Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 901

Colocado por: pvieira91Bem, hoje conversei com o Eng que vai fazer as especialidades da minha casa que me disse algo que me surpreendeu. Diz ele que um sistema de VMC fluxos cruzados é um exagero para uma casa pequena como a minha (160m2 de área de implantação). Recomendou-me a colocar umas grelhas auto reguláveis e estava feito. Fiquei surpreendido e um pouco desconfiado... Faz sentido o que ele diz?

ele é que fez os cálculos, lá deve saber a que conclusão chegou! agora tudo tem vantagens e desvantagens, o mais certo aqui é o preço!
  2.  # 902

Colocado por: luixmod

ele é que fez os cálculos, lá deve saber a que conclusão chegou! agora tudo tem vantagens e desvantagens, o mais certo aqui é o preço!

Sim, em termos preço imagino que poupo mt dinheiro em não meter a VMC, mas... será que não vou ter problemas no futuro? Para além das grelhas não é preciso ter algo para extrair o ar também?
  3.  # 903

Como tudo, há pessoa que gostam de vinho outra nem por isso.

Pergunte lhe se quiser um sistema de VMC se o preço das especialidades se mantém igual.

Colocado por: pvieira91Diz ele que um sistema de VMC fluxos cruzados é um exagero para uma casa pequena como a minha (160m2 de área de implantação)
  4.  # 904

Nós dias de hoje já não se coloca em causa não colocar VMC.
    Tem mais benefícios, que problemas.
  5.  # 905

Colocado por: pvieira91Bem, hoje conversei com o Eng que vai fazer as especialidades da minha casa que me disse algo que me surpreendeu. Diz ele que um sistema de VMC fluxos cruzados é um exagero para uma casa pequena como a minha (160m2 de área de implantação). Recomendou-me a colocar umas grelhas auto reguláveis e estava feito. Fiquei surpreendido e um pouco desconfiado... Faz sentido o que ele diz?

Não foi único pois recebi resposta parecida quando na reunião antes de iniciarem as especialidades disse claramente que ia quer VMC, a eng. respondeu que não valia a pena q as grelhas por cima das janelas eram muito melhores. Mas ficou combinado que ia ser com VMC passado 1 mês ligou-me quando insisti que queria mesmo vmc disse que ia se desenrascar e fazer o projeto. Na hora de entregar me as especialidades diz que não fez por não valia a pena e eu se quisesse que altera-se em obra. Agradecia muito a ajuda e segui em frente. Conclusão: fiquei a pensar que ela não sabia fazer o projeto da vmc então não fez. Mas vou colocar VMC.
  6.  # 906

Na hora de pagar dizia lhe igual. Eu tenho aqui o dinheiro, mas me apetece dar-lhe.

Na altura só lhe tinha a disser que o preço só projecto não era o mesmo e quanto lhe ficava.

Colocado por: Cvera

Não foi único pois recebi resposta parecida quando na reunião antes de iniciarem as especialidades disse claramente que ia quer VMC, a eng. respondeu que não valia a pena q as grelhas por cima das janelas eram muito melhores. Mas ficou combinado que ia ser com VMC passado 1 mês ligou-me quando insisti que queria mesmo vmc disse que ia se desenrascar e fazer o projeto. Na hora de entregar me as especialidades diz que não fez por não valia a pena e eu se quisesse que altera-se em obra. Agradecia muito a ajuda e segui em frente. Conclusão: fiquei a pensar que ela não sabia fazer o projeto da vmc então não fez. Mas vou colocar VMC.
  7.  # 907

Colocado por: BigmouseNa hora de pagar dizia lhe igual. Eu tenho aqui o dinheiro, mas me apetece dar-lhe.

Na altura só lhe tinha a disser que o preço só projecto não era o mesmo e quanto lhe ficava.

Tem toda a razão devia mesmo ter dito mas na reunião inicial perdi 1h da minha vida dizendo tudo que queria e como queria e no fim nem o local q pedi para instalar o ponto de carregamento de veiculo elétrico foi cumprido então desisti. A especialidade estabilidade o eng. fiscal não conseguiu entender nada então ligou-lhe a pedir explicações e a resposta dela que também não sabia o que tinha escrito no projeto. Conclusão o que o cype cuspiu ficou. Achei que não valia a pena perder tempo mais com ela pagar e ir a minha vida.

Como comprei o terreno há uns anos num loteamento e tinha um projeto para meter a câmara na altura então agora fui atualizar o projeto com outra arquiteta mas não mudou muito do inicial então deixei as especialidades no mesmo gabinete para ser mais fácil a coordenação dos projetos. Erro meu pois as especialidades anteriores eram muito melhores que as atuais.
  8.  # 908

Tem toda a razão devia mesmo ter dito mas na reunião inicial perdi 1h da minha vida dizendo tudo que queria e como queria e no fim nem o local q pedi para instalar o ponto de carregamento de veiculo elétrico foi cumprido então desisti. A especialidade estabilidade o eng. fiscal não conseguiu entender nada então ligou-lhe a pedir explicações e a resposta dela que também não sabia o que tinha escrito no projeto. Conclusão o que o cype cuspiu ficou. Achei que não valia a pena perder tempo mais com ela pagar e ir a minha vida.

Como comprei o terreno há uns anos num loteamento e tinha um projeto para meter a câmara na altura então agora fui atualizar o projeto com outra arquiteta mas não mudou muito do inicial então deixei as especialidades no mesmo gabinete para ser mais fácil a coordenação dos projetos. Erro meu pois as especialidades anteriores eram muito melhores que as atuais.

ok parece que foi o mesmo que o outro user, teve a experiencia super cliente em que fez o que lhe deu menos trabalho e disse ao cliente que não valia a pena sem lhe dar a escolher as vantagens e desvantagens! crazy times! :D
  9.  # 909

Se for isso é uma enorme falta de profissionalismo, mas pode muito bem ter sido isso.
    É uma péssima ideia deixar ter no projecto as grelhas e depois meter VMC?
  10.  # 910

Pelo que me disseram pode ter implicações nos cálculos térmicos do edifício.

Colocado por: pvieira91Se for isso é uma enorme falta de profissionalismo, mas pode muito bem ter sido isso.
    É uma péssima ideia deixar ter no projecto as grelhas e depois meter VMC?
  11.  # 911

Colocado por: Cverafiquei a pensar que ela não sabia fazer o projeto da vmc
    projecto de uma VMC: cubicagem do imovél x 0.6\0.8, nr de bocais de extracção igual ao nr de quartos+salas, bocais de extravcçaõ igual, ao nr do wc+despensa+cozinhas.é só calcular os tubos de circulação, bocas de entrada e saida,

e tá feito
  12.  # 912

Colocado por: jorgealvesprojecto de uma VMC: cubicagem do imovél x 0.6\0.8, nr de bocais de extracção igual ao nr de quartos+salas, bocais de extravcçaõ igual, ao nr do wc+despensa+cozinhas.é só calcular os tubos de circulação, bocas de entrada e saida,

e tá feito

Como se chega a esse valor?
  13.  # 913

Então passou de 0.4 para 0.6/0.8?

É assim tão simples projectar uma Vmc? E as implicações que tem no projecto de térmica (ou tinha).

Quem define depois os diâmetros dos tubos e acessórios?

Colocado por: jorgealvescubicagem do imovél x 0.6\0.8
  14.  # 914

Colocado por: BigmouseEntão passou de 0.4 para 0.6/0.8?
    0,6 é atualmente o mínimo regulamentar, eu posso se me der na telha usar 1 ou 2 ren hora que cumpro o mínimo

Colocado por: BigmouseQuem define depois os diâmetros dos tubos e acessórios?
    pode fazer calculos, usar umas tabelas, ou umas app, uns programas, etc, etc
  15.  # 915

Colocado por: Alkimia

Como se chega a esse valor?
    qual valor??preço??
  16.  # 916

Como as coisas mudam em poucos anos.

Em setembro de 2019, quando apresentei a solução para a minha casa, houve certas pessoas aqui a chamar me maluco, que iria ter um vendaval/furacão dentro de casa...

Afinal não era tão maluco assim. Já vou dormir mais descansado.

Colocado por: jorgealves0,6 é actualmente o minimo regulamentra, eu posso se me der na telha usar 1 ou 2 ren hora que cumpro o minimo

pode fazer calculos, usar umas tabelas, ou umas app, uns programas, etc, etc
  17.  # 917

a muitas maneiras de matar moscas, pode-se usar uma metralhadora que tendo pontaria também resolve,

se será o mais eficiente e econômico já são outros quinhentos.
  18.  # 918

No fim só a mosca o saberá dizer.

Isso se conseguir sobreviver.
    • RUIOLI
    • 29 dezembro 2021 editado

# 919

Exemplo de cálculo pelo REH
      VMC.JPG
    • RUIOLI
    • 29 dezembro 2021 editado

# 920

Exemplo de cálculo pelo PHPP