Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Há alguns meses atrás iniciei uma discussão similar, mas na altura, para não ser uma obra muito dispendiosa, pensei só isolar o telhado do sotão (sem substituir as telhas), de forma a fazer dois quartos lá!

    No entanto, depois das chuvadas, verifiquei que tenho muitas telhas partidas (e é um telhado com muitos anos e a qualidade da telha também não é grande coisa).

    Então decidi avançar (se possivel$$$) com uma remodelação total do meu sotão.

    O que pretendo fazer é o seguinte (area do sotão 48 m2, 2 aguas, as paredes de 1 lado têm 1m77 e do outro 0,95 mais um terraço com 23m2)

    -subir a parede do lado mais baixo para acertar as águas;
    -Telhado todo novo com um bom isolamento térmico;
    - Colocar 3 paredes em pladur com isolamento acústico:
    - 1 com 8m70 de comprimento e com a altura maior das àguas(mesmo no centro do sotão)
    - 2 com 2m60 de comprimento (altura - do ponto mais alto até 1m77 do ponto mais baixo)
    - pavimento flutuante em 42 m2
    - 6m2 correspondem a um WC (sanita, lavatorio e poliban mais azulejos, e o assentamento do pavimento) que fica mesmo por cima do WC existente no piso inferior (para facilitar "puxar" as canalizações)
    - escada em madeira para acesso em L, estilo "esqueleto";
    - colocação 1 janela Velux
    - " 1 janela aluminio/PVC tipo óculo
    - " 3 janelas aluminio/PVC de batente de 4 folhas (2 tamanho standard e outra estilo porta)
    - " 3 portas de madeira
    - pavimentar o terraço e colocar uma vedação.
    - instalação electrica. (actualmente só tem um tomada e 2 lampadas)

    E acho que é tudo... Ufa!

    Não vos vou pedir milagres de apenas com esta informação me darem um exemplo de orçamento, e também já vi alguns exemplos de orçamentos noutras discussões, mas não consegui ter uma ideia...

    Será que com a vossa experiencia e com esta informação conseguiriam me dizer tipo: "x € chega"... Ou " entre os 20000 e os 40000€!"? Mais ou menos uma estimativa a "olho nu"...

    Só para eu ter uma ideia se consigo ou não avançar com este projecto!

    Um bem haja para todos e para este forum fantástico!

    Obrigada desde já pela V/ atenção
    Fátima

    PS - anexo uma planta aproximada do que quero fazer, só não consegui por as medidas...
  2.  # 2

    O que existe neste momento?

    Tem a planta
  3.  # 3

    Neste momento está todo amplo, com chão em bruto e com referi, as paredes laterais , uma tem 1m77 e outra tem 0,95 de altura.

    Tem uma escada em caracol para acesso, muito estreita e sem corrimao e tem as 3 janelas em mau estado.

    O terraço está em cimento e sem nenhum gradeamento.

    Mais tarde talvez consiga inserir a planta...

    Obrigado
  4.  # 4

    Mas vai levantar mais o telhado/cobetura?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  5.  # 5

    sim, tenho que subir a cobertura.

    Tenho de pedir um projecto e tem de ir à camara para aprovação pois vai alterar a casa por fora...
  6.  # 6

    Vou marcar o tópico e logo que possível dou-lhe uma ideia de valor, agora estou sem tempo e o que pretende é trabalhoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  7.  # 7

    Obrigada Paulo pela sua atenção!
  8.  # 8

    Boa tarde a todos.

    Esqueci-me de referir que se trada de uma moradia isolada e com bons acessos, só com R/C e este sotão...
    Não sei se isso influencia os valores...

    Fico a aguardar as Vossas opiniões, só uma ideia do valor é suficiente!

    Obrigada
    fátima
  9.  # 9

    Claro que influencia...
  10.  # 10

    Colocado por: vasco tomeClaro que influencia...

    e de que maneira. Quando vou a uma obra para dar orçamento, é o principal item que vou ver. O resto, mais porrada menos porrada, há-de lá ir, agora se aquilo tiver mais acessos, não há nada a fazer, excepto subir os custos de mão de obra em 25%
  11.  # 11

    Não se esqueceram de mim, pois não?... ;-(
  12.  # 12

    Colocado por: mfatimamNão se esqueceram de mim, pois não?... ;-(

    Não, mas o seu pedido é muito grande e se arranjoo uns minutos para respostas rápidas, no seu caso, terei de esperar pelo fim de semana. Ainda é uma boa hora de continhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  13.  # 13

    Fatima,
    Tendo em conta que é preciso remover o telhado e fazê-lo de novo, creio que não conseguirá fazer essa obra por menos de 40.000,00 euros.

    Acrescento que com os dados que nos deu, é possível fazer uma estimativa, mas impossível fazer um orçamento/proposta.
    Por exemplo:
    - O pavimento do sotão é em quê? Laje de betão, ou estrutura em madeira?
    - Você fala em "COLOCAÇÃO DE..." várias coisas. E o "Fornecimento de..."?
    - A instalação electrica pode implicar uma alteração no quadro electrico existente.

    Outros reparos:
    Não há janelas "de tamanho standart", nem janelas "estilo porta". :-)
    As janelas Velux têm muitas dimensões. Qual a que pretende?
    Se vai «puxar tubagens» (água, esgoto e ventilação de esgoto) da casa de banho do piso inferior, quer dizer que vai haver alguns trabalhos nesta casa de banho.
    Suponho que vai precisar de pintar tudo (por dentro e por fora).
    Não há estores ou portadas?

    Construção civil (tudo o que envolve telhado, velux, etc.)
    Paredes em gesso cartonado
    Fornecimento e assentamento de azulejos e mosaicos
    Canalização de águas e esgotos (e ventilação), fornecer e assentar louças e torneiras
    Electricidade
    Serralharia (caixilhos em PVC, sem estores ou portadas)
    Carpintaria (portas com ferragens, aduelas e guarnições)
    Escada
    Pavimento flutuante, 10€/m2, com rodapé
    Pintura de tectos e paredes (interiores e... exteriores?)

    Pelas minhas contas (a olhómetro, claro), atira para os 59,5mil euros, com IVA incluído.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  14.  # 14

    Fixe, já me poupou uma data de trabalho
  15.  # 15

    Boa tarde

    Fátima, parece-me uma obra que merece uma visita prévia para se ter valores orientativos e aproximados, contudo
    há na realidade aspectos que convem clarificar:

    - Se o piso do sotão está em tosco, se está é necessário colocar uma betomilha de regularização.
    - A varanda tem que levar uma impermeabilização antes de ser colocado o revestimento.
    - Em relação ao telhado verificar se a estrutura incluindo a madre está em boas condições.
    - Só para a substituição do telhado conte com 15.000,00 Euros seguramente.
    Creio que com 40.000,00 euros consegue realizar a sua obra. mas como digo depende de mujitos factores.
    A qualidade dos materiais é importante, se optar por materiais mais económicos consegue perfeitamente dentro destes valores fazer a sua obra, pela experiência que tenho e já fiz várias remodelações de sotãos creio que os valores estão de acordo, caso queira algum esclarecimento adicional poderei deixar o meu email para um eventual contacto.

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  16.  # 16

    Bom dia a todos

    Compreendo que o meu pedido não é fácil de responder, muito menos porque não expliquei todos os detalhes (até porque não os sei, medidas, etc...) Mas já começo a ter uma ideia global dos valores depois das v/ respostas...

    No entanto, em relação às questões que o António pediu para clarificar:

    - Se o piso do sotão está em tosco, se está é necessário colocar uma betomilha de regularização. O piso não está em tosco, é em betão e tem uma especie de alcatifa de pêlo curto.
    - A varanda tem que levar uma impermeabilização antes de ser colocado o revestimento. Isso penso que será necessário, actualmente tem aquele revestimento que se cola e parece alcatrão.
    - Em relação ao telhado verificar se a estrutura incluindo a madre está em boas condições. Sim está em boas condições só tem umas quantas telhas partidas. Mas como as empenas não estão centradas e uma das alterações é essa (para subir mais do lado mais baixo) talvez isso tenha de ser substituido...

    E em relação às questões que o Luis me colocou:

    O pavimento do sotão é em quê? Laje de betão, ou estrutura em madeira? É em laje de betão forrado com a tal alcatifa
    - Você fala em "COLOCAÇÃO DE..." várias coisas. E o "Fornecimento de..."? A unica coisa que não é necessário o fornecimento é o pavimento da casa de banho, de resto tudo é necessário.
    - A instalação electrica pode implicar uma alteração no quadro electrico existente. Penso que não será necessária esta alteração...

    Outros reparos:
    Fornecimento e assentamento em alumínio lacado e vidro duplo de:
    -1 janela, no acesso ao terraço, apartir da janela existente e preparação do vão,com 2 folhas de abrir, com 1,60 x 1,70m (o maximo para a altura que tem a parede) e substituição de janela existente 1,00 x 0,9m com 2 folhas de abrir
    -1 janela tipo Velux ou Roto com 0,50 x 1,00
    -Abertura de 2 vãos na empena, incluindo colocação de janela tipo óculo basculante, ø 60 cm e janela com 1,00 x 0,9m com 2 folhas de abrir


    Portadas ou estores? Estou na dúvida entre estas duas opções. Talvez opte pela mais barata...

    -Pintura só é necessária a exterior

    Não sei se consegui me explicar melhor...

    Agradeço imenso a vossa atenção.
    Fátima
    • Pe10
    • 1 junho 2009 editado

     # 17

    Boas.

    Penso que o preço do Sr. Luis K. W. é um bocado exagerado.

    Estou acabar uma obra semelhante em que o preço nao chegou ao 35 mil (ronda os 30 e pouco).

    No meu caso foi um sótão com cerca de 85m2. Levantamento de telha e colocado estrutura em madeira nova. Telha nova, isolamento em XPS e La de rocha e aplicação por baixo da telha cerâmica de subtelha onduline. Tudo é forrado a pladur verde.

    O sótão irá ficar com um WC e um quarto. 3 janelas de vidro duplo.Foi puxado canalizações. Feito instalação eléctrica.
    No piso onde era em madeira, foi colocado vigas de ferro e aplicado placas ondutherm onde irá assentar flutuante. As pinturas interiores estao incluídas.
    Alem disso, está incluído escadas em L com misulado (penso que seja assim que se chame) e 7 portas em faia com respectivos rodapes (sotao e piso inferior). Na carpintaria houve preço de "amigo" por isso o valor poderá ser superior neste caso.

    Desejo lhe uma boa construçao e que não chova quando levantar o telhado..... ARRRRHHHHHHHH
  17.  # 18

    Colocado por: Pe10Penso que o preço do Sr. Luis K. W. é um bocado exagerado.
    Digamos que fiz um preço «do lado da segurança», esperando que não ultrapasse esse valor...
    Colocado por: Pe10Levantamento de telha e colocado estrutura em madeira nova. Telha nova, isolamento em XPS e La de rocha e aplicação por baixo da telha cerâmica de subtelha onduline. Tudo é forrado a pladur verde.
    Pois é... mas neste caso vamos ter de SUBIR o telhado (e as paredes envolventes).

    Além disso, eu não era capaz de propôr a uma pessoa que fosse viver em quartos situados por debaixo de:
    1.- um monte de buracos com pedaços de argila no meio (telhado);
    2.- umas chapinhas de subtelha com 2,5mm de espessura;
    3.- lã de rocha E xps (?);
    4.- gesso cartonado com 10mm de espessura;

    Uma coisa é ter um sotão para arrumos ou para brincadeira das crianças; outra coisa é lá meter dois quartos de dormir.

    A cobertura - na minha opinião - terá de ser, no mínimo, em lage aligeirada (vigotas+abobadilha+camada de compressão) devidamente isolada e impermeabilizada e, por que é hábito, enfeitada com telhazinhas (que até podem ser as velhas).

    Vistas assim as coisas, não é o meu que está caro, caro Pe10. É o seu. ;-)
    • Pe10
    • 2 junho 2009 editado

     # 19

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: Pe10Penso que o preço do Sr. Luis K. W. é um bocado exagerado.
    Digamos que fiz um preço «do lado da segurança», esperando que não ultrapasse esse valor...
    Colocado por: Pe10Levantamento de telha e colocado estrutura em madeira nova. Telha nova, isolamento em XPS e La de rocha e aplicação por baixo da telha cerâmica de subtelha onduline. Tudo é forrado a pladur verde.
    Pois é... mas neste caso vamos ter de SUBIR o telhado (e as paredes envolventes).

    Além disso, eu não era capaz de propôr a uma pessoa que fosse viver em quartos situados por debaixo de:
    1.- um monte de buracos com pedaços de argila no meio (telhado);
    2.- umas chapinhas de subtelha com 2,5mm de espessura;
    3.- lã de rocha E xps (?);
    4.- gesso cartonado com 10mm de espessura;

    Uma coisa é ter um sotão para arrumos ou para brincadeira das crianças; outra coisa é lá meter dois quartos de dormir.

    A cobertura - na minha opinião - terá de ser, no mínimo, em lage aligeirada (vigotas+abobadilha+camada de compressão) devidamente isolada e impermeabilizada e, por que é hábito, enfeitada com telhazinhas (que até podem ser as velhas).

    Vistas assim as coisas, não é o meu que está caro, caro Pe10.É o seu. ;-)


    No meu caso também se subiu o telhado (e as paredes envolventes).

    Era obrigatório ser a estrutura em madeira, visto que as paredes da casa são em tabique (construções antigas).


    3.- lã de rocha E xps (?);
    Sim, qual o problema? Foi sugerido por um colega da vossa Profissão por quem tenho o maior respeito e consideração pela ajuda que disponibilizou. https://forumdacasa.com/discussion/3666/reconstrucao-de-telhado/#Item_16

    Se acha caro, eu não. Só em carpintaria, dois dos orçamentos, eram superiores a 10mil euros (atenção que estão incluídas portas e rodapés e aros do andar de baixo.

    E já agora informo que obtivemos um orçamento com laje em betão e nao ficou superior ao da estrutura em madeira.

    Peço que não se chateie comigo Sr. Luis K. W.. So estou a relatar o meu caso uma vez que se pode vir a considerar útil a algum user. Sou um leigo na construção civil.

    Um abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  18.  # 20

    Colocado por: Pe10Peço que não se chateie comigo Sr. Luis K. W.. So estou a relatar o meu caso uma vez que se pode vir a considerar útil a algum user.
    Chatear-me, eu? :-))
    Eu (quase sempre) escrevo com um sorriso dos lábios!

    E, acredite-me, tenho aprendido mais neste Forum do que ensinado. É verdade que tive um professor que dizia que a melhor maneira de aprender é ensinando... Mas aqui, neste Fórum, é diferente.
    Por um lado (como já disse o PauloCorreia), é verdade que as perguntas que aqui se fazem nos obrigam a reflectir, re-estudar, e a pôr em causa a nossa prática habitual.
    Por outro lado, são os relatos feitos por «leigos» como você que nos trazem novos desafios, aumentam o leque de experiências, obrigam a questionar os nossos conhecimentos e hábitos, etc.

    Obrigado, Pe10.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vasco tome, Pe10
 
0.0226 seg. NEW