Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: trivial

    Claro que estou

    Conforto - No inverno é mais quente o chão com a mesma temperatura no cerâmico que na madeira
    Economia com já expliquei
    Estética - Muito subjetivo, pois há cerâmicos que são sublimes
    Valorização pior se encontra o doente, pois prevejo gastar 20 a 25€ por m2 no cerâmico e encontro madeiras boas mais baratas que esse preço.

    Mas acho que é como tudo, depende da vontade do freguês, eu só queria deixar claro que com a instalação existente na casa dos meus pais com a mesma temperatura de água os compartimentos com cerâmico são mais quentes, pois só há um termostato, logo sem grandes estudos conclui-se que o cerâmico é mais económico na hora de aquecer, mas saliento, estou a falar de uma determinada instalação, claro que podem haver outros materiais, mas como sempre a madeira isola sempre um pouco

    O que é para si uma madeira boa?
  2.  # 102

    Colocado por: Reconstrução17

    Amigo pesquise antes de questionar, já ouviu falar no sistema solar térmico drian back???
    Eu não estou a dizer que o solar térmico aquece na totalidade o PRH, mas em dias de sol apenas necessita de um "cheiro" da BC
    É a coisa mais básica que existe!!! o solar térmico não ser so para AQS!!!!

    Já pesquisei o que tinha a pesquisar, já escolhi a solução para mim. Sim conheço o sistema drain back, que como já disseram, que tem isso a ver com aquecimento do PRH?
    Depois, deveria instalar mais painéis se tiver disponibilidade no seu telhado. Um excelente instalador perto de si que aposta muito no drain back rotex, recomenda três a quatro painéis na nossa zona.
    Depois, se Deus quiser, lá para Abril, passa cá em casa e mostro o que instalei. Acho que aqui para a zona, os tubos de vácuo (de uma marca de jeito) são melhor aposta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Reconstrução17
  3.  # 103

    Colocado por: Skinkx

    Básico não é. E rentável dificilmente.


    Neste aspecto pelo que ouço dos instaladores é que não compensa instalar mais painéis por causa do aquecimento, e que mais vale investir é em uma boa BC, mas os entendidos que digam a sua justiça
  4.  # 104

    Colocado por: Anonimo06082021

    mais econômico ainda é não ter qualquer revestimento....só o cimento como acabamento final.

    aquece exactamente igual e poupa no cerâmico no cimento cola e não mão de obra.


    Esse meu debate era só qual era o mais eficiente, sem questionar o resto, claro que sim, como não pensei nisso, é o que vou fazer colcoar só cimento, poupo no cerâmico/madeira e tenho melhor rendimento
    mas ... ok ok, a madeira tem melhor rendimento que o cerâmico peço desculpa a todos ok, deixem lá eu andava enganado, a resistência térmica do cerâmico é maior que a madeira, seja ela qual for e de qualquer espessura.
  5.  # 105

    Colocado por: trivial

    Esse meu debate era só qual era o mais eficiente, sem questionar o resto, claro que sim, como não pensei nisso, é o que vou fazer colcoar só cimento, poupo no cerâmico/madeira e tenho melhor rendimento
    mas ... ok ok, a madeira tem melhor rendimento que o cerâmico peço desculpa a todos ok, deixem lá eu andava enganado, a resistência térmica do cerâmico é maior que a madeira, seja ela qual for e de qualquer espessura.


    Todos são efecientes, depois há que analisar os manuais técnicos dos sistemas para ver como.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  6.  # 106

    Colocado por: Anonimo06082021imagino que o que conhece não passe os 22mm de espessura certo?


    quick step laminado 9,5mm
  7.  # 107

    Colocado por: Joao Dias
    O que é para si uma madeira boa?


    Colocado por: trivial

    quick step laminado 9,5mm


    Desisto...
  8.  # 108

    Colocado por: Anonimo06082021

    isso é madeira?


    Bem ... sem alguém leu os meus post antigos referia sempre a "madeira" ou seja entre aspas.
    Mas para o caso de madeira maciça melhor será a resistividade térmica de modo que mais incompreensível será esta discução.
    Mas como só eu ando nesta direção, deverei mesmo estar enganado, pois uma madeira de 2cm ou mais de espessura deve isolar pouco deve
  9.  # 109

    Colocado por: Anonimo06082021
    pois,mais valia ter dito logo que se tratava de imitação de madeira.




    agora imagine soalho de 35mm....mas para si isso é impossivel.

    Isso deve ter um rendimento com o radiante magnífico , pois ter constantemente uma barreira térmica de madeira de 3,5m ...., mas fico por aqui sou o único a apontar ao contrario.
  10.  # 110

    Colocado por: trivial
    Isso deve ter um rendimento com o radiante magnífico , pois ter constantemente uma barreira térmica de madeira de 3,5m ...., mas fico por aqui sou o único a apontar ao contrario.


    Olhe que não é o único! Eu também prefiro a cerâmica ou pedra natural!
    Concordam com este comentário: trivial
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  11.  # 111

    Colocado por: Anonimo06082021

    para quem utilizou uma imitação de madeira como argumento,imagino que nunca viu ou sentiu um piso radiante com madeira maciça natural.

    normalmente as pessoas têm tendência para dizer mal daquilo que desconhecem.
    Concordam com este comentário:Joao Dias


    Cara, a ver se entendes uma coisa, se achas que a madeira tem melhor comportamento térmico que o cerâmico ok.
    Já entendi que tens madeira na tua casa, e digo, parabéns, é bonito de se ver e acredito em sentir, mas que vais gastar mais do que um cerâmico vais, ou só como cimento como alguem referiu , pois se é madeira é sempre algo isolante
    Não é preciso se engenheiro da nasa para perceber, pode até ser uma diferença pequena mas é sempre diferente
    Porque será que as casas de madeira são mais quentes que as de cimento?
  12.  # 112

    Colocado por: trivialPorque será que as casas de madeira são mais quentes que as de cimento?


    Porque será que as de cimento são mais frias que as de madeira?


    Desconheço os valores de isolamento e transferências de calor e afins, mas para quem já viveu num espaço com cerâmcia e madeira em conjunto, onde o prh era o sistema de aquecimento, o que posso dizer é que o cerâmico aquece mais depressa mas também arrefece muito mais depressa. E nos momentos em que o chão não é aquecido, o contacto não é tão agradável,

    Em Portugal não se liga muito a isso pois temos a mania de andar a trazer a javardice da rua agarrada aos pés andando pela casa calçados, mas um pouco por essa Europa fora isso não ocorre e como tal, a madeira ou produtos similares é preferida.

    Além de que estando o piso devidamente isolado, a energia transferida pela tubagem do prh terá de ir para algum lado. Seja madeira ou cerâmica...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Joao Dias, Anonimo06082021
    • Skinkx
    • 27 janeiro 2017 editado

     # 113

    Colocado por: treker666

    Porque será que as de cimento são mais frias que as de madeira?

    Concordam com este comentário:Anonimo16062021


    Isso é um mito, a não ser que comparem as casas de madeira escandinavas com as casas de alvenaria portuguesas.

    Porque por cá, casas de madeira, pelo amor da santa, aquilo não tem tecnologia nenhuma, é importar modelos fabricados lá fora (Brasil, Escandinávia, etc) e se alguma valia técnica aquilo tem, garantidamente que a perde até cá chegar, pois parte dos componentes são removidos para encher os bolsos aos intermediários.

    Por cá fazem-se casas de madeira sem isolamento. Comprem uma e depois venham-me cá dizer se a madeira é um isolante natural e até que ponto é que isso vos vale em dias como estes.

    Ou então comprem uma e depois procurem o catálogo do modelo correspondente lá fora e vejam o quão artilhado está em termos de isolamento, apenas para vos dizerem que cá não é preciso, que sempre fizeram assim.
  13.  # 114

    Colocado por: trivial
    A ver se alguém aqui me convence a mudar para a madeira

    Pelo que li das suas intervençoes, mais parece que a sua ideia é levar os outros a não optarem por madeira do que própriamente o contrário...
    Concordam com este comentário: treker666
  14.  # 115

    Colocado por: SkinkxIsso é um mito, a não ser que comparem as casas de madeira escandinavas com as casas de alvenaria portuguesas.


    Está a comparar algo incomparável. Mas construa uma casa de madeira com X cms e a mesma expessura em cimento, ambas sem qualquer isolamento adicional e veja qual a mais confortável de viver, seja verão ou inverno. Na minha opinião...nenhuma! Mas se a ambas adicionar-mos os mesmos valores de isolamento e aquecimento/arrefecimento, acredito piamente que a de madeira será deveras mais confortável.

    Não sendo técnico destas coisas mas acho estranho que havendo um piso em cerâmica e outro em madeira, se considere que a energia calorífica transferida para o interior da casa seja menor no de madeira do que no de cerâmica. Essa energia para algum lado tem de ir, certo? Nem que seja de volta para o Sistema de aquecimento mas aí haverá também uma poupança no aquecimento pois a diferença de temperatura da água será menor. Há aqui algo que me escapa e se alguém tiver dados para me responder eu agradecia.
  15.  # 116

    Colocado por: treker666

    Está a comparar algo incomparável. Mas construa uma casa de madeira com X cms e a mesma expessura em cimento, ambas sem qualquer isolamento adicional e veja qual a mais confortável de viver, seja verão ou inverno. Na minha opinião...nenhuma! Mas se a ambas adicionar-mos os mesmos valores de isolamento e aquecimento/arrefecimento, acredito piamente que a de madeira será deveras mais confortável.

    Não sendo técnico destas coisas mas acho estranho que havendo um piso em cerâmica e outro em madeira, se considere que a energia calorífica transferida para o interior da casa seja menor no de madeira do que no de cerâmica. Essa energia para algum lado tem de ir, certo? Nem que seja de volta para o Sistema de aquecimento mas aí haverá também uma poupança no aquecimento pois a diferença de temperatura da água será menor. Há aqui algo que me escapa e se alguém tiver dados para me responder eu agradecia.


    O que eu disse foi que as casas de madeira em Portugal raramente têm madeira.

    E o conforto da madeira tem muito de sensorial... uma casa de madeira dá sempre algum conforto, mesmo que esteja um gelo do caraças. O que interessa saber é se, no fim do mês, e estando tudo regulado para 20 ºC, a casa de madeira gasta mais ou menos que a equivalente em alvenaria. E na minha opinião vai gastar mais porque não aplicamos o mesmo nível de know-how que já existe lá fora.
  16.  # 117

    Colocado por: Joao Dias
    Pelo que li das suas intervençoes, mais parece que a sua ideia é levar os outros a não optarem por madeira do que própriamente o contrário...
    Concordam com este comentário:treker666


    Não quero que ninguém coloque cerâmico, apenas tentei explicar que a carga térmica para passar calor de um lado ao outro é menor do que na madeira (NÃO FOSSE A MADEIRA UM ISOLANTE NATURAL)

    Um exemplo tens água a 30º o cerâmico fica a 25º, se for madeira provavelmente fica a 24 ou 24,5 ou 24,9, há sempre alguma perda, não digo que seja significativa, mas porra... parece que os defensores da madeira não entendem.
    Acho bonito chão com madeira, não me importava de ter minha casa, mas acho que iria gastar mais, se muito se pouco não sei, mas ia gastar mais.

    Mas voltado ao aquecimento em si, tubo multicamada, autofixante, PEX-a, PE etc????
    Anonimo06082021, o que o MI5 diz acerca disso?
  17.  # 118

    Colocado por: Skinkx

    Isso é um mito, a não ser que comparem as casas de madeira escandinavas com as casas de alvenaria portuguesas.

    Porque por cá, casas de madeira, pelo amor da santa, aquilo não tem tecnologia nenhuma, é importar modelos fabricados lá fora (Brasil, Escandinávia, etc) e se alguma valia técnica aquilo tem, garantidamente que a perde até cá chegar, pois parte dos componentes são removidos para encher os bolsos aos intermediários.

    Por cá fazem-se casas de madeira sem isolamento. Comprem uma e depois venham-me cá dizer se a madeira é um isolante natural e até que ponto é que isso vos vale em dias como estes.

    Ou então comprem uma e depois procurem o catálogo do modelo correspondente lá fora e vejam o quão artilhado está em termos de isolamento, apenas para vos dizerem que cá não é preciso, que sempre fizeram assim.


    A Rusticasa manda vir modelos de lá de fora? A Casema manda vir modelos de lá de fora? Ambas as empresas fazem casas sem isolamento? Veja o tópico do Raul para ver se a moradia dele tem ou não isolamento.
  18.  # 119

    Tanto faz ter cerâmica como madeira o que conta é o passo de tubo a tubo isso é que influência o tempo e temperatura do pavimento.
  19.  # 120

    Colocado por: Reinaldo RibeiroTanto faz ter cerâmica como madeira o que conta é o passo de tubo a tubo isso é que influência o tempo e temperatura do pavimento.


    Olhe que não é só isso que vem nos manuais dos sistemas de prh.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
 
0.0327 seg. NEW