Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: joaociviPassando para a desumidificação, é normal pôr num sotão pequeno de porta fechada em que a humidade baixa de 85% para os 59%, desligo por 10 minutos, quando volto a ligar já está a 73% ?
    É que assim, não dá para a conta da luz.

Tb me acontece o mesmo aqui em casa...
    • eu
    • 30 outubro 2024
    Colocado por: NTORIONTb me acontece o mesmo aqui em casa...

Acontece o mesmo em todo o lado.
  2. Colocado por: fadadolarIsto do Lidl valerá a pena?
      Screenshot 2024-10-30 at 17.35.25.png

Acho que isso não é de compressor
    • eu
    • 30 outubro 2024 editado
    Colocado por: taunusAcho que isso não é de compressor

Claro que é de compressor !
  3. Colocado por: eu

Acontece o mesmo em todo o lado.

A malta tem de fazer contas à água que produz dentro de casa:

-Tomar 1 duche deixa cerca de 1 litro de água nas paredes do chuveiro e na toalha molhada.
    -Lavar 1 máquina de roupa deixa outro litro de água na roupa molhada por evaporar.
    -Cozinhar 1 refeição liberta uns 100ml de vapor de água (por pessoa) para o ambiente.
    -1 pessoa expira uns 200ml de vapor de água nas 10-12 horas que passa no interior.

Num clima com invernos húmidos como o nosso, em que o ar exterior não consegue secar os pisos térreos, é preciso tirar litro e meio de água de casa POR HABITANTE só para manter os níveis de humidade estáveis. No limite estamos a falar de despejar o depósito do desumidificador duas a três vezes por dia. Não se pode esperar que ligar um aparelho umas poucas horas faça diferença. É para ligar, e deixar ligado, o inverno todo.

Toda a água que não tirarem de dentro de casa vai condensar em superfícies frias, encharcar tecidos, criar bolores e ácaros, etc etc. Se tiverem alergias respiratórias como eu, o euro por dia que gastam para manter o ambiente são é o euro melhor gasto do vosso dia. Durante os 4 meses por ano que é necessário, não é um tema. Repito que além disso, poupo muito em aquecimento por causa do ganho de calor latente.

Para quem more em casas mais altas ou mais quentes, a humidade pode nunca subir além dos 60% o inverno todo sem recorrer a um desumidificador. Mas há muitas casas em Portugal que naturalmente têm níveis de 80% o inverno todo, que é terrível para a saúde e o conforto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  4. Bem, deixei o desumidificador no lado oposto da casa ao meu quarto que fica no andar de cima, o frio dentro de casa misturado com o calor da manhã, fica logo o andar todo abafado com cheiro a humidade/mofo, não abri janelas exatamente para testar a eficácia, pus das 11h até às 21h, o desumidificador nunca parou, basicamente começou com 71% e agora quando desliguei estava a 69% e assim se manteve o dia todo. Tirou cerca de 4l, o depósito está quase cheio (6l) porque já tinha acumulado água de outras vezes mas ainda tenho de medir para ter melhor noção.

O barulho é que me está a lixar, ainda tenho de comparar lado a lado com o antigo mas acho que já está quase ao mesmo nível. No andar de baixo oiço o hummmm do compressor.

46db pelos vistos não é de todo silencioso como a marca anuncia.
  5. Colocado por: eu

Claro que é de compressor !

Claro que com a sua resposta ninguém tem dúvidas. Como se não houvesse desumidificadores desses mais pequenos que noa são de compressor.
    • eu
    • 31 outubro 2024
    Colocado por: taunusClaro que com a sua resposta ninguém tem dúvidas. Como se não houvesse desumidificadores desses mais pequenos que noa são de compressor.

Caro taunus, eu tenho um desses desumidificadores há um ano.

Acho que ainda sei perceber o que é um compressor a funcionar.
  6. Colocado por: eu

Caro taunus, eu tenho um desses desumidificadores há um ano.

Acho que ainda sei perceber o que é um compressor a funcionar.

Repare, eu nunca disse que você não sabia o que era um compressor. Eu só estava a constatar um facto, que existem alguns desumidificadores mais baratos de placa eléctrica que não valem a energia que consomem.

Mas se tem uns desses aproveite para nos dar algumas informações sobre o mesmo, eficiência, consumos, ruídos...
    • eu
    • 31 outubro 2024
    Colocado por: taunus
    Mas se tem uns desses aproveite para nos dar algumas informações sobre o mesmo, eficiência, consumos, ruídos...

Já dei, o taunus é que não leu.
  7. Colocado por: fadadolarIsto do Lidl valerá a pena?
      Screenshot 2024-10-30 at 17.35.25.png

Em comparação penso que este tem melhores especificações:

https://www.castroelectronica.pt/pt/product/desumidificador-12ldia-branco--orima

Menos ruído, maior capacidade de extracção e consumo menor...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
  8. E eu quero um pónei no Natal, mas corremos o risco de ficar os dois desiludidos.

Todos os desumidificadores marca branca de 100-200 euros são essencialmente idênticos por dentro. Vão todos consumir a mesma electricidade (~1 kWh/litro), fazer o mesmo barulho (~50dB), durar o mesmo tempo (3-5 anos). Qualquer especificação que fuja muito a isto está aldrabada.

Eu gosto dos Equation da Leroy, por nenhum motivo em particular. São bons qb e fáceis de comprar a um preço razoável. Têm muitas capacidades de ajuste directo, algo que marcas como a Delonghi teimam em esconder atrás de 'modos' como se fôssemos todos burros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fadadolar
  9. Colocado por: zemvpferreiraE eu quero um pónei no Natal, mas corremos o risco de ficar os dois desiludidos.

Todos os desumidificadores marca branca de 100-200 euros são essencialmente idênticos por dentro. Vão todos consumir a mesma electricidade (~1 kWh/litro), fazer o mesmo barulho (~50dB), durar o mesmo tempo (3-5 anos). Qualquer especificação que fuja muito a isto está aldrabada.

Eu gosto dos Equation da Leroy, por nenhum motivo em particular. São bons qb e fáceis de comprar a um preço razoável. Têm muitas capacidades de ajuste directo, algo que marcas como a Delonghi teimam em esconder atrás de 'modos' como se fôssemos todos burros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fadadolar

Disse bem "fuja muito a isto"... há no entanto pequenas diferenças entre uns e outros que fazem "diferença".
    • eu
    • 31 outubro 2024 editado
    Colocado por: zemvpferreira
    Todos os desumidificadores marca branca de 100-200 euros são essencialmente idênticos por dentro.

E se calhar até vêm todos da mesma fábrica na china ;)
  10. Colocado por: joaocivi

Passando para a desumidificação, é normal pôr num sotão pequeno de porta fechada em que a humidade baixa de 85% para os 59%, desligo por 10 minutos, quando volto a ligar já está a 73% ?
    É que assim, não dá para a conta da luz.

Eu tenho o meu desumidificador ligado 24 horas por dia há 3 anos..
    Não creio que tenha um consumo de luz superior a um frigorífico..
  11. Colocado por: Bragas V

Eu tenho o meu desumidificador ligado 24 horas por dia há 3 anos..
    Não creio que tenha um consumo de luz superior a um frigorífico..

Usa desumidificador na casa nova, com VMC instalada?
  12. Uso desumidificador num anexo da casa nova, que tem VMC descentralizada (Que não faz qualquer efeito).

Não porque a humidade seja elevada, mas porque preciso da humidade a 45%/50%.
  13. Colocado por: Varejote

Usa desumidificador na casa nova, com VMC instalada?

Era bom que a casa sendo nova e tendo VMC que a mesma tivesse a humidade controlada.
  14. Tenho um da General Eletrics de 370w de 1998 e funciona que é uma maravilha! Uso na lavandaria para secar a roupa em 4/5 horas
  15. Colocado por: rjmpires
    Era bom que a casa sendo nova e tendo VMC que a mesma tivesse a humidade controlada.

Na habitação com a VMC tenho a humidade “controlada”

0.5478 seg. NEW