Colocado por: jfsmoreiraSe perguntar a um instalador, com certeza lhe vai sugerir o duplofluxo... agora se é a escolha acertada, eu tenho as minhas dúvidas... não sei se algum dia recuperará o investimento... e os filtros não são nada baratos, mais ainda que os deve mudar de 6 em 6 meses. Mas pode fazer como a maioria e deixa-os colmatados... :)para o nosso clima e com os diferencias medios de temp ext\int, só justifica duplo fluxo cruzados com recuperação de calor em circunstancias muito localizadas.
Colocado por: jfsmoreiraO problema dos poços canadianos são as bactérias... Se bem que existem tubos específicos, eu não me fio muito neles... Mas talvez funcionemos tratamentos anti-bacterianos dos tubos não são eternos, funciona durante uns anos e depois é lixo com aquilo.
Colocado por: jorgealvesos tratamentos anti-bacterianos dos tubos não são eternos, funciona durante uns anos e depois é lixo com aquilo.
Colocado por: AntónioPSPereiraPenso que se houver circulação frequente de ar no poço não deverá haver problemas de bactérias e cheiros.não é assim pois o ambiente é dos mais favoráveis á acumulação e multiplicação de todo o tipo de bacterias.
Colocado por: SkinkxSe os tubos com tratamento anti-bacteriano são lixo passado alguns anos, o que dizer das instalações com tubagens metálicastubagens metalicas em poços canadianos é criminoso e quem admite uma coisa dessas não é menos criminoso
Colocado por: SkinkxNa vertente económica não faz sentido usar VMC duplo fluxo em Portugal.
Poderá fazer algum sentido por outros motivos, não económicos.
Colocado por: alexp
É uma questão de alguém fazer as contas. Para mim o maior inconveniente é a redução excessiva de humidade nos dias frios e secos (excepto os modelos de entalpia, mas estes já são prejudiciais nos dias húmidos).
Colocado por: ****vmcuma VMC simples fluxo faz o mesmo e custa muito menos,
Colocado por: joaquimalmeidaCorrijam-me se estou errado.está errado.
Colocado por: joaquimalmeidaOutra coisa: Numa casa com cobertura plana, posso levar essas condutas pela cobertura ao invés de as levar pelo tecto falso?pode no entanto levanta muito mais problemas tornando a instalação caríssima.
Colocado por: jorgealvesuma VMC simples fluxo faz o mesmo e custa muito menos,
para justificar a efeiciencia da recuperação de calor, em primeiro lugar te que exitir calor a recuperar e depois tem que existir grande diferencial de temperaturas.