Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho um terreno em Cantanhede e estou neste momento à procura de construtor para dar um orçamento para o projecto.

    Contactei varios e durante a reunião inicial em que se apresentou projecto, plantas, cadernos de encargos, etc, mostraram-se totalmente disponiveis para avançar com a obra, e inclusive foram os proprios a indicar uma data para entrega de orçamento.

    No entanto o resultado actual é:

    2 construtores deram orçamento com 60% e 40% acima do preço de mercado. Sei o valor medio por m2 na zona, sei casos especificos do preço de casas novas inclusive na mesma rua, e falei com pessoas da area; todos me confirmam que o valor está sobreavaliado. Claro que cada um pede o que quer, mas este preço obviamente não posso pagar. Não sei se foi pelo facto de perceberam que não iria haver emprestimo bancario e terem assumido que estão a lidar com alguem rico, disposto a pagar qualquer preço, mas não é o caso. Tenho um orçamento limitado, que corresponde obviamente às poupanças que tenho e a casa foi projectada para ser possivel dentro desse orçamento.

    3 construtores que não dão resposta. Não atendem telefone ou se atendem dizem que enviam na semana seguinte e depois não enviam. Mais uma vez não são obrigados a dar orçamento e a querer construir, podem já estar ocupados com outros projectos, mas não entendo porque não dizem isso e vão sempre adiando a situação.

    Preciso mesmo de avançar com o projecto assim que possivel e por isso queria pedir ajuda neste forum se me podem recomendar algum construtor na zona que de facto tenha disponibilidade para esta construção e que cobre preços adequados.

    Obrigada
  2.  # 2

    Precisa avançar com a OBRA, pois os projecto/os já tem. certo?
    E se o que está especificado no seu projecto está acima do que é habitual no mercado....
    Diga-me uma coisa, tem mapas de quantidades de toda a obra, ou somente um caderno de encargos com algum descritivo construtivo?
  3.  # 3

    Se não é indiscrição, qual foi o orçamento que obteve (preço m2) e as principais características da construção?
  4.  # 4

    tem tudo medido ou valores globais com valor 1?
  5.  # 5

    Colocado por: af_cantSei o valor medio por m2 na zona

    Na minha zona, mesmo ao lado da sua o preço por m2 varia entre 800 e 1500€/m2 ....dependendo do projecto e das condições do terreno.
  6.  # 6

    Neste momento existe a planta feita pelo arquitecto, mais o 3D e as plantas dos alçados. Os projectos de especialidade ainda não estão feitos pois o engenheiro diz que só os começa quando tiver o projecto de arquitectura aprovado na camara. Ora, eu só irei avançar com a submissão na camara quando tiver certeza que posso pagar a casa, daí pedir orçamento agora. No entanto foi feito, em conjunto com o engenheiro, um caderno de encargos que de uma forma generica já deveria descrever o que é necessário para a obra. Compreendo que agora não me podem dar orçamento final (por ex o projecto de estrutura pode ter impacto), mas a ideia é ter um orçamento inicial com alguma margem de erro (10%, 20% no maximo).

    Esse caderno de encargos apenas tem descrições, não tem quantidades. No entanto no orçamento enviado colocaram o preço unitário, daí que o que está em causa não é por exemplo se o total calculado de área de pavimento está errado, mas sim o valor que estão a cobrar de mao de obra para o colocar por m2.

    O que está especificado no projecto não deve ser acima do que está no mercado. Desde o inicio com o gabinete que contratei, no qual trabalham em conjunto arquitecto e engenheiro, defini o valor maximo que tenho para a casa. Não disse para fazerem a casa do tipo X, disse para fazerem uma casa no maximo por x€. Voltei lá após receber o orçamento e continuam a garantir que as especificações são normais e até fizemos várias opções na arquitectura com o objectivo claro de simplificar a construção. Eles têm sido responsaveis por várias obras na zona, têm muito boa reputação, por isso suponho que sabem o que me estão a dizer.

    O preço foi de 250.000€, ou seja, 1000€/m2. É uma casa terrea, com 190m2 de area dependente (3 quartos, escritorio, sala, cozinha, 2 casas de banho) e 60m2 de garagem (que obviamente tem acabamentos mais simples). E nas opções, bem, tem capoto de 6cm, recuperador de calor na sala, apenas 2 casas de banho, telha simples (não é vidrada),... não vejo nada que seja opção fora do normal..
  7.  # 7

    Colocado por: Picareta
    Na minha zona, mesmo ao lado da sua o preço por m2 varia entre 800 e 1500€/m2 ....dependendo do projecto e das condições do terreno.


    Atenção que o preço que eu estou a falar é exclusivamente o que vou pagar ao construtor. Estou a excluir o custo do terreno que já o comprei, e todos os custos com licenças, arquitecto, agua e electricidade de obra, etc que sei que vou pagar à parte.

    Porque às vezes fala-se no preço por m2 de uma casa nova à venda mas que aí inclui todos os custos que eu referi acima, portanto temos de os descontar para estar a falar de valores comparaveis.
  8.  # 8

    meu caro, como é que quer que lhe deem preço sem terem sequer os projetos de especialidades...por favor.

    vou lhe dar um exemplo: a duas semanas tive cá um cliente para uma casa de 150m2, o arquiteto definiu que o custo da casa rondaria os 720 euros m2, lolol a casa não se faz por menos de 1000€m2.
  9.  # 9

    Colocado por: af_cantPorque às vezes fala-se no preço por m2 de uma casa nova à venda mas que aí inclui todos os custos que eu referi acima, portanto temos de os descontar para estar a falar de valores comparaveis.

    Todos sabemos distinguir essas diferenças .... estamos apenas a falar do custo da construção.

    Colocado por: af_cantagua e electricidade de obra, etc que sei que vou pagar à parte.

    Se adjudicar chave tudo ao empreiteiro geral, ele que assuma esses custos.

    Colocado por: af_cantOs projectos de especialidade ainda não estão feitos

    Assim é difícil fazer um orçamento, quanto muito dão uma estimativa. Como não sabem exactamente o que é para fazer, dão um preço por alto.
  10.  # 10

    Anda com o carro a frente dos bois
    Concordam com este comentário: riscos
  11.  # 11

    Colocado por: riscosmeu caro, como é que quer que lhe deem preço sem terem sequer os projetos de especialidades...por favor.


    Para clarificar: a minha questão e o que não compreendo é porque ninguem me diz nada. Eu supus que seria porque têm muito trabalho e não estão interessados no meu, mas alguns users comentaram aqui que será por não terem o projecto de especialidade.

    Então porque é que os construtores não dizem isso mesmo? Nunca escondi esse facto, referi logo na primeira reunião, e a resposta foi que dava para fazer uma orçamento com "90% de certeza" ou outro disse "mais 10.000€ menos 10.000€ depois para o orçamento final".

    O que me deixa frustrada e sem confiança nas pessoas é precisamente a falta de honestidade e respeito para com um potencial cliente, sem explicaram porque não dão o orçamento.

    Porque já agora se eu tiver 3 construtores a dizer-me claramente que não me dão o orçamento sem projecto de especialidade já tenho argumentos para os exigir imediatamente ao gabinete de projectos. Mas sem resposta nenhuma não consigo fazer nem resolver nada.
  12.  # 12

    Você deu conhecimento ao seu arquitecto que ia pedir orçamentos?
  13.  # 13

    Colocado por: af_cantO que me deixa frustrada e sem confiança nas pessoas é precisamente a falta de honestidade e respeito para com um potencial cliente

    Falta de visão empresarial, aquilo de que padecem muitos dos nossos empreiteiros.
    Como têm muita dificuldade em tudo o que seja processos de gestão, gerem as empresas "no imediato" ou seja como perceberam que a obra não é para fazer já para o mês que vem, desinteressaram-se.
    Concordam com este comentário: NBA
  14.  # 14

    af_cant

    indiquei-lhe por mp uma empreiteiro de confiança ai nessa zona, viu??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: H.L.
  15.  # 15

    porque os empreiteiros hoje em dia estão "queimados" e ainda bem, um orçamento é uma coisa séria! se eu lhe disse-se que o projeto são mais 1000mil menos mil provavelmente mandava-me ir apanhar couves. Todo este processo tem uma logica e uma ordem ,´é como se quisesse colocar uma criança a andar de bicicleta sem ela saber andar ainda...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 16

    Colocado por: riscosporque os empreiteiros hoje em dia estão "queimados"

    Não deixa de ser verdade, mas, mais uma razão para serem "honestos" com o DO e dizer:
    - Olhe sr. fulano, assim eu não lhe dou orçamento, pois para fazer a obra sem prejuízo você vai ficar prejudicado em alguma coisa.
    Concordam com este comentário: jorgferr
    • NBA
    • 24 janeiro 2017

     # 17

    Colocado por: af_cantO preço foi de 250.000€, ou seja, 1000€/m2. É uma casa terrea, com 190m2 de area dependente (3 quartos, escritorio, sala, cozinha, 2 casas de banho) e 60m2 de garagem (que obviamente tem acabamentos mais simples).


    Mesmo que seja em Cantanhede tem aí uma boa margem de manobra.
    Conheço a cidade e constroi com esse preço.
    O material em alvoramento é 50% e mão de obra outro 50%.
    Um construtor batido no assunto consegue saber quanto vai ficar a obra no tosco.
    Os acabamentos, caixilharias, carpintaria, cozinha, material cerâmico, capoto, electricidade, esgotos, painéis solares, arranjos exteriores, muros, aí já depende do que pretende.
    Mas para casa térrea e 190m2 consegue com 1000 €/m2 em Cantanhede.
  17.  # 18

    Colocado por: enf.magalhaesVocê deu conhecimento ao seu arquitecto que ia pedir orçamentos?


    Sim. Foi ele inclusive que preparou os dossiers com as plantas para entregar a cada construtor e o caderno de encargos foi preparado com base numa reunião com o engenheiro desse mesmo gabinete de projectos.
    Alias quando contratei o serviço com eles foi logo este processo que ficou planeado:
    1º eles fazerem as plantas e preparam os dados basicos
    2º ia-se pedir orçamentos a construtores
    3º se o orçamento não estiver de acordo com o que posso pagar entao alterava-se o projecto ou se estivesse ok então é que se entregava na camara para aprovação

    Colocado por: riscosum orçamento é uma coisa séria! se eu lhe disse-se que o projeto são mais 1000mil menos mil provavelmente mandava-me ir apanhar couves. ..
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Não compreendeu o que estamos aqui a falar: o que eu estou a pedir agora é um orçamento PREVIO para ter uma ideia do valor final, o qual obviamente pode ter de ser alterado com os projectos de especialidade. A seguir, quando tiver o projecto então tem de se fazer um orçamento DEFINITIVO o qual pode ser mais alto ou mais baixo que o inicial devido às alterações dos projectos. E é apenas com base neste é que então se define e assina o contrato e se inicia a obra. Nesse é claro que não me podem dizer é mais 10 menos 10.
    Mas nesta fase, parece-me perfeitamente normal me que dêm um orçamento e me definam uma margem de erro pois não têm os dados todos. Claro que não me podem dar um valor final, nem eu posso ficar chateada depois se no orçamento final são mais 10.000€ que o orçamento dado agora.
  18.  # 19

    Colocado por: marco1af_cant

    indiquei-lhe por mp uma empreiteiro de confiança ai nessa zona, viu??


    sim, vi agora vou contactar.
    Muito obrigada.
  19.  # 20

    Boas já agora que preço ficou pelo projecto e suas especialidades, no seu projecto vai ter que adquirir painel solar não? Abraço
 
0.0243 seg. NEW