Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a pensar remodelar uma moradia onde terei de colocar novas caixilharias. Andei à procura no mercado de diversas soluções e pedi orçamentos a uma empresa especializada em caixilharia em madeira (ou madeira-alumínio) e a uma especializada em alumínio.
    Os preços são algo dispares, contudo, também os sistemas não são iguais, nem as suas propriedades.

Gostava então de ter a vossa opinião, se vale a pena ou não a diferença de preço da madeira (cerca de 40% a mais entre os 2 orçamentos que tenho) face às eventuais vantagens, conforto térmico e acústico, etc...

Os sistemas propostos são:
    Sistema 1 - Alumínio: sistema Ecothermic Plus da Technal, com aros fixos verde e aro móvel branco. Vidro duplo flot claro de 4mm caixa de ar de 16mm e 4mm de planitherm claro com quadrícula, perfil com 54mm
    Sistema 2 - Madeira: madeira de Sipo em tri-lamelado c/ acabamento a base aquosa, vidro duplo Planitherm 4S 6x14x6, planiclear, perfil com 68mm.

Olhando assim muito por alto a grande diferença entre os 2 sistemas prende-se com o perfil e os vidros.

Acham que justifica a diferença de preço?

Obrigado.
  2.  # 2

3.  # 3

Colocado por: PedroBorgaBom dia,

Estou a pensar remodelar uma moradia onde terei de colocar novas caixilharias. Andei à procura no mercado de diversas soluções e pedi orçamentos a uma empresa especializada em caixilharia em madeira (ou madeira-alumínio) e a uma especializada em alumínio.
    Os preços são algo dispares, contudo, também os sistemas não são iguais, nem as suas propriedades.

Gostava então de ter a vossa opinião, se vale a pena ou não a diferença de preço da madeira (cerca de 40% a mais entre os 2 orçamentos que tenho) face às eventuais vantagens, conforto térmico e acústico, etc...

Sistema 1 - Alumínio: sistema Ecothermic Plus da Technal, com aros fixos verde e aro móvel branco. Vidro duplo flot claro de 4mm caixa de ar de 16mm e 4mm de planitherm claro com quadrícula, perfil com 54mm
    Sistema 2 - Madeira:madeira de Sipo em tri-lamelado c/ acabamento a base aquosa, vidro duplo Planitherm 4S 6x14x6, planiclear, perfil com 68mm.

Olhando assim muito por alto a grande diferença entre os 2 sistemas prende-se com o perfil e os vidros.

Obrigado.

A diferença de preço está justificada pela diferente natureza dos materiais, a madeira é sempre mais cara. O que você deve perguntar, para além do gosto pessoal, é se a performance técnica justifica esse investimento, porque mesmo tecnicamente a madeira é mais performante que o alumínio. (térmica/acústica/condensações).

Por outro lado, a madeira implica mais cuidados que o alumínio. Por curiosidade, qual é o fornecedor de caixilharia de madeira?

PS: o vidro na versão madeira é superior, porque é 6/-/4, enquanto o do alumínio é 4/-/4.
  4.  # 4

Colocado por: mhpintohttps://forumdacasa.com/discussion/15406/1/caixilharia-madeira-vs-aluminio/

Obrigado. Eu já conhecia a discussão, acompanho-a, mas queria uma coisa mais em concreto, menos genérica e apenas em relação a estas 2 opções. Se me conseguir ajudar, agradeço.
  5.  # 5

Colocado por: Skinkx

A diferença de preço está justificada pela diferente natureza dos materiais, a madeira é sempre mais cara. O que você deve perguntar, para além do gosto pessoal, é se a performance técnica justifica esse investimento, porque mesmo tecnicamente a madeira é mais performante que o alumínio. (térmica/acústica/condensações).

Por outro lado, a madeira implica mais cuidados que o alumínio. Por curiosidade, qual é o fornecedor de caixilharia de madeira?

PS: o vidro na versão madeira é superior, porque é 6/-/4, enquanto o do alumínio é 4/-/4.

Obrigado.
    A nível de durabilidade e manutenção, de facto alumínio é eterno e com pouca manutenção. A madeira necessita de uma manutenção, segundo o fornecedor, a cada 7 anos +/- dependendo da orientação. Mas isso é uma questão de mentalidade. As paredes também têm de ser pintadas de tempos a tempos e as pessoas não vêem isso como uma desvantagem, mas sim como uma coisa inerente ao sistema. O mesmo se passa com a madeira.

Quanto ao que disse da performance térmica, sim, o que pretendo é isso mesmo. Será que uma diferença de preço de 50% justifica as vantagens térmicas e acústicas? Qual a sua opinião?

Mera correcção, o vidro no sistema de madeira é 6/-/6 e alumínio 4/-/4. Logo aqui há uma diferença significativa de preço calculo eu. Mais uma vez, justifica?
  6.  # 6

Colocado por: PedroBorga

Obrigado.
    A nível de durabilidade e manutenção, de facto alumínio é eterno e com pouca manutenção. A madeira necessita de uma manutenção, segundo o fornecedor, a cada 7 anos +/- dependendo da orientação. Mas isso é uma questão de mentalidade. As paredes também têm de ser pintadas de tempos a tempos e as pessoas não vêem isso como uma desvantagem, mas sim como uma coisa inerente ao sistema. O mesmo se passa com a madeira.

Quanto ao que disse da performance térmica, sim, o que pretendo é isso mesmo. Será que uma diferença de preço de 50% justifica as vantagens térmicas e acústicas? Qual a sua opinião?

Mera correcção, o vidro no sistema de madeira é 6/-/6 e alumínio 4/-/4. Logo aqui há uma diferença significativa de preço calculo eu. Mais uma vez, justifica?

Peça vidro Planitherm 6/16 ou 14/4 em ambos os casos, melhora bastante em termos acústicos.

Se você gosta da madeira e pode pagar a diferença, estando alertado das vicissitudes da manutenção, então não precisa de pensar mais. É mais cara, mas além de mais bonita, é também um produto mais competente em termos térmicos e acústicos que as gamas de alumínio mais básicas. Há alumínios que conseguem ir buscar a eficiência da madeira, mas ninguém me fala nos valores deles, porque ninguém pede orçamentos nessas séries...
  7.  # 7

Colocado por: Skinkx

Peça vidro Planitherm 6/16 ou 14/4 em ambos os casos, melhora bastante em termos acústicos.

Se você gosta da madeira e pode pagar a diferença, estando alertado das vicissitudes da manutenção, então não precisa de pensar mais. É mais cara, mas além de mais bonita, é também um produto mais competente em termos térmicos e acústicos que as gamas de alumínio mais básicas. Há alumínios que conseguem ir buscar a eficiência da madeira, mas ninguém me fala nos valores deles, porque ninguém pede orçamentos nessas séries...

Uma das coisas que me faz pensar num bom isolamento acústico e térmico prende-se com o facto da moradia em questão não ter estores, colocando eu caixilharia com veda-luz.

Para ter uma ideia, estou a falar de praticamente do dobro do custo da madeira contra o alumínio nos sistemas orçamentados.
    De facto o que mais me agrada esquecendo que tenho de pagar a fatura (eh eh) é a de madeira ou madeira-alumínio (uns 7% mais económico que madeira-madeira).
    Mas como tenho de pagar a fatura, coloco a razão à frente e penso: valerá a diferença? Haverá melhoria térmica significativa? Haverá melhoria acústica significativa? Será que as soluções são comparáveis ou estou a comparar um Mercedes cls com um Renault clio (referente à térmica por exemplo)? Os vidros são comparáveis?
  8.  # 8

Se os preços fossem similares, eu recomendaria madeira. Se a diferença é grande, a opção pela madeira pode não ser a mais racional em termos económicos. Se a questão emocional é importante, então tem que ter isso em atenção.

PS: caixilharia de madeira + veda-luz bate qualquer caixilharia com estores, os estores isolam pouco ou nada.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  9.  # 9

Boa noite.
    Existe vários tipos de sistemas de madeira para caixiĺharias no mercado.
    O que aconselho é madeira de pinho nórdico que é capiado pela parte de fora em alumínio por causa das mudanças de tempo.
    Esse sistema a nossa empresa exporta muitas janelas com vidro triplo para a Suíça.
  10.  # 10

Colocado por: SkinkxSe os preços fossem similares, eu recomendaria madeira. Se a diferença é grande, a opção pela madeira pode não ser a mais racional em termos económicos. Se a questão emocional é importante, então tem que ter isso em atenção.

PS: caixilharia de madeira + veda-luz bate qualquer caixilharia com estores, os estores isolam pouco ou nada.

É um facto. Por muito que queiramos temos que cair na razão. Uma coisa é comprarmos um produto/equipamento que embora mais caro se pague pela eficiência do mesmo. Outra é um produto que devido à diferença de preço nunca se vai pagar a diferença e aí só se pode justificar essa opção pelo factor emocional.
    Aqui jogam ambos em simultâneo e de mãos dadas. Há que ter uma coisa apelativa, mas pensada para pagar.lol

Uma das minhas dúvidas prendia-se com a hipótese de eu estar a comparar 2 orçamentos completamente distintos (um Rolls Royce com um Renault) no que diz respeito aos vidros/cx de ar.
    Como sabem há outros tipos de perfis em ambas as soluções. As que apresentei aqui são apenas as que me foram orçamentadas por iniciativa de ambas as empresas. Podia-se dar o caso de dizer "O vidro da madeira é muito melhor (espessura e propriedades térmicas) que o do alumínio e a diferença está aí". Nesse caso teria de adequar um ou outro de forma a serem comparávveis de igual para igual.
  11.  # 11

Colocado por: C.CASTROBoa noite.
    Existe vários tipos de sistemas de madeira para caixiĺharias no mercado.
    O que aconselho é madeira de pinho nórdico que é capiado pela parte de fora em alumínio por causa das mudanças de tempo.
    Esse sistema a nossa empresa exporta muitas janelas com vidro triplo para a Suíça.

A madeira orçamentada foi Sipo.
    • NBA
    • 14 dezembro 2016

# 12

Pedro diga em quanto fica uma janela com iva incluído nas duas soluções que apresenta.
    Obrigado
  12.  # 13

Colocado por: NBAPedro diga em quanto fica uma janela com iva incluído nas duas soluções que apresenta.
    Obrigado

Madeira:
    Janela (c/ veda-luz): 1100€ +/-
    Porta exterior: 1900€ +/-
    Alumínio:
    Janela (apenas a janela, já pedi orçamento para a inclusão de veda-luz em alumínio): 600€ +/-
    Porta exterior: 1000€ +/-
    • NBA
    • 14 dezembro 2016

# 14

Parece-me uma diferença muito grande para ir buscar a longo prazo no que poupa no aquecimento no Inverno e no arrefecimento no Verão.
    Pondere muito bem os prós e os contras.
    Qual a medida da janela que referiu?
  13.  # 15

Colocado por: PedroBorga

A madeira orçamentada foi Sipo.

Não
  14.  # 16

Colocado por: NBAParece-me uma diferença muito grande para ir buscar a longo prazo no que poupa no aquecimento no Inverno e no arrefecimento no Verão.
    Pondere muito bem os prós e os contras.
    Qual a medida da janela que referiu?

Os preços que dei, e relembro que na madeira contém veda-luz e no alumínio não, são para uma janela com 850x1300mm. A porta é de 1130x2300mm com uma parte fixa e uma móvel e vidro de segurança sem quadrícula.
  15.  # 17

Colocado por: C.CASTRO
    Não

Não me fiz entender. Nos valores que eu apresentei, a madeira orçamentada foi Sipo.
  16.  # 18

Depois de algum tempo tenho 4 orçamentos, 3 para alumínio e 1 para madeira.
    Orçamento 1 - Madeira:
    *Madeira Niagon em tri-lamelado c/ acabamento a base aquosa
    *Vidro: climaguard 1.0 6 + 12 + 44.2 Stadip
    *Fora de questão por uma questão de preço

Orçamento 2 - Alumínio Technal:
    *Perfil: Ecothermic Plus
    *Vidro: 44.2 claro + 16 + 4 Planitherm claro
    EcothermicPlus

Orçamento 3 - Alumínio Indalsu:
    *Perfil: Domo 60RT
    *Vidro: 44.2 acústico + 16 + Planitherm 6
    Planiclear 4.00 mm
    PVB silence 0.38 mm
    Planiclear 4.00 mm
    Ar 16.00 mm
    Planitherm One
    Planiclear 6.00 mm
    Domo 60RT

Orçamento 4 - Alumínio Portalex:
    *Perfil: linha própria do instalador, fabricado na Portalex
    *Vidro: 6 planitherm ultra N+16 argon+44.2 silence
    Planiclear 6.00 mm
    Planitherm ultra N
    Árgon 90% 14.00 mm
    Planiclear 4.00 mm
    PVB silence 0.38 mm
    Planiclear 4.00 mm
    Portalex

Qual acham que é melhor?
      Ecothermic Plus.png
  17.  # 19

Colocado por: PedroBorgaBom dia,

Sistema 2 - Madeira:madeira de Sipo em tri-lamelado c/ acabamento a base aquosa, vidro duplo Planitherm 4S 6x14x6, planiclear, perfil com 68mm.

Obrigado.

A diferença de preço é mais ou menos normal... se bem k está a compara madeira com alumínio da marca tecnnal que por norma é material +\- caro, tem que perceber que uma janela de madeira a nível de material é muito mais barato que o alumínio tem é muito mais mão de obra para a sua fabricação, depois existe um factor que pelo menos na minha região se passa é que existem poucos fabricantes credíveis de janelas em madeira e aí existe pouca concorrência.

A nível térmico entre madeira e alumínio só vendo as fichas técnicas das janelas, digo isso pois maior parte dos fabricantes de janelas de madeira tem testes do material ou do sistema das janelas.

Mas acho que as janelas de madeira estão um pouco caras, se estão mais caras 40% que janelas em tecnnal acho que encontra janelas boas de madeira mais baratas..

E a diferença do vidro não justifica essa diferença toda...
  18.  # 20

Colocado por: PedroBorgaDepois de algum tempo tenho 4 orçamentos, 3 para alumínio e 1 para madeira.
    Orçamento 1 - Madeira:
    *Madeira Niagon em tri-lamelado c/ acabamento a base aquosa
    *Vidro: climaguard 1.0 6 + 12 + 44.2 Stadip
    *Fora de questão por uma questão de preço

Orçamento 2 - AlumínioTechnal:
    *Perfil: Ecothermic Plus
    *Vidro: 44.2 claro + 16 + 4 Planitherm claro
    //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.g.height&&c<=b.g.width)}a&&(b.a.push(e),b.c[e]=!0)}p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});function r(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.i&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(t())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);u=a;if(d){c=b.h;b=b.j;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(v){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}}function t(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("data-pagespeed-url-hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].o&&a.height>=b[e].m)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b}var u="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return u});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/46888/caixilharia-de-madeira-vs-aluminio/','3IaR3sntAw',true,false,'MuCOegRHP90'); //]]>EcothermicPlus

Orçamento 3 - AlumínioIndalsu:
    *Perfil: Domo 60RT
    *Vidro: 44.2 acústico + 16 + Planitherm 6
    Planiclear 4.00 mm
    PVB silence 0.38 mm
    Planiclear 4.00 mm
    Ar 16.00 mm
    Planitherm One
    Planiclear 6.00 mm
    Domo 60RT

Orçamento 4 - AlumínioPortalex:
    *Perfil: linha própria do instalador, fabricado na Portalex
    *Vidro: 6 planitherm ultra N+16 argon+44.2 silence
    Planiclear 6.00 mm
    Planitherm ultra N
    Árgon 90% 14.00 mm
    Planiclear 4.00 mm
    PVB silence 0.38 mm
    Planiclear 4.00 mm
    Portalex

Qual acham que é melhor?
      Ecothermic Plus.png

Está a comparar coisas muito diferentes a nível de alumínio..

Tecnnal é uma marca de referência a nível europeu a nível de qualidade.

A nível de domo60 não gosto muito dessa veja antes a domo65 essa sim é muito boa a nível de relação preço qualidade

Portalex não conheço mas pela imagem parece algo para o fraco e não é um ar de referência a nível nacional, pelo menos pela imagem apresentada não me parece grande coisa.

Mas está a comparar marcas muito deferentes a níveis de preço.

Agora o melhor é sempre muito relativo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PedroBorga

0.0270 seg. NEW