Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 361

    Queria por algo deste gênero em casa para assegurar a renovação do ar (em particular no inverno, em que abrir uma janela é incomodativo).
    Vi uma no Leroy Merlin por 159€ da S&P (https://www.solerpalau.com/en-en/whole-house-extract-units-venturia-e-3v-639-serie/#product_section_description) , e os interiores daquilo parecem tal e qual o extrator que a minha mãe tem na cozinha (da mesma marca e tudo)..
    Ao ler as instruções , aquilo tem uma boca de 125mm para a cozinha e 4 de 80mm para as casas de banho..a da cozinha pode ser usada para substituir um exaustor tradicional?
    Obrigado
  2.  # 362

    Colocado por: ****É que eu já vou em 10 meses , e ainda não vou a metade para fazer o exame final, ( enveloppe, ventilation, ECS, fenêtres).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VCAC


    Você não percebeu nada do que eu disse. Você fala sempre na Suiça, num exemplo tipicamente português de "lá fora é que é", quando no fundo os procedimentos são similares por cá, são umas simples folhas de cálculo que qualquer um preenche.

    O "ser guru" é perceber de onde aquilo vem, ter formação para conseguir trabalhar os inputs para obter os outputs desejados. Meter porco para sair chouriço qualquer um sabe, perceber a mecânica é que tem piada, por isso é que nas formações passive house dá mais gosto ouvir aqueles arquitectos velhotes, com umas noções práticas de arquitectura bioclimática, porque eles explicam de onde vem aquilo que, depois, mais tarde, dá origem às folhas de cálculo.

    Quanto ao tempo que as formações demoram, veja o preço delas por cá, o tempo que demoram e o preço que o mercado dá ao seu trabalho. Se acha que aí é mau pode sempre voltar para cá e fazer carreira no ramo, se é assim tão fácil.
  3.  # 363

    Dois dias de formação é pouco, antes precisa de ter um curso de engenharia ou arquitectura, que varia entre 3 e 5 anos.

    Quanto ao resto até concordo com a crítica, mas é o sistema que temos, as pessoas têm aquilo que pagam. Mas se quiser ter um certificado como deve ser eu posso ajudá-lo.
    Eu podia-lhe descrever o processo de formação até ser perito em PT, mas você já está formatado. Mas posso por exemplo dizer que tem que ter formação em engenharia ou arquitectura e pelo menos 5 anos de experiência, além de aprovação em exames específicos, por exemplo. Por isso, falar em meses de formação na Suiça não é coisa que me meta medo, em PT é pior se formos a comparar.

    PS: reparei agora que está preocupado com a situação de arrefecimento da sua casa e devia, um dos problemas das passive house em climas mediterrânicos é a tendência para o sobre-aquecimento e você teve cuidados de desenho/isolamento ao nível de uma passive house ou similar. E isso não ensinam na Suiça nem na Europa Central, que eles não têm problemas desses.
  4.  # 364

    Colocado por: JoelM

    Isso está bem longe da verdade... aqui é um ponto tão importante como o manter a casa quente no inverno! Imagine o que é ter casas (janelas) a levar com sol das 4 da manhã até as 11 da noite (isto no sul da Noruega), consegue imaginar a temperatura que fica dentro de casa se não for cuidado?
    Concordam com este comentário:****


    Foi uma força de expressão, mas garantidamente não têm os mesmos cuidados com o arrefecimento, da mesma maneira que nós não temos ainda hoje os mesmos cuidados com o aquecimento, porque o mesmo problema tem pesos diferentes em zonas geográficas diferentes.

    Portugal foi dos primeiros países a nível europeu a ter cuidados com o arrefecimento, precisamente porque o nosso clima é diferente. E conhecendo um pouco da arquitectura na Europa central nota-se que ainda hoje não têm os mesmos cuidados que nós temos por cá, pois ainda têm quantidades assinaláveis de envidraçados sem qualquer protecção solar ou sombreamento.

    Mas dizer que não têm os mesmos cuidados não é a mesma coisa que dizer que não têm cuidados nenhuns.

    Para perceber o que quero explicar era necessário conhecer um pouco mais a realidade nacional actual. para verificar o inverno basta aplicar os "U" máximos (você sabe o que isso é) e verifica quase sempre na primeira tentativa. No entanto tenho cada vez mais casos onde em função do tipo de construção (inércia baixa), da ausência de protecções solares ou interiores ou de vidros inadequados cada vez mais tem que se mexer a fundo em algumas especificações de materiais, sob pena de não cumprir o verão/arrefecimento.

    A radiação no Sul da Europa é completamente diferente da radiação no norte, em termos de intensidade. Daí que o problema seja mais grave aqui e se tenham mais cuidados aqui, no Sul. O mesmo se passa em sentido inverso relativamente ao frio, são aí feitas coisas que para nós, por cá, roçam a utopia, pois o clima não é tão adverso.
    • pjal
    • 19 novembro 2018

     # 365

    Colocado por: SS1128Queria por algo deste gênero em casa para assegurar a renovação do ar (em particular no inverno, em que abrir uma janela é incomodativo).
    Vi uma no Leroy Merlin por 159€ da S&P (https://www.solerpalau.com/en-en/whole-house-extract-units-venturia-e-3v-639-serie/#product_section_description) , e os interiores daquilo parecem tal e qual o extrator que a minha mãe tem na cozinha (da mesma marca e tudo)..
    Ao ler as instruções , aquilo tem uma boca de 125mm para a cozinha e 4 de 80mm para as casas de banho..a da cozinha pode ser usada para substituir um exaustor tradicional?
    Obrigado
    essa vmc não se pode aplicar ao conceito passivehaus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  5.  # 366

    Colocado por: pjalessa vmc não se pode aplicar ao conceito passivehaus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SS1128


    Agradeço a resposta, mas a minha casa não é de todo passive :)
    Queria era opiniões sobre a máquina :)
    • pjal
    • 19 novembro 2018

     # 367

    Colocado por: SS1128Agradeço a resposta, mas a minha casa não é de todo passive :)
    Queria era opiniões sobre a máquina :)
    essa vmc so faz a extração nas partes humidas,precisa de entradas reguláveis nas janelas ou nas caixas de estoro,para nao meter a casa em depressão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: brunozo
    • pjal
    • 19 novembro 2018 editado

     # 368

    Colocado por: SS1128

    para uma casa passiva tem que ter em conta 6 passos importantes que sao ,BOM ISOLAMENTO,BOA ESTANQUEIDADE,EVITAR AS PONTES TERMICAS,VIDROS EFICIENTES PREFERENCIA TRIPLOS,BOA ORIENTAO,VENTILAçAO COM RECUPERADOR DE CALOR
  6.  # 369

    Colocado por: pjalessa vmc so faz a extração nas partes humidas,precisa de entradas reguláveis nas janelas ou nas caixas de estoro,para nao meter a casa em depressão


    Sim eu sei desse pormenor :) a minha questão é se é possível este tipo de máquina substituir o exaustor da cozinha.

    Obrigado
    • pjal
    • 19 novembro 2018

     # 370

    Colocado por: SS1128a minha questão é se é possível este tipo de máquina substituir o exaustor da cozinha.
    se esta a falar do exaustor que tem por cima da placa de gaz ou a indução ou outra,nao
  7.  # 371

    Colocado por: ghost12

    Ah ok, percebi mal o exemplo....

    Mas continuo a não perceber de que forma se apura a eficiência das máquinas de fluxos cruzados....



    Boas não esquecer que o príncipio e
    Isolar Ventilar Aquecer/Arrefecer

    A VMC de duplo fluxo permite ventilar sem que quase não haja perdas.
    Se tiver uma casa isolada toda xpto o ar interior será ventilado de forma a que tenha muito pouca perda sem recorrer ao abrir de janelas, que no inverno para a além de frio entra mais humidade que a que sai.
    Se tiver ar a 20graus interior e 5 exterior se abrir a janela irá ter ar a entrar a 5 se tiver uma VMC de duplo fluxo com permutado
    O ar pode lhe entre por exemplo 18 19 graus com uma lareira com recuperador de calor facilmente aquece o ar interior.
    Logo pouca na factura da electricidade e em lenha.
    Sem ter a preocupação de abrir janelas por causa dos bolores e
    Mofos. Isolar ventilar aquecer/arrefecer
  8.  # 372

    Algum forista tem experiência em vmc com captação de ar em poço provençal (4m enterrado, tubos de pvc 20mm,...)?
  9.  # 373

    Colocado por: Dr MinaAlgum forista tem experiência em vmc com captação de ar em poço provençal (4m enterrado, tubos de pvc 20mm,...)?


    não tenho experiência (prática).... tenho algumas noçoes teoricas.

    4 metros de tubo não vai ter quase nenhum aproveitamento.... a não ser que tenha vários tubos em paralelo...

    e 20 mm??? não serão 20 cm?
  10.  # 374

    Os tubos estarão 4m enterrados e serão de 200mm de largura; peço desculpa pelo equívoco.
  11.  # 375

    Isso não tem qualquer utilidade no nosso clima sendo um ninho de problemas e bicharada.
  12.  # 376

    Colocado por: callinasNão conheço nem tenho. Mas imagine que quer aquecer ar que entra em casa. Ar frio portanto. Para aquecer esse ar, precisa de um permutador, permutador esse que precisa de energia externa para aquecer o ar ao entrar.exemplo de avac.
    Ora nem o ar que sai tem capacidade para aquecer o permutador nem o permutador é suficientemente grande de para aquecer o ar frio que entra, aquece qualquer coisa.
    Outro exemplo, imagine que fazia circulação de ar em casa, o ar entrava nas grelhas, ia à caixa da vmc e voltava a entrar. Sendo o mesmo ar, as perdas no caminho são bem maiores que 1 grau, supondo que o ar era o mesmo que saiu e entrou.
    Então vai ser bem maior, a diminuição de temperatura quando o ar quente sai e o frio entra.
    Outro exemplo, a vmc tem uma entra e saída para o exterior, esse contacto com o exterior é suficiente para de uma maneira leiga dizer que a vmc vai estar fria... E portanto quando o ar interior aquecido chega à vmc, já perdeu alguns graus valentes.



    https://www.youtube.com/watch?v=3Ty16rojJA0&feature=share
    Informe se antes de falar
    • box
    • 2 dezembro 2018

     # 377

    Colocado por: jorgealvesIsso não tem qualquer utilidade no nosso clima sendo um ninho de problemas e bicharada.
    está a referir-se ao sistema de VMC na generalidade?
  13.  # 378

    Colocado por: boxestá a referir-se ao sistema de VMC na generalidade?


    não!
    está a referir-se ao poço canadiano
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: box
  14.  # 379

    Colocado por: jorgealvesIsso não tem qualquer utilidade no nosso clima sendo um ninho de problemas e bicharada.


    Pode desenvolver?
  15.  # 380

    Colocado por: fernandoFerreiraestá a referir-se ao poço canadiano
    exacto.
 
0.1249 seg. NEW