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  1.  # 21

    Colocado por: Luis K. W.Se querem menos carros na cidade, ponham portagens nas entradas,

    Eu concordarei com isto quando Lisboa deixar de ter serviços e passar a ser meramente uma cidade de comércio e turismo (para lá caminhamos). Até lá, discordo plenamente que me obriguem a pagar a mais seja o que for as pouquíssimas vezes que levo o carro para o centro nos dias úteis, que são sempre para tratar de assuntos que não posso tratar em mais lado nenhum. E acreditem que me certifico sempre que não tenho alternativa a ir lá.
    Complicar o trânsito é talvez uma das soluções mais eficazes e "democráticas". Quem tem mesmo de levar o carro poderá continuar a levar, mesmo que ganhe o salário mínimo, quem não tem é que irá chegar à conclusão que se calhar até se despacha mais se for de transportes.
    O problema é que o povo, e pedindo desculpa pela metáfora bucólica que se torna irresistível por tão bem adaptada, é demasiado carneiro e por isso só depois de marrar muitas vezes e vir que não é por insistir que o problema se resolve é que vai desistir de levar o carro para o centro da cidade. Há-de lá chegar, mas é capaz de ainda levar uns mesitos.
    Agora conviria era que medidas destas fossem acompanhadas de um forte reforço da oferta de transportes públicos e de parques de estacionamento tendencialmente gratuitos à entrada da cidade, mas creio que se esqueceram desta parte. Estou enganado?
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  2.  # 22

    Colocado por: Luis K. W.

    Eu também. Mas.... Calma aí! :-)
    Alguém vai do Campo Grande ao Saldanha A PÉ (sobretudo, debaixo de chuva ou de calor intenso)?!? PARA ISSO servem os autocarros e o Metropolitano (que eu também uso!)!
    Os automóveis têm de circular de forma fluida - poluem menos, e não estorvam os veiculos de emergência e os transportes públicos!


    Eu por acaso fiz isso inúmeras vezes, mas as minha colegas chamavam-me de doido. Diziam que eu ia ser assaltado, diziam que era muito longe, diziam que... fiz, demorava o seu tempo, mas eu tinha quase duas horas para queimar até chegar o autocarro. Ainda por cima tinha saído à pouco tempo da tropa e a distância não era um factor importante.
  3.  # 23

    Colocado por: Luis K. W.Se querem menos carros na cidade, ponham portagens nas entradas, e estacionamento CARO para os não-residentes (em vez de enfernizar a vida a quem cá mora).


    Não podia concordar mais.
    A única solução para o caos de trânsito das grandes metrópoles mundais é colocar portagens em TODAS as entradas das cidades, pagas a peso de ouro, para não-residentes às horas de ponta (06:00 até às 10:00) e apenas no sentido de entrada na cidade.

    Se se pagasse 10 euros para entrar em Lisboa, para não-residentes, nos dia úteis entre as 6 e as 10 da manhã, o trânsito diminuía 80%.
    Claro que para isso teria de haver uma rede de metro com 100 km de linhas (o dobro do actual) e comboios e barcos de 5 em 5 minutos e a Carris teria de triplicar a frota de autocarros.

    Este cenário seria o ideal, falta é muita coragem politica para atacar o automóvel a sério.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  4.  # 24

    Colocado por: AlexMontenegro
    - Mais estacionamento para motas (mas insuficiente) e bicicletas. incentivando o uso destes meios de transporte


    Não anda de mota, pois não?
  5.  # 25

    O Site da CML em que fala de "uma praça em cada Bairro" (faz lembrar o Santana Lopes com a de "uma piscina em cada freguesia", que - como nadador - muito agradeci, mas que, para além de a exploração da maioria destas novas piscinas ter sido entregue a clubes privados, os munícipes como eu ainda estamos a pagá-las!), está aqui: http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/espaco-publico/uma-praca-em-cada-bairro

    Relativamente ao "eixo central" (Av. da República), parece que fizeram tudo em DETRIMENTO dos que têm de o cruzar nos dois sentidos.
    Em vez de (como prometido) aumentarem, DIMINUIRAM o número de estacionamentos disponíveis!
    E não me parece que tenham tido algum cuidado especial com os espaços para cargas e descargas...
    http://www.cm-lisboa.pt/viver/urbanismo/espaco-publico/uma-praca-em-cada-bairro/eixo-central

    Os projectos, tal como eu suspeitava, foram entregues a gabinetes de VILA NOVA DE GAIA (Sopsec) e do PORTO (Caon) , que devem estar a rebolar-se a rir com o caos que provocaram.
    E o "arquitecto paisagista", eu que nem sou homofóbico, também já o suspeitava ! É um tal de Victor Beiramar Diniz (com uma página muito arco-íris no FB, em : https://www.facebook.com/victor.beiramardiniz).
      victor beiramar diniz - arquitecto paisagista.jpg
  6.  # 26

    Há quem já compare a selva de pilaretes ao Chiado do tempo do Krus Abecassis, pelas barreiras que em caso se urgência se erguem à passagem de carros de bombeiros e ambulâncias.
  7.  # 27

    Estão certamente a esquecer-se da imensa gente que tem que ir a Lisboa para reuniões por exemplo, e afins, para trabalho, diariamente. Embora não seja em Lisboa propriamente a sede do seu trabalho.
    Comerciais, gestores de conta, arquitectos, médicos, informáticos, empresários, relações publicas, marketing....etc etc etc etc etc
    "Se se pagasse 10 euros para entrar em Lisboa, para não-residentes, nos dia úteis entre as 6 e as 10 da manhã, o trânsito diminuía 80%."

    E Não seria certamente só o trânsito a diminuir.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  8.  # 28

    Colocado por: CMartinEstão certamente a esquecer-se da imensa gente que tem que ir a Lisboa para reuniões por exemplo, e afins, para trabalho, diariamente. Embora não seja em Lisboa propriamente a sede do seu trabalho.
    Comerciais, gestores de conta, arquitectos, médicos, informáticos, empresários, relações publicas, marketing....etc etc etc etc etc
    "Se se pagasse 10 euros para entrar em Lisboa, para não-residentes, nos dia úteis entre as 6 e as 10 da manhã, o trânsito diminuía 80%."

    E Não seria certamente só o trânsito a diminuir.


    Será que também é por isso que as casas em Lisboa estão cada vez mais caras?
  9.  # 29

    Colocado por: RJAS1972

    Não anda de mota, pois não?


    Todos os dias e por isso não sofro com o trânsito.
  10.  # 30

    Pois, eu também ando todos os dias, mas sentia-me mais "à vontade" há uns anos atrás do que agora. Estreitamento e supressão de vias, eliminação de passagens, etc...
    É mais fácil estacionar, mas não é mais fácil lá chegar. Neste momento é mais uma zona que evito.
  11.  # 31

    Colocado por: CMartinEstão certamente a esquecer-se da imensa gente que tem que ir a Lisboa para reuniões por exemplo, e afins, para trabalho, diariamente. Embora não seja em Lisboa propriamente a sede do seu trabalho.
    Comerciais, gestores de conta, arquitectos, médicos, informáticos, empresários, relações publicas, marketing....etc etc etc etc etc
    "Se se pagasse 10 euros para entrar em Lisboa, para não-residentes, nos dia úteis entre as 6 e as 10 da manhã, o trânsito diminuía 80%."

    O número de carros entram em Lisboa todos os dias é de TREZENTOS E SETENTA MIL(!!).
    A maioria já paga portagem (Ponte, A5, A1). É só "ajustar" os valores e quase que só faltam o IC 19 e as Marginais.

    Caso (conforme a CMartin) sejam maioritariamente "Comerciais, gestores de conta, arquitectos, médicos, informáticos, empresários, relações publicas, marketing....etc etc " e vêm de carro, É PORQUE TÊM DINHEIRO para viver numa cazona nos arredores de Lisboa e, portanto, também têm para pagar os dez euritos de cada vez que trazem o bólide à cidade.

    Se fossem pobres como eu, viviam num APERTamento (comprado há 35 anos) em Lisboa, e andavam de Metropolitano...
  12.  # 32

    Colocado por: Luis K. W.
    O número de carros entram em Lisboa todos os dias é de TREZENTOS E SETENTA MIL(!!).
    A maioria já paga portagem (Ponte, A5, A1). É só "ajustar" os valores e quase que só faltam o IC 19 e as Marginais.

    Caso (conforme a CMartin) sejam maioritariamente "Comerciais, gestores de conta, arquitectos, médicos, informáticos, empresários, relações publicas, marketing....etc etc " e vêm de carro, É PORQUE TÊM DINHEIRO para viver numa cazona nos arredores de Lisboa e, portanto, também têm para pagar os dez euritos de cada vez que trazem o bólide à cidade.

    Se fossem pobres como eu, viviam num APERTamento (comprado há 35 anos) em Lisboa, e andavam de Metropolitano...

    Pobre???Com uma decoradora privada...LoL
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  13.  # 33

    Oh Luís KW, não quer também erguer uma muralha em torno de Lisboa, com fosso, crocodilos e pontes levadiças?
    Quem morasse do lado de fora da muralha teria de pagar um tributo em ouro ou então a ponte não descia. Que tal? :)
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  14.  # 34

    eu passo todos os dias na 25 de abril e n vou para lisboa
    (mas sim concordo que a portagem da ponte é demasiado barata. fica mais barato pagar a portagem do que o parque junto do comboio)
    (idem para a A5 e afins
  15.  # 35

    Então mas as portagens não eram supostamente para pagar o custo da ponte?
    Segundo ouvi dizer, a ponte está mais que paga, portanto agora as portagens deveriam servir apenas para a manutenção da mesma.
    Não sou de Lisboa.
  16.  # 36

    De facto não serão pobres. E nem toda a gente será pobre no País, espero eu.

    Em muitos casos são inclusivamente as empresas que pagam os gastos, e muitas vezes fornecem os automóveis. Com portagens e cartão de crédito para as despesas.
    São também as empresas que fazem crescer o País, gerando riqueza, dando emprego à gente, etc etc etc E serão estas pessoas, na sua grande maioria que pagam os impostos como população activa.

    Poder pagar é uma coisa, se pagar é conveniente para o balanço pessoal ou empresarial é outra coisa, digo eu, que acho que nem todos os caminhos devem ir dar aos potenciais pobres, desculpem, a roma.

    De qualquer forma, eu pessoalmente não conheço grandes diferenças entre o trânsito de Lisboa e o de Londres, Paris, etc. em horas de ponta.
    O que acho efectivamente é que podíamos ter uma rede de transportes com malha mais intensificada, mas até nisso estamos bastante melhor.
    Por outro lado, há efectivamente actividades que não se podem fazer de transporte público.

    Talvez se existisse uma descentralização das empresas em Lisboa para as periferias, mas mesmo quando fazem isso, criam centros empresariais e mais um foco de trânsito, tipo Tagus Park.
  17.  # 37

    Colocado por: Luis K. W.Se fossem pobres como eu, viviam num APERTamento (comprado há 35 anos) em Lisboa, e andavam de Metropolitano...


    Excelente ideia. Vamos todos viver em Lisboa centro e passamos a andar todos de metro.
    Efectivamente seria solução para toda a população da Grande Lisboa e arredores, no que toca ao trânsito. Já não previsariamos de entrar, se morássemos lá todos já.
  18.  # 38

    Colocado por: PalhavaPobre???Com uma decoradora privada...LoL

    Palhava e comete-se algum crime ou ofende-se alguém se não se for pobre? Ou é ofensa se se tiver uma decoradora privada ?
    Qual é o crime que se está a cometer ?
    E o porque temos que nós julgar sempre.., sempre, esta tendência feia de julgar ?
    Não nos basta julgarmos a nós próprios ??? Certamente deve ser bastante mais satisfatório e pessoalmente mais produtivo, julgarmo-nos primeiro antes de qualquer outra pessoa! Julgarmos a outra pessoa quando nós já tivermos atingido a perfeição divina.
  19.  # 39

    Coitado, vamos organizar um peditorio aqui no FDCasa para o ajudar...

    Em relação ás portagens eu até concordava com elas, não fosse isso provavelmente servir apenas para financiar obras superfluas e e de fachada, para propaganda eleitoral (neste caso é do PS, mas isto seja do partido A ou B), como é o caso por exemplo da remodelação a peso de oiro de parques de estaciomento em LIsboa,,,

    No entanto no País não há dinheiro nem meios para combater adequadamente a praga do pinheiro, e a vespa asiatica, e há hospitais com falta de especialistas e de serviços !

    Colocado por: Palhava
    Pobre???Com uma decoradora privada...LoL
  20.  # 40

    Colocado por: CMartin
    Palhava e comete-se algum crime ou ofende-se alguém se não se for pobre? Ou é ofensa se se tiver uma decoradora privada ?
    Qual é o crime que se está a cometer ?
    E o porque temos que nós julgar sempre.., sempre, esta tendência feia de julgar ?
    Não nos basta julgarmos a nós próprios ??? Certamente deve ser bastante mais satisfatório e pessoalmente mais produtivo, julgarmo-nos primeiro antes de qualquer outra pessoa! Julgarmos a outra pessoa quando nós já tivermos atingido a perfeição divina.

    Essa agora?

    Se alguém se poderia insurgir era o Luís K.W..A decoradora é apenas a sua esposa que vi que fez ela própria as decorações do APErtamento...

    Diga-me CMartin...Afinal Lisboa(O Concelho) num futuro próximo vai ser habitado por quem?
    Ou os muito ricos(ao preço que a construção nova está...)_Portugueses de classe alta e Estrangeiros em busca de benesses(Vistos Gold e Reformados com benefícios fiscais...)
    Ou os pobres que têm condições de acesso a habitação social camarária...
    Os outros(onde eu me incluo)
    estamos condenados a ser suburbanos de classe média excluídos de poder sonhar em viver em Lisboa...e a ter que vir de carro ou transportes...
 
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