Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

    Boa tarde estou a pensar adquirir este: https://www.electroneves.com/p3-p-10626-desumidificador-orbegozo-dh-1037-10-lts-pt

    Alguem tem feedback?
    è para um apartamento T4 mas com divisoes pequenas (100M2) e essencialmente para retirar a humidade pós-obra, da WC e secar roupa em dias de chuva.
  2.  # 382

    Sabem onde se pode comprar a bom preço um Trotec TTK 69E? Obrigado
  3.  # 383

    Bom dia Pessoal,

    Gostaria da vossa ajuda para escolher um desumificador tenho um quarto de quase 25 m2 que tem mt humidade

    Gostaria de saber se os desumificadores abaixo descritos são iguais:

    Whirlpool DE 20 LWS0
    TTK 69 E

    Se se tem alguma sugestão melhor.

    Cumprimentos
    • zinna
    • 6 março 2020 editado

     # 384

    Colocado por: ZiZeN81Bom dia Pessoal,

    Gostaria da vossa ajuda para escolher um desumificador tenho um quarto de quase 25 m2 que tem mt humidade

    Gostaria de saber se os desumificadores abaixo descritos são iguais:

    Whirlpool DE 20 LWS0
    TTK 69 E

    Se se tem alguma sugestão melhor.

    Cumprimentos


    tenho o Trotec TTK 95 E e trabalha muito bem, até a secar roupa...

    com uma temperatura abaixo dos 15 graus tem menor rendimento
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ZiZeN81
  4.  # 385

    Tenho um Trotec TTK69E à cerca de 3 anos (acho) e tem funcionado às mil maravilhas.
    Só é usado para secar roupa quando o tempo não o permite.
    O único senão é a forma como se despeja o tanque que acaba-se sempre por fazer porcaria. Nota-se que não foi muito bem pensado....
  5.  # 386

    eu acabei por comprar um da MEI, estou bastante satisfeito. Para secar roupa éuma maravilha. EU tenho quase ligado 24h ligado, ainda nao chegou a conta da eletricidade...dizem que gasta pouco, alguem tem experiencia?
    • IAR
    • 4 abril 2020

     # 387

    Colocado por: zedPessoal dos Trotecs: estes desumidificadores desligam por completo quando chegam à HR programada? Ou fica a trabalhar a ventoinha, desligando apenas o compressor?


    Tenho o meu trotek em automático. E nunca se desligou totalmente. Mesmo quando já está na ordem dos 50 e picos de humidade....
    Passei a usar o timer com 1 hora porque não tenho interesse que aquilo fique a trabalhar horas e horas a fio.
  6.  # 388

    Boas tardes.

    Acabei de encomendar o Trotec TTR 57 E a 149,95€.
    Agora é esperar e testar :)

    Cumprimentos.

    DeLorean
  7.  # 389

    Comprei há 3 anos uma moradia em Sintra, onde efetuei algumas renovações, chão, tintura, etc.
    O antigo dono disse-me que a casa tem paredes duplas, com caixa de ar entre elas, mas acho que não tem isolamento.
    Este ano, um dos quartos, virado para o norte que quase nunca apanha sol, ficou com os cortinados completamente cheios de "caruncho" , a pedra da janela em baixo de de lado também tem verdete, um dos cantos superiores da parede do quarto também tem verdete e o rodapé em mdf em duas paredes (as que não apanham sol) também tem vestígios de verdete .
    Ao fazer limpezas e tirei a cama e o roupeiro que estavam encostados à parede e estava tudo amarelo, suponho da humidade.
    Acho estranho porque até costumo abrir a janela do quarto para arejar, só não abro quando chove.

    Neste sentido, aconselharam-me a comprar um Desumidificador, para o meu caso tem algum que aconselham?

    Aproveito para enviar a planta da minha casa, onde as zonas laranjas são as mais criticas e as amarelas tem vestígios mas não tão graves.
      12.jpg
    • zed
    • 29 junho 2020

     # 390

    Colocado por: CatiaPadeiroEste ano, um dos quartos, virado para o norte que quase nunca apanha sol, ficou com os cortinados completamente cheios de "caruncho" , a pedra da janela em baixo de de lado também tem verdete, um dos cantos superiores da parede do quarto também tem verdete e o rodapé em mdf em duas paredes (as que não apanham sol) também tem vestígios de verdete .

    Essas paredes não têm infiltrações?

    Colocado por: CatiaPadeiroAo fazer limpezas e tirei a cama e o roupeiro que estavam encostados à parede e estava tudo amarelo, suponho da humidade.
    Acho estranho porque até costumo abrir a janela do quarto para arejar, só não abro quando chove.

    Abre uma fresta ou abre mesmo? Mais vale abrir 30 minutos escancarada, de preferência em várias frentes da casa, que muitas horas só uma fresta.

    Colocado por: CatiaPadeiroNeste sentido, aconselharam-me a comprar um Desumidificador, para o meu caso tem algum que aconselham?

    É ler o tópico, há muitos testemunhos.

    Compre uma coisa adequada à dimensão da divisão. Pode colocar nessa zona de circulação entre os dois quartos laranja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CatiaPadeiro
  8.  # 391

    Essas paredes não têm infiltrações?


    Eu penso que não, eu acho que o problema é que não devo ter isolamento, principalmente no chão.

    Abre uma fresta ou abre mesmo? Mais vale abrir 30 minutos escancarada, de preferência em várias frentes da casa, que muitas horas só uma fresta.


    Sim, tenho o cuidado de abrir um vidro por cada janela da casa.

    É ler o tópico, há muitos testemunhos.

    Compre uma coisa adequada à dimensão da divisão. Pode colocar nessa zona de circulação entre os dois quartos laranja.


    Tem algum que sugere? Também percebi que existem dois tipos de Desumidificador (adsorção e compressor) qual seria o mais adequado?
    • SS1128
    • 21 julho 2020 editado

     # 392

    Aqui também tinha graves problemas com condensações (no Inverno chegava a pingar) e durante as obras tentei investigar o melhor que podia fazer para evitar os ditos problemas.

    Primeiramente a casa foi revestida a ETICS de 60mm, e instalei umas janelas em PVC para evitar as condensações;
    Depois, como o maior problema era na placa (a norte..) foi toda isolada com 160mm de lã mineral;
    Como as janelas são mais estanques que as antigas metemos umas grelhas de ventilação e uma VMC de fluxo simples (150€) que trabalha no período em que me é mais "apetecível", durante a noite no verão e durante o dia no inverno.

    Agora com o COVID e com o teletrabalho que dai adveio também trabalha durante o dia, para garantir que o ar não fica saturado.

    Finalmente, como os espaços são pequenos (tem menos área que a sua) é muito fácil ficar com níveis de humidade no ar muito elevados..para aliviar isso tenho uma frota de desumidificadores (:p). São 2 de 30L e 1 de 16. Todos são de compressor.

    Um foi da Becken (o de 16, que uso nos anexos) e os outros comprei no Bricodepot em Gaia (Emelson EMLDH30UN).
    Foi onde arranjei mais barato (150€) e funcionam impecavelmente.

    Ainda tem o bónus que no inverno conseguem aquecer o espaço onde estão 1.5 a 2ºC, o que faz com que praticamente não use o aquecimento.

    Independentemente do que escolher compre um com um bom caudal de ar e grande capacidade. Tenho uns amigos com um de 10l que lhes venderam como "suficiente" e aquilo não tira nada..já cheguei a levar para lá o meu de 30l e em 4 horas encheu o depósito (4.7l)..enquanto o deles nem 1/4 tinha..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, casinhaDaAvo, CatiaPadeiro
  9.  # 393

    Muito obrigado pelo seu contributo e informação.

    Primeiramente a casa foi revestida a ETICS de 60mm

    Depois, como o maior problema era na placa (a norte..) foi toda isolada com 160mm de lã mineral;


    Colocou tudo no exterior ou interior? Desculpe a minha ignorância.

    VMC de fluxo simples (150€) que trabalha no período em que me é mais "apetecível", durante a noite no verão e durante o dia no inverno.


    Pode indicar o que comprou? Colocou em todas as divisões?

    Finalmente, como os espaços são pequenos (tem menos área que a sua) é muito fácil ficar com níveis de humidade no ar muito elevados..para aliviar isso tenho uma frota de desumidificadores (:p). São 2 de 30L e 1 de 16. Todos são de compressor.

    Um foi da Becken (o de 16, que uso nos anexos) e os outros comprei no Bricodepot em Gaia (Emelson EMLDH30UN).
    Foi onde arranjei mais barato (150€) e funcionam impecavelmente.

    Ainda tem o bónus que no inverno conseguem aquecer o espaço onde estão 1.5 a 2ºC, o que faz com que praticamente não use o aquecimento.


    Em que zonas colocou os desumidificadores? Os que tem fazem muito barulho?
    de que forma os utiliza? Tem ligado todos os dias, durante o dia todo?
  10.  # 394

    - Tudo pelo exterior, 60mm de "capoto" e 160mm de lã mineral por cima da placa da casa. O capoto aqui seria bom, mas é dispendioso. A lã, se não usar o sótão, é barata e faz um trabalho fenomenal. Ainda estes dias medi a temperatura das superfícies interiores da casa e obtive os seguintes valores:

    - Temperatura na superfície exterior da parede: 46ºC
    - Temperatura na superfície interior da parede: 24ºC
    - Temperatura das telhas (face inferior): 50ºC
    - Temperatura na face inferior da placa: 22.3ºC

    Se puder, isole a placa. Não fica muito caro (gastei ~350€) e faz um efeito tremendo, tanto de verão como de inverno.

    - A VMC que refiro é uma S&P VENTURIA-E, vende-se nos Leroys e afins. Tenho grelhas de admissão no lado sul da casa (na parede) e de extracção do lado norte no tecto. Tem um tubo de 125mm na cozinha, um de 80 no quarto principal e outro de 80 no WC (todas as divisões a norte);

    - Os desumidificadores costumam andar pela casa toda, de manhã quando acordo meto no quarto durante 2as horas (desliga sozinho). Quando chegamos a casa ligamos no corredor com as portas dos quartos e wc abertos ou na sala/cozinha.

    Nunca deixo durante a noite porque conseguem mesmo secar o ar e é desagradável. Quanto a ruído, não são os mais silenciosos..o dos meus amigos é super silencioso, mas não move o ar em grande caudal. Estes fazem algum barulho, maioritariamente o ventilador, mas movem muita quantidade de ar. Não é desagradável estar na mesma divisão que eles, mas não seria ideal para dormir, por exemplo.

    O que tenho são medidores de temperatura/humidade em todas as divisões da casa, para poder manter o olho na coisa e intervir antes de haver possibilidade de condensados (mandei vir da China a 3€ cada 1).
  11.  # 395

    Muito obrigado pelo seu contributo SS1128

    Por curiosidade quanto pagou para por o "capoto"?
    Em relação à Lã mineral, apenas colocou o material no chão do sótão? Ou requer mais algum cuidado? Eu também não uso o sótão.
  12.  # 396

    Não lhe sei dizer ao certo quanto foi o capoto porque paguei junto com uma série de outras obras que fizemos, mas deve ter rondado os ~2000/2500€ (~85m2 de parede).

    Antes de aplicar a lã demos uma limpeza no chão do sótão porque tinha muito lixo das telhas e afins. Depois aplicamos duas camadas cruzadas de 80mm. A primeira com o papel kraft virado para baixo e a segunda sem papel.

    Para proteger a lã do lixo que cai das telhas e de alguma humidade que passe para dentro, foi coberta com uma membrana transpirável (Onduline Ondutiss).
  13.  # 397

    O problema do meu sótão é que ainda tem muito entulho no chão, o antigo dono na obra não limpou e eu na altura quando comprei a casa também não tive a preocupação de limpar porque não vou usar o sótão.

    Em relação ao Desumidificador, podem indicar o que fazia mais sentido para o meu caso, e mediante a estrutura da minha casa, tive a ver os seguintes produtos:

    https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-ttk-66-e.html

    https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-ttk-68-e.html

    https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-ttk-70-e.html

    https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-ttk-71-e.html

    https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-ttk-95-e.html

    https://www.trotec24.pt/maquinas/desumidificacao/desumidificador-ttk-96-e.html

    Faz mais sentido, compra apenas um aparelho bom e caro que consiga fazer o trabalho pretendido, ou 2 aparelhos mais baratos para ser colocados em zonas opostas da casa?

    Desculpem as minhas dúvidas.
  14.  # 398

    Quando metemos a lã no sótão de um amigo também estava igual, cheio de telhas e afins..ainda deu trabalho, mas acredite que vale bem a pena.

    Quanto aos desumidificadores eu iria para o TTK 95 E. Tem +/- a mesma capacidade de extracção do 96 e gasta bem menos electricidade.
    Mete 1h em cada quarto por dia e ele seca-lhe bem a divisão..

    Ainda esta semana meti aqui no escritório (tinha indicação de 70% humidade relativa, o que é normal, tenho deixado as janelas abertas de noite e tem estado muito húmido (+80%). Em menos de 1h já marcava 43%..
  15.  # 399

    mais uma vez, muito obrigado pela sua informação.

    Vou seguir a sua sugestão, ver se nas minhas férias vou tentar limpar o sótão para colocar lã mineral de 160mm (80mm cada uma), acha que consigo colocar ou é preferível alguma empresa fazer o trabalho? Já agora, onde comprou a lá mineral e também a membrana transpirável ? A membrana é preciso fixar ou basta colocar por cima da lá mineral?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrovil
  16.  # 400

    Consegue certamente colocar a lã, têm de usar é mascara para filtrar as partículas (nada que não estejamos habituados agora..), roupa de manga comprida (por causa das comichões) e luvas.

    Tirando ser algo "incomodativo" não é difícil de colocar.

    Tanto a membrana como a lã comprei na Termipol (foi onde arranjei mais barato). Como é mais para proteger de algum salpico e de pó não prendi a membrana, está simplesmente sobreposta uns 10cm de cada lado.

    Fotos da aplicação da tela não tenho, mas pode ver aqui o processo +/- de meter a lã:
    https://forumdacasa.com/discussion/64673/2/isolamento-de-cobertura-qual-a-espessura-a-colocar/#Item_9
 
0.1144 seg. NEW