Iniciar sessão ou registar-se
    • Agama
    • 25 maio 2009 editado

# 1

Boa tarde a todos os foristas,

Já há bastante tempo que não vinha a este fórum, mas acho que está cada vez com mais interesse!

Eu e o meu marido compramos um terreno (uma quintinha sem casa) já há uns anitos afastado em cerca de um Km da aldeia mais próxima e para ajudar á festa está em REN e RAN, ou seja não se pode construir. A nossa ideia inicial era construir mesmo lá uma casa pois na câmara garantiram-nos que o PDM ia ser revisto e aquela zona ía passar a ser de construção.

O PDM ainda não foi revisto e a nossa situação financeira também já não permitia a construção da casa. Mas como gostamos muito do local estávamos a pensar pôr lá uma casita/abrigo pré-fabricada. Mas aqui surgem várias questões, o que fazer em relação à electricidade, águas e saneamento?

Como a utilização vai ser baixa, será que é possível pôr um painel solar para electricidade? Mas para isto é necessária uma bateria para a acumular, certo? Não ficará muito dispendioso?

Quanto à água temos um poço que até agora sempre teve boa qualidade (não tem nenhuma fonte poluidora nos Kms mais próximos), mas quanto ao saneamento? Mesmo a aldeia não o tem, as pessoas têm fossas daquelas antigas e o resultado é péssimo. Alguém tem experiência de fossas com tecnolgia mais recente e que não deixem cheiros? Já agora aconselham aquelas com sumidouro ou sem? Estou mais virada para a 2ª hipótese pois abaixo quero pôr um pomar e tenho receio que contamine...

Agadece-se conselhos...
    •  
      FD
    • 25 maio 2009 editado

# 2

Colocado por: Agamao que fazer em relação à electricidade

Com pouca utilização, barato, fácil e comprovado: gerador a gasolina.

Colocado por: Agamaserá que é possível pôr um painel solar para electricidade?

Se tiver 10~20 mil euros para gastar... sim, é possível e viável. Leia: microgeração.
  1.  # 3

porque não pensar em algo indirectamente pre-fabricado, ou seja materiais baratos sem grande acabamentos e de facil colocação e/ou montagem?
    digo isto porque neste momento não vejo nenhuma empresa de pre-fabricados com algo interessante preço/espaço/materiais, é um mercado muito pouco explorado no nosso país, o que há é caro"" relativamente ao que é na realidade.
    sim pode optar por fossas não vejo problema, tem é de fazer manutenção, limpeza regular.
    quanto ao poço pode fazer analises à água, penso que neste momento são mais acessiveis, se for só para beber até optava por armazenar água engarrafada.
    cumps
    fernando gabriel arq.
  2.  # 4

Antes de mais, obrigada pelas respostas tão rápidas!

Fernando Gabriel:

- O meu marido trabalha também no ramo da construção (vidro) e tem muito jeito para trabalhos de construção civil e já nos tinha também ocorrido comprar um contentor (daqueles marítimos) usados e ira adaptando ao nosso gosto (e até disfarçando com árvores à volta). Estávamos a pensar em abrir janelas e isolar. Mas ainda estamos a amadurecer estas ideias todas.
    - Quanto à fossa então aconselha daquelas estanques?

FD:

- Quanto a geradores só coneço aqueles das roulotes das bifanas LOL.Será que fazem todos assim tanto barulho?
    - Vou ver o link dos paineis solares, mas claro que 10-20 mil euros é sempre puxadote...

Cumprimentos
  3.  # 5

Colocado por: Fernando Gabrielnão vejo nenhuma empresa de pre-fabricados com algo interessante preço/espaço/materiais

E que tal esta aqui?
    Parece ter bastante qualidade e o preço não é muito elevado.
    Um abraço
    Carlos
    •  
      FD
    • 25 maio 2009 editado

# 6

Colocado por: AgamaQuanto a geradores só coneço aqueles das roulotes das bifanas LOL.Será que fazem todos assim tanto barulho?

Esse do link faz 53~59dB. Para ter uma ideia do barulho, eis alguns exemplos:

Por outro lado, já há uns dias que andava para colocar aqui uma coisa engraçada, e parece-me que esta discussão é propícia...
    Têm árvores no terreno?

De 8.000£ a 12.000€ (9 a 13 mil €):
      treehouse.jpg
      1.jpg
      Garden retreat.jpg
      Playhouse.jpg
    •  
      FD
    • 25 maio 2009

# 7

Mais caras....
      Afican Syle Treehouse.jpg
  4.  # 8

Colocado por: AgamaAntes de mais, obrigada pelas respostas tão rápidas!

Fernando Gabriel:

- O meu marido trabalha também no ramo da construção (vidro) e tem muito jeito para trabalhos de construção civil e já nos tinha também ocorrido comprar um contentor (daqueles marítimos) usados e ira adaptando ao nosso gosto (e até disfarçando com árvores à volta). Estávamos a pensar em abrir janelas e isolar. Mas ainda estamos a amadurecer estas ideias todas.
    - Quanto à fossa então aconselha daquelas estanques?

sim é uma hipotese, até falamos já por aqui na solução contentores https://forumdacasa.com/discussion/4538/modulos-de-contentores/
    é isolar, abrir e pintar.
    tem é que colocar um isolamento qualquer.
    outra hipotese são estruturas fabris, placas em sanduiche com isolamento já,
    quanto à fossa talvez opta-se com sumidoro, mas acautelando não deitar nenhuns produtos quimicos para a canalização.
    cumps
    •  
      FD
    • 25 maio 2009

# 9

Vejam mais aqui: http://www.amazontreehouses.com/
    Nomeadamente as fotos:
    http://www.amazontreehouses.com/#/treehouse-interiors/4530417305
    http://www.amazontreehouses.com/#/skys-the-limit/4530415485

Parecem-me uma excelente solução para passar fins de semana em terrenos RAN/REN...
  5.  # 10

Colocado por: engcarlos
    Colocado por: Fernando Gabrielnão vejo nenhuma empresa de pre-fabricados com algo interessante preço/espaço/materiais

E que tal estaaqui?
    Parece ter bastante qualidade e o preço não é muito elevado.
    Um abraço
    Carlos

falava de uma solução mais barata, de construção muito barata e materiais reciclaveis até.
    nesse contexto não conheço nada cá, por exemplo nos E.U.A/australia etc... há empresas dedicadas a este mercado, englobando também a construção de casas para os refugiados de guerra, de intempéries etc...
    em Portugal lembro-me dos retornados da guerra colonial e das suas habitações, foram feitas muitas casas dessas por todo o País.
    cumprimentos
  6.  # 11

Bem árvores é o que não nos falta e até temos uns castanheiros centenários giríssimos onde ficava a matar uma casa dessas! Mas que empresa é que as faz? E o preço é muito bom também! Só têm um inconveniente... é não serem muito seguras para um pirolito de 12 meses prontinho a explorar tudo a todo o momento ;) Mas também devem faê-las mais baixinhas. Se me puder dar o contacto da empresa, era óptimo!

Quanto ao gerador parece-me boa alternativa porque pelo o que eu me pude aperceber os paines solares para produção de electricidade tem que ser sempre em conjunto com a EDP que no nosso caso não é viável porque o último poste está a 1 Km...

Já agora Fernando Gabriel, que empresas é que comercializam essas placas em sandwich para fábricas?

Obrigada a todos pela participação!
  7.  # 12

Colocado por: Agama

Já agora Fernando Gabriel, que empresas é que comercializam essas placas em sandwich para fábricas?

não sei ao certo dizer-lhe uma marca, mas é fácil arranjar esse material, é um material comum que se usa nas unidades industriais e é montado numa estrutura metalica leve.
    denominado paredes ou paineis sandwich.
    cumprimentos

pode ver informação neste site
    http://www.alaco.pt/pt/sand_encaix.htm
    • ZP
    • 25 maio 2009

# 13

Relativamente à fossa, uma nova ideia é... não ter.
    Passo a explicar:
    O ser humano civilizado tornou-se "fecofóbico" isto é, tem vergonha e medo das suas fezes que, aliás, são um estrume riquíssimo
    como se pode comprovar pela sua utilização para fertilização desde que a humanidade se tornou sedentária.
    Vai daí, decidiu empurrá-las pela sanita abaixo com... água (normalmente potável) e, desta forma, juntando fezes com água,
    estraga dois excelentes produtos: as fezes que não reaproveita para enriquecimento dos solos e a água que desperdiça.
    Mais ainda... ao diluir fezes na água vai fazer com que os agentes patogénicos se desenvolvam e penetrem por infliltração
    nas camadas mais baixas do terreno, onde se encontram, precisamente, as reservas de água potável (lá se vai a água do poço)
    Solução:
    Passar a fazer compostagem. Na casa-de-banho, troque a sanita habitual por uma "sanita de serradura".
    Trata-se de um simples balde de 15 a 20 litros embutido numa caixa com tampo de sanita.
    De cada vez que usar a sanita cubra as fezes com um punhado de serradura e... milagre!
    acabaram-se os cheiros sem ter que usar água.
    Quando o balde estiver cheio, despeje-o num monte de composto que não será mais do que os restos
    de folhas e pequenos paus provenientes da limpeza do terreno. E volte a cobrir este composto com uma boa carga
    de paus e folhas que irão fornecer o carbono que, juntamente com o nitrogénio das fezes irá produzir o humus.
    Junte os restos do WC durante um ano que irá dar cerca de 1 metro cúbico de compostagem.
    Pode delimitar esta zona com 3 palettes usadas (impedem o acesso de animais ao mesmo tempo que permitem o arejamento).
    Ao fim de um ano comece outro monte de compostagem ao lado, enquanto que o antigo fica a macerar por mais um ano.
    Passados dois anos começará a ter 1 metro cúbico anual de estrume riquíssimo e isento de agentes patogénicos
    que, aliás, são destruídos nas primeiras semanas.
    Quanto aos restantes esgotos da casa, que serão as águas da cozinha, das lavagens e dos banhos,
    e desde que troque os detergentes por soluções naturais e biodegradáveis, poderiam regar directamente um jardim ou pomar.
    Outra solução é a de todos os esgotos passarem por uma "bacia de evapotranspiração" que é uma pequena piscina
    ligeiramente inclinada, para obrigar a água a passar devagar, cheia de pedras soltas e coberta de areia
    onde se colocam plantas aquáticas (juncos, por exemplo).
    Fica um belo jardim e tem a vantagem das plantas limparem
    quaisquer impurezas que a água possa ter.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agama
  8.  # 14

Em relação ao "abrigo", dê uma olhadela neste site http://www.taguslandia.com/refugios.html
    Para o esgoto, é fazer uma pesquisa por "fossa biológica" que aparecem inúmeras empresas, como esta http://www.goldenfibra.net/produtos.html.
    Para a energia eléctrica, a solução mais barata é mesmo o gerador mas tem o inconveniente da poluição e do barulho. Tem outras alternativas como a energia fotovoltaica ou eólica mas ficam bem mais caras.
  9.  # 15

Bem, quero mes mo dar os parabéns ao ZP pela ideia magnífica! Já conhecia bem as bacias de evaporação, mas a compostagem não e para o nosso caso acho uma ideia óptima pois espaço não nos falta para fazer pilhas de compostagem (que já fazemos mas só restos vegetais) e a utilização vai ser baixa e vai!

AnaT: Vi o site mas os abrigos pareceram-me carotes... o mais acessível fica a 35.000€, o que está um bocado fora do nosso orçamento. Quanto às energias alternativas de que falas, não é necessária a ligação à rede eléctrica? Têm alguma bateria?

Cumprimentos
  10.  # 16

Todos os sistemas teem de ter baterias para acumular a energia produzida para utilização posterior. Se apenas estás a pensar usar em fins de semana ou nas férias, o gerador é a solução mais barata.

Tenho vindo a procurar informação pois também estou a criar um projecto "fora da civilização" mas no meu caso será para habitação permanente.
    A ideia do ZP também já faz parte do meu dossier... :)

Em relação à casota, foi só uma ideia pois, para o que se vê por aí, estes tipos até não teem preços "muito" maus. A única alternativa é saber exactamente o que é que a Camara deixa construir.

Bom projecto
  11.  # 17

pois a solução da energia será a que pode dar mais dor de cabeça"", pois ainda são bastante caros os sistemas. a mais barata que conheço será ainda o gerador, como já foi apontado.
    fiquei a pensar...agora, se tiver tempo farei uma pesquisa também.
    cumps
  12.  # 18

Acho que sou capaz mesmo de ir para o gerador porque para fins-de-semana é mais do que suficiente...

AnaT: boa sorte para o teu projecto, que isto de andar fora da civilização complica tudo ;)

Neste momento a câmara não autoriza a construção de nada (porque lá nunca houve nenhuma casa), mas o que é facto é que a aldeia que está a cerca de 1 Km de acordo com o PDM não pode crescer mesmo nada. E ainda por cima há pelo menos 4 pessoas a quererem construir lá casa e ainda por cima estou a falar do Interior por isso a situação tem mesmo que mudar. O pior é saber quando! LOL

FD: E essas casas nas árvores vendem-se cá em Portugal?
    • ZP
    • 28 maio 2009

# 19

Ó Agama:
    Desculpe lá, mas não concordo nada com essa visão de mudar um PDM porque há 4 pessoas que querem construir!
    Em primeiro lugar, quer fazer construção nova em terreno agrícola ou florestal sem histórico de vivência,
    quando há milhares de casas em ruínas espalhadas por esse portugal fora, em sítios com provas dadas de habitabilidade.
    Já passou lá uma noite, junto com os bichos? já passou lá um inverno ou o pico de um verão?
    Não duvido que esteja apaixonada pelo sítio, mas para construir uma casa é preciso algo mais...

No seu caso, sem dúvida, eu compraria uma roulotte ou autocaravana, mesmo em mau estado.
    Resolve o problema do sistema elétrico, das fossas e de tudo o resto de uma assentada.
    Dá para passar lá os fins-de-semana e para não deixar lá a cangalhada toda ao abandono e à intempérie.
    Dá para fazer a experiência da vida no campo, para sentir o local, e para amadurecer as ideias
    antes de começar a tomar decisões só por exclusão das piores soluções.
    Se calhar, no dia em que limpar o mato, ainda descobre os restos de algum casebre não registado no seu próprio terreno!

E como o seu marido tem jeito para a bricolage, sempre podem passar o tempo a ajeitar a roulotte e, no final,
    talvez ainda ganhem algum dinheirito para ajudar à (re)construção.

Não se precipite. Boa sorte!
    Z:-P
  13.  # 20

Olá ZP,

já estou a ver que gosta muito de opinar :)

Se calhar não me expressei bem, eu não sou apologista de "quebrar" as zonas protegidas mas este caso é um pouco diferente.
    O PDM não vai ser alterado por haver 4 pessoas interessadas em construir lá, o problema é que há 4 pessoas da própria aldeia que querem lá ficar e numa situação em que o interior está a ficar tão desertificado e onde há tão poucas hipóteses de emprego é de louvar. Segundo, o PDM actual não permite que se construa nem mais 1 casa na aldeia, temos que admitir que isto torna a desertificação muito mais apetitosa... e se pensarmos que a desertificação leva ao abandono das terras (que por ali ainda vão estando mais ou menos tratadas) que por sua vez leva ao crescimento do mato e ao aumento desastroso do risco de incêndio... achoq ue ponderando estas questões todaas a câmara tem mesmo de rever o PDM. é como termos a cidade do Porto com zero locais de construção!!!

Além de que já acampamos no nosso terreno no pico do verão e adoramos! E não, não queremos fazer lá uma moradia de 200 m2! Queremos apenas uma casita com condições mínimas. E a roulotte num terreno não vedado onde não vão os donos durante a semana também não me parece que fosse resistir muito tempo ;)

Quanto à limpeza do mato, quando compramos o terreno estava abandona do à 20 anos! Por isso foi trabalho que não nos faltou durante 2 anos!

Cumprimentos

0.0246 seg. NEW