Iniciar sessão ou registar-se
    • Pe10
    • 14 março 2009 editado

     # 1

    Boas pessoal.

    Sou um assíduo leitor do vosso fórum, onde tenho aprendido bastante.

    Neste momento estou necessitado de fazer uma obra em casa, pois esta já possui alguns anos e precisa de ser reparada. Assim, gostaria de ter o vossos conselhos, pois vocês é que são os "experts".

    Então é assim:

    É uma casa antiga que possui um tecto com vigas de madeira e estucado. Com o passar dos anos (tem 30 anos) as telhas foram se degradando havendo a necessidade de substituição uma vez que também tem surgido bastantes infiltrações.

    A minha ideia é fazer um sótão e renovar então todo telhado.
    Para a reconstrução de telhado foi pensado continuar com a utilização de vigas (tem mesmo de ser) onde será aplicado uma sub-telha onduline e a respectiva telha lusa. Para efectuar o acabamento interior, isolar-se-à com lã de rocha e pladur.

    Para o pavimento no sótão, será também reforçada a madeira existente (não poderá ser uma placa) onde será aplicado o solho por cima de "tabua pan" e do isolamento novamente com lã de rocha.
    Para o andar por baixo do sótão, sera colocado o respectivo pladur para o acabamento dos tectos.

    O sótão terá por volta de 80m2.

    Gostaria que dessem as vossas opiniões e conselhos.

    Cumprimentos,

    Pedro Gomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lapiz
  1.  # 2

    Caro Pedro Gomes
    è mesmo leitor assiduo, porque essa é a solução quase perfeita, faltando-lhe alguns pormenores de execução.

    Quando levantar a telha, limpe bem as vigas da madeira e faça uma impregnação com um produto anti xilofago, ou mata bicho, tipo Cuprinol SOR 40 na cor verde. Verde não por ser sportinguista, mas porque permite identificar quais as zonas já tratadas. Dê 3 demãos (aplica-se á trincha) de forma a saturar em cada demão a madeira para que o produto penetre profundamente.

    O ripado da telha têm de ser substituído sempre. è a peça mais fina de todo o telhado e o que mais sofre. Além disso, a distância entre ripas varia de telha para telha, e se as suas têm 30 anos, devem ter uma bitola de 33cm, enquanto as modernas são de 37cm

    Pode ainda colocar um isolamento térmico em XPS (roofmate) sob a placa da Onduline.

    No caso do pladur sob a cobertura, use placa verde (não é sportinguista novamente), porque é uma placa com características hidrófugas, não vá dar-se o caso de ter uma pequena infiltração

    No caso do "tabua pan" use placa OSB com 10mm de espessura, que é económica e serve perfeitamente. O "tabua pan" é um nome para aglomerado de madeira, mas é mais caro que o OSB

    O isolamento deve ser colocado por baixo do piso sótão junto com o pladur e não sob o OSB. Se estiver preocupado com o isolamento acústico, existem telas para serem colocadas sob o OSB
    Concordam com este comentário: CarlosCoelho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
    • Pe10
    • 14 março 2009 editado

     # 3

    Caro Sr. Paulo Correia.

    Em primeiro lugar quero agradecer a sua disponibilidade em ajudar.
    Como sou leigo na matéria, surgiu me algumas duvidas.



    Colocado por: PauloCorreiaCaro Pedro Gomes

    O ripado da telha têm de ser substituído sempre. è a peça mais fina de todo o telhado e o que mais sofre. Além disso, a distância entre ripas varia de telha para telha, e se as suas têm 30 anos, devem ter uma bitola de 33cm, enquanto as modernas são de 37cm



    Ao utilizar a subtelha onduline, as telhas não serão colocadas por cima dessa subplaca?


    Colocado por: PauloCorreiaCaro Pedro Gomes

    Pode ainda colocar um isolamento térmico em XPS (roofmate) sob a placa da Onduline.



    No sótão irá ser feito uma divisão (quarto). Tem algum interesse que haja isolamento térmico / acústico. A minha ideia era ser efectuada com lã de rocha. Esse isolamento de XPS ficaria entre a placa da subtelha onduline e a telha? Tinha a ideia que por baixo da telha ficava a placa subtelha, depois o isolamento em lã de rocha e para concluir o pladur.

    Colocado por: PauloCorreiaCaro Pedro Gomes

    No caso do pladur sob a cobertura, use placa verde (não é sportinguista novamente), porque é uma placa com características hidrófugas, não vá dar-se o caso de ter uma pequena infiltração



    Está a falar no caso do sótão certo? Mas com a aplicação da subtelha ainda poderá acontecer infiltrações?

    Para concluir, sou da Figueira da Foz. Tem algum conhecimento de quem possa efectuar este tipo de obras no zona?

    Cumprimentos Leoninos,

    Pedro Gomes
  2.  # 4

    Colocado por: Pe10Ao utilizar a subtelha onduline, as telhas não serão colocadas por cima dessa subplaca?

    Sim, vão, mas são seguras no ripado em PVC que está em cima da subtelha. Este ripado é pregado/aparafusado no ripado inferior (sob a subtelha), pelo que ambos terão de ter a mesma distância. Isto para telha de encaixe (lusa ou aba e canudo, marselha ou romana), porque a telha de canudo não leva ripado.

    Fotografias com fartura

    Colocado por: Pe10No sótão irá ser feito uma divisão (quarto). Tem algum interesse que haja isolamento térmico / acústico. A minha ideia era ser efectuada com lã de rocha. Esse isolamento de XPS ficaria entre a placa da subtelha onduline e a telha? Tinha a ideia que por baixo da telha ficava a placa subtelha, depois o isolamento em lã de rocha e para concluir o pladur.

    Não. A telha e a subtelha ficam por cima das vigas de madeira da cobertura, enquanto a lã de rocha fica por baixo das vigas de madeira

    Colocado por: Pe10
    Está a falar no caso do sótão certo? Mas com a aplicação da subtelha ainda poderá acontecer infiltrações?

    Isso só pode ser garantido após as primeiras chuvadas e nessa altura, com azar, terá de mudar metade do tecto falso

    Colocado por: Pe10Para concluir, sou da Figueira da Foz. Tem algum conhecimento de quem possa efectuar este tipo de obras no zona?

    Não
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pe10
    • Pe10
    • 14 março 2009 editado

     # 5

    Depois de mais alguma pesquisa compreendi melhor o que me disse.




    A solução que falou era esta? Sendo a placa a castanho a subtelha onduline, a placa azul o XPS e o ripado de madeira onde serão colocadas as telhas. So falta mesmo o pladur verde para o interior.

    O XPS substitui a utilização da lã de rocha? Ou deve-se tambem incluir a lã de rocha?

    Economicamente fica mais barato ou mais caro esta solução?

    Mais uma vez agradeço a ajuda.

    Cumprimentos,

    Pedro Gomes
  3.  # 6

    Boa tarde.
    Gostaria que me esclarecessem uma duvida.
    Durante o inverno, os dias de chuva danificaram o telhado do meu prédio, ao qual provocou danos no ultimo andar. Seremos todos (condóminos), obrigados a pagar o prejuízo?
  4.  # 7

    Colocado por: afonsinaBoa tarde.
    Gostaria que me esclarecessem uma duvida.
    Durante o inverno, os dias de chuva danificaram o telhado do meu prédio, ao qual provocou danos no ultimo andar. Seremos todos (condóminos), obrigados a pagar o prejuízo?
    Sim. O telhado (tal como toda a fachada, as prumadas, etc.) são zonas comuns, pelo que todos os condóminos deverão comparticipar nas despesas da sua manutenção/reparação, e dos danos provocados pela sua falta de manutenção.
  5.  # 8

    Sendo o telhado uma parte comum do prédio é óbvio que a reparação e os danos são a dividir por todos.
  6.  # 9

    Colocado por: Pe10A solução que falou era esta? Sendo a placa a castanho a subtelha onduline, a placa azul o XPS e o ripado de madeira onde serão colocadas as telhas. So falta mesmo o pladur verde para o interior.

    A placa castanha ai, é o forro em madeira, não a subtelha. O pormenor será este
    Photobucket
    • Pe10
    • 16 março 2009

     # 10

    Obrigado por toda ajuda Sr. Paulo Correia.

    É mesmo essa a solução que ira ficar. Ja esta a ser tratado o caderno de encargos para entregar depois ao um empreiteiro.

    Mais uma vez agradeço.

    Cumprimentos,

    Pedro Gomes
    • Pe10
    • 16 março 2009 editado

     # 11

    Entre a viga de madeira e o gesso cartonado convém meter novamente XPS ou lã de rocha?

    Cumprimentos.
  7.  # 12

    Colocado por: Pe10Entre a viga de madeira e o gesso cartonado convém meter novamente XPS ou lã de rocha?

    Cumprimentos.

    Convém, porque complementa uma zona critica, onde uma placa de XPS é insuficiente (mesmo que o RCCTE, diga que sim, a aplicação nunca é perfeita). Dado o preço, não ser nada de esquisito (6 ou 7€ por m2), eu aplicaria sempe
  8.  # 13

    Boas novamente.

    É só para informar que a obra foi iniciada como o Sr. Paulo Correia sugeriu sofrendo alteração no piso onde vai ser colocado o flutuante.

    Como a madeira estava podre o empreiteiro sugeriu a colocação de vigas de ferro em I. Será esta uma boa soluçao? Assim, nao se vai utilizar a tabua pan nem a lã de rocha, mas sim um material que eu nao sei o nome mas que é tipo uma sandwich de MDF com uma espuma (dura) côr de rosa. Alguem sabe o nome? Se necessario posso colocar fotos.

    De resto, corre tudo bem à excepção da chuva dos últimos dias e da inexistência de telhado.

    Mais uma vez obrigado a todos.

    Cumprimentos.
  9.  # 14

    Boas Pe10,

    Então como está a decorrer a sua obra? Já está concluida?

    Não sei se se lembra, mas pedi-lhe a amabilidade de quando a sua obra estivesse quase pronta, partilhasse comigo se ficou satisfeito com o isolamento... Como lhe referi, pretendo fazer uma obra muito similar à sua! 2 quartos e uma casa de banho no sotão...

    Fico desde já grata pela sua atenção

    Melhores cumprimentos
    Fátima
    • Pe10
    • 3 agosto 2009

     # 15

    Olá Fátima.

    A obra encontra-se em nos acabamentos (afagar o chão do primeiro andar). Em relação ao telhado, nota-se neste caso, a casa mais fresca. Comparando com a situação anterior à obra está bastante melhor, apesar de ainda nao estar habitar devido à sujidade que ainda está a ser feita com o chao do andar de baixo.

    Quando me mudar para o meu quarto irei dar um feddback.

    Cumprimentos,

    Pedro Gomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfatimam
  10.  # 16

    bom dia, peço desculpa mas vou aproveitar este topico pra tirar uma duvida...

    os meus pais tem uma moradia que tem uma outra pegada e op telhado é o mesmo ou seja nao é um telhadfo individual, no caso dos meus pais quererem por o telhado individual, terao que pedir alguma autorização à camara? qual o custo deste processo? cada casa tem 60m2...

    obrigada
    • Nuno
    • 25 setembro 2009

     # 17

    Gostaria de saber o preço m2 deste pormenor.
  11.  # 18

    E eu gostava de saber, se o Paulo Correia ou outra pesssoa qualquer me quiser explicar, qual é a lógica da barreira antivapor.
  12.  # 19

    http://www.onduline.pt/ndtss.htm

    Evitam a entrada de água do exterior para o interior, mas permitem a evaporação do vapor de água


    Colocado por: NunoGostaria de saber o preço m2 deste pormenor.

    Qual pormenor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
    • lobito
    • 25 setembro 2009 editado

     # 20

    E chama-se assim??? :-)) É exactamente o contrário do que eu entendia pelo nome, por isso não estava a perceber!

    Editado:

    Oi! Fui ver o link e fiquei outra vez confusa! Ha uma membrana que não deixa passar agua mas deixa passar vapor (que é o que eu imaginava que se punha) e uma, chamada par-vapor, que não deixa passar o vapor, como o nome indica. Para que serve????
 
0.0286 seg. NEW