Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Andei a pesquisar no tópico a melhor opção para isolar a laje do sótão e gostei da opção lã rocha/mineral 8cm espessura. É suficiente para uma casa situada na zona de Santarém?
    A outra opção seria XPS 6cm espessura mas só encontro preços do genero +7€ m2. Este é o preço normal para XPS de 6cm espessura? Ainda é uma área grande, uns 200m2, sem contar com a BPV só em XPS seriam uns 1500€...

    Independentemente do isolante térmico é sempre necessário/recomendável colocar uma BPV entre a laje e o isolante térmico certo?
    Com este produto ( http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Construcao/Isolamento-da-casa/Isolamento-termo-acustico/16378726.aspx ), já não necessitaria da BPV certo? Mas nas juntas como é que tornava a BPV continua? Existe alguma fita propria?

    Uma vez que tenho o telhado à vista e embora não entre água tenho sempre esse receio. Por isso estou a pensar colocar placas EPS entre as vigas que suportam o telhado não só para impermeabilizar melhor o telhado como para reduzir a entrada de pó que parece que não acumula-se imenso durante os anos.

    O meu sótão está dividido em 4 zonas mas só uma delas é que é usada para arrumação, as outras não são usadas. Esta que é usada estou a pensar colocar no chão XPS e no resto lã mineral.



  2.  # 2

    Pela minha pesquisa colocar EPS entre as vigas não é solução para impermeabilizar o telhado, só mesmo retirando o telhado todo e colocar sub-telha o que está fora de questão.

    Sendo assim lá se vai a opção de isolar com lã mineral certo? Sem o telhado devidamente impermeabilizado não se deve colocar lã mineral/rocha correcto?
    Quanto mais leio mais indeciso fico em relação à forma como vou conseguir isolar o sótão.

    Até já ponderei isolar pelo interior colocando tectos falsos e lã mineral mas a lã tem que respirar não é? As próprias empresas dizem isso:
    " Em coberturas inclinadas sobre desvão não habitável, a Lã Mineral Natural Manta Kraft coloca-se sobre a última laje horizontal e entre a estrutura de suporte do telhado, com a barreira de vapor para baixo, devendo ventilar-se a caixa-de-ar para evitar sobreaquecimentos e humidades de condensação."

    Tenho visto trabalhos de tectos falsos neste forum mas nunca vi como fazem para ventilar a caixa-ar.

    Outra opção seria o Poliuretano projectado mas em nenhuma aplicação vi a ser colocado BPV. Não é preciso?
  3.  # 3

    Colocado por: coisasdacasaOutra opção seria o Poliuretano projectado mas em nenhuma aplicação vi a ser colocado BPV. Não é preciso?

    Eu acho que ser preciso, até é, mas não sei como se pode colocar uma BPV no caso de aplicar PU projectado.
    Eu coloquei PU projectado sobre a laje de pavimento do R/C e na laja de pavimento do sotão. Não foi aplicada (no caso do r/c), nem será no sotão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  4.  # 4

    Podia partilhar o preço do m2? E qual a espessura que aplicaram?
  5.  # 5

    Colocado por: coisasdacasaPodia partilhar o preço do m2? E qual a espessura que aplicaram?


    Eu na laje do r/c apliquei 4cm de espessura e paguei 6.5€/m2
    No sótão vou aplicar 6cm a 9.75€/m2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa, Alfapoga
  6.  # 6

    Qual a empresa? Ficou satisfeito com o serviço?
    Sabe as característica do PU que foi aplicado?
  7.  # 7

    Colocado por: coisasdacasaual a empresa? Ficou satisfeito com o serviço?
    Sabe as característica do PU que foi aplicado?


    Partilhei essas informações nesta discussão
    https://forumdacasa.com/discussion/46705/isolar-sotao-o-que-escolher-xps-ou-espuma-de-poliuretano/#Item_12
  8.  # 8

    o amigo utiliza o sótão?
  9.  # 9

    Colocado por: riscoso amigo utiliza o sótão?


    Das 4 zonas só vou usar 1 para arrumações.
  10.  # 10

    Penso que já encontrei solução para poder usar a lã mineral como isolante. Estou mesmo com a pancada de usar a lã mineral, pelo preço e pela facilidade de instalação.

    Uma coisa simples que nem sei como não me lembrei antes. Se unir as placas de EPS entre as vigas em "escada" em vês de as colocar apenas ao mesmo nível já torno o telhado praticamente impermeável. Isto também não entra água mas era só para prevenir e claro para impedir a entrada de pó que ao fim de uns anos iria ser bastante entranhada na lã mineral.

    Para colar as placas umas às outras o que posso usar?

    Estou a pensar em placas EPS60 1,5cm espessura, fui ao AKI ver e servem perfeitamente para o trabalho. Pedi orçamento à fábrica esferovite, espero um preço baixo pelo m2 se não também não compensa, vamos ver.

    Digam-me uma coisa, a lã mineral não se pode pisar nunca? Digamos que se no futuro quiser isntalar uns paineis solares no telhado e for necessário pisar 1-2 dias a lã tem problema? Ao pisar a lã estrago as propriedades do isolante como acontece com o EPS?
  11.  # 11

    Eu também tenho o mesmo problema agravado pelo fato de a telha estar em barrote de madeira.

    A solução com melhor relação preço qualidade que vi aqui discutida é o uso de rolo de lã mineral 60mm com papel Kraft em duas camadas cruzadas.

    Colocar a primeira camada com o papel kraft virado para baixo e a 2ª camada cruzada com o papel kraft virado para cima, juntas entre rolos tapadas com aquela fita de alumínio.

    Preocupações : garantir que não entra agua, mesmo que alguma entre, como o sótão é arejado supostamente vai secar mas umas vistorias durante o inverno são imprescindíveis.
    Entrada de pó é inevitável mas se queremos que o sotão seja arejado não o podemos isolar totalmente.
    Gosto da sua ideia mas não sei se tecnicamente vai resultar devido as trocas térmicas.

    Não deve ser aconselhável pisar a lã, mas como convém ir verificar o telhado de vez em quando como referi acima penso em colocar umas "pranchas" de XPS para servir de passadeira, distribuindo o peso, para não "forçar" a lã e furar o papel kraft e aspirar o pó que se for acumulando ; )
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
  12.  # 12

    Boa Noite.
    No principio do verão vou retirar a cobertura de telha em fibrocimento e substituir por telha cerâmica e subtelha por causa da pouca inclinação.
    Quanto ao isolamento da laje de esteira eu próprio isolava mas tenho algumas duvidas que quem quisesse me esclarecer eu agradecia.
    Se utilizar rolos de manta de la de rocha ou de vidro não sei qual a indicada e respectivas espessuras e densidades para a zona de Ovar.
    Se utilizasse xps pelo que li aqui no fórum esta tem que estar bem assente junto ao cimento.mas como tenho tubos de agua e electricos com as respectivas caixas não ficavam bem assentes.Agora vou dizer um disparate que não sei se e solução.Regularizava a placa com uma camada de areia e depois assentava o xps e colava com fita as juntas.Se fosse possível qual a espessura ou espessuras caso cruzadas também indicadas para esta zona.
    Qual a melhor opção.O XPS ou os rolos de lâ
    Ou haverá algum material para espalhar em vez de areia.
    Obrigado.
  13.  # 13

    Colocado por: coisasdacasacolocar sub-telha o que está fora de questão
    Quando diz : colocar sub-telha o que está fora de questão, porque o diz ? Por ser caro ? e se não a colocar o Sotão fica bem isolado de Humidade e chuva que possa entrar ?
 
0.0163 seg. NEW