Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Não me sei expressar muito bem e não tenho inteligência suficiente para contra-argumentar, sinto-me simplesmente triste por ver tantos ataques a uma instituição milenar que tanto fez e faz pela humanidade. Gostaria de ter seguido a vida religiosa mas infelizmente os meus pais, eram como a maioria de vocês, não acreditavam nem um pouco na religião. Tive uma vida difícil, estudei muito pouco e foi a religião que me fez não tomar um caminho tortuoso. Não posso ajudar quem não quer ser ajudado, um dia talvez mudem de ideias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Belhinho
  2.  # 62

Diogo, agora o seu discurso mudou. Não impõe, explica, transmite o que lhe vai na alma.

PS: Não deve confundir a instituição com o seu credo...
  3.  # 63

Eu que iniciei este tópico não queria, nunca, questionar a fé das pessoas (quem sou eu...). Apenas sou da opinião de que os responsáveis pela diáspora da fé Cristã, católica, deveriam ser exemplares e não entrarem no mundo do exibicionismo e dos interesses de alguns (deles próprios?). Sim, porque numa obra deste calibre existem muitos interesses anexos, digo eu.
    A humildade; poupança e partilha são as pedras basilares das religiões Cristãs.
  4.  # 64

Colocado por: A. MadeiraCriticam os subsídios que a Igreja Católica recebe, mas esquecem-se da Obra Social que essa mesma Igreja mantém no apoio aos mais carenciados.
    Muitas das IPSS estão, de uma forma ou de outra ligadas à Igreja. Estão no terreno a fazer aquilo que competia ao Estado.
    Creches, lares sociais, centros de dia e tantas outras valências que, vão minorando o sofrimento dos mais desfavorecidos da nossa sociedade, são geridos e mantidos por essa mesma Igreja que alguns criticam, e não querem reconhecer o quanto de bom fazem pelos mais pobres.
    Na minha paróquia de residência habitual existe uma dessas instituições que dá trabalho a cerca de 300 pessoas e presta apoio a mais de 1300 pessoas, incluindo idosos e crianças.
    O padre, presidente por inerência, não se cansa de pedir , não para ele, mas para os mais necessitados, desempregados e imigrantes.
    Em Setúbal, no tempo dos governos de Cavaco Silva havia um D. Manuel Martins que, foi chamado pelos fascistas, de "Bispo vermelho", tal era a sua defesa em prol dos mais humildes e dos desempregados. Eram um tempo em que havia fome em Setúbal. A voz da Igreja fez-se ouvir pela boca deste Bispo que continua a ser uma voz incómoda para muitos.
    Dito isto, na minha aldeia a Igreja Paroquial quando necessita de obras de restauro fazem-se cortejos de oferendas para arranjar alguns euros. Não tenho conhecimento que o Estado contribua com algum... O povo é pouco e pobre, mas sempre vai dando o que pode para que a obra se faça. E faz-se!
    E, como estamos em tempo de Natal aproveito para desejar a todos, sejam cristãos, agnósticos, ateus ou ortodoxos um Feliz Natal. Com saúde e em Paz.
    Concordam com este comentário:Paramonte,Anonimo16062021,carlosj39,GMCQ
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joao2

A verdade pura e dura!!
  5.  # 65

Colocado por: BelhinhoApenas sou da opinião de que os responsáveis pela diáspora da fé Cristã, católica, deveriam ser exemplares e não entrarem no mundo do exibicionismo

Se não fosse esse exibicionismo não tínhamos hoje os fantásticos monumentos que são algumas das igrejas construídas.
  6.  # 66

Colocado por: Picareta
    Se não fosse esse exibicionismo não tínhamos hoje os fantásticos monumentos que são algumas das igrejas construídas.

E muitos mamarrachos e cairem de podre porque esses mesmos responsáveis preferem obras megalómanas do que reabilitação.
  7.  # 67

Já pensou que os 3 milhoes que foram gastos, além de terem aproveitamento sobretudo para as pessoas que frequentam a igreja (estas rezam pelas outras que nao rezam) tem outro aproveitamento. Esses 3 milhoes nao se enterraram simplesmente. Foram colocados a circular p. ex. (trabalho p/arquitectos, engenheiros, pedreiros, pintores, capinteiros electricistas etc, etc, etc.). Que há contra isso? Nao foram postos de trabalho que se alcancaram? Nao é isso que os portugueses querem? Ou é melhor dar dinheiro para sopinhas? As sopinhas devemos faze-las nós mas com o dinheiro que nos ganhamos pelo nosso trabalho (em trabalho em construcao das igrejas em ensinamento da catequese, na construcao de estadios e , na limpeza das ruas dos parques e dos jardins etc. etc. etc. Até mesmo a acompanhar velhinhos ou criancas. ) Se todos tivessemos trabalho nao precisavamos das sopinhas de caridade.
  8.  # 68

Aqui nada tem a ver com acreditar em deus ou não. Nem tem a ver com o dinheiros dos crentes . Tem a ver com o patrocínio do município em 250 mil euros + terreno para uma zona que fica agora com 4 igrejas ( esta de 3 milhões, outra a 70 metros , outra a 2 km e outra a 2,7 km ... nao faz sentido na minha opinião
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  9.  # 69

Um dia o Manel vira-se para o João e diz - "então o Antonio curou se de cancro?"
    O João respondeu - "graças a Deus!"
    O Manel - pois, graças a Deus, que os médicos nada tiveram a ver com isso..."
  10.  # 70

"Deus escreve direito por linhas tortas." Quem terá dado a sabedoria aos médicos para curarem o Manel ?
  11.  # 71

Claro. Só é médico quem deus quer, não quem queima as pestanas para isso.
  12.  # 72

"Deus escreve direito por linhas tortas." Quem terá dado a sabedoria aos médicos para curarem o Manel ?

Se pensa assim responda então à questão: quem permitiu o cancro no Manel?
  13.  # 73

Sou só eu que acho que o Diogo é quase um gajo do Ísis mas do lado daqui?
  14.  # 74

Colocado por: j cardosoSe pensa assim responda então à questão: quem permitiu o cancro no Manel?
    De tempos a tempos o homem tem que ser relembrado que existe um ser superior a ele. Nosso Senhor também é temperamental e por vezes castiga os menos bem comportados. Parece-me que vocês querem sol na eira e chuva no nabal.
  15.  # 75

Colocado por: Diogo LimaNosso Senhor também é temperamental e por vezes castiga os menos bem comportados.

Estou tramado !!!!!
    • emad
    • 4 dezembro 2016 editado

# 76

Neste aspecto acho que as religiões aproveitam as fraquezas das pessoas para iludir que investir no culto é sempre uma coisa boa.
    No caso da igreja Católica que segue a sua conduta moral e ética pela biblia, acho que tudo se resume ao " olha para o que digo, e nao olhes para o que faço".
    Infelizmente vemos muito dinheiro movimentado e depois so se vê sinais de riqueza. E passam a ideia que fazem muito pelos desfavorecidos. A ser verdadeswviam fazer muito mais. Quem já foi ao Vaticano sabe muiito bem do que falo. Quem nao foi e já foi a Fatima tambem vê o mesmo. Riqueza e mais riqueza a custa do sacrifício daqueles que tem de acreditar em algo superior.
    Eu falo, mas toda a minha educação teve por base a religião catolica. Portanto só falo da que conheço.
    Gastar 3 milhões de euros numa igreja e um exagero.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  16.  # 77

Colocado por: emad (...) Gastar 3 milhões de euros numa igreja e um exagero.

Diremos nós: é um insulto aos crentes, praticantes ou não!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, GMCQ
  17.  # 78

Colocado por: maria rodriguesDiremos nós: é um insulto aos crentes, praticantes ou não!

Também considera que os custos com a construção da catedral da sagrada família em Barcelona são um insulto ?
    • emad
    • 4 dezembro 2016

# 79

Picareta a sagrada família transformou-se numa obra cultural e arquitectonica de barcelona.
    Que esta a ser construída ha uma eternidade. Porque segundo dizia o gaudi, o cliente dele nao tinha pressa. Por isso e que nunca mais esta pronta.😃
  18.  # 80

Colocado por: emado cliente dele nao tinha pressa.

e quem é o cliente?

0.0303 seg. NEW