Iniciar sessão ou registar-se
    • bro
    • 14 dezembro 2016

# 1

Boa tarde.

Estou a ajudar o meu sogro a restaurar uma casa antiga, provavelmente com uns 60 a 70 anos. Agora estamos com um grande dilema.

Depois de iniciar as obras iniciais fomos ao sótão para tirar de lá a lixeira que o antigo proprietário deixou. Fiquei um pouco surpreso quando apenas ao andar no sótão, sentia o mesmo a vibrar bastante. Achei estranho e após retirar o reboco do tecto pude confirmar que o mesmo não tem vigas, e pelo que pude perceber o tecto é apenas composto por tijolos reforçado com uns ferros e cimento pelo meio.

O meu grande medo agora é que o meu sogro mandou duas paredes abaixo, de forma a ampliar a sala da casa. A sala neste momento há-de ter uns bons 9m x 4m.

Para piorar tudo, o telhado não está em grandes condições e o antigo proprietário já se tinha prevenido neste sentido. O que ele fez foi colocar pilares de madeira ao centro do telhado para dar mais suporte. E claro os pilares estão assentes no chão (tecto sem vigas) que agora está sem as paredes que eu penso que não sendo pilares davam alguma integridade à casa. Aliás os pilares em madeira estão colocados mesmo no sentido das paredes que agora não existem.

O que acham de toda esta situação. É normal e o tecto aguenta, ou devo ter medo que o tecto não aguente com tanta carga?
      Paredes.png
    • bro
    • 14 dezembro 2016

# 2

Tecto sem vigas
      tecto.png
    • bro
    • 14 dezembro 2016

# 3

Amanhã tiro mais e melhores fotos para tentar explicar melhor a situação.

Obrigado pelo vosso tempo.
  1.  # 4

Sinceramente eu tinha medo de viver nessa casa.
  2.  # 5

Tire um tijolo e fuja para os outros não lhe caírem em cima....isso foi uma tentativa de laje aligeirada, eu mandava a baixo e faria uma laje de vigotas no sentido dos 4m.

36m2*25€m2, gasta aproximadamente 1000euros para a laje. aproveita e reforça a parede exterior onde vai assentar a laje com um lintel em betão..
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • bro
    • 14 dezembro 2016

# 6

Obrigado pelos comentários apesar de confirmarem as minhas suspeitas.

Relativamente a colocar uma laje em vigotas, penso ser uma boa solução mas não tenho grande conhecimento para realizar uma obra desse calibre infelizmente.
  3.  # 7

uma obra dessas necessita sempre de um projeto de estabilidade, de um licenciamento na CM.
  4.  # 8

Bom dia,

Esse tipo de laje era muito comum nos anos 60/70.... pois as vigotas pré-esforçadas ainda não era conhecidas em muitos sítios...

A laje era feita com tijolos armados com ferros e uma argamassa....

No seu caso... não podia ter deitados as paredes abaixo e foi uma sorte isso não ter caído....

Nesse tipo de laje as paredes servem de suporte.... para serem deitadas abaixo, tem de se colocar uma viga a fazer o mesmo suporte das paredes.... não se pode deitar paredes de suporte abaixo.....

de resto como já lhe disseram ou reforça o suporte da laje nos sítios onde tinha as paredes.... ou então façam uma laje nova....

quanto ao processo de licenciamento... é daquelas coisas... em 99% dos casos não fazem para fazer uma laje... qualquer pedreiro que saiba o que está a fazer lhe faz o calculo ou mesmo a empresa das vigas... no entanto e obrigatório...!!!

E mais... eu não andava por baixo dessa laje sem ser escorada.... ainda por cima com as escoras de suporte do telhado...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, marcolopes
  5.  # 9

Colocado por: costa3333eu não andava por baixo dessa laje sem ser escorada....

E o autor do tópico andou por cima !!!! .... que medo !!!
    Concordam com este comentário: costa3333, callinas
  6.  # 10

Isso é um perigo! Não brinque com coisas sérias alguém pode se aleijar a sério aí!
    • bro
    • 15 dezembro 2016

# 11

Escorei hoje o tecto. Estou sem moral nenhuma não sei o que fazer.

O nosso orçamento não é grande e estava já tudo calculado quase ao cêntimo. Agora não sei o que fazer.

Hoje foi uma empresa lá fazer um orçamento para emcamisar as vigas do telhado de forma a podermos tirar as escoras do mesmo e assim retirar peso ao tecto e talvez fazer um novo.

Se por acaso houver alguém com conhecimentos para este projecto e que seja da zona de Gaia por favor contacte-me. Aceito todas as propostas e ideias.

Obrigado
  7.  # 12

posso dar umas ideias mas para isso tem de ter boas fotos para opinar..
  8.  # 13

Eu também tenho uma opinião. Em duas palavras:
    - ME
    - DO
  9.  # 14

Colocado por: broEscorei hoje o tecto. Estou sem moral nenhuma não sei o que fazer.

Fez o que devia e o certo! Parabéns!

Não desanime, sei que estes contratempos desanimam uma pessoa mas vai encontrar uma solução!
  10.  # 15

Colocado por: broEscorei hoje o tecto. Estou sem moral nenhuma não sei o que fazer.

Bom não caiu... por isso nada de desanimar...

Tudo tem solução, é tudo uma questão se substituir as paredes que demoliram por algum sistema equivalente de suporte das cargas.....
  11.  # 16

Poderá ser uma solução, opinião de um leigo
    Cumprimentos
    Anselmo
    Concordam com este comentário: costa3333, callinas
      Capa_Viga2.fwgk-is-193.png
    •  
      tool
    • 15 dezembro 2016

# 17

acho que reforçar por baixo pode ser possível, e ate dependendo do tipo de telhado, será que se demolir essa "placa" e ficar apenas com o vão do telhado já poupa e pode fazer 2 coisas de uma vez(mesmo que seja estrutura de madeira o telhado), tire fotos ao telhado/estrutura e a placa da parte de cima
    • bro
    • 15 dezembro 2016

# 18

Foto do sótão
      sotao.jpg
  12.  # 19

Antes de fazer o que quer que seja, arranje um engenheiro ou uma empresa de construção que terá um engenheiro ou alguém "equivalente".
    Se o cenário é como parece, teve muita sorte em isso não dar para o torto. Morrem pessoas nessas aventuras.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  13.  # 20

Há pouco tempo estive numa situação semelhante, onde só ao andar em cima da laje senti-a vibrar com o meu peso. Felizmente, naquele caso a estrutura de madeira da cobertura ia buscar o alinhamento das paredes resistentes de alvenaria que já vinham do r/chão.

Tente fazer a cobertura de madeira ir descarregar inteiramente nas paredes exteriores, aliviando a carga da laje. 4 metros de largura, muito mal feita que esteja, pode vibrar mas já não deve cair. Não verificaram, após a remoção das paredes inferiores, se haviam alguns pilares ou vigas a suportar a laje? Verificaram se existe estrutura de betão nas paredes exteriores? Quem sabe essas paredes que foram retiradas nem faziam parte da estrutura...

0.0203 seg. NEW