Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá sou novo aqui e este fórum tem matérias muito interessantes, mas eu gostava de ver discutidas questões não só da casa mas também fora da casa como o caso dos jardins, que me interessa por razões proficionais.

    Se este assunto já está a ser discutido em algum sitio deste fórum agradeço que me indiquem o local.
    •  
      FD
    • 25 maio 2009

     # 2

    Esse assunto é discutido na generalidade, é livre de iniciar discussões sobre o tema onde partilhe os seus conhecimentos.

    Neste momento, de repente, lembro-me das seguintes:
    -> vegetação como vedação
    -> jardins interiores
    -> jardim
    -> plantas que melhoram a qualidade do ar
  2.  # 3

    Colocado por: gardenOlá sou novo aqui e este fórum tem matérias muito interessantes, mas eu gostava de ver discutidas questões não só da casa mas também fora da casa como o caso dos jardins, que me interessa por razões proficionais.

    Se este assunto já está a ser discutido em algum sitio deste fórum agradeço que me indiquem o local.


    Por mais que procure na NET não se consegue encontrar um fórum mais ou menos sobre Jardinagem e afins... encontrei um ou outro, mas com muito pouca participação, num deles então era muito engraçado, quando alguém metia algum pedido de ajuda, logo um artista oferecia para fazer um orçamento para resolver as ditas dúvidas.

    Blogs por acaso há imensos e alguns com muita boa qualidade e com muita informação, mas nada se compare com um fórum onde pode existir a troca de informação... como é o exemplo do "nosso" fórum...

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  3.  # 4

    Eu gostava de iniciar aqui um tema sobre lagos e a introdução do elemento "agua" nos jardins, terraços e varandas.
    Porque cada vez mais temos de dar a máxima importância á agua.
  4.  # 5

    Colocado por: gardenEu gostava de iniciar aqui um tema sobre lagos e a introdução do elemento "agua" nos jardins, terraços e varandas.
    Porque cada vez mais temos de dar a máxima importância á agua.


    ... nem de propósito, ando com uma ideia meia doida de fazer um pequeno lago no meio do meu futuro jardim... até já saquei umas cenas da net em como fazer, mas como é óbvio vou deixar isso para mais tarde, lá para o fim do verão quando tiver as mudanças efectuadas.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  5.  # 6

    Se entender francês, poderá também utilizar um dos seguintes sites:
    « Le forum du jardin et du jardinage » ou « Le forum du jardinage amateur »
    Encontrará certamente amadores e entendedores de jardins e talvez até profissionais.
  6.  # 7

    afsantos essa ideia não é nada doida porque basta ter um espaço (mesmo pequeno) e gosto em ter um lago para que o nosso sonho seja realidade. Qualquer duvida é só colocar que eu vou tentar corresponder.

    matilde, eu sou um inculto em relação ao francês mas tentando ir buscar umas pelas outras vou tentar ir a esse fórum. Mas vamos tentar trazer mais pessoas para este tópico e decerto vamos aprender coisas novas.
  7.  # 8

    Também concordo, com tanta maltinha que por aqui aparece a fazer casa, não acredito que os mesmos não façam um belo de um jardim :)

    Vá pessoal toca a partilhar os vossos projectos de arranjos exteriores :)

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  8.  # 9

    A língua francesa é muito fácil. Vin é vinho, pain é pão. Mas agora chamar fromage ao queijo, que se mesmo a ver que é queijo!!!
    É off-topic, devia ir para as piadas, mas...
  9.  # 10

    Este tópico é muito interessantes! Uma coisa que eu tenho ideia de fazer a longo prazo é uma piscina biológica (http://www.biopiscinas.pt/frame3.html) que não necessita de tratamentos químicos pois usa plantas para o fazer. Alguém por aqui tem uma piscina destas? Qual o grau de satisfação?
  10.  # 11

    Olá todos,
    Eu adorei o tópico! Contem comigo! Não tenho jardim mas tenho dois pátios e bem que tento fazer deles o meu pequeno oásis (gosto muito do género provençal ou jardim inglês). Confesso, no entanto, que tenho dificuldade, plantar em vasos tem limitações que eu pessoalmente gostaria de saber como ultrapassar. Adorei a ideia do lago, como fazê-lo sem ficar com ar "piroso" mas antes enquadrado "naturalmente" no pátio?
    Quais as melhores plantas para pátio? Já tenho as minhas preferidas - roseiras e uma buganvília (que "teima" em pegar) e agora imagino um mistura de morangueiros e alfazema.
    Fico atenta ao tópico, com muito gosto!
  11.  # 12

    Colocado por: CMartin Já tenho as minhas preferidas - roseiras e uma buganvília (que "teima" em pegar) e agora imagino um mistura de morangueiros e alfazema.
    Fico atenta ao tópico, com muito gosto!


    ... aqui está uma planta que gramo como o catano e já lhe encontrei uns locais que vão ficar bem à maneira, como por exemplo junto à pergola e no muro da artebel...

    Para este tópico animar só falta a maltinha começar a meter aqui umas fotos dos seus belos jardins, ou quiça dos seus vasos com Flores :)

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  12.  # 13

    cMartin,
    Para te ajudarmos com os teus patios era optimo que colocasses alguns dados como exposição solar, area, localização, fotos do antes e do depois....
    Quanto á tua bungamvilea tenho uma teoria mas vou esperar pelas informações.

    Coloco aqui duas fotos espero que apreciem e aguardo comentarios.
      DSCI1735.JPG
      Img027.jpg
  13.  # 14

    Não resisto a comentar :D

    Espero um dia conseguir criar uma mini queda de agua como se vê na 1a foto.

    Estão muito bonitas ambas... este tema também acho bastante interessante, pena é ainda não ter um jardim para poder mostras :(
    Cumps a todos
  14.  # 15

    Onde posso encontrar pedras brancas como a da ultima foto, a um preço baixo? é que ja vi em supermercados, tipo um saquinho pequeno por 7 ou 8€...ora quiser uma quantidade maior....
  15.  # 16

    Colocado por: gardencMartin,
    Para te ajudarmos com os teus patios era optimo que colocasses alguns dados como exposição solar, area, localização, fotos do antes e do depois....
    Quanto á tua bungamvilea tenho uma teoria mas vou esperar pelas informações.


    Garden,
    Lindas imagens!
    Absolutamente o meu género.
    Não gosto de jardins "clean": plantas direitinhas em fila dentro de vasos em resina colorida, sou sincera, não aprecio. Gosto de ver plantas em alguidares de alumínio, em vasos de barro grandes e adoro pedras grandes como as das imagens.
    A minha buganviliazita adquiri-a há cerca de 2 meses. Na altura aconselharam-me no horto a não transplantá-la já, que ainda se estaria a adpatar ao seu vasito pequeno, disseram-me para aguardar até Outubro para fazê-lo. A verdade é que é a única planta que não está a desenvolver nada, tem uns dois ou três ramos com aspecto seco (o aspecto seco penso que seja próprio dos ramos das buganvílias) e lá vai rebentando umas folhitas verdes pequenitas quando o "rei faz anos". Rego-a com regularidade, como me aconselharam a fazer de três em três dias.
    Do pátio por acaso já tinha colocado aqui no forum algumas fotos quando pedi ajuda sobre como decorar/aproveitar melhor este espaço. Vou voltar a colocar mais umas e agradeço imenso qualquer sugestão para fazer dele qualquer coisa de jardim.
    Um dos pátios, o maior é virado a sul, no verão faz um calor enorme. Tem 50m2. Neste pátio maior neste momento (porque houve plantas que não se deram e morreram, aliás, vê-se uma nas imagens, bem mortinha..era um girassol, que por acaso eu adorava ter também!!) tenho margaridas, a buganvília, hortenses, gerânios, uma árvore pequena que não sei como se chama mas é talvez da família da ficus, e outra que também não sei como se chama mas é daquelas vulgares com folhas em bico e parece uma mini palmeira (vê-se na primeira imagem). As plantas estão todas em vasos de barro.
    O pátio mais pequeno é virado a norte e tem cerca de 5m2. Neste pequeno pátio tenho roseiras num canteiro, e umas flores do campo num vaso grande.
    Qualquer comentário é muito bem vindo e agradeço.
    (Coloco 3 imagens do pátio grande e 1 do pequeno)
    Obrigada.
    Cumprimentos,
      PátioGrande32.JPG
      PátioGrande.JPG
      janela quarto2.jpg
      P1010167.JPG
    •  
      FD
    • 27 maio 2009

     # 17

    Porque acho que é um assunto com potencial "extra-Fórum da Casa", porque os leitores de um poderão não ser propriamente os leitores do outro e ouvindo as queixas de que não existe nenhum em português, gastei uns minutos do meu tempo e criei um fórum "filho" para falar sobre este tema: http://jardinagem.forumdacasa.com/

    Se quiserem usar, podem usar à vontade, se não, tudo bem na mesma, não vou proibir ninguém de falar sobre jardins/jardinagem aqui no Fórum da Casa. :)

    Neste momento está a meio gás, se eu vir que existe suficiente participação, gasto mais algum tempo e melhoro-o, tanto em aspecto como em funcionalidades.
    Só uma pequena observação: terão que se registar novamente - são totalmente independentes.
    Sugestões, críticas e tudo o mais que beneficie tanto um quanto o outro são bem vindas. :)
  16.  # 18

    Colocado por: FDPorque acho que é um assunto com potencial "extra-Fórum da Casa", porque os leitores de um poderão não ser propriamente os leitores do outro e ouvindo as queixas de que não existe nenhum em português, gastei uns minutos do meu tempo e criei um fórum "filho" para falar sobre este tema:http://jardinagem.forumdacasa.com/

    Se quiserem usar, podem usar à vontade, se não, tudo bem na mesma, não vou proibir ninguém de falar sobre jardins/jardinagem aqui no Fórum da Casa. :)

    Neste momento está a meio gás, se eu vir que existe suficiente participação, gasto mais algum tempo e melhoro-o, tanto em aspecto como em funcionalidades.
    Só uma pequena observação: terão que se registar novamente - são totalmente independentes.
    Sugestões, críticas e tudo o mais que beneficie tanto um quanto o outro são bem vindas. :)


    Avé FD :)

    A parte do registar outra vez é que é manhoso, pena nao poder tipo exportar os utilizadores para esse fórum...

    Agora é divulgar o fórum e começar a nascer tópicos ...

    Um abraço

    abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  17.  # 19

    Olá FD e Filipe,
    Excelente ideia, o forum da jardinagem, no entanto concordo com o Filipe, não há maneira de não ter que registar again?
    Cumprimentos,
    •  
      FD
    • 27 maio 2009

     # 20

    Colocado por: afsantosA parte do registar outra vez é que é manhoso, pena nao poder tipo exportar os utilizadores para esse fórum...

    Eu explico porque é que não o posso fazer:
    -> a passar os registos teria que os passar todos (uns milhares), é fastidioso passar registo a registo
    -> não posso registar pessoas que se registaram no Fórum da Casa noutro fórum sem autorização das mesmas, seria utilizar dados privados sem permissão para tal

    Percebem?
 
0.0215 seg. NEW