Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 17 outubro 2017

     # 341

    Colocado por: NBAExterior quase pronto.
    A área de jardim vai dar dores de cabeça. Por enquanto ficará assim.
    https://s1.postimg.org/2dpu7hexv3/20171015_113714.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário:skypt,GMCQ,zinna


    Adorei a casa térrea e bastante ao meu gosto... tenho uma aqui ao lado mto parecida. Parabéns!
    Concordam com este comentário: pedromdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 17 outubro 2017

     # 342

    Colocado por: GMCQAdorei a casa térrea e bastante ao meu gosto... tenho uma aqui ao lado mto parecida. Parabéns!


    Sempre quisemos casa térrea. O terreno também permitiu a sua implantação, apesar de ainda nos condicionar em termos de alinhamento (coisa pouca).
    Caminhamos para velhotes e subir escadas para o piso superior não é para nós.
    Quanto à arquitetura foi escolhida a tradicional e o mais simples possível. Não nos identificamos com as arquiteturas ditas contemporâneas.
    Uma das preocupações que tivemos foi de a implantar 40 cm acima da cota da estrada, para tal tivemos de subir o terreno com terra e entulho.
    Concordam com este comentário: pedromdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
  1.  # 343

    Colocado por: mhpintoJá agora, no que toca a muros, para mim nunca são altos o suficiente.

    Sim assim o ladrão entra e está sossegado que ninguém o incomoda ...
    Conheço um caso em que nem se deram ao trabalho de saltar o muro, esperaram que chegasse alguém da casa e forçaram-no a entrar com eles e depois no recato da invisibilidade valeu tudo e nem tiveram que desarrumar a casa porque depois de muita porrada o proprietário deu-lhes o dinheiro todo.
    Concordam com este comentário: NBA
  2.  # 344

    Colocado por: pedromdfConheço um caso em que nem se deram ao trabalho de saltar o muro, esperaram que chegasse alguém da casa e forçaram-no a entrar com eles

    Ou seja, nesse caso houve estudo prévio das movimentações do dono da casa. Resta saber por que motivo suscitou tanto interesse essa casa. Algo me diz que a discrição não deveria ser o forte dos proprietários. E isso, para mim, é bem mais importante que qualquer muro.

    Tendo já pensado bastante neste assunto e lido opiniões diversas, a conclusão a que chego é que, não se podendo construir um forte, a "solução" passa por fazer com que a avaliação que a gatunagem faz do interesse/risco de entrarem na casa não lhes pareça favorável, e isso só se consegue conjugando diversos fatores:
    - Se não houver ostentação de quem lá mora (carros, roupas, jóias, gabarolice no café da terra, a empregada não vê ouro e tecnologia de ponta por todo o lado) reduz-se o interesse.
    - Se a casa tiver um ar discreto (não é o maior casarão do bairro), reduz-se o interesse.
    - Se a casa for de acesso menos fácil que as outras ao lado (porque tem cão, porque tem alarme, porque tem estores com ar resistente, porque tem uma vedação ou um muro alto), aumenta a perceção de risco para os amigos do alheio.
    - Se não for possível controlar o que se passa lá dentro (porque os muros são altos, porque a vedação ou a sebe impede a vista, porque a casa não tem janelas para a rua) e, a juntar a isso, se criam formas de simular a presença de pessoas (estores que não estão todo o dia fechados, luzes que acendem e apagam, uma TV ligada), aumenta igualmente essa perceção de risco.

    Falhando tudo isto, ou seja, a partir do momento em que essas bestas passarem a achar que a nossa casa vale o risco, pois de pouco interessa se os muros são altos, se há 5 cães, se os vidros são à prova de bala, se há grades nas janelas ou se a malta tem um arsenal em casa: eles vão entrar.

    Voltemos agora à casa do NBA, que do que se vê e do que diz deveria de servir de lição a muito forista.

    NBA: quando diz que fez muita coisa na casa, poderia especificar um pouco? É que se foi só pela sua contribuição nos trabalhos que conseguiu fazer a casa por esse valor, fica a ideia de que se fartou aí de trabalhar. Quanto tempo durou a obra?
  3.  # 345

    Com tantas medidas de segurança já parece que vive no Brasil, basicamente o que diz é deixar de viver normalmente...
    Fazer uma casa modesta com medo de ser assaltado?
    Deixar de ter tecnologia em casa porque a empregada pode ver e cobiçar?
    Deixar de ter um bom carro pela mesma razão?
    Deixar de usar as roupas que se quer assim como joias pelo mesmo motivo?
    Volto a dizer que isso são cuidados a ter num outro país que nao o nosso!
  4.  # 346

    Colocado por: DR1982são cuidados a ter num outro país que nao o nosso!

    O senhor do caso que o pedromdf conhece também devia pensar assim.
    Com a devida conta, peso e medida, são princípios básicos a seguir. Agora, é como tudo, a cada um cabe fazer as suas opções. E certamente saberá que no Brasil os cuidados que eles seguem estão a anos-luz disto. Isto é o bê-á-bá.

    Colocado por: DR1982Fazer uma casa modesta com medo de ser assaltado?
    Deixar de ter tecnologia em casa porque a empregada pode ver e cobiçar?
    Deixar de ter um bom carro pela mesma razão?
    Deixar de usar as roupas que se quer assim como joias pelo mesmo motivo?

    Está a exagerar aquilo que eu escrevi. Obviamente que não faz sentido abdicar de tudo aquilo que nos dá conforto ou comodidade. A chave está na moderação.
    E depois depende da forma como olha as coisas. Pelo meu prisma, vejo o acréscimo de segurança que vem de seguir esses princípios como um bónus do facto de abdicar de futilidades que pouco ou nada influenciam o meu bem-estar.
    Para melhor me fazer entender: ter um bom carro não significa obrigatoriamente ter um carro caro e vistoso, andar bem vestido não significa obrigatoriamente (bem pelo contrário) usar roupas de marcas caras com a marca estampada em letras gordas ou com o crocodilozinho ao peito, por aí.
  5.  # 347

    A maior parte dos ladrões não são profissionais , por isso na maior parte das vezes basta um pastor alemão mostrar os dentes para dissuadir ....
  6.  # 348

    Colocado por: enf.magalhaesA maior parte dos ladrões não são profissionais , por isso na maior parte das vezes basta um pastor alemão mostrar os dentes para dissuadir ....

    Só depende do que houver para roubar ...
    • DR1982
    • 17 outubro 2017 editado

     # 349

    Mhpinto, embora seja exagerado o exemplo que vou dar, seguindo o seu raciocínio as mulheres podem minimizar o risco de violaçao deixando de usar decotes e mini-saia...
    • NBA
    • 17 outubro 2017

     # 350

    Colocado por: mhpintoVoltemos agora à casa do NBA, que do que se vê e do que diz deveria de servir de lição a muito forista.


    Não. Simplesmente partilho um pouquinho a perspetiva que temos sobre o objetivo de uma casa.
    A Casa é simples como sempre quisemos, 2 wc para 4 quartos, 1 cozinha e 1 sala modestas e uma despensa.
    O conceito de não ter nenhuma wc privativa faz confusão a 99% dos fóristas. Temos duas, uma na parte social e outra na parte privativa.
    Nos anexos futuros faremos outra wc pequena para usar quando estivermos na parte exterior sem ter que entrar na casa, garagem para 2 carros, arrumo de lenha e pequena cozinha com forno a lenha. Os anexos serão construídos no devido tempo.

    Colocado por: mhpintoNBA: quando diz que fez muita coisa na casa, poderia especificar um pouco? É que se foi só pela sua contribuição nos trabalhos que conseguiu fazer a casa por esse valor, fica a ideia de que se fartou aí de trabalhar. Quanto tempo durou a obra?

    A obra começou à 1 ano (Outubro de 2016). Como a meteorologia ajudou, raro foram os dias em que não tive gente a trabalhar na casa. Coordenei sempre os timings de entrada e saída das diversas especialidades. Todos os fins de semana e férias trabalhei de forma a poupar na mão de obra:
    - Impermeabilização das fundações da casa e muros, colocação de tubos de dreno, deslocamento e colocação de todas as terras nos devidos locais, abrir fundações de muros, guias de passeio, colocação dos passeios à volta da casa, caixas de ventilação, chumbar tampas, muros chapiscados à massas grossas, retoques necessários com as massas finas ou grossas, canalização das águas pluviais, serventia em todos os dias de férias (blocos, massa, betoneira). Nunca parei. Juntei-me aos trolhas nas minhas férias e trabalhava 10 horas ao dia durante 4 semanas. Descofrei muita madeira, montei e desmontei muitos andaimes ao domingo para o pessoal começar logo na 2a feira e assim poupar uns trocos na mão de obra.
    Comprei muito do material para os exteriores sendo eu a escolher aonde comprar e trazia de trator.
    Concordam com este comentário: pedromdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 21papaleguas, pedromdf, mhpinto, Jota5
    • RCF
    • 17 outubro 2017

     # 351

    Colocado por: mhpintoResta saber por que motivo suscitou tanto interesse essa casa. Algo me diz que a discrição não deveria ser o forte dos proprietários.

    Colocado por: mhpinto- Se não houver ostentação de quem lá mora

    Colocado por: mhpinto- Se a casa tiver um ar discreto

    Se a vedação tinha muros anormalmente altos, isto é, mais altos que o habitual ou mais altos que as moradias vizinhas, isso só por si é ostentação, não é discreto e suscita interesse.
  7.  # 352

    Esta é a velha culpabilização da vítima. O ladrão não tem culpa coitado, a vítima é que o obriga. É como a mulher da mini-saia que é culpada da violação, coitado do violador ...
    •  
      mhpinto
    • 17 outubro 2017 editado

     # 353

    Colocado por: NBAA obra começou à 1 ano (Outubro de 2016). Como a meteorologia ajudou, raro foram os dias em que não tive gente a trabalhar na casa. Coordenei sempre os timings de entrada e saída das diversas especialidades. Todos os fins de semana e férias trabalhei de forma a poupar na mão de obra:
    - Impermeabilização das fundações da casa e muros, colocação de tubos de dreno, deslocamento e colocação de todas as terras nos devidos locais, abrir fundações de muros, guias de passeio, colocação dos passeios à volta da casa, caixas de ventilação, chumbar tampas, muros chapiscados à massas grossas, retoques necessários com as massas finas ou grossas, canalização das águas pluviais, serventia em todos os dias de férias (blocos, massa, betoneira). Nunca parei. Juntei-me aos trolhas nas minhas férias e trabalhava 10 horas ao dia durante 4 semanas. Descofrei muita madeira, montei e desmontei muitos andaimes ao domingo para o pessoal começar logo na 2a feira e assim poupar uns trocos na mão de obra.
    Comprei muito do material para os exteriores sendo eu a escolher aonde comprar e trazia de trator.

    Então a ideia era correta, fartou-se mesmo de trabalhar na obra. Ainda bem que está a colher os frutos, são merecidos

    Colocado por: NBANão. Simplesmente partilho um pouquinho a perspetiva que temos sobre o objetivo de uma casa.
    A Casa é simples como sempre quisemos, 2 wc para 4 quartos, 1 cozinha e 1 sala modestas e uma despensa.
    O conceito de não ter nenhuma wc privativa faz confusão a 99% dos fóristas.

    Ai isso é que sim. Claramente o NBA conseguiu aquilo que muito poucos se negam a tentar aqui no fórum, que é ser pragmático e saber distinguir entre o que é importante e o que é meramente acessório e depois é vê-los a apregoar que não se fazem casas por menos de 1000€/m2. Já agora, eu orgulho-me de pertencer a esse 1%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NBA
    • NBA
    • 17 outubro 2017

     # 354

    Colocado por: mhpintoapregoar que não se fazem casas por menos de 1000€/m2.


    Prefiro pensar que cada caso tem a sua peculiaridade.
    Se fosse a esse preço por metro quadrado teria já gasto 224 K.
    Nem que tivesse posto todo material revestido a ouro conseguia atingir esses valores.
    Não pensem que poupei no conforto, todas as partes constituintes do projeto da térmica foram cumpridas (ETICS, Caixilharias, Vidros).
    Onde acho que fica mais barata a minha casa é no facto de ser em arquitetura tradicional e térrea. Um só Piso térreo tem menos custos.
    É mais simples.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  8.  # 355

    Realmente construir a 500€ m2 nao é para todos!
  9.  # 356

    Não precisa de revestir a ouro ... basta escolher materiais na porce .....
    • NBA
    • 17 outubro 2017

     # 357

    Todo o cerâmico da minha casa é de 1ª, metade retificado e de 60x60 outra metade da casa não retificado por 90x20. O preço variou entre os 17 e os 23€. Penso que não são baratuxos. Wc todos retificados e da LOVE. Média gama.
    Acho eu.
    • NBA
    • 17 outubro 2017 editado

     # 358

    .
    Concordam com este comentário: pedromdf
    •  
      GMCQ
    • 17 outubro 2017

     # 359

    Que tubo é esse com o fio a sair?
    • NBA
    • 17 outubro 2017

     # 360

    Colocado por: GMCQQue tubo é esse com o fio a sair?


    É um respiro da cozinha.
    Será cortado e levará uma grelha de passagem de ar.
 
0.0916 seg. NEW