada por parede que pesa ainda mais o efeito do corredor.

    Não sei bem é o quê ainda, mas vou pensar...
  9.  # 131

    Posso continuar pelo piso zero, mas estou com uma indecisão: e faz-se duma ou de outra maneira.

    zebota, considera essencial para si, manter esse piso 1, ou consideraria trazê-lo para o piso 0 e ficar com a casa térrea apenas ? E até eliminar alguns artefactos (o spa, ou assim..?).

    É como quiser, acho que tenho sugestão para ambas as maneiras.
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 132

    Colocado por: enf.magalhaesOk ok .
    Cmartim já sei que não desgosta da planta mas na sua opinião gosta do corredor? Gosta do ângulo de 45 graus do corredor? Acha a casa funcional?

    Quanto ao Zebota se gosta da casa e se esta traduz a sua vivência ... eu não estou aqui . o que importa é que você goste .


    Sim, gosto da planta, o que não quer dizer que não veja, eu, que não percebo nada do assunto, melhoramentos que podem ser considerados. O corredor acho que realmente, está muito expressivo ou confinante, não que não possa ser assumido, na minha opinião como corredor expressivo que é..ou abri-lo um pouco aqui e acolá, para que não tenha tanto peso..Mas sabe, até tenho algum receio de o sugerir (embora já esteja a fazê-lo nos meus posts anteriores..), porque um corredor expressivo pode ser uma mais valia numa arquitectura !
    Não tenho assim nada muito contra o angulo, não enf.Magalhães.
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 133

    Pedro, e todos,

    O exercício da Casa Fez, era vedado a arquitectos, porque queria tentar perceber qual a aceitação das pessoas, como eu, que são não técnicas, a plantas fora do comum das casas que estão habituadas a viver em, apenas isso. Se aceitamos ou se temos resistência.
    Temos resistencia. Eu acho, embora o exercício não tenha resultado em nada pois ninguem se arriscou a fazê-lo, para mim, já demonstrou que as pessoas são muito inseguras nas opiniões quando sabem que pode ser um caso do rei que vai nú, ou assim.
    Eu não aprecio a Casa Fez, nem a acho (porque não fui que lhe pus o nome) de A Casa Perfeita, devem ter sido os média, o marketing, bom, alguém que não eu.
    Quero dizer não gosto dos alçados dela, acho-os imensamente feios, até, mas gosto dos seus interiores neste aspecto - gosto de casas que têm um ar estético e arquitectónico demarcado, estudado.. gosto de olhar para aquele interior e respirar aquela arquitectura, de arquitecto, sim, acho os interiores belos..Para mim casas projectadas por engenheiros ou por arquitectos são diferentes umas das outras. Gosto de arquitectura.
    Não me considero deslumbrada nesse aspecto e se lesse os meus comentários no gostos por exemplo, saberia que não sou apreciadora da arquitectura estrela, em geral, faz-me lembrar as fachadas que fazem para nos convencer de algo, ou os cenários dos filmes..não gosto. Mas não é por razões politicas, comerciais, porque os amigos gostam, ou outras que gosto ou não gosto, uma casa para mim é uma linguagem muito directa que alí está. Tudo o restante à volta é barulho das luzes. A casa vale por si só.
    Também tenho muita resistência em apreciar a arquitectura contemporânea. Na sua grande maioria. Prefiro as casas antigas.
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 134

    Casa Fez, interiores, e um corredor.
      Fez-House-15-1-800x582.jpg
  10.  # 135

    CMartin

    por amor da santa:)

    comece por sugerir algo em que não se tenha que contornar todo o corpo da cozinha para chegar lá.

    o probleme não é nem o 1º piso nem o angulo do r/c nem o sitio onde as funções da casa estão ( o esqueleto) o probleme é mesmo a forma e as ligações entre as coisas.
    Concordam com este comentário: CMartin, mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 136

    :o)

    Espere uma coisa da cada vez. Eu vejo as coisas num prisma diferente do seu, e então pego nelas assim, não se esqueça não sendo técnica, apenas tenho a minha percepção..o sentido (sentimento) que me fazem as conjugações. Não sei teorizar com base em leituras, marco1 nem estudos. Posso aperfeiçoar o que eu percepciono com as leituras..etc..

    Sim, eu sei a cozinha, porque olho para ela e vejo-o - tem que se alterar para não ter que contornar o corpo (também por causa ou essencialmente por causa disso), daí o ter referido que não sei como se vai fazer, mas eu chego lá.
    Preciso de saber sobre o piso superior também para pensar sobre a cozinha. Se eliminar o piso superior..se não eliminar..de uma forma, ou da outra forma, vai influenciar o todo na minha cabeça, tenho que visualizar mentalmente.

    :o)
  11.  # 137

    O Hall. Uma casa desta área... com perfil para moradia top ( fora o corredor .... desculpem ) com um Hall atascado . Acho que deveria ser dado outra perpectiva a este Hall.
    Concordam com este comentário: CMartin
  12.  # 138

    Tem razão. É o que eu estou a achar do hall também enf. magalhães homem do Norte, por isso o refiro, carago !
    ;o)
    •  
      CMartin
    • 5 novembro 2016 editado

     # 139

    Espero que o zebota não se tenha ido embora por vossa causa, e assim eu não ter a oportunidade de fazer isto de que tanto gosto :o(
    Não há muitas casas ou DOs que me deem para fazer isto.

    :o/
  13.  # 140

    Concordo com a tríade. Tentava fazer open space e mais qualquer coisa . O volume da tríade...
 
0.0340 seg. NEW