Colocado por: PicaretaTalvez....mas volto a dizer que se a casa é para si, você é que tem que ter dinheiro para investir nela, não é o construtor.
Colocado por: FilipeOliveira78Nunca disse que queria que ele a fizesse de borla
Colocado por: PicaretaEu ainda me lembro quando você escreveu que um construtor que pedia adiantado podia revelar problemas financeiros....isso não deve ser coisa boa. Aliás você também não deve ser rico (presumo) e acabou por dizer que não pede adiantado.
Não, você disse que os construtores tinham que ter dinheiro....mas se a casa é para si, você é que tem que ter o dinheiro, não é o construtor.
Colocado por: jorgferrEu ainda me lembro quando você escreveu que um construtor que pedia adiantado podia revelar problemas financeiros....isso não deve ser coisa boa. Aliás você também não deve ser rico (presumo) e acabou por dizer que não pede adiantado.
Colocado por: emadEntendeu?
Colocado por: emadE uma.penhora à casa? E que era logo de seguida. Iam logo a correr pagar, para a casa não ir a praçaquem paga os custos judiciais? e o tempo que isso demora? e a sentença será que lhe é favoravél ou pelo meios parecem subfurgios que anulam tudo?
Colocado por: FilipeOliveira78Caso ele nao aceite a minha proposta de pagar apenas os valores iniciais é porque estava a agir de má fé
Colocado por: FilipeOliveira78se não aceitar o que lhe propus é porque não tinha boas intenções.
Colocado por: Luis K. W.
Os construtores não são melhor nem pior que o comum dos portugueses, quer dizer, que os donos de obra. Só que, como há muitos mais donos de obra que construtores, há MUITO MAIS histórias de calotes pregados aos construtores, do que golpadas pregadas aos donos de obra.
Eu tenho várias. Só em 2016 foram 3 injunções...
Se o construtor tiver do seu lado 30% do valor do orçamento quando inicia os trabalhos, acontecem 2 coisas que, em princípio, só beneficiará o andamento da obra:
- o dono de obra mostrou ter confiança no construtor. Um indivíduo sério fará tudo para retribuir essa confiança.
- o construtor terá menos uma preocupação (não terá de estar preocupado até dia 30 de cada mês para saber se o dono de obra lhe vai ou não transferir o dinheiro a tempo para pagar ao pessoal e subempreiteiros).
A minha empresa de remodelações, quando fizemos uma obra de recuperação de um edifício no valor de quase 500 mil euros, não se pediu os habituais 25% ou 30%. Pediu-se 15%.
E o Dono de obra disse que, sim, mas que pagaria os 15% em 3 prestações.
E pagou, tudo no mesmo mês:
1.º Montagem de estaleiro (2 contentores de obra, 1 cb portátil, ligações de água e electricidade ao estaleiro, vedação com uns 100m de comprimento)
2.ª Entrega do andaime em obra;
3.ª Montagem do andaime numa das fachadas (15 pisos) do prédio.
A partir deste primeiro pagamento, todos os outros foram de acordo com o planeado.
(Havia um cronograma financeiro, meramente indicativo. Os pagamentos eram feitos de acordo com autos mensais feitos em conjunto com o fiscal da obra, e os pagamentos eram feitos até ao dia 25 de cada mês).
Colocado por: jorgferr5% depois da montagem de estaleiro, 5% depois da montagem de andaimes, etcSim. Foi (mais ou menos) isso.
Colocado por: Luis K. W.Sim. Foi (mais ou menos) isso.
Os primeiros pagamentos foram cautelosos. Mas lembre-se que cada 5% eram mais de 20mil euros.
Depois, no final (de uma obra de cerca de 400mil euros), tive de lhes meter uma injunção para cobrar os últimos 50mil.
Tribunal, Penhora, Agente de Execuções, etc.e... pagaram! Ao fim de vários anos.
Levou tanto tempo que pagaram quase mais 9mil euros de despesas judiciais, agente de execuções, e juros.
Colocado por: jorgferrum exemplo esquisito, pagou adiantado e valores altos e não queria/podia pagar no finalOs valores altos iniciais (3 x 5%) foram pagos com cautela. Os vários pagamentos durante o andamento da obra, não foram lá muito imediatos... andavam quase nos 30 dias de atraso. Não era o que estava combinado, mas era tolerável.
Colocado por: nunogouveiaO Empreiteiro pode reter valor mas o Dono de Obra não?