Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Estou a pensar fazer da seguinte maneira, depois do projecto feito e aprovado, vou fazer por etapas contratando especialidades á vez.. Começando pela estrutura, e por aí aindante. É uma forma de poupar valentes euros. O que acham?? De salientar que compro o material..
    • RCF
    • 29 junho 2018

# 62

Colocado por: brunoquadEstou a pensar fazer da seguinte maneira, depois do projecto feito e aprovado, vou fazer por etapas contratando especialidades á vez.. Começando pela estrutura, e por aí aindante. É uma forma de poupar valentes euros. O que acham?? De salientar que compro o material..

Poderá ser boa ideia, se:
    1 - tiver conhecimentos razoáveis de construção, que lhe permitam compreender e dominar o processo em que se vai meter;
    2 - tiver tempo disponível para acompanhar e articular a obra;
    3 - não tiver muita pressa na conclusão da obra;

Para além disso, terá de haver empreiteiro responsável pela obra, com alvará. Ou o primeiro empreiteiro (aquele que levantar o alvará de construção) não se importa que o seu alvará permaneça até ao fim ou então, os restantes também terão de ter alvará, que terá de substituir o do primeiro na Câmara.
    Concordam com este comentário: skypt
  2.  # 63

Sim., tenho familia na area. E alguns contatos, desde a cofragem aos interiores.
    A minha pressa é relativa. Tem de ser 2 anos no maximo. Julgo que seja suficiente. Basta estar com os timings certos.. Que nem sempre é facil
    • RCF
    • 29 junho 2018

# 64

Colocado por: brunoquadSim., tenho familia na area. E alguns contatos, desde a cofragem aos interiores.
    A minha pressa é relativa. Tem de ser 2 anos no maximo. Julgo que seja suficiente. Basta estar com os timings certos.. Que nem sempre é facil

Então, pode ser uma boa opção!
    Boa sorte
  3.  # 65

Eu tambem estou interessado em construir uma moradia na zona da venda do pinheiro e gostaria de saber contactos de construtores e preços do m2
  4.  # 66

Mas faça um planeamento da obra com prazos, para ir controlando isso, senão perde-se.
    • eu
    • 1 outubro 2018

# 67

A maior falácia deste fórum é falar-se de preço por m2 de construção.

É uma enorme falácia, porque:

-Os custos dependem mais dos acabamentos e equipamentos do que propriamente da área;

-O custo não depende de forma linear da área. Com acabamentos e equipamentos semelhantes, uma casa de 150m2 não custa mais 50% do que uma casa de 100m2;

Portanto, esqueçam lá essa treta do preço por m2.
    Concordam com este comentário: ricat, hangas, mhpinto
  5.  # 68

Colocado por: euA maior falácia deste fórum é falar-se de preço por m2 de construção.

É uma enorme falácia, porque:

-Os custos dependem mais dos acabamentos e equipamentos do que propriamente da área;

-O custo não depende de forma linear da área. Com acabamentos e equipamentos semelhantes, uma casa de 150m2 não custa mais 50% do que uma casa de 100m2;

Portanto, esqueçam lá essa treta do preço por m2.
    Concordam com este comentário:ricat

Mas impermeabilizar 100 m2 de Lage ou 290 m2 faz muita diferença, o etics igual ( sim porque estás duas são muito caras por m2 , carpintaria , chão, aplicação dos materiais é tudo ao m2)
  6.  # 69

Colocado por: euPortanto, esqueçam lá essa treta do preço por m2.

Os preços por m2, são apenas um indicador para uma estimativa do valor de uma obra, nunca servem para orçamentar obras, se bem que ainda existe muito empreiteiro a orçamentar obras medindo apenas a área e multiplica pelo valor do m2.
  7.  # 70

Então e já agora, será razoável o próprio dono de obra, fazer o seu próprio mapa de quantidades? É claro que há aqui coisas que vão falhar... Mas talvez seja possível quantificar o flutuante, os mosaicos, os azulejos, tijolos, xps, portas, sanitas e essas coisas fácies...
    Fará algum sentido?
  8.  # 71

Sim, concordo não é garantia duma boa execução... Mas qual é?
    O próprio dono de obra com o mapa de quantidades já pode ter uma noção de pelo - quanto gasta em material ou estarei a pensar mal?
    A questão da obra poder ficar mal feita já é outra...
    Mas aqui pelo fórum o que se tem dito é que o que encarece muito as obras são os materiais e inclusivamente as alterações dos mesmos no decorrer da obra...
    Concordam com este comentário: zinna
  9.  # 72

Então mas isso é um pouco abstrato, não sei se se refere ao tal "já agora", ai concordo que quem quer mudar a meio ai fica "agarrado"...
    E já agora, as derrapagens que tanto se falam! Um dono de obra assina um contrato com 1 empreiteiro que prevê X valor e a sua execução em determinado período.
    Estando tudo escrito e com as cláusulas que referem a compensação ao dono de obra dos atrasos. A derrapagem será enquadrada onde? Partindo do princípio que o dono de obra não se põe a inventar pelo meio da claro, e tudo o que depende do mesmo está regular e fornecido a quem de direito para poder executar todos e quaisquer serviços na parte de edificação do imóvel...
  10.  # 73

Basta o tipo de terreno não ser o previsto...
    E não terem feito o tal estudo...
    Que já vai sair mais caro...

Agora quem paga isto, nao sei.
    Boa pergunta...
  11.  # 74

sim ia dizer o mesmo, basta logo á partida o terreno não ser adequado por qualquer razão.
  12.  # 75

Colocado por: cabocheAgora quem paga isto, nao sei.
    paga o DO.. quem havia de ser? Não estando previsto o empreiteiro não pode ser responsabilizado por o terreno não corresponder
  13.  # 76

Está respondido então...
    :)
  14.  # 77

Mas estamos a falar dos empreiteiros que já conhecem o local e que já visitaram inclusive...
    É claro que a olho não é possível afirmar que há pedra ou não, mas pelo tipo de solo um gajo batido vê o que a casa gasta presumo...
  15.  # 78

Colocado por: Lupanmas pelo tipo de solo um gajo batido vê o que a casa gasta presumo...
    como é que vês o que está debaixo da superfície?

aqui praticamente ninguém faz estudos do solo. E no forum apenas me lembro de um caso onde foram feitos estudos de solo por o solo ser tal forma complicado que o DO praticamente foi obrigado a isso.
  16.  # 79

Sim, mas aí o dono de obra está defendido visto no contrato se houver atraso o dono de obra a é ressarcido com o que ficar acordado no contrato. Mas a pergunta é, caso esteja tudo regular com o que está acordado, onde é que existe a derrapagem? Costumam falar de 10%, com facilidade pode ascender a 20000€, mas nesta consideração chave na mão isso é exequível de acontecer?
    • eu
    • 1 outubro 2018 editado

# 80

Colocado por: JoelM
    A unica falácia é as pessoas não entenderem que um custo por m2 é apenas e somente uma estimativa básica para terem uma ideia!

Então, se é para terem uma estimativa, em vez de perguntarem qual é o custo por m2, deviam perguntar qual será o custo estimado da construção da casa. Algo do género:

"Em que gama de custos ficará a construção de uma vivenda de 180 m2 em Oeiras, com dois pisos, com arquitetura moderna com grandes vãos, isolamento térmico de classe A, com piso radiante hidráulico e bomba de calor, e com acabamentos de alta qualidade ?"

ou então:

"Em que gama de custos ficará a construção de uma vivenda de 180 m2 em Bragança, com dois pisos, com arquitetura tradicional, isolamento térmico que cumpra a legislação, com pré-instalação de radiadores, e com acabamentos baratos ?"

Ambas têm a mesma área, mas garanto-vos que a segunda pode ficar bem mais barata.

Esta história do custo por m2 da construção, é quase como chegar a um concessionário automóvel e perguntar "qual é o custo por metro daquele carro? "

0.0328 seg. NEW