Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: Tobiastambém não é o bidé, nem as janelas, nem as portas, nem... é pá, afinal uma casa é cara porquê ?! Não há razão nenhuma para ser cara.

É todo o somatório...
    Não nos podemos esticar em nada...
    Concordam com este comentário: CMartin
  2.  # 22

e??

em Oeiras á uns tempos atrás foi feito um bairro planeado e com recurso á autoconstrução, penso que foi algures em Carnaxide.

temos também aqui este exemplo, e curioso penso que feito em zona de REN

http://planob-arruda.blogspot.pt/
  3.  # 23

Colocado por: Alexandre SilvaEntão e as AUGIs bem portuguesas não são fruto da autoconstrução?

São, Alexandre.
    A minha casa foi construída a troco de ajudas.
    Construiram a minha e o dono de hà cem anos da minha ajudou a construir as dos outros.
    E tal. E uns almoços e garrafões à mistura oferecidos à malta.

Hà cem anos.
    Obviamente os tempos são outros.
    O outro dia pedi a um vizinho para vir cà espreitar um problema que tenho em casa...e até hoje. O homem construíu a casa dele, ilegal, é verdade. De certeza que sabe ver do que se trata..

Jà ninguém està para isso. Ajudar o outro tanto assim.. Nem na minha aldeia.

Ainda pelo que percebo dos meus colegas Europeus, todos eles fazem manutenção das casas (pintar exteriores, interiores, remodelações..etc). O meu chefe partiu um braço a pintar a casa o ano passado. Coitado. Consta-me que estes trabalhos são caríssimos na Suiça, Inglaterra, França, Amsterdão, Alemanha..eles têm a cultura do diy.

Sim...jà sei...a seguir vamos falar de ordenados..o que é sempre deselegante...portanto digo que nem é por aí, é uma questão acima de tudo cultural. Està no sangue a sensatez e racionalização e prioridades talvez sei là.
    • NBA
    • 18 janeiro 2017

# 24

Notícia completamente ilusória e sensacionalista. Tretas.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  4.  # 25

Colocado por: Tobiastambém não é o bidé, nem as janelas, nem as portas, nem... é pá, afinal uma casa é cara porquê ?! Não há razão nenhuma para ser cara.

Sério ?
    Junte ao bidé, à janela, ao empreiteiro, aos IVAs o
    - Preço do terreno
    - Margens sobre os materiais e mão de obra ( espero que as empresas tenham lucro especialmente aquela para quem trabalho)..etc.
    Tudo isso dà o preço duma casa.
    Ou dum projecto de tecnologias.
    Ou uma sopa cozinhada num restaurante.
    Custo+margem=total (+IVA)
    Ou assim.
  5.  # 26

Não podemos fazer tais afirmações. Não podemos dizer que não é este ou aquele item que faz a casa cara ou não. Num carro também não é a matricula que o torna caro, mas ela é necessária, assim como são os espelhos, os pedais...
  6.  # 27

quem quiser pode-se dar ao trabalho de investigar a fundo a componente de um preço

existem tabelas de rendimento das várias especialidades da obra, depois é dar preços de mão de obra que se quiser, depois é dar preços aos materiais e suas quantidades, etc... e ai fica-se com uma ideia dos preços.
  7.  # 28

Colocado por: TobiasNão podemos fazer tais afirmações. Não podemos dizer que não é este ou aquele item que faz a casa cara ou não. Num carro também não é a matricula que o torna caro, mas ela é necessária, assim como são os espelhos, os pedais...

Filosofias ?
    Não estou a perceber o raciocínio.
  8.  # 29

Na minha primeira intervenção estava a ironizar com a seguinte afirmação "...pois o que faz uma casa cara não é contratar um empreiteiro".
  9.  # 30

Estão a comparar neste tópico o incomparàvel.
    A senhora construiu uma casa que vem em pacote, modular nos EUA.
    Tipo puzzle.
    Também temos disso em Portugal.
    Aliàs alí ao lado têm até quem tenha construído um contentor casa em plena Serra de Sintra, Parque Natural, protegido. Ilegal.
    Hà de tudo. Não queremos é o tudo que hà para nós. Queremos o q.b.
    Digo eu.
    E o quanto baste(a medida do q.b.) é percepcionado individualmente por si para si. E o caro também. O necessàrio ou desnecessàrio idem idem aspas aspas.
    Concordam com este comentário: emad
  10.  # 31

11.  # 32

Pelo menos para o nosso clima, casas não só por paredes de pé e umas telhas no telhado com meia duzia de janelas e portas.

No entanto não é difícil, mandar vir umas carradas de blocos, areia e cimento, uns painéis sandwitch para o telhado e janelas e portas do leroy merlin, e fazer uma casa rasteirinha.
  12.  # 33

Colocado por: callinasPelo menos para o nosso clima, casas não só por paredes de pé e umas telhas no telhado com meia duzia de janelas e portas.

No entanto não é difícil, mandar vir umas carradas de blocos, areia e cimento, uns painéis sandwitch para o telhado e janelas e portas do leroy merlin, e fazer uma casa rasteirinha.

Não é desculpa, o nosso clima.

Nos EUA têm estados com climas bem mais severos que o nosso, e no entanto não é por ai que a autoconstrução deles não funciona...

Que haja alguma regulamentação, concordo. Mas que seja proibido, como o é aqui, acho um exagero.

Não há sequer a opção de: "ok, não tenho dinheiro para contratar um XXX para me fazer a casa. Sem problemas, faço-a eu."
    Concordam com este comentário: treker666
  13.  # 34

Não é o clima, Trindade :o)
    É mesmo a legislação.

No Reino Unido pode até construir o seu carro e homologà-lo (SVA - Single Vehicle Authorization ou assim qualquer coisa do estilo) e andar com ele legalmente na estrada.

São as leis.
  14.  # 35

OK, vamos supor que a autocontruçao era legalizada, então eu faço as seguintes perguntas:
    Se for necessário fazer um talude com 6m de altura, como é que o dono de obra pode saber com que inclinação poderá fazer a escavação?
    E se alguém morrer soterrado?
    Para betonar uma laje como é que o dono de obra sabe se o escoramento é suficiente?
    Como é que o dono de obra sabe se está na altura de retirar a cofragem de uma laje?
    O que é que acontece se alguém morrer num acidente de trabalho?
    ...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
    •  
      Tyrande
    • 19 janeiro 2017 editado

# 36

Colocado por: PicaretaOK, vamos supor que a autocontruçao era legalizada, então eu faço as seguintes perguntas:
    Se for necessário fazer um talude com 6m de altura, como é que o dono de obra pode saber com que inclinação poderá fazer a escavação?
    E se alguém morrer soterrado?
    Para betonar uma laje como é que o dono de obra sabe se o escoramento é suficiente?
    Como é que o dono de obra sabe se está na altura de retirar a cofragem de uma laje?
    O que é que acontece se alguém morrer num acidente de trabalho?
    ...

Eh pah, continuo a dizer se há seres humanos a conseguirem fazê-lo do outro lado do oceano, não devemos ser nós aqui que não o consigamos.
    Ou será que eles também não encontram dificuldades similares?

Eles têm outro sistema construtivo? Têm.

E se calhar se houvesse espaço para autoconstrução cá, aquele mercado poderia encontrar espaço cá.
  15.  # 37

Onde é que a autoconrução é legal?
  16.  # 38

Colocado por: PicaretaOnde é que a autoconrução é legal?

Não faço a mínima ideia.
  17.  # 39

Colocado por: TyrandeNão faço a mínima ideia.

Se calhar naTanzânia !!
  18.  # 40

Colocado por: Picareta
    Se calhar naTanzânia !!

Se calhar.

Tinha que ir googlar agora..mas na apetece...

Vamos dormir que já se faz tarde?

0.0236 seg. NEW